anorexia

Como preparar o solo

Recommended Posts

Zoio Vermeio

Qual a quantidade de calcáreo necessária para "prevenir" que o solo fique ácido, e qual a quantidade necessária para consertar um solo que já está ácido?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Canna Farmer,

Depende do volume de terra que vc tem no vaso... Eu utiliso 1 copo de calcareo para um vaso de 9 litros. para se saber na integra a quantidade só fazendo uma analise de solo mesmo.... mas uma conta que vc pode fazer p/ ter uma ideia é a seguinte.... 4 ton em 1 ha

quando se corrige acidez em larga escala o maximo utilizado sem causar danos ao solo é 4 ton/ ha e vc esta corrigindo uma camada de 30 cm.... em 1 m2 vc tem um volume de 300 litros de solo correto?

Seguindo o raciocinio 4000 kg de calcareo divididos por 10000m2 =0,4 kg por metro quadrado...

em 300 litros de solo são usados 400 g de calcareo... ( porem devemos lebrar que são solos argilosos e que retem esse calcareo por longos periodos.. o que faz com que a terra melhore ao longo do tempo de cultivo.... ( cada ano que se passa vc precisa jogar menos calcareo p/ elevar o PH do solo ao mesmo nivel.... ( ideal 6,4) Por isso que no inicio de cultivos de larga escala se utiliza plantar arroz... depois vai para feijão milho etc...e assim vai se modificando as caracteristicas do solo de acordo com o que se deseja....

Voltando a pergunta.... em um vaso de 9 litros uma xicara de café ja seria o sulficiente para corrigir o ph... como o solo é super aerado... e vc sabe que vai perder muito por lixiviação ( fush) vc pode calcarear 1 xicara de café após cada flash... ou utilizar um copo no inicio do cultivo...

basicamente é isso...

[]'s

Zóio

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Zóio vermeio,

mas ali diz por exemplo 1 parte terra, 1 parte fibra de côco, etc, então no final com tudo misturado vai dar várias vezes o volume do vaso, né? (rapaz, to lezado)

tem como converter as proporções do anorexia pra saber a quantidade exata necessária de cada produto para 2 vasos de 5L, por exemplo?

Compartilhar este post

Link para o post

RECEITA DO ANOREXIA PARA PREPARAÇÃO DE SOLOS

Você vai precisar de:

3 partes de terra - essa terra você vai retirar do lugar onde for plantar. Ela deve ser escura e quando molhada deve reter uma parte da água e drenar o excesso. Parece difícil identificar uma terra de boa qualidade mas, em geral, se a vegetação abunda no lugar do plantio e ao seu redor, a terra é muito boa ou excelente.

(1,6 litros de terra)

2 partes de humus de minhoca - um ótimo adubo orgânico presente em toda receita de preparação de solo.

(1 litro de humus)

1 parte de perlita - drenagem e aeração.

(meio litro)

1/2 parte de vermiculita - drenagem e aeração.

( um copo)

1/2 parte de farinha de osso - fonte de cálcio e fósforo.

(um copo)

1/2 parte de esterco de coelho - o melhor adubo animal. Pode ser trocado por esterco de morcego(não é muito popular no brasil), guano(adubo de aves marinhas) ou outros estercos animais(são menos eficazes).

(um copo)

1/3 parte de farinha de sangue - rica em nitrogênio.

(uma xicara menos um dedo na altura)

1/3 parte de farinha de algas/algas secas - contém diversos micronutrientes assim como hormônios.

1/3 parte de calcário dolomítico - fonte de cálcio e regulador de pH.

1/3 parte de cinzas de madeira - fornece potássio. Evite cinzas de churrasqueira pois elas contém muita gordura.

1/6 parte de sal de cozinha - fornece sódio, iodo e cloro para as plantas. Pode ser tóxico em quantidades muito grandes, por isso o uso com cautela.

(meia xicara)

1/5 parte de sal de Epsom - fonte de magnésio, pode ser comprado em farmácias pois tem propriedades medicinais.

( meia xicara + uma colher de chá)

1 colher de FTE-BR 10 para aproxidamente cada 15kg de terra - esse adubo é usado para correção de micronutrientes e justamente por isso sua concentracao deve ser baixa.

