leonpred

Tire Algumas Duvidas Sobre Ph, Ce, Tds E Ppm E Seus Medidores !

Recommended Posts

feat_tdsPH.jpg

TDS e pH Tire algumas duvidas !

Nós todos sabemos que as plantas requerem nutrientes. Mas escolher a fórmula certa de nutrientes é apenas o primeiro passo. Manter a força adequada de nutrientes pode ter um impacto substancial no desempenho da planta, portanto qualquer produtor sério deve ter um medidor de TDS ou EC disponível. Mesmo depois de ajustar a força da solução nutritiva para satisfazer as necessidades da planta, os nutrientes ainda pode não estar disponível para a planta se o pH não está dentro do intervalo adequado. Assim, um medidor de pH é uma peça vital do equipamento que deve ser uma parte de todo arsenal produtores. Neste guia vamos dar uma olhada no TDS, pH, e os contadores que são usados ​​para medir a solução nutritiva.

O que é TDS / PPM / CE

Em primeiro lugar, TDS (ou Sólidos Totais Dissolvidos) é medida em unidades de PPM (ou partes por milhão). CE (ou condutividade elétrica) é medido em qualquer mS (microsiemens) ou MS (miliSiemens). Nos EUA, usa-se PPM e internacionalmente mS e MS são as medições preferenciais. Ambos TDS e metros CE força nutriente medida da mesma forma com a mesma precisão, mas as leituras são exibidas de forma diferente. Por exemplo: uma solução nutritiva que mede 1000ppm, num contador de TDS, será a mesma força que uma solução que lê 1430 mS ou 1,43 mS num contador de CE.

TDS e CE medem a força de uma solução nutritiva pela medição do fluxo de corrente eléctrica entre duas sondas metálicas. Quanto maior a concentração de sal na solução nutritiva melhor ele condutividade da electricidade,. É extremamente importante que as baterias estejam em condição boa e forter, e as sondas deve estar sempre limpas.. Sondas com bateria fraca e suja irão afetar na precisão da leitura e são as maiores causas de leituras imprecisas.

PPM Fatores de Conversão

Nem todos os TDS Dara, a mesma leitura PPM . A principal razão para isso é que os medidores diferentes usarão fatores de conversão diferentes. Estes fatores de conversão são baseados fora a leitura da CE. Por exemplo: Um medidor que utiliza um fator de conversão de 0,5 irá exibir uma leitura de 0,5 vezes maior do que a leitura da CE. Se a leitura da CE é de 1000 mS então a leitura ppm será de 500 ppm. É tão simples como multiplicando 1000 pelo fator de conversão de 0,5. Se o aparelho utiliza um fator de conversão de 0,7 (o fator de conversão mais comum usado) de 1000 mS seria 700 ppm (1000 x 0,7). Ao comprar um medidor de TDS é muito importante para descobrir qual é o fator de conversão correto. Poderia fazer uma diferença de mais de 200 ppm! Não e sóé importante saber o que o fator de conversão para o medidor é, também é importante saber o fator de conversão da solução de calibração. De um modo geral, as soluções de calibração são para medidores que utilizam um fator de conversão 0,7 e as soluções são para Hanna, com um fator de conversão 0,5.

Níveis de pH

medidores de pH medem a concentração de H + (ácidos) e OH-(bases ou de alcalino). Um pH de 7 não tem livre H + ou OH-ions. Um pH inferior a 7 tem iõns H + e um pH superior a 7 tem OH-iõns. Um valor de pH inferior a 7 é considerado ácido; um valor de pH superior a 7 é considerada alcalina. Um valor de pH de 7 exatamente é considerado neutro. O pH correto de uma solução de nutrientes é vital para a absorção de nutrientes pelas raízes das plantas. A figura a seguir mostra a disponibilidade de minerais diferentes níveis de pH variados. Como se pode ver, a maioria dos elementos estão na sua maior disponibilidade a um pH de entre cerca de 5,5 e 6,0.

