Ir para conteúdo
Growroom

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

 

Mycorrhizal Applications, INC. <- canal com muita informação e varios videos relacionados.

Citar

Micorriza ou Micorrhyzum é uma associação mutualística do tipo simbiótico, existente entre certos fungos e raízes de algumas plantas1 .

As micorrizas formam-se quando as hifas de um fungo invadem as raízes de uma planta. As hifas vão auxiliar as raízes da planta na função de absorção de água e sais minerais do solo, já que aumentam a superficie de absorção ou rizosfera. Deste modo as plantas podem absorver mais água e adaptar-se a climas mais secos. Os fungos, como "pagamento" dos seus serviços, recebem da planta os fotoassimilados (carboidratos), que necessitam para a sua sobrevivência e que não conseguem sintetizar, pois não possuem clorofila.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Micorriza

Vamos discutir sobre micorriza/mycorrhiza?

  • Like 6
  • Thanks 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Então Gabuu, tenho piranha em pó + uma rebarba de micorriza , o primeiro da advanced, já o micorriza é liquído da fox-farm.

Mas aqui no g.r mesmo, tinha lido tópicos tudo DY inventado pelos que entendem disso , ensinado a fabricar não só fungos como tambê bactérias, segundo a leitura elas interagem na + perfeita união.

Você acha melhor fazer ou comprar feito na embalagem original? Sei lá, até fazer , curtir, fermentar e fica pronto para uso, alêm da sujeira e demora, fico naquelas se realmente é a mesma coisa dos especialistas como General Hidro ou Advanced, entendeu? E ai, o que vocês no geral acham... comprar ou fazer ? O ruim é comprar e frustrar tambêm, mas e ai?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Tenho usado essa aqui com sucesso.

http://www.hospitaldasplantas.com.br/fertilizantes-e-suplementos/115-micorriza-arbuscular-para-cultivo.html

De outro lado, tenho lido que tricoderma não é tão legal como foi "vendido" e se percebe que hoje ele não traria tanta eficiência... Necessário confirmar...

Abs

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

comprei aqui: http://www.fungi.com/product-detail/product/mycogrow-soluble-1-oz.html

$5.95 cada 28g, comprei 5

o frete ficou em $14.15,

total $37.95 (140g)

enviado 24/06 ainda nao chegou

Contains concentrated spore mass of the following:

Endomycorrhizal fungi

Glomus intraradices, Glomus mosseae, Glomus aggregatum, Glomus monosporum, Glomus clarum, Glomus deserticola, Gigaspora margarita, Gigaspora brasilianum, Gigaspora etunicatum

Ectomycorrhizal fungi

Rhizopogon villosullus, Rhizopogon luteolus, Rhizopogon amylopogon, Rhizopogon fulvigleba, Pisolithus tinctorius, Scleroderma cepa, Scleroderma citrinum

Trichoderma

Trichoderma harzianum, Trichoderma konigii

Beneficial Bacteria

Bacillus subtillus, Bacillus licheniformis, Bacillus azotoformans, Bacillus megaterium, Bacillus coagulans, Bacillus pumlis, Bacillus thuringiensis, Bacillus stearothermiphilis, Paenibacillus polymyxa, Paenibacillus durum, Paenibacillus florescence, Paenibacillus gordonae, Azotobacter polymyxa, Azotobacter chroococcum, Sacchromyces cervisiae, Streptomyces griseues, Streptomyces lydicus, Pseudomonas aureofaceans, Deinococcus erythromyxa

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Então, faz um teste para ver como rola, pq sobre o Tricoderma, lá no hospital das plantas diz o seguinte:

Este produto contém os seguintes inóculos:

Glomus intraradices: 40%
Glomus mosseae: 30%
Glomus macrocarpum: 10%
Gigaspora margarita: 10%
Gigaspora rosea: 10%

Produto 100% livre de Trichoderma! Trichoderma é um fungo micorrizíco muito utilizado em diversos tipos de micorrizas industriais. Apesar de ser amplamente utilizado, novas pesquisas mostram que este fungo fornece poucos benefícios as plantas e devido ao seu rápido crescimento, acaba colonizando muito rápido a raiz da planta, e acaba matando as outras espécies de micorrizas mais benéficas. Por isso este produto é 100% livre de Trichoderma, para que somente as melhores micorrizas colonizem o seu solo/substrato. Recomendamos que o cliente esterilize o seu substrato antes do plantio pois o Trichoderma esta presente na maioria dos solos e substratos comerciais disponíveis.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

salve gabuu, traduzi um capítulo do "teming with microbes" sobre o assunto que acho que vai enriquecer a conversa:

“(...) mycorrhizae (do grego “fungos de raiz”), associações simbióticas entre as raízes da planta e os fungos. Em troca de elementos fotossintetizados fornecidos pela raiz da planta, fungos mycorrhizae procuram por água e nutrientes e trazem de volta pra planta. A planta se torna dependente do fungo e o fungo, por outro lado, não pode viver sem os elementos fornecidos pela planta. É um mundo maravilhoso, de fato.