(Pitada) -(ponta de uma faca de corte)

Outros aditivos opcionais: farinha de casca de ovo e pó de café(aproveitável de café já passado).

Sinta-se livre para adicionar aquele ingrediente especial e poste sua sugestão aqui!

A soma desse volume é de 4,850/l ou seja um vaso de 5 Litros

[]'s

Zóio

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Salve Growlera alguem ae sabe me dizer onde encontro calcário dolomítico?

To com problema no meu solo :( minhas meninas são novinhas e apresentam um amarelamento nas folhas mais velhas :( jah transplantei + após alguns dias voltou aparecer :(

Compartilhar este post

Link para o post

E aí galera, neste assunto ainda tenho dúvidas, fiz minha mistura

40% terra

20% humus

20% fibra de coco

20% vermiculita...

a terra ficou com ph baixo, estou precisando corrigir com calcáreo dolimitico......... como já tenho as plantas nos vasos de 5 litros, como posso fazer?? jogar em cima? misturar na água não rola... alguma idéia??

A medida de 2 colheres de chá para os 5 litros desta mistura está bom??

valeu galera.......

Compartilhar este post

Link para o post

Gorda01,

Calcareo não queima a planta, porem isso não significa que vc pode jogar um kg de calcareo no vaso , pois vc estaria tornando esse solo alcalino e inviabilizando a absorção de varios nutrientes inispençaveis para a planta.

O calcareo dolomitico é o mais indicado, pois se decompões gradativamente corrigindo o solo por um periodo de 6 meses ou mais.( indicado para culturas perenes)

inicia sua atuação após 48 horas da rega,e conforme as particulas vao se decompondo ... gradativamente tem um efeito de calagem que melhora com o passar do tempo...

O calcareo minercal é muito parecido com um pó que varia a cor cinza,ao branco ,ou ao amarelo fino como talco e corrige o solo por periodos de 4 meses, vai embora por lixiviação (utilizado em correção de canteiro p/ culturas anuais..)

atua logo após a 1 rega é levado rapidamente para baixo , porem lixivia, e sempre se torna mais fraco com o passar do tempo..

2 colheres de sopa se for calcareo minercal...

se for usar dolomitico coloque mais uma colher (3)

[]'s

Zóio

Compartilhar este post

Link para o post

Nostravamus,

O numero de vezes que vc pode usar o solo é infinito! Em grandes areas de cultivo a correção de solo é uma tecnica a ser feita a longo prazo, ou seja é como vinho tinto, quanto mais velho e cultivado melhor! imagine que vc tem uma terra com um PH 4,3 vc quer elevar o PH p/ 6,4 para isso serão necessárias 3 adubações de calcareo dolomitico intercalados por 6 meses.

Como aproveitar esse solo? afinal vc vai estar gastando dinheiro p/ corrigi-lo e vai ter que esperar praticamente um ano e meio... planta-se arroz ( vai em ph 5-5,5) depois aplica calcareo ,eleva mais o PH e vc planta Feijão ( vc agrega Bactérias nitrificantes ao solo) depois vc cultiva um milheto ou (algo de sua preferencia tipo cultivo de descanço de plantiu direto) e deixa o bagaço da colheita produzindo uma camada organica ao ser incorporado aerando a camada superior do solo... ou seja até agora agente só melhorou o solo correto? ai vc calcareia de novo e PLIM! ph de 6,4.... essa é a maneira correta de se fazer uma correção/beneficiamento do solo.

Agora , se vc fez um mix e colocou muito adubo, salinizou o solo, ou coisa assim..ai não rola... fica muito caro melhor preparar outro vaso novo. Normalmente se for cultivo em vaso com mix de turfa/ humus.. coisas assim + terra+ calcareo... vc pode usar varias vezes

[]'s

Zóio

Compartilhar este post

Link para o post

valeu.