tdsph.gif

Exmplo de quantidade de Ppm usadas em algumas fazes de cultivo

gallery_53351_6936_21330.png

Diferenças no leituras entre dois medidores

Alguns produtores faz notar que suas leituras, às vezes, flutuam, especialmente quando se utiliza dois medidores diferentes na mesma solução nutritiva. Há um certo número de possíveis razões para isso. Os dois medidores pode usar tipos diferentes de baterias. Um conjunto de baterias pode ser mais velho que o outro (as baterias podem fornecer a mesma tensão, porém, a energia das baterias mais velhas é mais fraco). Mesmo corrosão em baterias e / ou contactos da bateria irá causar diferenças nas leituras. Sujidade invisível em sondas podem efectuar as leituras a partir de um metro para o outro. As sondas precisam ser limpos regularmente para manter a sujeira e os cristais de sal se acumule sobre as sondas. Um dos pontos mais importantes que um produtor precisa entender sobre o porquê de dois metros pode exibir uma leitura um pouco diferente do outro é que estes medidores são medidores de passatempo. Mesmo que estes metros pode custar até US $ 250 estes medidores são ainda metros passatempo e são baratos em relação aos medidores de bancada de laboratório. Metros laboratoriais e comerciais custam a partir de cerca de US $ 1000 e para cima e, na maioria dos casos, são um exagero para um típico jardim hidropônico. Se dois metros na mesma solução tem diferentes leituras de até 100 ppm não se preocupe, não é uma diferença tão grande. Para medidores de pH, se a diferença é de 0,3 ou menos o seu não tão significativo.

Fonte Bghydro

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já li bastante os dois !

Cada um sempre tem um algo a mais para aprender , cada postagem mesmo que tendo a maioria da informçoes iguais sempre tem um detlhe ou outro explicado de uma ou outra maneira melhor ou pior, mais clara ou mais complexa então não acho que estou poluindo !

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Já li bastante os dois !

Cada um sempre um um algo a mais para aprender , cada postagem mesmo que tem a maioria da informçoes iguais sempre tem um detlhe ou outro explicado de uma ou outra maneira melhor ou pior, mais clara ou mais complexa então não acho que estou poluindo !

quanto mais informaçao melhor,

só acho que poderiam estar unidas num unico lugar

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

quanto mais informaçao melhor,

só acho que poderiam estar unidas num unico lugar

http://www.growroom....entre-ppm-e-ec/

Ahhhh Agora sim entendi .. e que vc chegou meio caladão XD ehhe e so mando uns link como quem diz " esse cara vem abri mai um tópico com coisa repetidas" hauhauahuhau

Podes crer Abraço 1,2

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhhh Agora sim entendi .. e que vc chegou meio caladão XD ehhe e so mando uns link como quem diz " esse cara vem abri mai um tópico com coisa repetidas" hauhauahuhau

Podes crer Abraço 1,2

hehehe

que isso man

:pass:

é noises!!!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Indica ai alguns medidores de PH e EC ou PPM...

Achar um confiavel que é osso...

pow eu acho que todos da marca hanna são confiaveis!

Compartilhar este post

Link para o post

No caso do medidor de EC , o meu mede por ms/cm, mas eu vi que tem uma outra medida que é μS/cm , e entrei em parafuso...

nesse meu medidor tem 3 casas digitos ex: 0.00, se eu quiser colocar um EC de 1.5, ficaria no caso... 1.50, ou 0.15 ?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest ttsrcb

Meu medidor de EC tem 3 casas... a agua da torneira tá medindo 090 ... quer dizer 0,9 ?? Mas e aí?Se eu colocar qualquer coisa fica alto demais.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que to com mesmo problema do parceiro de cima, não to me entendendo com meu medidor de EC ... Ele vem calibrado de fábrica e o display é de 3 digitos, as leituras são em uS, fiz leituras da água da torneira e deu 173, com água filtrada e mineral deu 160, mas na embalagem da água mineral diz que a CE é de 43,6 uS/cm e por fim, comprei água desmineralizada e a leitura deu 063.

ele é novo, as baterias suponho que sejam também, posso confiar?

Gracias amigos. medidor-de-CE-6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Em 21/03/2012 at 18:01, leonpred disse:

feat_tdsPH.jpg

TDS e pH Tire algumas duvidas !

Nós todos sabemos que as plantas requerem nutrientes. Mas escolher a fórmula certa de nutrientes é apenas o primeiro passo. Manter a força adequada de nutrientes pode ter um impacto substancial no desempenho da planta, portanto qualquer produtor sério deve ter um medidor de TDS ou EC disponível. Mesmo depois de ajustar a força da solução nutritiva para satisfazer as necessidades da planta, os nutrientes ainda pode não estar disponível para a planta se o pH não está dentro do intervalo adequado. Assim, um medidor de pH é uma peça vital do equipamento que deve ser uma parte de todo arsenal produtores. Neste guia vamos dar uma olhada no TDS, pH, e os contadores que são usados para medir a solução nutritiva.

