Ir para conteúdo
Growroom
gabuuu

Carvão Vegetal, O Adubo Da Amazônia.

Recommended Posts

gostei muito dese topico, venho compartilhar um link aqui do icmag a respeito da tecnica

https://www.icmag.com/ic/showpost.php?p=5412151&postcount=11

pelo que entendi ele usa da seguinte maneira, quebra o carvão e rega ele com alguns fertilizantes, que fica a escolha da pessoa, no meu caso digamos que seria um chazão organico, o carvão ira absorver os nutrientes e depois de alguma semanas eu uso isso no meu mix de solo, pelo que entendi seria a maneira mais eficaz de aplicar, caso colocar no mix do solo quando regar ira ocorrer o mesmo processo a diferença é que da primeira maneira eles jão vão estar com os nutrientes "fixados"

é isto???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demorei pra descobrir este ótimo tópico ein... :emoticon-0137-clapping: :emoticon-0137-clapping: :emoticon-0137-clapping:

Uso cinza de madeira a muito tempo, mais andei pesquisando esse ´´Biochar``(farelo e pedaços pequenos de carvão), e ele é bem mais eficiente,

tem muitas vantagens em relação a cinza, não é facilmente removida do solo como os nutris que vem na cinza, fixa carbono no solo de maneira única,

e tb é altamente poroso tipo a perlita, que garante vantagens adicionais ao solo, mantém a umidade, absorve os nutrientes, além de já ser rica em potássio,o solo não perde nutrientes e não fica desgastado.

Terra_Preta.jpg

rubber2.jpg

Perfeito pra usar em conjunto com o chá orgânico,

as bactérias do chá penetram nos poros do carvão junto com os nutrientes, e ai o coro vai comer por aqui...3687.gif

Já comprei o carvão hj pra começar a testar.

No vídeo abaixo mostra o poder de recuperar um solo pobre, onde somente a fertilização quase não dá resultados,

com a adição do carvão e a msm fertilização que teve o outro canteiro sem carvão, o rendimento foi de 880% a mais :harvest:

E o doc completo da descoberta sobre o assunto.

:335968164-hippy2:

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Carvão é um ótimo fertilizante orgânico para a floração, além disso ele ajuda a nivelar o ph de solos ácidos.

Compartilhar este post

Link para o post

ae thiabo, eu fiz alguns testes adicionando na hora de preparar a terra adicionando pouco carvão, cerca de 3% e obtive resultados surpreentendes, não estou conseguindo postar fotos que estou sem camera, mais é incrivel o que cresceram 3 master kush, parece que dei anabolizante pra elas, agora estou fazendo outro, "carregando" o carvão com nutrientes antes de preparar a terra, fazendo o biochar, parece uma excelente substrato!!!!

Nas ultimas que germinei coloquei uma relação de 10% de carvão e nos ultimos 3 dias elas começaram a crescer muito rapido também!!!!

Bota no substrato ai que o resultado é surpreendente mesmo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

ae thiabo, eu fiz alguns testes adicionando na hora de preparar a terra adicionando pouco carvão, cerca de 3% e obtive resultados surpreentendes, não estou conseguindo postar fotos que estou sem camera, mais é incrivel o que cresceram 3 master kush, parece que dei anabolizante pra elas, agora estou fazendo outro, "carregando" o carvão com nutrientes antes de preparar a terra, fazendo o biochar, parece uma excelente substrato!!!!

Nas ultimas que germinei coloquei uma relação de 10% de carvão e nos ultimos 3 dias elas começaram a crescer muito rapido também!!!!

Bota no substrato ai que o resultado é surpreendente mesmo!!!

Opa, vou por no substrato sim... :watchplant:

Pelo que andei lendo a galera tem usado em média 25% de carvão, até meio a meio (esse no caso de solo pobre), vou fazer alguns testes com proporções tb...

Isso pode revolucionar a agricultura, pois torna solos improdutivos em altamente férteis.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, vou por no substrato sim... :watchplant:

Pelo que andei lendo a galera tem usado em média 25% de carvão, até meio a meio (esse no caso de solo pobre), vou fazer alguns testes com proporções tb...