é que as técnicas de rotação de culturas são usadas pra fixar nitrogênio no solo, o que não é o caso da diamba, já que plantar outra cultura em vasos num ia adianta nada !! :D

mas naum era a questão do PH não. é que eu acho que se vc planta, a planta absorve os nutrientes e dai empobrece o solo, por isso a questão se dava pra mandar outra plantação depois da colheita da primeira, logo em seguida e os resultados disso. deve piorar neh ?? captô ??

abrasssss. valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Fui comprar os igrediente agora para a receita do anorexia e a vendedora disse que está proibida a comercialização de farinha de osso e farinha de sangue. Isso procede? Alguém ta conseguindo achar?

Compartilhar este post

Link para o post
A board está bem completinha, mas achei um item que estava faltando: Como preparar um bom solo adubado. Tá aqui na seção outdoor, é direcionado para outdoor, mas nada impede que seja usado em vasos indoor, ja que é uma mistura muito boa. Esse solo preparado é fortificado, algo muito interessante pois sua preparação especial garante que ao longo do crescimento da planta não vai ser preciso alimentá-la com fertilizantes - eles vão sempre estar disponíveis no solo. Talvez um pouco de adubo orgânico contendo hormônios(B'Cuzz é o mais famoso) ou um enriquecimento de um adubo rico em fósforo(esterco de morcego, farinha de osso) tenha efeitos positivos para a planta na fase de floracão, mas não é obrigatório e a sua planta com certeza vai crescer muito bem e dar lindos camarões mesmo sem esse complemento.

As medidas estão fracionadas e não em unidades para que você adeqüe a receita às suas necessidades.

RECEITA DO ANOREXIA PARA PREPARAÇÃO DE SOLOS

Você vai precisar de:

3 partes de terra - essa terra você vai retirar do lugar onde for plantar. Ela deve ser escura e quando molhada deve reter uma parte da água e drenar o excesso. Parece difícil identificar uma terra de boa qualidade mas, em geral, se a vegetação abunda no lugar do plantio e ao seu redor, a terra é muito boa ou excelente.

2 partes de humus de minhoca - um ótimo adubo orgânico presente em toda receita de preparação de solo.

1 parte de perlita - drenagem e aeração.

1/2 parte de vermiculita - drenagem e aeração.

1/2 parte de farinha de osso - fonte de cálcio e fósforo.

1/2 parte de esterco de coelho - o melhor adubo animal. Pode ser trocado por esterco de morcego(não é muito popular no brasil), guano(adubo de aves marinhas) ou outros estercos animais(são menos eficazes).

1/3 parte de farinha de sangue - rica em nitrogênio.

1/3 parte de farinha de algas/algas secas - contém diversos micronutrientes assim como hormônios.

1/3 parte de calcário dolomítico - fonte de cálcio e regulador de pH.

1/3 parte de cinzas de madeira - fornece potássio. Evite cinzas de churrasqueira pois elas contém muita gordura.

1/6 parte de sal de cozinha - fornece sódio, iodo e cloro para as plantas. Pode ser tóxico em quantidades muito grandes, por isso o uso com cautela.

1/5 parte de sal de Epsom - fonte de magnésio, pode ser comprado em farmácias pois tem propriedades medicinais.

1 colher de FTE-BR 10 para aproxidamente cada 15kg de terra - esse adubo é usado para correção de micronutrientes e justamente por isso sua concentracao deve ser baixa.

Outros aditivos opcionais: farinha de casca de ovo e pó de café(aproveitável de café já passado).

Sinta-se livre para adicionar aquele ingrediente especial e poste sua sugestão aqui!

Como fazer:

Não tem muito segredo, basicamente é só misturar todos os ingredientes, adicionar água para umidecer a terra e preencher a(s) cova(s). Mas tem algumas coisas que vão melhorar seu solo. Peneire suas 3 partes de terra em uma peneira com furos de 0,5cm até 1cm. Isso vai afofar a terra. As covas na terra(caso você esteja plantando outdoor, claro) devem ter aproximadamente 1,5m de profundidade e entre 70cm a 1m de diâmetro. A melhor terra é a que está uns 4 cm de profundidade até uns 40cm, mas nada impede que você use a terra mais superficial ou mais profunda.

Lembre-se que esse solo deve ser preparado pelo menos um mês antes do plantio/transplante da sua plantinha. Nesse um mês ou mais, regue a terra de quando em quando. Com relação a água também, deixe que o nível do seu solo preparado fique um pouquinho mais baixo em relação à terra nativa, ou seja, crie uma depressão convergente com o centro da cova. Isso vai aproveitar a água da chuva que escorrerá para o centro e conseqüentemente vai umidecer a terra onde suas raízes estão.