O que é TDS / PPM / CE

Em primeiro lugar, TDS (ou Sólidos Totais Dissolvidos) é medida em unidades de PPM (ou partes por milhão). CE (ou condutividade elétrica) é medido em qualquer mS (microsiemens) ou MS (miliSiemens). Nos EUA, usa-se PPM e internacionalmente mS e MS são as medições preferenciais. Ambos TDS e metros CE força nutriente medida da mesma forma com a mesma precisão, mas as leituras são exibidas de forma diferente. Por exemplo: uma solução nutritiva que mede 1000ppm, num contador de TDS, será a mesma força que uma solução que lê 1430 mS ou 1,43 mS num contador de CE.

TDS e CE medem a força de uma solução nutritiva pela medição do fluxo de corrente eléctrica entre duas sondas metálicas. Quanto maior a concentração de sal na solução nutritiva melhor ele condutividade da electricidade,. É extremamente importante que as baterias estejam em condição boa e forter, e as sondas deve estar sempre limpas.. Sondas com bateria fraca e suja irão afetar na precisão da leitura e são as maiores causas de leituras imprecisas.

PPM Fatores de Conversão

Nem todos os TDS Dara, a mesma leitura PPM . A principal razão para isso é que os medidores diferentes usarão fatores de conversão diferentes. Estes fatores de conversão são baseados fora a leitura da CE. Por exemplo: Um medidor que utiliza um fator de conversão de 0,5 irá exibir uma leitura de 0,5 vezes maior do que a leitura da CE. Se a leitura da CE é de 1000 mS então a leitura ppm será de 500 ppm. É tão simples como multiplicando 1000 pelo fator de conversão de 0,5. Se o aparelho utiliza um fator de conversão de 0,7 (o fator de conversão mais comum usado) de 1000 mS seria 700 ppm (1000 x 0,7). Ao comprar um medidor de TDS é muito importante para descobrir qual é o fator de conversão correto. Poderia fazer uma diferença de mais de 200 ppm! Não e sóé importante saber o que o fator de conversão para o medidor é, também é importante saber o fator de conversão da solução de calibração. De um modo geral, as soluções de calibração são para medidores que utilizam um fator de conversão 0,7 e as soluções são para Hanna, com um fator de conversão 0,5.

Níveis de pH

medidores de pH medem a concentração de H + (ácidos) e OH-(bases ou de alcalino). Um pH de 7 não tem livre H + ou OH-ions. Um pH inferior a 7 tem iõns H + e um pH superior a 7 tem OH-iõns. Um valor de pH inferior a 7 é considerado ácido; um valor de pH superior a 7 é considerada alcalina. Um valor de pH de 7 exatamente é considerado neutro. O pH correto de uma solução de nutrientes é vital para a absorção de nutrientes pelas raízes das plantas. A figura a seguir mostra a disponibilidade de minerais diferentes níveis de pH variados. Como se pode ver, a maioria dos elementos estão na sua maior disponibilidade a um pH de entre cerca de 5,5 e 6,0.

tdsph.gif

Exmplo de quantidade de Ppm usadas em algumas fazes de cultivo

gallery_53351_6936_21330.png

Diferenças no leituras entre dois medidores

Alguns produtores faz notar que suas leituras, às vezes, flutuam, especialmente quando se utiliza dois medidores diferentes na mesma solução nutritiva. Há um certo número de possíveis razões para isso. Os dois medidores pode usar tipos diferentes de baterias. Um conjunto de baterias pode ser mais velho que o outro (as baterias podem fornecer a mesma tensão, porém, a energia das baterias mais velhas é mais fraco). Mesmo corrosão em baterias e / ou contactos da bateria irá causar diferenças nas leituras. Sujidade invisível em sondas podem efectuar as leituras a partir de um metro para o outro. As sondas precisam ser limpos regularmente para manter a sujeira e os cristais de sal se acumule sobre as sondas. Um dos pontos mais importantes que um produtor precisa entender sobre o porquê de dois metros pode exibir uma leitura um pouco diferente do outro é que estes medidores são medidores de passatempo. Mesmo que estes metros pode custar até US $ 250 estes medidores são ainda metros passatempo e são baratos em relação aos medidores de bancada de laboratório. Metros laboratoriais e comerciais custam a partir de cerca de US $ 1000 e para cima e, na maioria dos casos, são um exagero para um típico jardim hidropônico. Se dois metros na mesma solução tem diferentes leituras de até 100 ppm não se preocupe, não é uma diferença tão grande. Para medidores de pH, se a diferença é de 0,3 ou menos o seu não tão significativo.

