Dr_Gonzo

Vasos: Feltro Vs Todo O Resto

Recommended Posts

Olá Caros,

procurei pelos meios habituais algum tópico que tratasse de vasos de feltro em relação aos tradicionais.

Pois bem, Comprei um kit de cultivo led, e veio um bom tanto de vasos de feltro de 12 L.

Minha dúvida é: uso esses vasos ou de plástico mesmo? os tradicionais vasos de plástico...

Vi que os vasos de feltro não tem furo, e parece que não se faz furo em vasos de feltro. Mas e como fazer o flush, por exemplo? Só dá para ir pelo orgânico mesmo?

Mas e com essas restrições de flush, qual a vantagem de se usar um vaso assim?

Alguém já plantou em algum desses vasos de feltro?

Começar errando pelo vaso é demais... hehehehe

Já tive um cultivo anterior, mas os vasos eram normais...

Obrigado!

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo... não gosta de manusear... Eu achei eles meio molengas tb, vamos ver como será lidar com o substrato...

Então, alguém tem experiências sobre os diferentes tipos de vasos? como eu disse, não vi nenhuma discussão nos fóruns existentes (não aqui no GR, pelo menos), a gente podia começar aqui um guia para vasos.

Como eu disse, só conheço os tradicionais. Não pude ainda experimentar com o de feltro.

Mas imagino que algumas pessoas aqui já tiveram experiências com diferentes tipos de vasos...

Então pessoal, o que vcs acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho importantíssimo falarmos sobre esse tipo de vaso... também ando pesquisando aqui pelo fórum se alguém tem experiências com eles. Eles são altamente recomendados por cultivadores gringos, como o Jorge Cervantes por exemplo. Esse vídeo explica um pouco as vantagens q vasos de feltro podem nos trazer: https: https://www.youtube.com/watch?v=PaB8G1u2iUA

Resumindo, os de plástico permitem menor oxigenação para as raízes, além de fazê-las crescer em círculos dentro do vaso, o que as faz aproveitar menos o solo disponível. Nos de feltro, quando as raízes atingem a parede do vaso, entram em contato com o ar e são "podadas pelo ar", o que as impede de crescer ilimitadamente em círculos, possibilitando que se ramifiquem e aproveitem muito melhor o solo disponível.

Esse vídeo tem uma animação boa de como as raízes crescem em cada vaso: https://www.youtube.com/watch?v=tWWwfLGlZAs

Esse vídeo mostra um vaso bacana de plástico que foi projetado pra adquirir as propriedades vantajosas dos vasos de feltro, com uma animação muito da hora do sistema radicular crescendo nele: https://www.youtube.com/watch?v=Z9QOBKxTOrI

Achei vídeos de pessoas fazendo seus próprios vasos de feltro em casa, como este: https://www.youtube.com/watch?v=7Y4NbITKUGQ

O que me trouxe ao growroom falar sobre esse assunto foi a dúvida sobre quais materiais podemos utilizar para fazer esses vasos, e em que tipo de lojas podemos achá-los. Se alguém ai tem experiência nisso, fale por favor.

Essas são as informações que possuo sobre isso.

Abraços.

• Like 12
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso feltro aqui e percebe-se as raizes furando o feltro pra todo lado, aparece ponta de raiz até na superfície do solo, quando percebo faço uma cobertura para protege-las.

IMG_2197.JPG

Quanto à temperatura em outdoor @catnip, é boa a pergunta. Não vi relatos técnicos quanto à isso, mas acredito que não conseguiriam esquentar tanto quanto os de plástico.

Imagina o vaso de plastico no sol com as raizes em círculo encostando na parede quente.... 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

boa @ComoPode!

Uma ótima vantagem oxigenar o solo. realmente, plástico vira uma chapa quente no sol. 

e a permeabilidade da parede do vaso, pensando na segurança durante a rega, escorre água pra fora das laterais ou só por baixo ? alguém já passou por esta situação?

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

vaza água pela lateral sim @catnip

eu coloco a mão onde começa a vazar até que a água encontre outro caminho.

outra coisa que gostei no feltro é na hora do flush, recentemente uma menina aqui passou por over e fiz o flush, quando o runoff estava com o ec que eu queria, parei o flush e dobrei uma toalha varias vezes até ocupar o mesmo espaço do fundo do vaso e coloquei por baixo para sugar o excesso, da para controlar o quanto vc quer drenar o solo. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Fala @ComoPode, cara to com alguns vasos desse de feltro e as raizes estao assim, saindo para fora, como voce faz a cobertura?
Coloca tipo um pano escuro em volta ou algo como dentro de outro vaso(overkill?) ?

eu to deixando as minhas por enquanto ir saindo para fora, deixando o ar podar mesmo.. Elas estao quase rodeando o vaso, ai minha ideia eh quando estiver geral saindo para fora, transplantar..

