Ir para conteúdo
Growroom

Estime O Seu Consumo De Energia

Recommended Posts

• Usuário Growroom

editado em 12-03-2015

pessoal, segue a planilha que o Alex Kid fez pra cálculo de conta de energia, que torna tudo muito mais prático:

planilha para cálculo de conta de energia

em caso de reator eletronico, só mudar na fórmula que mostra já o custo da energia o fator de multiplicação de 30 para 10

O tópico continua para discussão.

Biscoito71.

Olá Amigos

Gostaria de compartilhar com a galera uma maneira muito facil de saber previamente seu consumo com energia elétrica !

Link --

Ex:

Lâmpada 250 w + Reator magnético (30 w) * e deu 146,16 kWh/mês considerando Flora e Vega deu um consumo de 219,24 kWh/mês, mas
temos ainda que considerar ainda uma perda de aproximadamente +-45% do consumo indicado pelo fabricante das lâmpadas e reatores quando se usa um transformador 110/220 + reator magnético.

*consumo do reator magnético é igual 12% do consumo da lâmpada

Mais exemplos:

Considerando que aqui na região a energia elétrica é R$ 0,65 o KW/hora com impostos. Cheguei aos cálculos de alguns equipamentos elétricos que muitos aqui no fórum utilizam!

LAMPADA 250 w + Reato magnético (30 w) + Perda Transformador =406kwh/mês

= R$142,50 /mês na VEGA
= R$ 95,04/mês na FLORA

LAMPADA 250 w +
Lumateck + 5% Perda = 262,50 kWh/mês

= R$ 91,96 /mês na VEGA
= R$ 61,30 /mês na FLORA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LÂMPADA 400 w + Reator Magnético (48 w) + 45% de perda do transformador = 652,50 kWh/mês

= R$ 228,85 /mês VEGA
= R$ 152,60 /mês FLORA

LAMPADA 400 w +
Lumateck + 5% Perda = 420 kWh/mês

= R$ 147,42 /mês na VEGA
= R$ 98,28 /mês na FLORA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LÂMPADA 600 w + Reator Magnético+ 45% de perda do transformador = 974,40 kWh/mês

= R$ 341,87 /mês VEGA
= R$ 227,91 /mês FLORA

LAMPADA 600 w +
Lumateck + 5% Perda=630 kWh/mês

= R$ 221,13 /mês na VEGA
= R$ 147,42 /mês na FLORA

LAMPADA 1000 w + reator Magnético+ 45% de perda do transformador = 1624 kWh/mês

= R$ 570,02 /mês VEGA
= R$ 380,02/mês FLORA

LAMPADA 1000 w +
Lumateck+ 5% Perda=1050 kWh/mês

= R$ 368,65 /mês na VEGA
= R$ 245,70 /mês na FLORA

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ventilador Honeywell - ligado 24 horas = 17,56/mês 40 w

Cooler E-11 Ventisilva ligado 24H = R$ 7,90/mês 18 w

Exaustor 150 mm Airfan 24h = R$ 8,78/mês 20 w

Estou adicionando testes dos consumos estimados anteriormente e agora testados com ajuda do medidor de consumo e do ballast lumatek 400 w que acabei de instalar!
Os valores praticamente bateram 100% com as projeções iniciais, conforme ajuda nas informações de perdas de energia com contribuição do Gabe e do Fourier!

Ressalto aqui um erro grave que eu cometia e descobri agora com os testes, às vezes eu colocava a lâmpada 250 w e retirava a 400 w quando batia muito calor, e assim eu imaginava (erroneamente) que por colocar uma lâmpada 250 w no reator magnético 400 w (Demape hps/hqi) alem de diminuir o calor ia reduzi o consumo, porém me enganei quando usamos o reator 400 com lâmpadas de menor potencia acaba que consome os 400 w do mesmo jeito (mais perdas de trafo/reator)

Resultado dos testes

Lâmpadas hqi/hps 250 w + reator magnético de 400w + transformador 110/220 v
665kw
Lâmpadas hqi/hps 400 w + reator magnético + transformador 110/220 v
678kw

