Ir para conteúdo
Growroom

Casca De Arroz Carbonizada Como Substrato - Alguém Já Usou?

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Amigos, estou com uma dúvida sobre o uso de casca de arroz carbonizada, em substituição a fibra de coco e o pó de coco. Um amigo engenheiro agrônomo me falou que foi num congresso recente, sobre cultivo de flores, e tinha muito palestrante falando da utilização de casca de arroz carbonizada como um substrato muito eficiente. Alguém aqui já testou na cannabis? eu dei uma estudada e vi que ele tem boas características, acho que cairia bem mas estou receoso em usar nas minhas plantinhas que estão prontas para mudar de jarro e encarar a flora!! jah blesss

• Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

É inerte, tem um monte aqui na mistura do meu solo...tipo uns 5%. Comprei de curioso. Mas nunca usei sozinho.

O cara da loja me disse que ajuda a manter o PH regulado, mas não tenho conhecimento sobre isso.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Eu usei, mas prefiro usar perlita e areia, tenho dúvidas sobre o efeito dela no ph do solo. Nos meus experimentos a água entrava de um jeito e saia de outro, nos vasos sem casca de arroz não havia alteração no ph da água que escorria.

Link para o post
  • Consultores Jurídicos GR

Fiz essa exatamente esse substituicao da fibra de coco p CAC recentemente, tenho ate umas plantas com 20-30% de CAC no substrato. A silver q tem na minha galeria eh uma delas.

A CAC eh praticamente inerte, mt leve e da uma drenagem e aeracao excente no substrato. Comparando cac e fibra fico com a cac de longe.

• Like 4
Link para o post
  • Usuário Growroom

onde que vcs conseguem a casca de arroz carbonizada ? sera que em casa de raçoes de animais de grande porte eu encontro ?

Tem nos GrowShops do Brasil...

Aqui no Sul tem na flor do sul...

Link para o post
  • 1 month later...
  • Usuário Growroom

A casa de arroz carbonizada (CAC) é fácil de encontrar dependendo de onde vc vive, e uma boa solução para quem pretende preparar um substrato de baixo custo. É a opção pra quem vive no interior e tem dificildade de encontrar perlita, vermiculita, etc... Devido ao baixo custo é muito utilizado para produção de mudas nativas.

Ele não é 100% inerte pois a CAC enriquece o solo com fósforo (P) e potássio (K) e ajuda a elevar um pouco o ph do solo (isso li no link acima), e isso tudo é interessante para o cultivo.

Para quem pretende carbonizar a casa de arroz em pequena quantidade, é possível fazer num torrador de café e o resultado é ótimo,

Link para o post
  • Usuário Growroom

Substituí a perlita/fibra de coco muito bem!

Ja usei em varios ciclos ate 70-80% de Cac e 20-30% vermiculita! Vai que é uma beleza!

NÃO é inerte e tem um ph um pouco alto... Tem muito pk devido a carbonizaçao e cinzas presentes, mais nada que atrapalhe! É so dar um flush legal no inicio pra tirar o excesso ....

Link para o post
  • 5 years later...
  • Usuário Growroom

Saalve irmandade, desculpa ressuscitar o tópico mas nao quis abrir outro.

Ela pode ser usada sem carbonizar? Na superfície dos vazos e, talvez, misturada direto ao substrato?

Pergunto pois consegui um monte de casca, porém, in natura. 

valeeu

Link para o post
  • Usuário Growroom
30 minutos atrás, Gandiaman disse:

Saalve irmandade, desculpa ressuscitar o tópico mas nao quis abrir outro.

Ela pode ser usada sem carbonizar? Na superfície dos vazos e, talvez, misturada direto ao substrato?

Pergunto pois consegui um monte de casca, porém, in natura. 

valeeu

Ja usei, por cima não gostei mto não, hoje uso na composteira como materia seca. Ja fiz CAC uma vez, ficou maomenos, mas to montando um novo esquema pra fazer, comprar pronta aqui não tem e in natura é barateza

• Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

fala man, quando li sua msg tinha acabado de colocar elas por cima, pra ajudar a não compactar tanto a terra, estou usando no lugar de folhas e galhos, vou fazer o teste pra ver.

Valeu a ajuda de sempre meu velho, tmj.

Segue uma foto das meninas, os vasos ficam bonitinhos hahaha.

large.20200908_192410-01.jpeg.06b3f728fa1c1ee05f34f328618f0762.jpeglarge.20200908_203616-01.jpeg.01629e3a51d895ef895bb3b325335748.jpeg

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
2 horas atrás, Alfred August disse:

meu solo está compactado, se eu usar isso ele vai ficar mais aerado?

isso! pode por uns 20~40% de casca de arroz carbonizada e misturar no solo, aqui eu uso 30% mas ai faz assim, vai pondo aos poucos e misturando, quando seu solo vai estar bom? quando vc pegar um punhado na mao, apertar e nao sair aquela pasta, ele se desfarelar todo saca?

• Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
22 minutos atrás, jaucastor disse:

isso! pode por uns 20~40% de casca de arroz carbonizada e misturar no solo, aqui eu uso 30% mas ai faz assim, vai pondo aos poucos e misturando, quando seu solo vai estar bom? quando vc pegar um punhado na mao, apertar e nao sair aquela pasta, ele se desfarelar todo saca?

Assim farei! agradeço sua resposta @jaucastor salvou demais!

Link para o post