Compartilhar este post

Link para o post
Em 12/18/2015 at 10:47, chukye disse:

Fala @ComoPode, cara to com alguns vasos desse de feltro e as raizes estao assim, saindo para fora, como voce faz a cobertura?
Coloca tipo um pano escuro em volta ou algo como dentro de outro vaso(overkill?) ?

eu to deixando as minhas por enquanto ir saindo para fora, deixando o ar podar mesmo.. Elas estao quase rodeando o vaso, ai minha ideia eh quando estiver geral saindo para fora, transplantar..

Então chukye, a cobertura é quando aparece raizes na superfície do solo.

as raizes que saem pela lateral o ar que poda mesmo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei imaginando aqui... transplantar de um vaso de feltro para outro deve ser osso!

Imaginem que as raizes agarram no feltro! A planta deve sofrer um bom stress, não acham?!?!

Alguém já transplantou de um vaso de feltro?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 14/12/2015 at 10:49, catnip disse:

e quanto à temperatura, o feltro retém calor no outdoor e esquenta o substrato?

Na verdade o feltro facilitando a respiração das raízes, melhora a dissipação do calor. É recomendado também para situações onde há dificuldades em controlar  a temperatura do cultivo!

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Po, esse tópico me interessava muito!!! Mas poucos comentários aqui da galera. Que pena!

Faço só Hempy Bucket, plantas pequenas e com bastante LST. Hoje uso vasos de Plástico de 8 litros mas to procurando informação para começar a usar Vasos de Feltro de 11 litros. Pelo que falaram acima o "problema" desses vasos é que são chatos de manipular - porque são moles - e porque a água vasa para os lados na hora de regar, é isso??? São 2 problemas que não me parecem tão grandes.

Sobre os benefícios:

Tenho visto uns vídeos sobre os benefícios do Feltro e todos me parecem que as raizes ficam muito melhores em relação ao Feltro

Nesse o cara foi displicente ao tirar o tronco do vaso de Plástico mas é impressionante a diferença de resistência das raizes.

Não achei NENHUM video que defendesse os Vasos de Plastico. 

Alguém tem experiência com os dois para compartilhar???

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Achei essa resposta de 2015 que pode ajudar na escolha.
@nobodyknows tem um puta diário de respeito! Parabéns, irmão. 

PERGUNTA DO @catnip
  Em 14/12/2015 at 11:37, catnip disse:

muito massa esse grow na pia ! growroom é foda

e os vasos de feltro, tá curtindo? Vi que bastante gente está experimentando, tô pensando em comprar. Falaram q o feltro retém calor, e esquenta o substrato, mas acho que nem? O feltro esquenta?

abç!

RESPOSTA DO @nobodyknows

Salve salve catnip !

Obrigado pelo presença irmão !

Então a respeito dos vasos de feltros eu só tenho elogios, agora a questão do calor eu acho que muito pelo contrário, acho que ele deixa as raízes respirarem muito mais, e o intervalo de rega é praticamente o mesmo do de plástico, a única dificuldade que vi é que as raízes parecem se embaraçar com as fibras do tecido e pra fazer o trasplante não solta fácil ... eu mesmo já decidi que vou levar todo meu ciclo com vasos de feltro, vega com vasos de 4, e flora com vasos de 7 ou maiores.

No meu esquema aqui é os vasos a qual sinto o substrato mais frescos cat, e já usei de plásticos, não tenho termômetro de solo mais pela mão mesmo ... 

Agora também como as raizes acabam ficando um pouco nos vasos e também deve absorver um pouco de resto de ferts e tal, eu aconselho pra quem for usar da uma lavada nele boa depois com água fervente, para eles ficarem esterilizados para outro ciclo.

É isso ai, eu aconselho quem quiser fazer o investimento, e questão de eles serem moles pra mim é até melhor pra poder ir girando os vasos, eles ficam quadrados , redondos e cabem em todo canto !

Grande Abraço, muita positividade, parabéns pelo jardim .... ainda quero levar uma joão azul aqui eih rsss !

