Ir para conteúdo
Growroom

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

• Usuário Growroom
4 minutos atrás, tikones disse:

pra ferver a agua soh se vc morar no deserto do saara. o solo ele tem uma baixa capacidade de reter calor, o maior estresse de temperatura é na parte aerea, portanto n tem nada a ver com a rega.

a questão não é essa.

cientificamente falando o melhor é no final da tarde, pois é o periodo que as plantas começam a fechar os estomatos e então começa a alterar a pressão hidrica dentro da planta, vai ser o horário em que a planta mais absorve água. de manhã essa absorção é muito mais baixa, então grande parte da agua vai se evaporar no outdoor.

quando for regar só regue o substrato.

Excelente explicação Tikones!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 16.2k
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Galera, esse é o novo tópico de dúvidas. Só lembrando que é para tirar dúvidas, quem quiser compartilhar o cultivo deve abrir um diário. Segue o jogo!

Cara, você não tem uma dúvida que seja fruto de estudo, você quer respostas que se você se der ao trabalho de passar 10 minutos lendo o fórum você esclarece. Não abuse.

Antes de perguntar aqui, que tal pesquisar o fórum? Estamos aqui a mais de 12 anos fomentando o cultivo caseiro, com muito conhecimento trazido pelos usuários. Faça jus a toda essa história é faça a s

Posted Images

• Usuário Growroom
11 minutos atrás, AlexandreWEED disse:

Amigo vc inverteu os conceitos... Os estômatos normalmente se abrem ao amanhecer do dia e se fecham ao anoitecer e quando o solo está com deficiência de água, os estômatos se fecham para impedir a perda de água. Paz!

não amigo, ovc apenas confirmou o que eu disse, releia com atenção.

justamente porque os estomatos fecham no fim da tarde, diminui a evapotranspiração e altera no gradiente de pressão hidrica, o que vai aumentar a absorção da água.

ta provado cientificamente que o melhor horario é no final da tarde

• Like 4
Link para o post
  • Usuário Growroom
2 minutos atrás, tikones disse:

justamente porque os estomatos fecham no fim da tarde, diminui a evapotranspiração e altera no gradiente de pressão hidrica, o que vai aumentar a absorção da água.

Você está certo, me desculpe kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chapado é foda mano, li e entendi o contrário, agora que você falou fui ver e realmente eu só reafirmei :D Vou fumar menos, já foi 7 hoje, já to lerdão.

• Like 3
Link para o post
  • Usuário Growroom
1 minuto atrás, AlexandreWEED disse:

Você está certo, me desculpe kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chapado é foda mano, li e entendi o contrário, agora que você falou fui ver e realmente eu só reafirmei  Vou fumar menos, já foi 7 hoje, já to lerdão.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk para Xande!! Se mata noix de rir!!

Agora 7 só hoje foi foda kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Grande abx!

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
6 minutos atrás, tikones disse:

E sobre isso que está provado que o melhor horário é o final da tarde, teria alguma fonte cientifica para me passar? Pois não achei nenhum estudo que afirme isso, ficaria agradecido.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
1 minuto atrás, Madeiraverde disse:

kkkkkkkkkkkkkkkkkk para Xande!! Se mata noix de rir!!

Agora 7 só hoje foi foda kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Grande abx!

HAHAHAH dando pala, bota fé que quando li achei que tava que os estomatos se fechavam de dia, bem coisa de loco. Abraços mano e paz!

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Olá,

Estou chegando agora, alguém pode me ajudar/informar como faço um álbum para compartilhar fotos com a minha experiência em cultivo outdoor. A planta está atualmente com um mês e poucos dias desde que brotou, tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar com quem já passou pelo mesmo processo. A planta está aparentemente mostrando pré-flores (ou talvez não) e estou preocupado pois nem cresceu direito! acho que pequei em algum processo.

Agradeço a atenção de todos... 

IMG_20151215_193108.jpg

Link para o post
  • Usuário Growroom
13 minutos atrás, AlexandreWEED disse:

E sobre isso que está provado que o melhor horário é o final da tarde, teria alguma fonte cientifica para me passar? Pois não achei nenhum estudo que afirme isso, ficaria agradecido.

é dificil achar um artigo especifico sobre o assunto. essas informações que eu te falei são de uma professora de fisiologia vegetal do curso de agronomia da ufscar. Voce deve achar sobre isso nos livros de fisiologia vegetal, tipo raven etc.. se eu achar algo eu mando aqui..

• Like 4
Link para o post
  • Usuário Growroom
20 minutos atrás, tikones disse:

é dificil achar um artigo especifico sobre o assunto. essas informações que eu te falei são de uma professora de fisiologia vegetal do curso de agronomia da ufscar. Voce deve achar sobre isso nos livros de fisiologia vegetal, tipo raven etc.. se eu achar algo eu mando aqui..

Apesar do lance dos estomatos. Na flora eu rego assim que as luzes acendem pra evitar umidade excessiva.

Mas é apenas uma precaução ao mofo.

Link para o post
  • Usuário Growroom
39 minutos atrás, Sivuca disse:

Apesar do lance dos estomatos. Na flora eu rego assim que as luzes acendem pra evitar umidade excessiva.