Lâmpadas hqi/hps 250 w + reator Lumatek
278kw
Lâmpadas hqi/hps 400 w + reator Lumatek
454 kw

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Importantes Dicas de Segurança

• Se
    o houver rachaduras das lâmpadas, perfurações ou quebras desligue o
    aparelho imediatamente. A lâmpada pode ainda funcionar, mas não usá-la.
  • Permitir as lâmpadas esfriarem por 20 minutos antes de tentar tocar.
  • Lâmpadas
    quentes podem quebrar ou rachar em contato com a água. Tenha cuidado ao
    retirar as lâmpadas em torno da água e na aplicação pulverizações
    foliares para plantas na área.
  • Não remova ou insira lâmpadas quando está ligado.
  • Use um timer aterrada e plugues de três pinos ao usar temporizadores com todos os equipamentos HID.
  • Não pendure o equipamento por meio de cordas. Use o hardware fornecido pendurado para pendurar o acessório.
  • Não tente modificar ou reprogramar qualquer sistema de iluminação. Pode anular a garantia de lastro.
  • Não abra a caixa luminária.
  • Não toque na tomada, enquanto o aparelho estiver ligado - com ou sem uma lâmpada inserida.
  • Não use essas luminárias em áreas molhadas. Água e eletricidade não vão bem juntas como todos sabem!
  • Não
    energize sistemas de iluminação com voltagem diferente da que a unidade
    é feita para. Isso é especificado no lastro ou na embalagem.
  • Não deixe o cabo ir enrolado durante o funcionamento.
  • Mantenha balastros elevados do chão.
  • Não
    tente usar lâmpadas para além das lâmpadas especificadas para os
    balastros - potência maior ou menor, MH ou HPS - isso pode levar a
    falhas prematuras ou danos às lâmpadas.
  • Tenha cuidado ao
    descartar lâmpadas usadas, há vestígios de mercúrio e outras substâncias
    nocivas encontradas no interior do tubo de descarga de lâmpadas que
    precisam ser descartados de forma apropriada.
  • Lâmpadas produzem até quatro watts BTUs por isso tome cuidado ao manusea-los.
  • Capacitores podem armazenar uma carga, mesmo quando os transformadores estão desligados.

----------------------------------------------------------

Com o Lumatek ganhei uma economia real de aproximados 25%, e ainda ganhei a opção dimmer para super Lumens tanto para 250 w quanto para 400 w e quando ativo o super lumens aumenta quase nada no consumo sobe de 459 KW/h para 478 KW/h, com certeza um ótimo investimento. eficiência de 30% + de lumens e uma economia de 25% no consumo, comprovado agora com o medidor de consumo!
Em aproximadamente cinco ou seis meses o ballast estará pago, indico pra todos growers!

Abraços

• Like 25
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 199
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Olá Amigos Gostaria de compartilhar com a galera uma maneira muito facil de saber previamente seu consumo com energia elétrica ! Link -- Ex: Lâmpada 250 w + Reator magnético (30 w) * e deu 1

É isso que o gabe explicou. No teste feito, na verdade o rendimento de TRAFO + REATOR MAGNÉTICO ficou na casa dos 60% Resumindo, se você liga uma lâmpada HPS de 250 W nesse esquema, o consumo final se

Não, não é isso. Um reator magnético é, basicamente, um trafo. OK, tem o ignitor (carga indutiva) e o capactior (correção de fator de potência), mas agora não vem ao caso. - As lâminas do reator

Posted Images

• Usuário Growroom

Exemplo do consumo atual do meu grow

250 W HQI + reator + transformador = R$ 142,50 (18Horas ligadas - so tenho automaticas)

2 cooler e-11 = R$16,00

2 exaustor 150mm = 18,00

1 honeywell = 17,56

Total gasto com energia elétrica por més com o meu grow é R$ 194,06

A economia de quen usa um reator eletronico e relação a lampadas 250W e de r$ 50,27 por més !

E 6 meses um reator de R$300,00 do ebay estária pago ....

Usando lampadas mais forte então a ecnomia so aumenta !

