beeohfah

Uma dúvida sobre ventilação!

Recommended Posts

Fala galera!

Praqueles q vêm acompanhando minhas plantas, atualizei recentemente a galeria:

http://beeohfah.overgrow.com

Já tem foto suficiente para poderem ir comparando de acordo com o tempo de vida das plantas nas fotos.

Bom... a minha dúvida é a seguinte: fiz um upgrade no grow e agora estou utilizando uma HPS 250w da osram e mais duas fluor de 54w cada. Já passei pro esquema de 12/12, ou seja, coloquei-as para florir.

O único problema é que meu timer, quando desliga a lampada do grow, desliga também os ventiladores de exaustão/ventilação.

Mesmo não ficando quente, gostaria de saber se é melhor mantê-los ligados ou se não há problema em eles desligarem.

Uma prévia das meninas:

clone47afghani36_ladolado.JPG

Valeu galera! Um abraço para todos e qualquer coisa, mandem msg!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

beeohfah,

o que você pode fazer é colocar um T na tomada e separar o timer do transformador dos coolers / ventilador ! assim, quando o timer desligar, não vai desliga-los..

no caso, eles são mais usados tentar manter a temperatura externa com a interna.. já que as lampadas vão esquentar o grow e também fazer o AR fluir.. mas se a temperatura lá dentro com a luz desligada não fica alta.. pode desligar.. eu fazia isso! quando entrava nas 12hs de escuridão, desligava tudo!

até pra ficar 100% escuro (tampava os buracos dos coolers);

Compartilhar este post

Link para o post

è isso aí... tá indo bem, seguindo o caminho...

me perdoe pela correção freeheat, mas o principal motivo para os exaustores funcionarem não é a correlação temperatura interna/externa...

Claro que ajuda muito quando o grow fica muito quente, mas o principal motivo é p/ manter a renovação do ar constante(injeção de Co2/O² atmosférico, natural)...

Assim vc recicla o ar porque a planta está constantemente queimando O² ou Co² (noite/dia respec.). As planta absorvem 5x mais Co² que a quantidade disponível na atmosfera.... se vc não manter a circulação durante o dia, o ar fica estagnado cheio de O² (inútil para a planta no momento)... e durante a noite há excesso de Co² (porque sem fotossíntese, no período escuro, a planta queima O² e produz Co²), então vc pode "asfixiar" a planta com Co² durante a noite...

Claro que as plantas são fortes e vc pode não notar diferença de um ida p/ outro, mas a longo prazo sim.... vc deve manter a circulação constante sempre! Quanto mais melhor e sempre lembrando da escuridão total...

Tipo qual é o conceito em indoor!? Simular a natureza, como ela faz em outdoor... no exterior as plantas têm abundânica de circulção, abundância de O² e Co² entre outros... se vc quiser manter a saúde das plantas, vc deve copiar a natureza...

Abundância de circulação é fundamental...

Apenas cuidado se morar em região fria aonde no inverno o ar exterior pode ficar muito gelado e o grow necessitar um controle de circulação (diminuição).

É só colocar um dimmer no exaustor e baixar a potência no inverno para manter o calor... caso contrário é só alegria... quanto mais exaustão melhor...

O ventilador que vc coloca entre a lâmpada e as plantas pode ser desligado no período noturno, porque aí sim, a única função deste é dissipar o calor da lâmpada, que não está ligada então porque gastar energia ?...

Claro que deixar o exaustor desligado não vai matar a planta em dias.... mas que o metabolismo dela vai ser afetado, vai....

Abraços....

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Marrokino,

é, com certeza, renovação de ar ;) até por que não vai conseguir resfriar o ambiente.. e justamente, manter um equilibrio renovando o ar!

= ~

Compartilhar este post

Link para o post

valeu galera! já modifiquei para que os ventiladores fiquem funcionando enquanto o grow tá desligado... consegui fazer um esquema para que a luz não entre no grow enquanto ligados. vou postar as fotos pra galera poder ver legal.

um abraço e valeu pela dica pessoal!!!

logo logo posto mais fotos delas...

Compartilhar este post

Link para o post
36 minutos atrás, LuisGustavog1 disse:

Bom dia galera, esse tópico ajudou muito em esclarecer algumas coisas, única que ficou mais na minha cabeça e se devo deixar o sistema de ventilação/exaustão devem ficar o tempo inteiro ligado?

Sim, deve. A circulação de ar e um dos fatores muito relevantes para o sucesso do seu cultivo. As raizes “respiram a noite” e para isso você deve ter boa circulação de ar, mesmo com as luzes apagadas e uma boa aeração da terra/substrato. 

Sucesso! 

Jah Bless! 

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com algumas dúvidas:

1- No vegetativo (até uns 8/10 cm) posso deixar desligado o exaustor durante a escuridão?
2- Preciso de ventilador para o vegetativo? 

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post