Mas é apenas uma precaução ao mofo.

acredito que em indoor não há diferença, já que o substrato permanece por muito mais tempo úmido, e ainda tem essa questão da umidade do ar e mofo

Link para o post
  • Usuário Growroom

Galera.

Humildemente falando, qualquer horário está beleza. Existem os horários que são melhores, mais proveitosos, como citado aí pelo pessoal mas não precisa grilar com isso.
Se acha que tem que regar, regue. Simplesmente. Se puder fazer nos horários mais indicados é melhor, se não, a planta irá agradecer a rega da mesma forma.
Acho que pra quem ta começando o importante é focar no básico e deixar de ficar "bitolando" em "técnicas e receitas infalíveis".
No meu caso, aos fins de semana que consigo acompanhar o período escuro da planta, sempre rego pouco antes da escuridão ou pouco antes da luz aparecer. Durante a semana rego no que seria a "metade do dia" para planta.

Claro, outdoor é diferente mas mesmo assim acho que não carece tanta preocupação. É questão de feeling mesmo... verifique se o sol ta muito forte, se o dia está muito húmido e coisas do tipo.

• Like 3
Link para o post
  • Usuário Growroom

ola pessoal do GR !!!!!

estou com meu primeiro cultivo out e minha planta esta com mais ou menos uns 3 meses e meio. Apareceram as pré-flores. Eu gostaria de saber se ao aparecerem as pré-flores a minha planta ja esta dentro do periodo de floração. Estou preocupado pois meu cultivo eh out e agora elas estão recebendo fotoperiodo de mais de 12h. 

Não sei se elas podem herma ou se é bom para continuar mais um pouco do vegetativo.

PS:estou realizando cultivo em solo organico de composteira, e a planta esta com aproximadamente 1,30m Cannabis Sativa

Link para o post
  • Usuário Growroom
2 horas atrás, AlexandreWEED disse:
34 minutos atrás, Mr. Chong disse:

Galera.

Humildemente falando, qualquer horário está beleza. Existem os horários que são melhores, mais proveitosos, como citado aí pelo pessoal mas não precisa grilar com isso.
Se acha que tem que regar, regue. Simplesmente. Se puder fazer nos horários mais indicados é melhor, se não, a planta irá agradecer a rega da mesma forma.
Acho que pra quem ta começando o importante é focar no básico e deixar de ficar "bitolando" em "técnicas e receitas infalíveis".
No meu caso, aos fins de semana que consigo acompanhar o período escuro da planta, sempre rego pouco antes da escuridão ou pouco antes da luz aparecer. Durante a semana rego no que seria a "metade do dia" para planta.

Claro, outdoor é diferente mas mesmo assim acho que não carece tanta preocupação. É questão de feeling mesmo... verifique se o sol ta muito forte, se o dia está muito húmido e coisas do tipo. 

vc rega td dia?

Suas plantas se desenvolvem melhor se você regá-las durante a manhã. O que acontece é que ão regar a planta em horários em que o sol é muito forte, a água evapora rapidamente. e a quantidade que sua planta irá absorver será miníma. Nunca deixe o solo encharcado e também nunca seco, use um palito ou afunde o dedo na terra. Bons cultivos e paz!

Link para o post
  • Usuário Growroom
35 minutos atrás, Mr. Chong disse:

Galera.

chong, vc rega todos os dias sua planta???

Link para o post
  • Usuário Growroom
3 minutos atrás, felipeplanta disse:

chong, vc rega todos os dias sua planta???

rsss. não, não.

Só rego quando precisa. Atualmente 2 vezes por semana pois estão na floração. 
Uma vez até sair água por baixo...seguida de fertilizante e na outra vez só o suficiente pra molhar a terra na superfície, com água pura. Mas é como eu disse, questão de feeling, ir percebendo a necessidade da planta tanto pra quantidade de água, quanto pra necessidade de fertilização.

A quantidade depende do calor, to tamanho da planta (e raízes) etc.

Quando estava no vegetativo, só regava uma vez por semana pois demorava mais pra planta absorver e nos intervalos borrifava água na superfície do solo. Uma semana com fert outra com água pura, mas não há receita pra isso.
Abraço.

Link para o post
  • Usuário Growroom
35 minutos atrás, Mr. Chong disse:

rsss. não, não.

Só rego quando precisa. Atualmente 2 vezes por semana pois estão na floração. 
Uma vez até sair água por baixo...seguida de fertilizante e na outra vez só o suficiente pra molhar a terra na superfície, com água pura. Mas é como eu disse, questão de feeling, ir percebendo a necessidade da planta tanto pra quantidade de água, quanto pra necessidade de fertilização.

A quantidade depende do calor, to tamanho da planta (e raízes) etc.