Isso pode revolucionar a agricultura, pois torna solos improdutivos em altamente férteis.

estou colocando na composteira também, teoricamente o carvão ficaria uma verdadeira bomba de nutrientes dentro dos poros, esta quase terminando de compostar e vou botar no proxima vaso de flora de umas nepalese jam!!!

valeuuu :animbong:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala peu fmz,

Não sou nenhum eng. agrônomo, mas creio que seja um ótimo aerador por conduzir O² necessário para que os micro-organismos decomponham a matéria orgânica. O carvão, por possuir grupos fenólicos acaba sendo um produto de difícil decomposição, sendo necessário uma re-utilização só depois de um longo período.

Alem do mais importante, ser composto basicamente de Carbono :]

Sem duvidas, esta entre as minhas próximas experiencias. PAZ _\|/_

Eu não sou eng agrônomo também não , sou zootecnista e estou usando carvão mineral no meu cultivo com um bom substrato e vermiculita , uso 400w e estou tendo muito bons resultados !

Agora pretendo começar um cultivo de auto florescentes !

Compartilhar este post

Link para o post

eduw, carvão é pra botar igual torta de mamona, farinha de ossos, é pra botar algumas colheradas, não é proporção de substrato.

Compartilhar este post

Link para o post

Cama de nutrientes, mistura na terra, dá pra fazer cobertura também, é bem versátil a parada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou eng agrônomo também não , sou zootecnista e estou usando carvão mineral no meu cultivo com um bom substrato e vermiculita , uso 400w e estou tendo muito bons resultados !

Agora pretendo começar um cultivo de auto florescentes !

carvao mineral eh outra coisa

Compartilhar este post

Link para o post

eu coloco de todas as maneiras, camadas e misturo no substrato, coloco na composteira, é um grande aliado para recuperar solos que ja foram esgotados!!!

A unica parte ruim é quebrar ele kkkkkkk, eu coloco em um saco de terra daqueles de 50kg e fico batendo com uma marreta, alguem tem um metodo melhor???

edit. a minha proxima flora vou colocar carvão vegetal ativado com chorume de composteira, Iguana Juice e Root Juice.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um para o aprendizado! Agora o orgânico vai ficar mais orgânico! hahaha 100% natural!

Excelente tópico excelente discussão!

Compartilhar este post

Link para o post

to com 3 sementes germinadas - 2 lemon kush e 1 special skunk ( a outra não germinou : / ).

e adicionei o carvão pra fazer um teste, vamo vê.

se informando, lendo e aprendendo!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez aqui na minha cidade, quando era mais novo e novo no cultivo tambem, cruzei com alguem por coencidencia... que estava desenvolvendo um experimento com algo que era "tipo" um carvao, modelado com micro nutris e algo mais que nano lembro... de desprendimento lento... que funcionava como aerador tbm... ele falou que nao podiamos falar que tinhamos arrumado aquilo que estava em teste e tal..... mas me lembro que parecia com um pedacinho de carvao modelado pequeno ( tamanho de uma perlita grande )

Enfim... agora lendo isso de adicionar nutris ao carvao atravez de rega me veio a memoria de novo !!

Salve salve o carvao srs grande abraco a todos!!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O poder do biochar amigo flor, fiz uma 'remasterizada', agora tem imagens auto-explicativas, da uma olhada la.

Essa simbiose natural e promissora. Biochar é orgânico. : )

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse carvão vegetal pretão, onde encontrar, é o de churrasco normal comprado em super-mercados? Ou..

Esse de churrasco na vrdd nem carvão é e sim tora de eucalipto passadas no mercado como carvão ?!? Já o pó de cinza de forno de pizzaria é geralmente eucalipto mesmo né, no caso essa cinza de forno encaixa-se no mesmo nível do carvão vegetal, biochar ou é inferior e paliativa?

O que realmente for muito complexo, se compra, mas o que for aqueles esquemas bem caseiros, da natureza p/ a natureza, esses vão bem, são baratos , só não sei se são de tão fácil acesso assim, o que importa é o fluído da mãe natureza!

Compartilhar este post

Link para o post

Achei!

Mas tá sem muita coisa...

Acredito que o biochar é uma revolução nos condicionantes do solo...

Li que aumenta a alcalinidade, não é bem que aumenta a alcalinidade.. Por aumentar a CTC do solo ele acaba por permitir um equilibrio tendendo pro pH 7.

Quem tiver interesse em pesquisar sobre o assunto, tem o www.biochar.org .. na parte de downloads mesmo tem um livro nacional bem interessante.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post