NÃO SEI COMO CITAR O TÓPICO EM OUTRO TÓPICO ENTÃO COPIEI E COLEI! 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Lendo esse relato já decidi que meu próximo setup com certeza será com Vasos de Feltro. Acabei de comprar 15 Vasos de 11 litros no AliExpress. Se demorar 2 meses, será exatamente a hora que vou precisar.

Compartilhar este post

Link para o post
41 minutos atrás, bielhidro disse:

Acabei de comprar 15 Vasos de 11 litros no AliExpress. Se demorar 2 meses, será exatamente a hora que vou precisar.

link?

Compartilhar este post

Link para o post

galera, boa noite

to querendo fazer meus vasos de feltro industrial***.... mas me veio uma ideia.

não é melhor impermeabilizar as laterais e direcionar a água pra escoamento somente no fundo?

***to entre feltro industrial e manta de bidim http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688189207-manta-de-bidim-geotxtil-10-mt-drenagem-solo-jardim-pedra-_JM

alguém tem experiência em confeccionar seu próprio vaso? 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 6/1/2017 at 19:36, alicecanabica disse:

galera, boa noite

to querendo fazer meus vasos de feltro industrial***.... mas me veio uma ideia.

não é melhor impermeabilizar as laterais e direcionar a água pra escoamento somente no fundo?

***to entre feltro industrial e manta de bidim http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688189207-manta-de-bidim-geotxtil-10-mt-drenagem-solo-jardim-pedra-_JM

alguém tem experiência em confeccionar seu próprio vaso? 

Se você impermeabiliza as laterais e direciona todo o escoamento pro fundo, você perde a vantagem de usar o vaso de feltro, já que impermeabilizando dentro, não ocorrerá o air prunning das raizes, ia dar root bound igual nos vasos de plástico.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um feltro no metro hj e costurei um vaso, vou ver como sai. pesquisando na Internet vi que tem um feltro com nome de feltro garden, não consegui entender se a diferença dele pro que eu comprei. Se era só a gramatura dele pq ele era mais grosso ou se tinha algo a mais que permitia uma maior aeraçao. O que comprei era bem fino mas parece ser bem resistente, mas por ser fino vi que passava um pouco de luz aí fiz duplo e ficou interessante. Dois vasos de 11 lá saíram por 15 reais, talvez de pra achar mais barato o tecido e se não fizer duplo rede quatro vasos. 

É isso, espero que esse feito roots role bem. 

Compartilhar este post

Link para o post

Galera estou começando um cultivo, me interessei pelos vasos de feltro mas tenho me perguntado se ele tbm serve pra indoor, pode mofar o feltro? e consequentemente a planta? a preocupação é pelo fato de não ter sol pra livrar o feltro dos fungos, alguém já teve algum problema com fungo por conta do vaso?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 01/06/2018 at 15:57, KushPrimata disse:

Galera estou começando um cultivo, me interessei pelos vasos de feltro mas tenho me perguntado se ele tbm serve pra indoor, pode mofar o feltro? e consequentemente a planta? a preocupação é pelo fato de não ter sol pra livrar o feltro dos fungos, alguém já teve algum problema com fungo por conta do vaso?

Fala Irmão,

Até aonde entendo o feltro é superior ao plástico em todos os sentidos (falando em relação ao bem estar das suas raízes). Vou tentar enumerar as coisas que andei lendo sobre os vasos de feltro:

1. Promove uma respiração milhão de vezes melhor para as raízes.
  2. Promove o que em inglês chama "air prunning", que é quando uma raiz toca no ár, ela não faz uma curva como faz quando toca no plástico, ela ao invés disso para de crescer naquela direção e então do corpo todo daquela raiz saem milhares de raizes menores, isso faz com que a planta não fique andando em círculo como em potes de plástico e promove a criação de mais raizes, ou seja, mais áreas de absorção de nutrientes.
  3. mantém a temperatura do substrato mais baixa.
  4. altíssima drenagem
  5. maleáveis... ví que uns companheiros aí em cima não gostam disso, mas eu acho fenomenal colocar no meu grow quadrado de 80x80cm quatro potes quadrados de feltro de 20L, entra como uma luva e eu não perco espaço de grow com potes redondos.
  6. Sim, como falado aí em cima os potes de feltro pelo meu uso são os últimos potes da vida da planta, antes disso eu começo em potes de plástico mesmo e vou transplantando até acabar no feltro.

acho q é isso tudo que sei sobre o feltro.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post