Se você estiver plantando outdoor, lembre também que o mais correto e deixar que a planta se fortaleça e acostume-se ao Sol e transplantá-la para o seu solo preparado quando ela estiver mais fortinha.

E com relação a cuidados, atente sobre animais perto da sua plantação para que eles não fiquem atraídos pelo cheiro de sua planta e do seu solo(que vai ter farinha de sangue e outras coisas que podem atiçar os ânimos dos bichos), Caso haja esse perigo, não meça esforços para afastá-los, espalhe regularmente cabelos humanos(pode pegar em um salão, por favor não use o seu), urina um pouco diluída(pode ser a sua mesmo) e pedaços de sabão(não é sabonete, é sabão mesmo, aquele empedrado que tem um cheiro bem forte).

É isso aí galera. Boas experiências :)

Quem usar essa receita posta aí seus resultados.

fala irmão blz?

sou novato no groow room, mas planto a sete anos, tudo que fiz foi por experimento.cheguei a conclusão de que a melhos terra

se faz com a composteira, adicionando cascas de alimento a terra preta e humús de minhoca. porêm as florações não tem sido boas. seria bom colocar farinha de osso, torta de mamona. posso misturar os dois? na embalagem diz que fica tóxica a mistura.

posso usar xaxim, tem gente que fala que é bom outros ruim. não sei como agir em relação a isso. qual o melhor adubo para floração.

muito agradecido!

valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Na primeira metade do século XIX, o químico alemão Justus von Liebig (1803-1873) propôs a lei do mínimo, ou lei de Liebig. Verificou que o elemento essencial que se encontra em menor disponibilidade do ambiente limita o crescimento do vegetal.

a grosso modo:

(A planta e um bebe, ou seja seu bebe, vc não da peito de frango, salmão, pernil, picanha ou bacon pro seu bebe, mesmo que seja gostoso, pois ele é só um bebe, e nos primeiros dias e meses ate certo ponto ele so necessita de leite materno ou seja, o mínimo paro o inicio da vida)

Compartilhar este post

Link para o post
Fui comprar os igrediente agora para a receita do anorexia e a vendedora disse que está proibida a comercialização de farinha de osso e farinha de sangue. Isso procede? Alguém ta conseguindo achar?

Ministerio da Agricultura

Não entendi alguém que tenha conhecimento jurídico poderia dar um parecer, pois não vi nada que se refira diretamente a plantas ou a qualquer tipo de cultura, a duvida que fica é se futura mente podem estar exigindo licença para aquisição de tal??

Compartilhar este post

Link para o post

olá, sou usuário novato e estou com muitas dúvidas.....

o pessoal está falando na composição do solo, mas eu não entendi o que faz mistura e o que coloca em camadas, alguém poderia me informar melhor ou me direcionar para algum link....

não que eu não esteja procurando pelo fórum...

é só que num tenho tanto fumo aqui pra ficar lendo tanto tempo, heheheheheeheh

Compartilhar este post

Link para o post
olá, sou usuário novato e estou com muitas dúvidas.....

o pessoal está falando na composição do solo, mas eu não entendi o que faz mistura e o que coloca em camadas, alguém poderia me informar melhor ou me direcionar para algum link....

não que eu não esteja procurando pelo fórum...

é só que num tenho tanto fumo aqui pra ficar lendo tanto tempo, heheheheheeheh

Beleza Bibi!

Não sou novato no uso, tenho pouco tempo de Growroom. O melhor conselho que vais ouvir, começa pelo início, nos cultivos com final, estuda como compor um mix, etc. Depois faz perguntas, com fundamento e os mais sábios vão nos ajudar.

Abc!

Compartilhar este post

Link para o post

Ministerio da Agricultura

Não entendi alguém que tenha conhecimento jurídico poderia dar um parecer, pois não vi nada que se refira diretamente a plantas ou a qualquer tipo de cultura, a duvida que fica é se futura mente podem estar exigindo licença para aquisição de tal??