Mycorrhizae são conhecidos desde 1885, quando o cientista alemão Albert Bernhard Frank comparou pinho cultivado em um solo esterilizado com outro cultivado em solo esterilizado e inoculado com micorrizas. A planta no solo inoculado cresceu mais rápido e maior. Todavia apenas na década de 1990 que o termo “mycorrhyza” (a relação simbiótica entre raiz e fungo; plural mycorrhizae) e “mycorrhizal” (adjetivo associado) começou a aparecer na indústria agrícola.

Nós (os pesquisadores que escreveram o texto) somos os primeiros a admitir que estávamos de olhos vendados para esta questão. (...) pelo menos 90% de todas as plantas formam micorrizas, e a porcentagem é provavelmente 95% ou mais. O que é pior, aprendemos que essas associações começaram 450 milhões de anos atrás, com a evolução das plantas terrestres: plantas começaram a nascer na superfície terrestre apenas depois que os fungos começaram associações com plantas aquáticas. Sem os fungos micorrizas as plantas não obtém a quantidade e tipos de nutrientes necessários para crescerem com todo seu potencial. Nós precisamos alterar nossas práticas de cultivo para não matar esse tipo crucial de fungo benéfico.

Talvez os jardineiros falhem na compreensão dos fungos porque todos os fungos no solo são muito frágeis. Muita compactação do solo e os fungos são esmagados e mortos. Obviamente fungicidas mas também pesticidas, fertilizantes inorgânicos e alterações físicas no solo destroem as hifas. Químicas fazem isso sugando o citoplasma pra fora do corpo do fungo. “Rototilling” (não sei o que é isso) simplesmente quebra as hifas. As colônias também decrescem se expostas à poluição do ar, principalmente as que contém substâncias nitrogenadas.

Fungos Mycorrhizal são de dois tipos. Primeiramente ectomycorrhyzal, que crescem perto da superfície das raízes e formam colônias ao redor. Estes se associam a árvores e coníferas. O segundo são endomycorrhizal. Estes penetram e crescem dentro das raízes e se extendem pelo solo. São preferidos pela maioria dos vegetais, anuais, gramas, perenes e árvores pequenas.

Ambos os tipos de micorrizas extendem a ação das raízes; a área das raízes de uma árvore, por exemplo, podem ser expandidas a fantásticos 700 a 1000 vezes pela associação. Micorrizas pegam os carboidratos que precisam das plantas e usa sua energia para se extender no solo, minando nutrientes de lugares que a planta não alcançaria. Eles formam cadeias intruncadas e às vezes carregam água e nutrientes para raízes de plantas diferentes, não apenas as que nasceram. É estranho pensar nas micorrizas em associaçãoo com uma planta e ajudando outras ao mesmo tempo, mas ocorre.

Procurar e trazer Fósforo, tão crucial para a planta, parece ser a maior função de muitas micorrizas. Os ácidos criados pelos fungos podem quebrar e transportar o fósforo quimicamente “travado” de volta às plantas. Micorrizas também liberam cobre, cálcio, magnésio, zinco e ferro para uso da planta. Como sempre, todo nutriente não entregue à planta são travados pelo fungo e liberados quando ele morre e é decomposto."

gallery_79524_10937_723.png

Fonte: Teaming with microbes; Lowenfel, Jeff e Lewis, Wayne - Timber Press, 2006

  • Like 6
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Pessoal obrigado pela contribuição. Não vi esse tópico do tetra.

É possivel desenvolver as mycorrhizas, cozinhando-as. Alguns insumos favorecem os fungos, como humus. Diferente de earthworm castings que favorecem as bactérias.

Fungi Tea;

  • 4 cups Humus or mature fungi dominated compost
  • 1 oz Humic Acids
  • .5 oz Fish Hydrolysate
  • .5 oz Soluble Kelp
  • *1 tbsp. Rock Phosphate Powder
  • *2-3 tbsp. flour (oat or wheat)
  • 4-5 gal Chlorine-free Water

Esqueci de um outro produto muito bom, voodoo juice, que apesar de ser baseado em bactérias, acrescenta beneficios simbioticos.

Voodoo2.gif

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Salve salve mocada , boa conversa gabu... e nao tinha visto os outros topicos sobre isso... myco pra mim e essencial, assim como bacterias beneficas !!

Tem estudos da galera do xtreme gardening sobre clonagem com as myco e muito sucesso, mergulhando os cuts em substancia com myco e enxarcando o meio que o mesmo cut ficara !

Vou achar o video e colocar aqui pra galera !!

Enquanto isso tem um ate ludico que acho top , e vou deixar de inspiracao ai pra todos !!!



Grande abraco , muita luz pra todos !!!


Ps : achei rs

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Salve flora da vida,

Vou te falar cara eu tive bons resultados com cuts regados com chá. Tirei muitos clones de uma única planta mãe em começo de flora. Sem falar que enraizaram 3x mais rápido. Maneiro vídeo, já li algo sobre o solo ser pobre em nutrientes mas geram bons resultados pela fauna de fungos. Que e o caso da floresta tropical.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Cha e tudo de bom neh = ) !!