Fonte Bghydro

Brother desculpa pela minha ignorância,mais medidor de tds e ec tem a mesma função ?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, galera.

To querendo comprar um medidor de EC, mas vendo esse post fiquei confuso. Qual seria o correto usar, um medidor TDS ou EC, a maioria dos lugares falar em EC. E quanto é 1 EC -> 1 ms/m, 1ms/cm, 1us/m ? To perdidaço.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Espeto disse:

Boa noite, galera.

To querendo comprar um medidor de EC, mas vendo esse post fiquei confuso. Qual seria o correto usar, um medidor TDS ou EC, a maioria dos lugares falar em EC. E quanto é 1 EC -> 1 ms/m, 1ms/cm, 1us/m ? To perdidaço.

Abraços!

Achei a resposta nesse link aqui:

http://www.greenpower.net.br/blog/ph-e-condutividade-eletrica-saiba-por-que-medir/

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal uma dúvida sobre esse modelo TDS-3

O manual informa:

Check for hardness (1 grain = 17ppm)

Então a medida do visor seria o equivalente a 17 PPM? De modo que para atingir 500ppm o sensor tem que acusar 29,41 "grains"?

Sinal-r%C3%A1pido-Post-Digital-LCD-TDS-3

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Fers disse:

Pessoal uma dúvida sobre esse modelo TDS-3

O manual informa:

Check for hardness (1 grain = 17ppm)

Então a medida do visor seria o equivalente a 17 PPM? De modo que para atingir 500ppm o sensor tem que acusar 29,41 "grains"?

Sinal-r%C3%A1pido-Post-Digital-LCD-TDS-3

A medida que aparece no visor ja é em ppm ele não mede em "grains"

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia galera, tirem uma duvida do novato aqui pfvr! 
estou comprando hje alguns itens  para  começa rmeu plantio 
Pra quem vai usar solo orgânico e fertilizante biobizz 
Eu preciso de um medido de E.C - ppm ?
pois comprei só  medidor de  ph do solo e da agua ( aquele amarelinho )

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Miguel.kuckoski
      Boa tarde growers
      Estou fazendo meu primeiro cultivo indoor, com 3 plantas. Meu grow tá com duas lâmpadas led, uma de 17w branca e outra Full spec de 30w. (Só pra introduzir no ambiente delas.)
      A questão é que a maior delas, com 6 semanas, começou a apresentar algumas folhas meio queimadas. Estava administrando fertilizante foliar nela com npk 15-5-5, mas na segunda aplicação coloquei enraizador junto. Ela está crescendo muito bem, com as folhas bem verdes, mas reparei depois de uns dias que algumas folhas de baixo estavam com a pontinha queimada. Achei que fosse overfert e parei de colocar o fert, mas nao melhorou.
      Segui achando q era overfert e fiz um flush nela, nas duas ultimas regas coloquei bastante água pra lavar as raízes e depois voltou pro grow. 
      Porem, as plantas mais antigas(e somente elas), estão ficando mais queimadas, pelo que li pode ser o ph. Logo depois do flush, quando escorreu a água, vi também um único bichinho andando sobre a terra, bem pequeno e branquinho. Alguma sugestão do que posso fazer ?

PS: n estou conseguindo mandar ft, diz aq q sou limitado a 2mb
    • Por professorB
      Ola pessoal para quem entende ou queira entender mais um pouco sobre a vermiculita e seus efeitos no solo, solo , clones , nuts e otros..... vejam esses links super importantes 
      é so traduzir automaticamente com o google caso nao esteja já .
      Depois destes links q vou postar só nao cultiva quem nao quer ou é preguiça, aqui voces vao tirar muitas das suas duvidas leiam... leiam... leiam .... e aprendam
      E nao encham o forum com perguntas muitas das vezes inúteis q so atrapalha a quem realmente quer aprender alguma coisa, hoje em dia existe vasta informação no google que nos pode tirar muitas duvida basta querer e procurar, usem tradutor para quem nao entende ingles ou seja la que língua estiver escrito, depois de terem procurado e sanado algumas das suas duvidas ai sim venham aqui compartilhem e ajudem quem precisa.
      Desculpem o desabafo.