Lampada 400W a economia é de :R$ 81,43 por més (4 meses paga o reator no ebay)

Lampada 600W a economia é de: R$ 120,74 por més (3 meses paga e reator no ebay)

Lampada 1000W a economia é de: R$ 201,37 por més (1 més e meio paga o reator no ebay)

• Like 3
Link para o post
  • Usuário Growroom

quanto ao tranformador 110 220 , consome +- 45% a mais em relação ao consumo da lampada

ex: lampada 250w + reator (12% da lampada) =280W +45%(126W) totalizando un consumo aprocimado de 406 W para um lampada de 250W com reator magnetico + transformador 110 220 !

Editado : Valeu a ajuda do Fourier e Gabe

Link para o post
  • Usuário Growroom

quanto ao tranformador descobri que Quem determina o consumo é a carga (LAMPADA). Logo, não haverá aumento nem diminuição de consumo, a não ser por uma parcela desprezível perdida nos enrolamentos do transformador. Além disso, o transformador eleva a tensão de 110 V para 220 V, mas abaixa a corrente na mesma proporção. Como P=VxI, a potência permanece a mesma

Cara, não é bem desprezível assim não. Usar transformador 110/220 + Reator magnético para HPS/HQI, o rendimento é da ordem de 66%. Ou seja, desperdício de 34%. A solução é reator eletrônico.

sds,

• Like 2
Link para o post
  • Usuário Growroom

Pêra aí Quando fala em ,desperdício , o gasto e o mesmo ou apenas perde lumens nas plantas ? Tipo com reator eletrônico gasta o mesmo e ilumina 34% a mais ? Não e ISso?

Link para o post
  • Usuário Growroom

Não, não é isso.

Um reator magnético é, basicamente, um trafo. OK, tem o ignitor (carga indutiva) e o capactior (correção de fator de potência), mas agora não vem ao caso.

- As lâminas do reator magnético vibram por causa do forte campo magnético, que dissipa potência na forma de calor (energia cinética). Perda #1.

- Ao se colocar um trafo para subir de 110 para 220, vc o faz também com perdas (pelo mesmo motivo). Perda #2.

Nesse caso as perdas são cumulativas.

O reator eletrônico tem uma eficiência muito mais alta. Não vou entrar em detalhes do mecanismo básico deles. Mas, acredita, o reator de 250W entrega os 250W para lâmpada, mas consome mais pois tem perdas. Como as perdas do eletrônico são menores e vc não precisa de trafo, pois quase todos são bi-volt, você tem sim um consumo menor.

Fizemos medidas com esse medidor do fourier que comprovaram eficiência próxima a 65% com magnético e trafo e mais de 95% com o reator eletrônico.

Abraz

• Like 8
Link para o post
  • Usuário Growroom

É isso que o gabe explicou. No teste feito, na verdade o rendimento de TRAFO + REATOR MAGNÉTICO ficou na casa dos 60% Resumindo, se você liga uma lâmpada HPS de 250 W nesse esquema, o consumo final será de aproximadamente 250 / 0.60 = 416W. Ou seja, você paga por 400W e tem 250W.

Só para constar:

Consumo da mesma lâmpada de 250W usando os dois esquemas:

- Ballast Digital: Rendimento 95% (250/262)*100

gallery_62013_5109_287079.jpg

- Ballast Magnético (Transformador 110/220 + Reator): Rendimento 60% (250/411)*100

gallery_62013_5109_726306.jpg

Valeu

• Like 12
  • Thanks 3
Link para o post
  • Usuário Growroom

Bom demais , mais um aprendizado, e próxima compra vai ser adivinha o que?

XD lógico que e um ballast achei um de 323.00 reais no ebay . E só da uma folgadinha aqui das contas de inicio de ano.

Link para o post
  • Usuário Growroom

É isso que o gabe explicou. No teste feito, na verdade o rendimento de TRAFO + REATOR MAGNÉTICO ficou na casa dos 60% Resumindo, se você liga uma lâmpada HPS de 250 W nesse esquema, o consumo final será de aproximadamente 250 / 0.60 = 416W. Ou seja, você paga por 400W e tem 250W.