Ultimamente tenho usado as mycos da xtreme gardening do video mesmo que postei, esses caras ja ganharam se nao me engano mais de uma vez como maior abobora do mundo com auxilio das mycos dele :emoticon-0137-clapping: ....

Sao bem boas e confiaveis !!

Quero testar aquele solo que vc postou la em cima com aveia e tal ....

A floresta tropical a faixa de solo rico e muito superficial ne, apos monoculturas como da sua regiao ai fica facil de ver isso depois de pouco tempo o solo ta esgotado , triste = /


Onde eu estava la que te falei... soja ta chegando com tudo.. arrebentando = / !!

So como curiosidade, temos um projeto de producao de oliveiras, e a pouco fui fazer uma visita ao centro de estudos da embrapa sobre oliveiras, e durante a visita eis que vamos a casinha dos clones... e levanto a questao sobre as mycos.... o cara surpreso com a pergunta... me levou a outra sala onde estava sendo feito um estudo de clonagem de um professor de BH com elas as MYCO e supostamente com otimos resultados !!!

Clonavam inicialmente em perlita pura... agora migraram pra areia pelo preco !

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Eu penso assim, com um bom chá e bat guano da pra levar todo cultivo orgânico, sem apelar pra PK ou estimulantes. Minha pretensão era trabalhar com coco orgânico, amafibra e produzida aqui no meu estado, mas, ainda assim de difícil acesso.

Minha região não tem muitas plantações não, isso fica mais pro centro-oeste, por aqui os minérios mandam, a vale chegou com tudo e comprando latifúndios 3x o que valem.

Reproduzir as hifas de fungos e bem maneiro, tudo faz parte de uma grande simbiose, somos todos partes de uma biologia evolutiva. Da pra usar aquele solo com aveia no meio do chá e multiplicar as mycos.

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 weeks later...
  • Alex Kidd featured e pinned this topic
  • 3 weeks later...
  • 5 months later...
  • 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

Micorriza, vale lembrar novamente, é o nome da associação entre o fungo e a raiz.

Tipo, se a pessoa usar fungos micorrízicos sem a presença do hospedeiro (planta), os fungos irão entrar em estado de hibernação, esperando a resposta química do meio para poderem esporular novamente.

A não ser que o meio tenha um predador do fungo e do esporo, é que não poderá se utilizar. Como os EM's, são em sua maioria simbiontes aos fungos micorrízicos, eu acredito que misturar uma cultura de raiz com micorriza num bokashi possa ser que preserve a vida e quando se encontrar novamente com a raiz da planta, o fungo volte a infectar e se multiplique.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Conteúdo Similar

    • Por Krubbb
      Fotinha da rainha do meu cultivo! Essa SuperKush pink da mais linda de todas. Ainda sou eternamente grato a um Dragão da resistência que tive o prazer de conhecer aqui na nossa casinha e me cedeu uma unica semente dessa strain maravilhosa e pude perpetua-la com grande exito. Essa é pra você meu amigo! E continue alçando seus voos por aí!

      PS: Não fiz nenhum edit da foto nem ajuste nem nada. O exif do arquivo pode ser conferido abaixo da descrição da foto.
    • Por Superhighman
      Salve galera, boa noite! 
      To abrindo esse tópico pq queria umas dicas, críticas e sugestões direcionadas ao meu cultivo. Essa vai ser minha primeira experiência, e apesar de toooooda leitura e estudo, sempre restam umas dúvidas e algumas inseguranças. 
      Vamos lá...
      Vou plantar uma automática da Trikoma seeds, chama Al Tiro, vou usar 2 vasos de 12 litros e um painel de led 400w. Até aí tudo OK, as minha maiores dúvidas são sobre o solo.
      Tenho aqui 40 litros de um substrato pronto feito de pó e fibra de coco, pó de pinus, casca de arroz torrada, termofosfato natural e micronutrientes, 4kg de húmus de minhoca, torta de mamona, farinha de ossos, vermiculita e calcário dolomitico.  
      Enchi os vasos com a maior parte do substrato de coco pronto e adicionei pouco menos de 2kg de humus em cada vaso, uns 600ml de torta de mamona, umas 4 colheres de farinha de osso, uns 600ml de vermiculita e 2 ou 3 colheres de calcário, juntei muitas informações q li aqui e fui fazendo no "olhometro" kkk
      Não pretendo adicinar nada além disso, fert to pensando em usar só Flowermind.
      Na parte mais de cima do vaso coloquei so o substrato com a vermiculita pra não queimar a planta quando for muito novinha. 
      Tá certo ? Falta algo ? Exagerei ? 
      Tava pensando em adicionar perlita, mas conversei com um pessoal e disseram q não é necessário.
      Se por favor alguém puder me ajudar, vou ficar muito agradecido ! 
      Os vasos ja estão prontos, dei uma rega hoje e to esperando as seeds chegarem.
      Valeu galera.
    • Por caos.ORG
      Segunda colheita, agora com mais tricomas turvos, depois dessa tem a terceira e última leva de flores com mais CBN
×
×
  • Criar Novo...