anorexia

Como preparar o solo

Recommended Posts

A board está bem completinha, mas achei um item que estava faltando: Como preparar um bom solo adubado. Tá aqui na seção outdoor, é direcionado para outdoor, mas nada impede que seja usado em vasos indoor, ja que é uma mistura muito boa. Esse solo preparado é fortificado, algo muito interessante pois sua preparação especial garante que ao longo do crescimento da planta não vai ser preciso alimentá-la com fertilizantes - eles vão sempre estar disponíveis no solo. Talvez um pouco de adubo orgânico contendo hormônios(B'Cuzz é o mais famoso) ou um enriquecimento de um adubo rico em fósforo(esterco de morcego, farinha de osso) tenha efeitos positivos para a planta na fase de floracão, mas não é obrigatório e a sua planta com certeza vai crescer muito bem e dar lindos camarões mesmo sem esse complemento.

As medidas estão fracionadas e não em unidades para que você adeqüe a receita às suas necessidades.

RECEITA DO ANOREXIA PARA PREPARAÇÃO DE SOLOS

Você vai precisar de:

3 partes de terra - essa terra você vai retirar do lugar onde for plantar. Ela deve ser escura e quando molhada deve reter uma parte da água e drenar o excesso. Parece difícil identificar uma terra de boa qualidade mas, em geral, se a vegetação abunda no lugar do plantio e ao seu redor, a terra é muito boa ou excelente.

2 partes de humus de minhoca - um ótimo adubo orgânico presente em toda receita de preparação de solo.

1 parte de perlita - drenagem e aeração.

1/2 parte de vermiculita - drenagem e aeração.

1/2 parte de farinha de osso - fonte de cálcio e fósforo.

1/2 parte de esterco de coelho - o melhor adubo animal. Pode ser trocado por esterco de morcego(não é muito popular no brasil), guano(adubo de aves marinhas) ou outros estercos animais(são menos eficazes).

1/3 parte de farinha de sangue - rica em nitrogênio.

1/3 parte de farinha de algas/algas secas - contém diversos micronutrientes assim como hormônios.

1/3 parte de calcário dolomítico - fonte de cálcio e regulador de pH.

1/3 parte de cinzas de madeira - fornece potássio. Evite cinzas de churrasqueira pois elas contém muita gordura.

1/6 parte de sal de cozinha - fornece sódio, iodo e cloro para as plantas. Pode ser tóxico em quantidades muito grandes, por isso o uso com cautela.

1/5 parte de sal de Epsom - fonte de magnésio, pode ser comprado em farmácias pois tem propriedades medicinais.

1 colher de FTE-BR 10 para aproxidamente cada 15kg de terra - esse adubo é usado para correção de micronutrientes e justamente por isso sua concentracao deve ser baixa.

Outros aditivos opcionais: farinha de casca de ovo e pó de café(aproveitável de café já passado).

Sinta-se livre para adicionar aquele ingrediente especial e poste sua sugestão aqui!

Como fazer:

Não tem muito segredo, basicamente é só misturar todos os ingredientes, adicionar água para umidecer a terra e preencher a(s) cova(s). Mas tem algumas coisas que vão melhorar seu solo. Peneire suas 3 partes de terra em uma peneira com furos de 0,5cm até 1cm. Isso vai afofar a terra. As covas na terra(caso você esteja plantando outdoor, claro) devem ter aproximadamente 1,5m de profundidade e entre 70cm a 1m de diâmetro. A melhor terra é a que está uns 4 cm de profundidade até uns 40cm, mas nada impede que você use a terra mais superficial ou mais profunda.

Lembre-se que esse solo deve ser preparado pelo menos um mês antes do plantio/transplante da sua plantinha. Nesse um mês ou mais, regue a terra de quando em quando. Com relação a água também, deixe que o nível do seu solo preparado fique um pouquinho mais baixo em relação à terra nativa, ou seja, crie uma depressão convergente com o centro da cova. Isso vai aproveitar a água da chuva que escorrerá para o centro e conseqüentemente vai umidecer a terra onde suas raízes estão.

