Ir para conteúdo
Growroom
biscoito71

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

Olá galera, é normal dá essa entortada?

gallery_98476_10493_1718801.jpg

está estiolando, à procura de luz.

acrescente substrato para dar sustentação e coloque mais próxima da luz.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou pensando em iniciar meu primeiro grow...para tanto cogitei a hipótese de iniciar um pc grow box com no máximo 2 plantas mesmo, será que é necessário algum filtro de carvão para diminuir o cheiro mesmo com tao poucas plantas? e considerando que vou utilizar coolers A11 para ventilação, tem como encaixar filtro de carvão neles?

Att

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde galera,
Sou novo aqui mas até que lí o suficiente para vir questionar certas coisas...
Estou começando o cultivo agora, de inicio pensei muito em usar um painel de led de uns 130w bom, mas desisti da ideia conforme ia lendo os relatos diários.... Enfim, criei coragem e comecei a pensar no setup perfeito, tendo no momento uma Estufa, bem legal, da Hortline 80x80x160, estava pensando em colocar um refletor cooltube básico, com um kit hps/hqi 250w e seu reator externo normal de 250w , nao quero pegar um eletrônico pois nao vou saber fazer as ligações MESMO e o valor é absurdo de caro, porém sabendo fiquei pensando na parte do resfriamento, com os leds, mesmo não sendo muito necessário, eu iria colocar um extrator basico, na parte superior para extrair o calor para fora e colocar um filtro de ar nesse mestro extrator, porém agora usando o kit hps voltado para um florescimento bem mais abundante comparado ao led, penso em usar um extrator potente , digamos assim nesse setup: Cooltube, depois vem um duto que vou liga-lo a um extrator que vai suprir tanto o nível de resfriamento necessário para a hps de 250w,quanto o resfriamento e circulação da estufa ( sendo que moro em curitiba, e a temp ambiente no inverno e outono, atualmente fica batendo a media de 15graus e no verão raramente chega a 27 então não é massivo o calor aqui)...depois pra fora da estufa na outra ponta do extrator ligar outro duto em um filtro de ar na época de floração. Quanto seria necessário de um extrator (potencia) e de preferencia um que nao seja TÂO barulhento pois a estufa vai ficar no meu quarto e que dê para manter essa lampada em uma temperatura boa sem propagar muito calor e manter a estufa com boa temperatura e circulação, pois nao quero usar diretamente um cooltube e um extrator, só pra manter a temperatura da lampada e outro extrator para a temperatura da estufa.... a grana ta curta, espaço pequeno, não posso mexer muito com tomadas então queria o mais pratico possível. Ou será que não seria necessário um cooltube e devo usar uma simples aba de gaivota, colocar um bom exaustor, passar um duto e ligar o filtro de ar?
Por exemplo, um exaustor como esse http://www.growplant.com.br/exaustor.html já aguenta dutar o cooltube e ao mesmo tempo resfriar a homebox?
Qual seria a melhor vazão/potencia recomendandada para isso?
Valeu galera, Jah Bless!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde galera,

Estou começando o cultivo agora, de inicio pensei muito em usar um painel de led de uns 130w bom, mas desisti da ideia conforme ia lendo os relatos diários.... Enfim, criei coragem e comecei a pensar no setup perfeito, tendo no momento uma Estufa, bem legal, da Hortline 80x80x160, estava pensando em colocar um refletor cooltube básico, com um kit hps/hqi 250w e seu reator externo normal de 250w , nao quero pegar um eletrônico pois nao vou saber fazer as ligações MESMO e o valor é absurdo de caro, porém sabendo fiquei pensando na parte do resfriamento, com os leds, mesmo não sendo muito necessário, eu iria colocar um extrator basico, na parte superior para extrair o calor para fora e colocar um filtro de ar nesse mestro extrator, porém agora usando o kit hps voltado para um florescimento bem mais abundante comparado ao led, penso em usar um extrator potente , digamos assim nesse setup: Cooltube, depois vem um duto que vou liga-lo a um extrator que vai suprir tanto o nível de resfriamento necessário para a hps de 250w,quanto o resfriamento e circulação da estufa ( sendo que moro em curitiba, e a temp ambiente no inverno e outono, atualmente fica batendo a media de 15graus e no verão raramente chega a 27 então não é massivo o calor aqui)...depois pra fora da estufa na outra ponta do extrator ligar outro duto em um filtro de ar na época de floração. Quanto seria necessário de um extrator (potencia) e de preferencia um que nao seja TÂO barulhento pois a estufa vai ficar no meu quarto e que dê para manter essa lampada em uma temperatura boa sem propagar muito calor e manter a estufa com boa temperatura e circulação, pois nao quero usar diretamente um cooltube e um extrator, só pra manter a temperatura da lampada e outro extrator para a temperatura da estufa.... a grana ta curta, espaço pequeno, não posso mexer muito com tomadas então queria o mais pratico possível. Ou será que não seria necessário um cooltube e devo usar uma simples aba de gaivota, colocar um bom exaustor, passar um duto e ligar o filtro de ar?