Só para constar:

Consumo da mesma lâmpada de 250W usando os dois esquemas:

- Ballast Digital: Rendimento 95% (250/262)*100

- Ballast Magnético (Transformador 110/220 + Reator): Rendimento 60% (250/411)*100

Valeu

A gente mata a cobra e mostra o pau!!! :boogie:

Amanha refaço as contas e edito o topico para uso com e sem transformador e ou ballast ,

Fourier adorei seu medidor de energia acabei de comprar um pra min XD

Link para o post
  • Usuário Growroom

vo te que fazer uma hidrelétrica no quintal kkkkkkkkkkkk, caramba to só nos equipamento gastão véio! :muros:

Somos dois, eu tive de fazer o grow vega com fluor (4x42W) e a flora com hps 150 pra tentar economizar, visto que onde moro a tensão é 110 a casa é alugada e não me deixaram mudar pra 220, com que eu gasto hoje utilizando trafo e reator ching ling se tivesse um sistema economico eu poderia estar com uma 150hqi na vega e uma 400hps na flora tranquilo. Mas agente vai se acertando aos poucos.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Trafo é o menos eficiente nesse seu esquema... Com uma tomada de 220V vai diminuir bem esses 411W...

Com certeza mas o problema que a maioria das residências em algumas regiões e 127v monofasico o que torna inviavel a instalação uma tomada 220V.

Link para o post
  • Usuário Growroom

A gente mata a cobra e mostra o pau!!! :boogie:

Muito bacana mano...valeu por compartilhar!!!

Eu tenho os dois tipos de reatores no grow, ontem estava lá quando rolou umas 3 quedas de energia bem rapida...o reator normal piscou e apagou ja os eletronicos não piscaram e nem apagaram.

Abs,

• Like 2
Link para o post
  • Usuário Growroom

Ótimas alternativas para o controle de energia, temos que observar growers que a compra dos equipamentos de qualidade se faz necessário para uma economia a longo prazo.

E esse wattimétro é show de bola, já o conhecia do diário do fourier!

• Like 2
Link para o post
  • Usuário Growroom

Up - Todas os dados acima foram editados (vale a pena reler) e ainda acrescentados dados comparativos do uso do reator eletronico , que por sinal com ele se tem uma economia muito grande fora a qualidade/quantidade de lumes , com certeza vai se minha proxima aquisição !

Muito bacana mano...valeu por compartilhar!!!

Eu tenho os dois tipos de reatores no grow, ontem estava lá quando rolou umas 3 quedas de energia bem rapida...o reator normal piscou e apagou ja os eletronicos não piscaram e nem apagaram.

Abs,

Como dito acima alem da economia tem a grande diferença de qualidade . Vlw Grower-X

Ótimas alternativas para o controle de energia, temos que observar growers que a compra dos equipamentos de qualidade se faz necessário para uma economia a longo prazo.

E esse wattimétro é show de bola, já o conhecia do diário do fourier!

Com certeza Mano , bom que com estes calculos da pra ficar totalmente ciente de onde tá saindo seu Dim Dim R$ !! Vlw

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Perdòn.

Eu uso aquele calculo:

W consumidos por hr (potência da lâmpada + 10% do reator + evenutal 20% do trafo) X nº de horas ligadas por dia X 31 X preço do KW.

Com certeza a conta e essa meu amigo , porem acabamos de te comporovar que o trafo nao perde apenas 20%, é so da uma lida acima, e a planilha tbm dá o consumo de equipamentos separado alem de nao precisar fazer este tanto de conta sua ai ! Com a pranilha a conta e só uma = o resultado em Kwh/més x tarifa da operadora mais facil não é?

Abraço

Link para o post

Tópico fodástico, explicação e demonstração.

Valeu demais galera, vou começar a contar os cobres pra comprar o meu reator digital também.

Edit: Aliás, acho que o tópico merece ser fixado, não tem nada específico sobre isso em destaque e é um assunto de muita importância. Concordam (principalemente os outros moderas da área)?

• Like 2
Link para o post