• ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Tópicos

• Salve growers! Achei este tópico muito interessante e resolvi compartilhar minhas experiências com vocês, afinal é bem difícil conseguir boas sementes. Produzir minhas próprias sementes foi o melhor caminho que encontrei. Vamos lá! Respondendo o brother que perguntou se o Bananas da FatCrystal funciona... a resposta é sim, funciona muito bem e é seguro. Uso ele desde o início e sempre deu certo. Aliás, na embalagem fala pra vc começar a aplicação 7 dias antes da flora e continuar por mais 21 dias depois que a flora começar. Mas fiz o teste, e você pode perfeitamente começar a aplicação quando iniciar a flora e também vai funcionar (as bananas aparecem na terceira semana em algumas plantas, em outras na quarta semana). Começar 7 dias antes é apenas desperdício do produto. Sempre produzi sementes usando meus clones, pois tem plantas que vc consegue apenas 1 semente que aquele teu brother descolou. Então vc clona algumas mudas para produzir suas sementes. Quando iniciar a flora dos clones, dê um intervalo de pelo menos 3 semanas entre a planta que vai produzir o polén e a planta que vai produzir sementes. Assim, quando vc coletar o polén terá uma planta com flores em plena formação que já estarão aptas para serem polinizadas. Não tem nada melhor que polén fresco, é certeza que vai funcionar. A planta leva tempo para produzir e amadurecer as sementes, então quanto antes vc conseguir polinizar, melhor. Especialmente em plantas com floração rápida. Dito isso, aqui vai um passo à passo infalível! (pelo menos pra mim, sempre foi, rsrs) - escolher 1 ramo médio da planta e iniciar a aplicação do Bananas FatCrystal (ou outra prata coloidal de sua preferência) apenas neste ramo à partir do primeiro dia de flora. Não escolha um ramo muito baixo, já fiz este teste. Eles produzem muito pouco polén e pode ser bem frustrante perder uma produção de polén, tanto quanto a produção de fumo. - depois de 3 semanas, as bananas devem começar à nascer no meio das flores fêmeas do ramo que vc borrifou com o produto. Vc vai perceber que as folhas deste ramo ficarão com uma aparência feia por causa da aplicação do produto, mas não se preocupe, é normal. - depois de mais ou menos 2 semanas que começaram a aparecer as bananas, elas começarão a ficar amarelas. Neste ponto, ela já deve começar a espalhar polén. No meu caso, sempre tive outras plantas florindo na mesma tenda. Para evitar a polinização das flores do jardim, ou pelo menos diminuir a contaminação... sempre utilizei um saco plástico. Pegue um saco plástico transparente e faça vários furos nele, mas procure fazer os furos de modo que não deixe o vento espalhar o polén. Ensaque o galho e amarre gentilmente com um barbante. Observe as próximas horas, se o saco estiver suado, faça mais furos ou aumente o tamanho dos buracos. - a partir daqui vc terá de vigiar este ramo diariamente. Todos os dias, retire a planta do seu grow e leve para um lugar longe das outras plantas, vc n quer espalhar o polén lá dentro. Retire o plástico e observe os sacos de polén que estão prestes à abrir e outros que já abriram. Coloque uma folha de papel abaixo deste ramo e com a ajuda de um pincel, vai coletando todo o polén que conseguir. Algumas bananas amarelas tmb vão cair, e vc consegue coletar o polén delas. Coloque o polén coletado em um pequeno frasco. Feito isso, ensaque o ramo novamente e coloque a planta de volta no grow. Faça isso todos os dias, durante os próximos 4 ou 7 dias. Sempre guarde o polén dentro da geladeira depois que coletar. - depois de 4 à 7 dias coletando polén, vc terá mais do que o suficiente para produzir muuuuita semente. À partir deste ponto, vc pode cortar este ramo fora da planta e deixar ela florir à vontade. E sim, vc poderá consumir os demais ramos da planta, já que eles não receberam a aplicação do produto. - agora que vc tem polén fresco, é hora de pegar sua outra planta que vc colocou pra florir 3 semanas depois. Ela deve estar com pequenas flores em formação, mas já cheia de pistilos brancos. - escolha 1 ou 2 ramos que vc queira polinizar para produzir as sementes. Sempre escolhi 2 ramos médios da planta produtora, ou até ramos bem próximos do top bud. Não custa nada sacrificar alguns buds para ter sementes de qualidade. Pegue o polén que