Por exemplo, um exaustor como esse http://www.growplant.com.br/exaustor.html já aguenta dutar o cooltube e ao mesmo tempo resfriar a homebox?

Valeu galera, Jah Bless!

A descrição técnica desse exaustor diz que ele tem uma vazão de 220 na 280 m3/h. Teu espaço tem 0,8 x 0,8 x 1.6 = 1,064m3.

Então em 1h ele renova o ar do indoor, no mínimo, 220. E em 1 minuto ele renova todo o ar do indoor 3,6 a 4,6 vezes.

Acho que é mais que o suficiente. Mas em relação a temperatura não dá pra responder tua pergunta eu acho, porque ela é totalmente atrelada a tua temperatura ambiente, o exaustor, por mais MONSTRO que seja NUNCA vai conseguir deixar a temperatura do ar no indoor igual (e muito menos abaixo) que a temperatura ambiente.

Mas pra curitiba é só felicidade... quero ver tu tirar essa onda na guanabara! rsrs 40 graus janerao...

colocaria esse mesmo, com um cooltube, uma 250w pra testar, e vai voar alto... !

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera, essa é a minha maria entrando na 3 semana...

primeiro cultivo e tal..
queria sabe, pelas características o que vocês acham?
até agora não tive nenhum sinal de problema.
vlw
PS* a planta recém germinada, já foi retirada do vaso e foi para outro!!

Ta ótima.

Acho que a recém-germinada ali no canto merece um espaço só pra ela né! baixaria! pode ser um pote de qualquer coisa...!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde galera,

Valeu galera, Jah Bless!

sobre ruído o site diz "Nível de ruído (Lps db(A) 3m): min: 29 max: 36". Tem uns sites na internet onde tu pode mimetizar e ter ma idéia de quanto sao esses 36... se nao com qualquer programa de edição de audio.

mas também existem silenciadores...

Compartilhar este post

Link para o post

Lição aprendida vou dutar o cooltube e colocar esse exaustor e creio que vou conseguir um bom ambiente pro cultivo... Agr tenho outras duvidas básicas referente a montagem do setup, pois aqui minha casa é a antiga e não rola tomada 220v então voh precisar de pelo menos 2 nesse grow uma para o reator e outra para o exaustor, teria algum problema usar um bom transformador que suporte tanto o reator quanto o exaustor ligado juntos? Tipo usando um T? Outra coisa, já me disseram que com essa 250w vai da pra fazer no maximo 3 plantas boas no mu espaço 80x80x160, está correto? Queria ter uma media de umas 5 plantas ou ao menos 4 crescendo bem!!! Será que consigo com esse setup ou tenho realmente que pular para uma hps400?

sobre ruído o site diz "Nível de ruído (Lps db(A) 3m): min: 29 max: 36". Tem uns sites na internet onde tu pode mimetizar e ter ma idéia de quanto sao esses 36... se nao com qualquer programa de edição de audio.

mas também existem silenciadores...

a

Lição aprendida vou durar o cooltube e colocar esse exaustor e creio que vou conseguir um bom ambiente pro cultivo... Agr tenho outras duvidas básicas referente a montagem do setup, pois aqui minha casa é a antiga e não rola tomada 220v então voh precisar de pelo menos 2 nesse grow uma para o reator e outra para o exaustor, teria algum problema usar um bom transformador que suporte tanto o reator quanto o exaustor ligado juntos? Tipo usando um T? Outra coisa, já me disseram que com essa 250w vai da pra fazer no maximo 3 plantas boas no mu espaço 80x80x160, está correto? Queria ter uma media de umas 5 plantas ou ao menos 4 crescendo bem!!! Será que consigo com esse setup ou tenho realmente que pular para uma hps400?

