Ir para conteúdo
Growroom
anorexia

Como preparar o solo

Recommended Posts

encontrei uma coisa interessante:

Chart 7-1-A: Moist Planting Mixes

1-) 4 parts topsoil, 1 part vermiculite, 1 part perlite. Moist, contains medium-high amounts of nutrients. Best for wick and hand-watering.

2-) 3 parts topsoil, 1 part peat moss, 1 part vermiculite, 1 part perlite, 1 part styrofoam. Moist but airy. Medium nutrients. Best for wick and hand-watering.

3-) 3 parts vermiculite, 3 parts perlite, 1 part sand, 2 parts pea-sized gravel. Moist and airy but has some weight. Good for all systems, drains well.

4-) 5 parts vermiculite, 5 parts perlite. Standard mix, moist. Excellent for wick and drop emitters systems though it works well for all systems.

5-) 3 parts vermiculite, 1 part perlite, 1 part styrofoam. Medium dry mix, excellent for all systems.

6-) 2 parts vermiculite, 1 part perlite, 1 part styrofoam, 1 part peat moss. Moist mix.

7-) 2 parts vermiculite, 2 parts perlite, 3 parts styrofoam, 1 part sphagnum moss, 1 part compost. Medium moisture, small amounts of slow releasing nutrients, good for all systems.

8-) 2 parts topsoil, 2 parts compost, 1 part sand, 1 part perlite. Medium-moist, high in slow-release of organic nutrients, good for wick and drip systems, as well as hand watering.

9-) 2 parts compost, 1 part perlite, 1 part sand, 1 part lava. Drier mix, high in slow-release of nutrients, drains well, good for all systems.

10-) 1 part topsoil, 1 part compost, 2 parts sand, 1 part lava. Dry mix, high in nutrients, good for all systems.

11-) 3 parts compost, 3 parts sand, 2 parts perlite, 1 part peat moss, 2 parts vermiculite. Moist, mid-range nutrients, good for wick systems.

12-) 2 parts compost, 2 parts sand, 1 part styrofoam. Drier, high nutrients, good for all systems.

13-) 5 parts lava, 1 part vermiculite. Drier, airy, good for all systems.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito bom post!

não consigo achar perlita em lugar nenhum, os caras da loja nem sabem o que é... eu falo que é condicionador de solo, porem não dissolve como vermiculita, e os cara nem... Alguém sabe onde vende?

Uma dica legal é colocar cascalho de aquario no fundo do pote para ajudar a drenagem...

hehehe, isso me faz lembrar um episódio do Seinfeld em que o Kramer fala que quebrou o liquidificador do Jerry fazendo cascalho, daí o Jerry pergunta "Cascalho?!?!? pra que?" e o Kramer responde "Vc não vai querer saber..."

O Kramer é um mó doidão, não trabalha, vive sabe-se lá de que, e tah sempre de larica, comendo toda a comida do Jerry...

Compartilhar este post

Link para o post

O que é melhor? Adubo orgânico ou adubo pronto (tipo aqueles importados, como o Hesi, canna, B'cuzZ)? Qual daria mais efeito (crescimento, tamanho e peso dos camarões?).

Detesto_Careta escreveu

cara se o seu solo ta bom eu nao sei mas acho que vc prescisa adicionar alguma terra nele senao vai ficar puro adubo... acho que tem muito humus... melhor nao exagera e equilibrar ao maximo a composição da terra, nada de exageros, senao depois quando vc for fertilizar vai ser mais dificil vc acertar a dose certas dos nutrientes pois sua terra ja vai estar bem saturada, o bom e deixar a terra mais neutra pra vc poder usar os fertilizantes depois sem overfertilizar algum nutriente... foi oque me disseram... a nao ser que vc so for usar adubo organico e esquecer o NPK...

o vermiculita rola de vc misturar na terra sim... ele vai manter a terra umida por mais tempo e tambem mais aerada... poem de 100 a 200 gramas por kilo de terra...

teh+ proce Floripa ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês sabem dizer se é bom "curtir" o solo com adubo orgânico ou adubo natural? Curtir que eu quero dizer é deixar o solo com o adubo durante uns 2 meses (como já li), onde o solo ficaria pronto quando fosse fazer a plantação. Alguém pode confirmar essa informação?

Compartilhar este post

Link para o post

com certeza voçe deve fazer e usar a receita do anorexia, sem colocar

nadinha a mais, alem do que ele disse..........

vai la no primeiro post e IMPRIME que é pra te-lo sempre a mão....

boa platação!

Compartilhar este post

Link para o post

Minha formula magica:

40% terra preta vegetal (eu prefiro a Peters)

20% de mistura de perlite e vermiculita (vermiculita com a granulagem mais fina existente. Eu gosto da Dimmy)

25% de húmus vegetal

5% de hydrated lime ou dolomitic lime (calcário dolomítico , além de enriquecer o solo com Magnésio e Cálcio, é excelente para controlar o ph desse solo, um pouco ácido provavelmente pelo húmus)

5% de torta de mamona com farinha de osso

Argila expandida (de preferência) ou cascalho no fundo do vaso (para arejar as raízes entre outras coisas)

5% Fibra de côco. (Pó de xaxim é pior e proibido)

.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

entao pessoal, comprei meu primeiro suprimento pra fazer meu solo...

nao entendi mto esse negocio de partes, mas acho q isso vai da porcentagem do total de terra....

eu to assim:

10kg de terra vegetal adubada

4 kilos de humus de minhoca

2 kilos de fribra de coco

e 2 potinhos de de 1000g de torta de mamona e 800g de farinha de osso

e 1 kg de argila expandida

entao... vo misturar tudo, menos a argila expandida q vou separar um pouco no fundo do vaso e vou por a mistura no vaso, sem apertar mto, regar e depois colocar um pouco mais da mistura por cima..

usei a formula do slumbery como base...

tem alguma coisa q eu poderia fazer pra melhorar?

brigado!