Bons fumos a todos

Original :   https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3835622/

https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/vermiculite-growing-medium.htm
      Como funcionam os brassinolidos em plantas
      https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/how-brassinolides-work-in-plants.htm

Informação da porosidade do solo - aprenda o que faz o solo poroso

https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/soil-porosity-information.htm

O que é superfosfato: eu preciso de superfosfato no meu jardim??

https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/what-is-superphosphate.htm

Como adubar suas  Plantas Com Enxofre 
      https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/side-dressing-with-sulfur.htm
      Outra coisa que eu quero acrescentar é que o enxofre é um óptimo  fungicida e acaricida , existem hoje no mercado enxofre solúvel para se poder combater os fungos e as famosas spydermits, eu uso 3gr de enxofre por litro de agua a ph6.0 e adeus fungos e spyder.
      Eu aconselho a usar durante a fase veg e a 1 semana de flo depopis disso nao se pode mais usar ate ao final.
      Atençao sempre borrifar no final do dia ou uns min antes de apagarem as luzes.

Fertilizantes de nitrato de cálcio - O que o nitrato de cálcio faz para as plantas?

https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/calcium-nitrate-fertilizer.htm

Devo fertilizar mudas ???
      https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/should-you-fertilize-seedlings.htm

O que é ágar: usando ágar como meio de crescimento para plantas???
      https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/propagation/seeds/agar-growing-medium.htm

Voce tem o ph baixo ?? quer subir de forma natural e orgânica e ainda por cima é bom para as duas fases de cultivo mas principalmente  Floração  ?

https://www.growveg.com/guides/using-wood-ash-in-the-vegetable-garden/

Voce tem ph Alto?? quer subir de forma natural e ainda suprindo algumas necessidades da plantas ?? 
      Adicione no seu substrato enxofre, o enxofre é também um excelente acaricida, fungicida 

Com o decorrer  do tempo eu vou actualizando com informações úteis 
      Bons fumos

• Por professorB
      😃 
      Meus caros growers eu só poderei responder a certas perguntas mediante relato do problema e fotos  para um melhor diagnóstico ok desde já agradeço a compreensão
      Bons fumos
       ✌️☮️
    • Por Hugo Maranhão
      Olà a todos!
      Primeiro, nao estou certo se criei o tòpico na àrea certa. Pensei na "Solos e Substratos" mas depois percebi que meu erro foi tao "de principiante" que talvez fosse melhor aqui. Ou seja, tavez tenha errado com minhas plantas e tambem aqui, mas vamos nessa. Errando se evolui, espero! 
      Tenho tres plantas. Todas da mesma especie, +speed auto, da senseseeds. A mais velha è Dona Florinda e tem as gemeas, Ruth e Raquel. Todas indoor, com uma lampada HPS dual de 150w.
      Pra resumir a historia. Primeiro cultivo, segui muitas das dicas aqui do forum maaas, resolvi inventar de fazer a drenagem do meu vaso reutilizando entulho que tem no quintal, pedacos de resto de contrucao que coloquei no fundo do vaso. Durante a vegetativa, tudo bem. Mas comeca a floracao da Dona Florinda, vem os problemas. Folhas amarelam, buds nao se desenvolvem. Quando Ruth e Raquel entram na flora, exatamente os mesmos problemas. Pensei em overfert. Fiz um flush, tive uma ligeira melhora mas em dois dias folhas voltam a amarelas e secar. E estou falando nao so das folhas grandes que normalmente caem na floracao. Mas tambem das pequenininhas que ficam no bud. TODAS, amarelas e secas,
      Nao me preocupava com PH do solo porque sempre reguei com agua mineral com PH controlado. Um belo dia, pesquisando em foruns sobre o problema me surgiu a ideia de saber o PH do cimento, presente no entulho. 
      Resumindo, o PH do cimento è 10! Sendo que o ideal è cerca de 6,2. Com o fundo do vaso tao alcalino, os nutrientes nao eram absorvidos quando as raizes chegavam ali. Tranplantei as plantinhas e deram sinal de melhora. Os buds comecaram a amadurecer. Ficar com os pelinhos mais alaranjados e criar cristais nas folhas. Esperamos que ainda consiga colher alguma coisa razoavel.
      Enfim, sò queria dar essa dica para o pessoal iniciante como eu. Se preocupar com o PH de TUDO que voce poe no vaso.
      Ai vao algumas fotos das plantas depois de transplantadas. Sofreram um bocado, tao magrinhas mas esperamos que se recuperem um pouco, ao menos.

Abracos!!Dona Florinda

Ruth

Raquel