Outra dúvida que não encontro no fórum e desculpe mas não encontro mesmo, algum tutorial para ligar o refletor em um reator eletrônico que vem com aquele fêmea que nunca vi na vida...

Compartilhar este post

Link para o post

Eai galera,

Estou com uma plantinha aqui em casa, e estou preocupado com algumas coisas, gostaria de saber se é normal ou devo realmente me preocupar.

Ela está apresentando alguns caules roxos e algumas folinhas dela estão dobradas quase que completamente.

Essa é a foto que melhor descreve:

sml_gallery_99850_10857_253833.jpg

(caules roxos e a folha enorme dobrada no meio)

O que poderia ser?

pesquisei, vi que poderia ser problema do pH ou até mesmo falta de Potassio.

e também vi que é normal em alguns casos quando ela é colocada na floração (Coloquei ela na flora 02/06/14).

devo me preocupar?

Meu diario com informações mais completas aqui:
http://www.growroom.net/board/topic/55022-diario-de-cultivo-ana-espalhafatosa-prenseeds/
Obg desde então

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite galera,

Parece brincadeira mas minha femea que não é hemarfrodita (logo mais posto umas fotos) produziu algumas poucas sementes, 5 pra ser mais exato. Como isso é possivel?

:cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Jovens, é o seguinte:

Eu moro em uma chácara, com ambiente aberto, com muita luz e muito espaço. Estou querendo começar um cultivo outdoor e tenho algumas dúvidas:

- Qual melhor tipo de solo para cultivar?

- Devo plantar direito no chão ou em um vaso primeiro?

- Qual a melhor espécie para esse tipo de cultivo?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, minha dúvida é a seguinte:

É possível passar por todos os estágios da planta num PC Grow?? Eu conseguirei ir da germinação até a colheita sem ter que tirá-la do gabinete?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

E ae, growers? Comecei plantando dois pes que tem 5 dias de vida, em vaso de 6L (terra preta) com iluminacao outdoor e acabaram de germinar (alem de mais duas sementes germinando). Irei transferi-las para indoor e estou montando o grow num armario (60cmx1mx1,30), a lampada que comprei é fluorescente compacta FLC 34W. Uma so lampada dessas pra esse espaço é suficiente? E sobre a instalaçao da lampada no armario: qual é o reator para essa lampada? Sobre exaustao, nao disponho de mt grana pra gastar em coolers (neste começo pelo menos) e queria saber se dá pra substituir os coolers por furos no armario ou se é melhor compra-los msm. Por enquanto é isso! Obrigado desde ja.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta ótima.

Acho que a recém-germinada ali no canto merece um espaço só pra ela né! baixaria! pode ser um pote de qualquer coisa...!

Fala Mutante!

Valeu aí pela olhada, a recém germinada já foi para um vaso mas olhei agora estava caída, coloquei mais agua agora esperar amanhã, aquela semente não dei nada para ela e germinou...

Compartilhar este post

Link para o post

apliquei oleo de neem ontem a noite mas não dissolvi, achei que por aplicar à noite não precisaria, mas hoje percebi várias queimaduras nas folhas e principalmente nos raminhos novos, fiquei bem chateado :/

minha pergunta é se ela se recupera, vai dar uma travada mas sem sequelas?
quando eu for aplicar novamente dissolvido é bom deixar na sombra no dia seguinte?

Compartilhar este post

Link para o post

Galera do céu! Hoje saiu o primeiro brotinho no papel toalha da minha vida!

Amanhã vou correr em uma loja de jardinagem para comprar o necessário: vaso e terra. O carinho pra planta eu já tenho! :P

Já tenho a noção de utilizar água com PH 6 (vou utilizar água mineral), a de 12h no sol e 12h no escuro, como colocar a planta no vaso e tudo mais.

Mas preciso de uma informação:

O que eu compro de terra? Como eu nunca fiz isso na vida (é a primeira vez que consigo germinar no papel toalha, segunda tentativa), gostaria de alguma "receita" simples e direta - desde que a planta cresça saudável, está de bom tamanho!