Se você estiver plantando outdoor, lembre também que o mais correto e deixar que a planta se fortaleça e acostume-se ao Sol e transplantá-la para o seu solo preparado quando ela estiver mais fortinha.

E com relação a cuidados, atente sobre animais perto da sua plantação para que eles não fiquem atraídos pelo cheiro de sua planta e do seu solo(que vai ter farinha de sangue e outras coisas que podem atiçar os ânimos dos bichos), Caso haja esse perigo, não meça esforços para afastá-los, espalhe regularmente cabelos humanos(pode pegar em um salão, por favor não use o seu), urina um pouco diluída(pode ser a sua mesmo) e pedaços de sabão(não é sabonete, é sabão mesmo, aquele empedrado que tem um cheiro bem forte).

É isso aí galera. Boas experiências :)

Quem usar essa receita posta aí seus resultados.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ééé......em qualquer super mercado ou loja de jardinagem, vende aqueles sacos de terra super adubadas com tudo q vc pode imaginar....eu usei e com o tempo nasceram umas minhocas na terra! nasceu do nada! 1real o saco com vários quilos...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom a terra das minhas plantinhas eu preparei apenas assim:

1 parte de terra preta(retirei essa terra de um parque)

1 parte de Humus de Minhoca

1/2 parte de areia

Peneirei tudo e fiz a mistura.

Fiz um composto organico com Pedaços de Feijao, Casca de Banana, Casca de Maça e Casca de Ovo, misturei isso com a terra e um pouco de Sal de Cozinha.

A terra ficou otima em termos de drenagem.

Uma vez por semana eu faço tipo um suco com Casca de Banana, Po de Cafe e Casca de Ovo e rego a planta com esse suco ao ives de usar agua.

Acho que deu certo isso que fiz, com 2 semanas e 2 dias de vida minhas plantinhas estao a todo vapor no outdoor, elas recebem luz do sol direta das 9:30hs as 17:30hs, e luz indireta das 6:00hs as 9:30hs e das 17:30hs as 18:30hs, a leva de folhas de 3 laminas estao de tamanho medio e crescendo, ate o fim do dia acho que estarao bem grandes, e estao com + ou - uns 8cm de altura.

Uma coisa estranha que notei é que embora sejem de sementes do mesmo fumo, 1 das 4 plantinhas tem as folhas bem grandes e gordas, diferente das outras 3 que tem folhas finas e compridas, sendo que essa planta, logo que cresceu, quando a casca caiu a ponta se divideu em 3 mini-folhinhas, ao inves de 2 que é o natural de uma planta, muito estranho.

abraços

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

1/3 de terra

1/3 humus

1/3 areia9drenagem)

meu pezim esta crescendo

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
~Matheus escreveu

1/3 de terra

1/3 humus

1/3 areia9drenagem)

meu pezim esta crescendo

Esse um terço quer dizer o seguite: Si eu tiver um vazo de 35cm, 10cm são de terra+10cm de humus+10 de areia!!! Eu devo color em camadas ou misturar tudo e colocar no vaso???

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Total é pra um vaso...

Segue a proporção, sim.

Mas não se esqueça de deixar uma camadinha no fundo de pedrinha... pra melhorar a rega e pras raízes da planta "saberem" que chegaram no fim do solo e que tem que se espalhar na horizontal do vaso pra crescer mais e mais forte, absorvendo bem os nutrientes.

E sim. Deve-se misturar tudo, bem misturado, Deixa a última camada superior com maisoumenos 4 cm de terra preta PURA! pra não matar o nenê de intoxicação... aos poucos ele vai crescendo e afundando as raízes na terra fortificada.

Valew?

Compartilhar este post

Link para o post

já falaram que esterco tem que ser curtido, como se faz isso?

aki perto de casa, tem um lugar que vende frango vivo (sim ainda existem detro e uma megacidade) e pensei e pedir um pouco do "lixo do cara" mas quero saber como faz para curti-lo, não é para outdoor, mas para fazer mistura para vazos mesmo.