Quando estava no vegetativo, só regava uma vez por semana pois demorava mais pra planta absorver e nos intervalos borrifava água na superfície do solo. Uma semana com fert outra com água pura, mas não há receita pra isso.
Abraço.

pois é to meio preocupado, que elas estao bem amareladas as folhas antigas,, nao uso fert quimico so biobizz, e minha terra e sunshine com perlita,, to com medo de perder elas,,, acho q vou seguir seu conselho 1x por semana molhar até sair embaixo e no restante da semana só borrifar a agua,,, outra pergunta quando vc burrifa agua vc molha só o solo os a planta tb??? abcao e obrigado pela atencao

Link para o post
  • Usuário Growroom
5 horas atrás, tikones disse:

Obrigado mano, vou dar uma olhada sim... é bom sempre estar se atualizando :D Paz!

Link para o post
  • Usuário Growroom

Prezados amigos, solicito ajuda, é o seguinte: tô com essas AK48 entrando na 5a semana de flora, e hoje percebi que elas estão apresentando em algumas folhas maiores manchas amareladas, do jeito que está na foto anexa.

Tô levando com solo inerte, 50% perlita, e Biobizz de acordo com as orientações da tabela do fabricante.

Qual seria o problema ?

Obrigado!

DSCF5775.thumb.jpg.c550f20db44f4d4b97aed

Link para o post
  • Usuário Growroom
8 horas atrás, tikones disse:

pra ferver a agua soh se vc morar no deserto do saara. o solo ele tem uma baixa capacidade de reter calor, o maior estresse de temperatura é na parte aerea, portanto n tem nada a ver com a rega.

a questão não é essa.

cientificamente falando o melhor é no final da tarde, pois é o periodo que as plantas começam a fechar os estomatos e então começa a alterar a pressão hidrica dentro da planta, vai ser o horário em que a planta mais absorve água. de manhã essa absorção é muito mais baixa, então grande parte da agua vai se evaporar no outdoor.

quando for regar só regue o substrato.

mesmo quando ela for só uma mudinha, molho só a terra evitando as folhas? e no caso de pulverizar algum pesticida como oleo de neem, evito as folhas também? hehehehe valeu irmão, ainda to aprendendo

Link para o post
  • Usuário Growroom
1 hora atrás, Josnan disse:

mesmo quando ela for só uma mudinha, molho só a terra evitando as folhas? e no caso de pulverizar algum pesticida como oleo de neem, evito as folhas também? hehehehe valeu irmão, ainda to aprendendo

água soh no substrato

fertilizante pode ser folha ou substrato ou os dois, mas tem q saber o q taa fazendo

pesticida folha

Link para o post
  • Alex Kidd unpinned e locked this topic
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Tópicos

• As folhas amarelando são só as de baixo ? Ou as mais "jovens" de cima também? (N) é nutriente móvel, algumas folhas mais anteias tendem a mover nitrogênio pras mais novas. Já verificou a possibilidade de ser alguma praga? Como a planta tá reagindo num geral? Tá travada? Tá desenvolvendo? Folhas novas aparecendo ou nem?  Vc deixa as folhas molhadas quando rega? É algo que se deve tomar certo cuidado... Pois a.luz incidindo nas gotas de água t um efeito fotoprismatico que costuma queimar as folhas  Não sou fã de rega foliar.   Vai passando as infos que a gente ajuda aqui no diagnóstico !!  Sobre o salamargo, como você aplicou ? Em que proporção, e a quanto tempo?  Demora algumas regras até.fazer efeito... só pra garantir, o salamargo que vc comprou é MgSO4 (sulfato de magnésio)? Triturou ele bastante antes de molhar ? É bom deixar bem pozinho mesmo que ajuda bem na absorção.  
    • O SC fechou os pacotes unitários,mas a valor acabou ficando até mais em conta... O pack de 3 parece que ficou mais caro ( em relação a pegar 3.seeds soltas) , mas os packs de 5 estão a maioria nuns preços bacanas. Tem strains muito boas que cê pega pack de 3  seeds a $18, aí o de 5 é $22 ... Coisa que as unidades eram tipo ~~ $5,50~~ , nós pack de 3 sai agora a $6/Seed, no pack de 5 sai tipo uns $5,20/Seed ( lembrando que tô falando de dólar)  Foda é que fica difícil escolher muita variedade... Ou d pegar umas strains mais tops... Tipo umas moonrock da vida, que a unidade era uns $15... Pack de 3 tá tipo 50 doleta... Mas vida que segue... Lembro que tinha achado uma lemon haze bem baratinha, num pack de 7 seeds à 20 e poucos dólares... Infelizmente meu carrinho foi desfeito e não consegui encontrá-la mais pra incluir nos pedidos...( Na real nunca mais encontrei nenhum pack de 7 seeds o.O)
    • vai da planta e do fazendeiro esse lance de poda. a única coisa ideal mesmo é fazer a poda quando a planta estiver saudável. não faça a poda se a planta estiver muito pequena, travada ou doente. no mais é "questão de gosto" e de quao bem a planta ta crescendo. o lance do vaso é pra tu não ter muito trampo atoa. na média se fazem dois transplantes durante a vida da planta: um do vasinho pequeno pra um médio depois de algumas semanas de vida e do médio pro grande quando vai florar a planta. no caso aí ele ta recomendando a levar a planta no vaso médio até saber o sexo.  
  • Criar Novo...