Valeu meu povo!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia galera!! Coloquei germinar no papel toalha uma semente de uma massa muito boa que rolou por aqui!! Ela demorou 4 dias pra sair a radicula, talvez pq aqui no Sul faz muito frio!! Eis aqui minhas dúvidas:

1) eu preparei um solo 40% fibra de coco, 10% perlita e 50% terra preta e coloquei a semente pra cima e a radicula pra baixo como eu li por aqui!!faz 2 dias e até agora ela nao saiu da terra talvez por causa do frio?

2) ou porque eu apenas deixei ela na sombra e nao coloquei em baixo de lampada nenhuma e deveria ter colocado ??

Valeu galera logo logo começo o meu diario!!

PLANTANDO A PAZ E NADA MAIS!!!!!'

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, estou iniciando um cultivo indoor aqui em casa, e em quase 2 meses de cultivo, já enfrentei várias situações de risco para as plantas, lagartas, trips, e agora estou com um problema que não sei o motivo...

A planta maior, que deve ter quase 2 meses, está com as suas pontas secas, como se estivesse queimadas, ela começa enrolando as pontas até secarem.

alguém poderia me ajudar indicando o problema e sugerindo soluções? Muito obrigado até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, minha dúvida é a seguinte:

É possível passar por todos os estágios da planta num PC Grow?? Eu conseguirei ir da germinação até a colheita sem ter que tirá-la do gabinete?

Abraço!

Sim, existe vaaaaaaarrios cultivos aki no GR (inclusive com diarios) em PC GROw. Use a busca, estude bastante que vc xega lá.

E ae, growers? Comecei plantando dois pes que tem 5 dias de vida, em vaso de 6L (terra preta) com iluminacao outdoor e acabaram de germinar (alem de mais duas sementes germinando). Irei transferi-las para indoor e estou montando o grow num armario (60cmx1mx1,30), a lampada que comprei é fluorescente compacta FLC 34W. Uma so lampada dessas pra esse espaço é suficiente? E sobre a instalaçao da lampada no armario: qual é o reator para essa lampada? Sobre exaustao, nao disponho de mt grana pra gastar em coolers (neste começo pelo menos) e queria saber se dá pra substituir os coolers por furos no armario ou se é melhor compra-los msm. Por enquanto é isso! Obrigado desde ja.

Nao é. Lampadas Fluor geralmente ja vem com o reator embutido. Sobre exaustao, procure estudar mais. Como falei pro amigo acima, oq nao falta aki sao diarios e topicos tratando desse assunto. Quanto mais estudo e leitura vc fizer, melhor vai colher.

apliquei oleo de neem ontem a noite mas não dissolvi, achei que por aplicar à noite não precisaria, mas hoje percebi várias queimaduras nas folhas e principalmente nos raminhos novos, fiquei bem chateado :/

minha pergunta é se ela se recupera, vai dar uma travada mas sem sequelas?

quando eu for aplicar novamente dissolvido é bom deixar na sombra no dia seguinte?

Cara, tem algumas marcas que ja vendem o neem pronto para uso. Outras vendem-o concentrado. É obrigatorio dilui-lo

segundo a recomendação do fabricante. Provavelmente sua planta nao vai se recuperar (dependando do dano causado).

É bom evitar molhar a planta com qlq q seja o liquido se ela esta pegando luz. Leia mais tambem topicos e use a busca, pois tb ha topicos especificos sobre o uso do Neem aki no forum.

Galera do céu! Hoje saiu o primeiro brotinho no papel toalha da minha vida!

Amanhã vou correr em uma loja de jardinagem para comprar o necessário: vaso e terra. O carinho pra planta eu já tenho! :P

Já tenho a noção de utilizar água com PH 6 (vou utilizar água mineral), a de 12h no sol e 12h no escuro, como colocar a planta no vaso e tudo mais.

Mas preciso de uma informação:

O que eu compro de terra? Como eu nunca fiz isso na vida (é a primeira vez que consigo germinar no papel toalha, segunda tentativa), gostaria de alguma "receita" simples e direta - desde que a planta cresça saudável, está de bom tamanho!

Valeu meu povo!