vc coletou na última semana e guardou na geladeira (ele ainda está bem fresco), deixe alguns minutos em temperatura ambiente antes da aplicação. Não esqueça de tirar a planta de dentro da estufa, e com a ajuda de um pincel (desses de maquiagem, os de pintura não são bons) vc vai polvilhar o polén por cima das flores do ramo (ou ramos) escolhido. Aguarde pelo menos 1h antes de colocar a planta de volta na estufa, assim o polén estará bem grudadinho nas flores e vc vai evitar que se espalhe dentro da estufa. Depois, pode guardar a planta de volta. Repita este processo a cada 2 dias por 1 semana, é mais do que o suficiente. Sempre polinizando as mesmas flores, do mesmo ramo.  O polén que sobrar, vc pode guardar no congelador para uma futura aplicação. Não sei dizer quanto tempo dura. Já li em alguns lugares que dura 1 ano, outras pessoas falam 6 meses, outros falam 3 meses... enfim, somente fazendo testes pra saber.  - à partir daqui, apenas cuide muito bem de sua planta até o final. Como sua planta está produzindo sementes, vc tem de cuidar muito bem dela e alimentar até praticamente o final. Alimente até a penúltima semana, faça o flush somente 7 dias antes da colheita. Vc quer garantir que suas sementes sejam saudáveis. Plantas que foram mal alimentadas neste processo, podem produzir sementes que até germinam... mas a planta não se desenvolve. Já passei por essa experiência. - a pergunta que todos devem estar fazendo agora... quando devo colher a planta que está produzindo sementes? Sempre esperei até o último momento pra colher essas plantas produtoras de semente. Quando praticamente 100% dos pistilos estão maduros (laranjas ou marrons). Neste ponto, sempre retiro 1 ou 2 sementes do ramo para avaliar se estão maduras. Quando maduras, elas são duras e tem os desenhos rajadinhos como todos conhecemos. Algumas variedades ficam bem escuras, quase negras. Outras ficam bem marrons, outras ficam castanho claro, outras ficam cinza.... então, pra se basear na cor... vc tem de conhecer a espécie. Mas todas elas tem algo em comum quando estão maduras, todas ficam rajadas. - agora vc pode colher a planta, mas ainda não colha as sementes. Depois que colher a planta, coloque pra secar e espere pelo menos 3 ou 4 dias para colher as sementes. Neste ponto, elas devem se soltar facilmente dos cálices. Algumas caem até sozinhas. Pronto! Agora vc já tem mais um montão de sementes para plantar. Já cheguei a produzir mais de 100 sementes escolhendo 2 ramos de uma mesma planta. O segredo é escolher os ramos certos e cuidar bem da planta. Para fazer um teste de germinação, pego 5 sementes recém colhidas e coloco em um copo com água. Depois de alguns dias dá pra descobrir quantas sementes dessas 5 germinaram. Se vc fez tudo certo, vc terá uma taxa bem alta de germinação. Sobre cruzar auto x fem. Já fiz este teste no começo, e funciona. Coletei o pólen de uma Auto Kaya 47 (versão automática da AK47) e polinizei uma colombiana. Ela produziu sementes de uma nova planta híbrida, que em minha opinião ficou uma colombia melhorada. Ela produziu mais resina, ficou mais resistente ao stress e o cheiro mudou... ficando com características semelhantes da Auto kaya 47, um cheiro bem doce e frutado. Sobre a potência? Ainda não sei, vou colher em breve. Mas tudo indica que será potente, já que continua sendo uma sativona. Sobre consumir os ramos polinizados. Alguns não recomendam, porém já li em alguns livros de que é perfeiamente seguro consumir um ramo polinizado (diferente do ramo que recebeu a prata coloidal, que deve ser descartado depois de coletado o pólen). Eu sempre consumi os ramos polinizados, apesar de que sobra muito pouco pra consumir... já que ele fica cheio de sementes. Espero que eu tenha ajudado vocês, bom cultivo a todos!
    • Olá amigo,   Isso de deixar a água descansando é interessantíssimo. Quando deixo aqui, eu coloco a bomba de oxigenação que uso para os chás aeróbicos dentro, oxigenando a água.    Sempre ajuda!   É nóis!   Bom fds.
    • Olha nunca tentei brother, mas acho que rola sim, porém se for fazer essa coloca o mínimo de fert, e vai aumentado aos poucos se as plantas reagirem bem... vou fazer um teste esse fim de semana na vega e na flora deixar a água já com os ferts descansando para o outro dia de manhã aplicar a rega...vamos ver o que dá...hehehhehe