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade...o ideal mesmo é fazer uma primeira camada de pedra...(aquelas de construção mesmo...bem lavadas e tal...) elas permitem/garantem uma drenagem muito boa! depois misturar a terra com um pouco de areia, fibra de côco e argila expandida! sempre atento com o pH da terra e com a temperatura! ;)

pelo menos comigo deu certo :)

Compartilhar este post

Link para o post
prog13 escreveu

alguem me diz oq fazer?

to fazendo um grow indoor

usar ou nao a terra do anorexia?

valeu....

Caro Prog13,

usar ou n usar o solo do anorexia soh vai depender do seu objetivo.

Eu to com um indor, e uso a seguinte mixtura:

3 partes de terra preta adubada, dessas q se vendem em lojas de jardinagem

2 partes de vermiculita, pra aumentar um pouco a drenagem do solo.

1 parte de humos de minhoca.

As plantas seguem firme e forte. Qqr coisa, adiciona-se nutrientes. ;-)

start, and after....

keep growing man...

Compartilhar este post

Link para o post

e ae galera.

uma questao eu tenho terra normal, areia branca fina e guano(no saco nao diz de que animal e(roubei um bucado do saco do jardineiro))ehehhe

mas..que quantidade e que eu ponho de guano e de areia^?»

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro uma coisa: Sua planta sobrevive somente com terra, os aditivos são um "Plus" que podem melhorar sua produção caso colocados na quantidade correta... mas tambem podem matar sua planta em caso de escesso.

Na dúvida, adube menos e matenha suas plantas vivas!

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Vocês sabem dizer se é bom "curtir" o solo com adubo orgânico ou adubo natural? Curtir que eu quero dizer é deixar o solo com o adubo durante uns 2 meses (como já li), onde o solo ficaria pronto quando fosse fazer a plantação. Alguém pode confirmar essa informação?
Eu sou um dos que recomendo este esquema.

Fazendo isso dá tempo pra terra "assentar", ou seja, os microorganismos existentes vão fazer seu trabalho de decompor os nutrientes (principalmente os organicos, não os adubos quimicos) na terra, tornando mais fácil a alimentação de sua planta.

Se me lembro das aulas de biologia as plantas precisam de determinadas bactérias para conseguir absorver o N do solo.

Isso é necessário principalmente se você for usar cascas de ovo, banana e outros descartes organicos.

[]s

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Raizlo escreveu

Vermiculita, perlita...

Deixa eu te perguntar?? Achei somente vermiculita pra comprar e ninguém sabe o que é perlita?? O que é?? Tem algum outro nome??

Compartilhar este post

Link para o post

é um mineral de origem vulcanica, mas nem precisa usar , se vc ja tem vermiculita.

usa junto fibra de coco, combinação perfeita para uma boa drenagem.

boa sorte ai

Compartilhar este post

Link para o post

pra que ?

esse solo é mais que completo, e aguenta a fase toda do vegetativo

alem de ter um complemento la de nutri FTE-BR 10 , que eu nem conheco

mas que pode com certeza ser substituido por um 10-10-10

com bastante antecedencia a germinaçao, pra que tenha tempo de curar

eu so acrecentaria uma boa quantidade de fibra de coco,

nunca e demais uma boa drenagem, principalmente usando fertis.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Amigo,

Muito mito se formou sobre o cultivo de nossa erva preferida, tenho tentado produzir mais ainda não consegui que minhas sementes germinasem. Ouvi dizer que devo colocar a semente em um tufo de algodão e regar a sangue, o que tornaria a semente mais forte. Pode ser tambem o meu solo, mais tenho usado uma mistura de farinha de osso, torta de mamona e salitre do chile, nas respectivas proporções: 2/2/1. Gostaria muito de uma posição de alguem mais esclarecido. Desde ja, meu obrigado.

Brazuca

FELICIDADE É VER VACAS VOANDO...

Compartilhar este post

Link para o post
Beto Bone escreveu

entao pessoal, comprei meu primeiro suprimento pra fazer meu solo...

nao entendi mto esse negocio de partes, mas acho q isso vai da porcentagem do total de terra....

eu to assim:

10kg de terra vegetal adubada

4 kilos de humus de minhoca

2 kilos de fribra de coco

e 2 potinhos de de 1000g de torta de mamona e 800g de farinha de osso

e 1 kg de argila expandida

entao... vo misturar tudo, menos a argila expandida q vou separar um pouco no fundo do vaso e vou por a mistura no vaso, sem apertar mto, regar e depois colocar um pouco mais da mistura por cima..

usei a formula do slumbery como base...

tem alguma coisa q eu poderia fazer pra melhorar?

brigado!

Legal, exceto pelos 2 potinhos de torta de mamona e farinha e osso, eu tenho o resto tb.

Como foi , deu certo o teve que mudar o que?

Mahalo!

Compartilhar este post

Link para o post