Objetivo:

* Impedir a entrada no país da Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB (“Mal da Vaca Louca”);

Estratégia de Ação:

* Rastreamento, identificação e monitoramento do gado importado existente no país (SISBOV);

* Suspensão da importação de ruminantes vivos, seus produtos e subprodutos, procedentes de países que registraram casos autóctones de EEB;

* Proibição da comercialização e utilização de proteína e gordura de mamíferos na alimentação de ruminantes;

* Participação de todos matadouros-frigoríficos com serviço de inspeção federal (SIF) que abatem bovinos, ovinos e caprinos no sistema de vigilância epidemiológica para EEB, através da colheita de material para realização de testes de diagnóstico.

Veja como você pode ajudar para que o país mantenha-se livre da doença da "vaca-louca" (EEB):

* Não forneça aos ruminantes (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e outros) proteínas de origem animal, inclusive a cama de frango, os resíduos da exploração de suínos e qualquer outra fonte de alimento que contenha proteínas de origem animal;

* Antes de alimentar seus bovinos ou outros ruminantes com ração, concentrados e suplementos proteicos, confira cuidadosamente, se no rótulo destes não se encontram os dizeres: "Uso proibido na alimentação de ruminantes";

* Caso você prepare ração, concentrados e suplementos proteicos em sua propriedade, tenha certeza de que não esteja misturando alimentos para não ruminantes (cavalos, suínos e frangos) na alimentação dos ruminantes, tendo o cuidado de manter estes alimentos devidamente controlados e separados, pois há o risco de haver contaminação cruzada no transporte, na armazenagem, na pesagem e no próprio cocho dos animais;

* Mantenha sempre com você os comprovantes e notas fiscais de aquisição de rações, concentrados e suplementos proteicos, e também das matérias primas, caso estes alimentos sejam preparados na propriedade;

* Se você notar um animal apresentando algum sinal de doença do sistema nervoso, como alteração do comportamento, dificuldades de locomoção, paralisia, andar cambaleante, entre outros, avise a unidade local do serviço veterinário oficial mais próximo da sua propriedade;

* Mantenha-se informado e atualizado em relação às medidas de prevenção e às normas e procedimentos definidos pelas autoridades sanitárias, visitando com periodicidade a unidade local do serviço veterinário oficial e este site do MAPA.

ENCEFALOPATIA ESPONGIFORME BOVINA ("Vaca Louca")

Enfermidade causada por agente infeccioso não convencional (Prion), de caráter transmissível, porém não contagioso, com longo período de incubação e que determina graves lesões degenerativas no SNC.

Histórico:

* 1986 => Detectado o primeiro caso no Reino Unido;

* 1989 => Detectado o primeiro caso em bovinos importados (Ilhas Malvinas e Emirado de Omán);

* 1989 => Primeiro caso nativo fora do Reino Unido (Irlanda);

* 1990 => Primeiro caso nativo no continente Europeu (Suíça e Portugal);

* 1996 => Primeiros casos em humanos de vCJD (Reino Unido);

* 2001 => Primeiro caso em bovinos nativos fora da Europa (Japão);

* 2003 => Primeiro caso nativo no continente americano (Canadá).

Epidemiologia

* Espécies susceptíveis - Ruminantes domésticos e selvagens, felinos e humanos;

* Transmissão:

*

o Ingestão de FCOs e tecido nervoso;

*

o Não há evidências de transmissão horizontal

*

o Vertical (rara)

* Período de Incubação - 2 a 8 anos;

* Letalidade - 100%

* Sinais Clínicos:

*

o Distúrbio de Comportamento;

*

o Distúrbio de Sensibilidade;

*

o Distúrbio de Locomoção.

* Achados de Necropsia:

*

o Não existem lesões macroscópicas consistentes

* Histopatológico:

*

o Lesões degenerativas, simétricas, bilaterais em certas regiões da substância cinzenta do tronco encefálico;

*

o Vacúolos com aspecto espongiforme.