Jah entontrei uma mistura de solo em supermercado, "substrato vegetal west gardem" tinha tudo, mas 10K eram ums 20/25 reais

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

o camarao nao vai bota tripa da galinha na terra nao.....!

bota só o coco dela, e tb restos de alimentos casca de maça, de ovo de banana........procura por so verde.....animal.....so minhoca!!

ve as receitas ai em cima num ta falando nada de tripa....

segue as receitas q vç se da bem.....

Compartilhar este post

Link para o post

no fundo do vazo tu poe 2 dedos de brita em cima 3 dedos de areia grossa p/ construçao, da uma lavada nela antes.......ai completa com terra adubada.

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe, mas se for para mijar na platinha é bom diluir em água... a uréia fornece muuuito nitrogênio e arriscar queimar sua planta em concentração alta :oah:!

Compartilhar este post

Link para o post

a ta nao é aquilo ! , entao pra curtir (coco da galinha ou de vaca qq um deles) tem que toma muito sol ate secar.................

ai tu dixava a merda com as maos + luvas......e deixa tomar + sol!!!

o negocio vira poeira !! ai ta pronto pra misturar com os outrossssss ingredientes.

Compartilhar este post

Link para o post

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARGH!!!

É tão mais fácil comprar areia, pedrinhas de argila (pro fundo), humus, terra adubada, farinha de osso (cálcio, regula o PH) e um pacotinho de 20-20-20, plantar no vaso e deixar no sol!!!!!!!!!!!

Se eu tivesse como, seria isso que eu faria.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou plantar em um vaso mesmo, só que outdoor ...

posso usar apenas humus de minhoca no lugar da terra ???

tava pensando em faze uma terra assim:

7 partes de humus

3 partes de areia

2 partes de esterco de coelho ou outro qualquer ...

1/2 parte de cinza de madeira

Será que rola de colocar vermicullita junto com a terra ???

E eu iria fertilizar a partir do primeiro mês usando 20-20-20, com um copo (250ml) da solução a cada 15 dias ????

Se eu usar esse tipo de fertilizante naum preciso usar ureia né ???

Oque voces acham ??? Principalmente do humus ao invés da terra ( humus naum deixa de se uma terra ) ???

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

se a terra estiver ficando seca muito rapidamente,

o que seria bom para manter a água?

um rockwool no meio da terra?

Compartilhar este post

Link para o post

Hempalize, fica olho nessa planta diferente por que ela pode ser um macho. Alguns machos crescem mais rapido que as femeas, já que eles tem que estar pronto antes das femeas florecerem.

Compartilhar este post

Link para o post
-Floripa- escreveu

Vou plantar em um vaso mesmo, só que outdoor ...

posso usar apenas humus de minhoca no lugar da terra ???

tava pensando em faze uma terra assim:

7   partes de humus

3   partes de areia

2   partes de esterco de coelho ou outro qualquer ...

1/2 parte de cinza de madeira

Será que rola de colocar vermicullita junto com a terra ???

E eu iria fertilizar a partir do primeiro mês usando 20-20-20, com um copo (250ml)  da solução a cada 15 dias  ????

Se eu usar esse tipo de fertilizante naum preciso usar ureia né ???

Oque voces acham ??? Principalmente do humus ao invés da terra ( humus naum deixa de se uma terra ) ???

cara se o seu solo ta bom eu nao sei mas acho que vc prescisa adicionar alguma terra nele senao vai ficar puro adubo... acho que tem muito humus... melhor nao exagera e equilibrar ao maximo a composição da terra, nada de exageros, senao depois quando vc for fertilizar vai ser mais dificil vc acertar a dose certas dos nutrientes pois sua terra ja vai estar bem saturada, o bom e deixar a terra mais neutra pra vc poder usar os fertilizantes depois sem overfertilizar algum nutriente... foi oque me disseram... a nao ser que vc so for usar adubo organico e esquecer o NPK...

o vermiculita rola de vc misturar na terra sim... ele vai manter a terra umida por mais tempo e tambem mais aerada... poem de 100 a 200 gramas por kilo de terra...

teh+ proce Floripa ;)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post