Existe varios topicos sobre solo no forum amigo. Procure saber primeiramente a finalidade de cada componente para saber a razao de usa-lo na composição do solo. Nem so de carinho vive a planta. E nao acredite 100% no ph que he informado no rotulo das agua minerais, as vezes nao corresponde ao exposto. Regue com agua normal, da torneira (dps de dormida para sair o cloro) ou agua de chuva. Procure tb estudar sobre PH, pois a diferença entre a escala e a midia de cultivo. Sugiro TAMBEM que use a busca.

Bom dia galera!! Coloquei germinar no papel toalha uma semente de uma massa muito boa que rolou por aqui!! Ela demorou 4 dias pra sair a radicula, talvez pq aqui no Sul faz muito frio!! Eis aqui minhas dúvidas:

1) eu preparei um solo 40% fibra de coco, 10% perlita e 50% terra preta e coloquei a semente pra cima e a radicula pra baixo como eu li por aqui!!faz 2 dias e até agora ela nao saiu da terra talvez por causa do frio?

2) ou porque eu apenas deixei ela na sombra e nao coloquei em baixo de lampada nenhuma e deveria ter colocado ??

Valeu galera logo logo começo o meu diario!!

PLANTANDO A PAZ E NADA MAIS!!!!!'

O frio pode atrapalhar sim na germinação e no desenvolvimento. Procure saber (utilize a busca TAMBEM) dicas sobre germinação, e cuidados nas fases de germinação e seedling. Se a planta esta embaixo da terra, ql a diferença de estar batendo luz ou nao?

Olá pessoal, estou iniciando um cultivo indoor aqui em casa, e em quase 2 meses de cultivo, já enfrentei várias situações de risco para as plantas, lagartas, trips, e agora estou com um problema que não sei o motivo...

A planta maior, que deve ter quase 2 meses, está com as suas pontas secas, como se estivesse queimadas, ela começa enrolando as pontas até secarem.

alguém poderia me ajudar indicando o problema e sugerindo soluções? Muito obrigado até mais.

Isso pode ser varias coisas. Primeiramente procure saber o pH. Dps disso utilize a busca e os topicos sobre DOENÇAS e SINTOMAS e veja o que mais se aproxima da sua situação.

Todos essas duvidas teriam resposta se fosse utilizada a busca do site ou um pouco mais de leitura. Nao espere colher 100g de uma planta, se vc nao sabe nem identificar se a planta he macho ou femea, se bota ela na luz ou no escuro, etc.

Boa sorte a todos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, novamente...
Já montei boa parte do grow e só estou finalizando o setup das lampadas, antes ia usar led agora estou nas hps, quero começar usando 250w hqi e flora uma hps400w bonito em um ambiente 80x80x160, já que moro aqui em curitiba, sul é bem suce as temperaturas e vou ter uma 250w remanecente para garantir que no verão, se tiver sufoco elas aguentem...
A duvida é a seguinte, na questão dos reatores, pensando em comprar um eletronico, bivolt(aqui é 110 :/) de 400w igual a este pelo consumo e opção de usar as duas lampadas no mesmo reato:
Ou um da LUMATEK que todos falam por aqui no forum, porém sou totalmente leigo de como ligar os dois e percebi que eles vem com uma entrada em um padrão totalmente diferente BAASP se não me engano, então como é feita a conexão dos cooltube/refletor com o reator eletronico, é feito um plug com o padrão macho compativel com o reator eletronico? Cortar e fazer com padrão normal(trespontas) nas duas? Se tiver, uma loja de eletronicos qualquer conseguiria fazer ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

1- E ai growers. Plantei uma semente de prensado em 50% de terra e 50% de húmus de minhoca, faz uns quatro dias que ela saiu da terra e ela esta entre 3 e 4 centímetros (desculpem a falta de precisão hehe). Como esta fazendo frio, deixo o broto no sol, mesmo sabendo que não é a melhor opção enquanto não surgem as quatro folhas. Devo deixa-la na sombra?
2- Quando transplanta-la para um vaso maior, vou deixar em um lugar que não pega tanta luz por tanto tem quanto o local atual. Oq pode acontecer? Ela vai crescer menos (não que eu me importe muito hehe)? Vai florar fora de época (pois tem menos horas de luz)?
3- Posso usar fertilizantes e adubos de orquídeas? (reparei uma semelhança nos produtos)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...