* Diagnóstico:

*

o Não existem métodos para diagnóstico in vivo

*

o + Histopatologia dos tecidos do tronco encefálico

*

o + Western blotting

* o + Imunohistoquímica

* Diagnóstico Diferencial:

* o Raiva, HVB-5 , Botulismo, Listeriose, Febre Catarral Malígna, Intoxicações, Doenças Metabólicas, Babesiose

* Tratamento: Não existe

Para mais informações:

http://www.agrodefesa.go.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=71&Itemid=11

Compartilhar este post

Link para o post

i ae Grower's....

eu particularmente prefiro....

Substratos

40kg Terra Vegetal Preta (p/ Flores e Jardim)

10kg Humus

S/miséria Vermiculita

S/miséria Fibra de Cocô

Padrão

Farinha de Osso

Torta de Algodão

calcário dolomítico

Uréia (CUIDADO!!!)

Esterco de Frango

Adtivos

NPK mineral organico 10-10-10 (p/ vasos organicos)

NPK mineral organico 04-14-08 (p/ vasos organicos)

OBS.: Siga a recomendação do fabricante de Plantas Frutiferas.

e

Yogen-5 p/ Vegetação(p/ vasos Bioquimicos) Após pré-flor

Peters para Floração(p/ vasos Bioquimicos)

OBS.: 3g p/ 2l nos 2 ferts = 300ml por vaso(20l), Por semana. Flush um dia antes de nova fertilização.

Regar apenas qdo necessário e apenas o suficiente. Regas "com chuvas" apenas na vegetação e qdo mto calor ao amanhecer ou no fim da tarde.

Ambos os vasos após o uso podem ser reciclados re-misturando tudo e deixando de repouso por 30 dias no minimo recomendo de 60 a 90 dias. Após isso repita o Padrão e Adtivos. E bom cultivo.

Após o uso sempre encontro minhocas desenvolvidas no solo. e diversas biologias desenvolvidas sem mto benéficas as plantas pois to nutriente sendo macro ou micro dependem de diversos fatores para poderem ser absorvidos pela planta, eles normalmente dependem de um "transporte", para chegarem até a planta e conseguir ser absorvida ou seja dando vida ao solo vc facilitará o desenvolvimento da planta ao maximo e o mais breve.

Obs.: dosagem variam de acordo com as espécies cultivadas e indice de UV da sua região ou grow, dai vai da mão do grower em descobrir a melhor dosagem de cada para sua(s) especie(s).

particularmente esse dosagem é perfeita pra Super Lowrider!!! em ambas situações de solo...OUT!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Legal JAH, estou fazendo os primeiros transplantes de vasos, vou seguir essa proporção de terra para humos.

Se puder, da uma olhada lá no topico, como esse post seu já li varios outros bem esclarecedores e gostaria de contar com sua opinião.

Valeu grownlera (zoio seus esclarecimentos tb ajudaram pacas).

Compartilhar este post

Link para o post

to usando

4 partes de terra preta.

2 parte de pó de coco(xaxim)

1 parte de fibra de coco caseira

2 parte de humus de minhoca

1 parte de esterco de vaca

1/2 parte de calcario domilitico

1/2 parte de cinza de madeira

misturei os ingredientes e estou deixando descansar ,ja tem uns 15 dias, 2 vezes por semana dou uma regada na terra,

e fiz um chá com humus pra regar uma filha antiga que ja ta na floração

o que vcs acham dessa compsição ta faltando algo ou sobrando ??

Compartilhar este post

Link para o post

salve growers...

eu tenho algumas sementes germinando e preparei um solo, que achava q estava bom até ler esse topico!!!

usei

uns 10kg de terra vegetal

uns 2kg de humos de minhoca

uns 400g de fibra de coco

uns 250g de vermiculita

uns 200g de T. mamona (4 copos americano)

uns 100g de F. osso (2 copos americano)

vai ficar descansando umas 2 semana até as seeds germinarem, na hora da troca sera adicionado mais fibra de coco para arear o solo!!!

o q vcs acharam precisa de mais alguma coisa????

pelo q eu sei, depois q a gente aduba o solo a tendencia é o mesmo ficar alcalino. como eu coloquei f. osso e t.mamona e a terra já tinha o PH em 7 o solo deve estar mais alcalino ainda, vcs conhecem alguma coisa que eu posso adicionar para baixar o PH.....

Compartilhar este post

Link para o post