Ir para conteúdo
Growroom

Recommended Posts

Se alguém já usou esse composto da Beifort (s10-b), ou alguém que manja um pouco mais da da composição de solos para dar um report. Comprei para misturar com perlita e pó de casca de coco. Ai o link do site deles.

Pretendo usar essa mistura de solo para o ciclo todo.

http://www.beifort.com.br/assets/beifort_prod_s_10_b.pdf 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.
Sou novato no cultivo, e preciso da ajuda para montar a configuração, e saber a quantidade +ou - da preparação de um substrato. 

Tenho:

Terra vegetal
Esterco bovino
Fibra de coco
Casca de arroz torrada
Perlita
Esterco de galinha 
Algas marinhas

Pergunto, dá pra fazer um substrato? Que quantidade devo usar de cada elemento?

Desde já, agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post

Perlita           20% 8L    
fibra de coco     15% 6L
Vermiculita       10% 4L  
Terra             30% 12L
Humus de Minhoca  20% 4L
torta de mamona   5% 2l

oq acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Manos tenho usado este substrato o que acham alguem tem experiência com ele? Minhas germinacoes estao muito lentas travadas eu usava terra preta antes dele é era mais rapido porém este mes esta muito frio por aqui, recomendam esse solo? Ele é bem fofo e aerado e consta que ele tem liberação lenta de nutris por 3 meses...

Screenshot_20200518-124318.png

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Galera,

Sou nova na vida de cultivo, preparei um grow caseiro e meu próximo passo é achar um solo ideal para o cultivo. De tudo que li aqui no fórum e outros sites cheguei na seguinte mistura:

Período vegetativo inicial

50% Substrato pronto Sphagnotec Turfa 50% + Perlita 50%
50% Pó de coco
1 colher de sopa de vermiculita

*Sem fundo para tirar transplante inteiro

Vaso definitivo 11L 

25% Pó de coco
25% Húmus de minhocas
1 colher de chá torta de manona
1 colher de farinha de ossos

*Fundo de argila expandida e forrada com fibra de coco

Regas diárias poucos ml, sendo 1 dia com fertilizante e outros dois dias sem, usando água filtrada/mineral

Se puderem me dar uma ajuda se essa mistura está boa, agradeço!

Vlww

Compartilhar este post

Link para o post
Em 18/05/2020 at 14:50, stephfer disse:

Olá Galera,

Sou nova na vida de cultivo, preparei um grow caseiro e meu próximo passo é achar um solo ideal para o cultivo. De tudo que li aqui no fórum e outros sites cheguei na seguinte mistura:

50% Pó de coco

Vaso definitivo 11L 

25% Pó de coco
25% Húmus de minhocas

Regas diárias poucos ml, sendo 1 dia com fertilizante e outros dois dias sem, usando água filtrada/mineral

Vlww

Cara eu acho que tá um bom substrato sim.

Tá parecido com o meu olha:

Solo Base do Juice: 

26kg de Substrato: 

50% Terra Adubada

25% Húmus de Minhoca

10% Vermiculita

10% Pó de Coco

5% Farinhas de Ossso e Torta de Mamona

Daí to pensando só em adicionar uns 3L de Perlita e mandar bala.... 

20200620_115818.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Boa pra todos familia! meu primeiro post aqui, To começando nos cultivos agora e peço humildemente a opniao de voces sobre meu solo para levar as meninas ate o final! Bom...ja tenho um solo que fui montando aos poucos até chegar nisso aqui>  35% TURFA da JIFFY / 35% PERLITA EXPANDIDA / 25% HUMUS DE MINHOCA CALIFORNIANA / 5% DE FARINHA DE OSSOS E TORTA DE MAMONA VITAPLAN.

E ganhei tambem uma amostra de de Flowermind de um amigo q me deu que me disse que poderia usar depois de uns dias que ja estiverem vigorosas

Eai sera q ficou bom esse solo ? Acrescentariam mais alguma coisa ai ?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 18/05/2020 at 14:50, stephfer disse:

Olá Galera,

50% Pó de coco

Vaso definitivo 11L 

25% Pó de coco
25% Húmus de minhocas

Vlww

Acredito que nao tenha necessidade de mudar o solo para o periodo de floraçao. Se tu utilizará um substrato inerte e vai nutrir com fertirega, nao existe a necessidade de acrescentar humos de minhoca, torta de mamona ou farinha de ossos... 

Pelo contrario, teu risco de overfert vai crescer, pois alem dos nutrientes da fertirrigaçao, ainda tera os de liberaçao mais lenta e residual como os contidos no humos, tortas e farinhas em geral.

Uma das coisas que mais aprendi, em praticamente tudo na vida é que, menos é mais. 

Editado por Negobong
palavra escrita errada

Compartilhar este post

Link para o post

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

• Conteúdo Similar

• Por JanTrindade
      E aew pessoal, meu primeiro post aqui no fórum (desculpa se está na área errada).
      Esse é meu primeiro cultivo, estou fazendo um grow humilde de papelão. Fiz a base de cano, no tamanho 1,20x40x40, irei usar 2 lâmpadas LED 36W (3060/3060 Lúmens). Pesquisei bastante coisa, mas tem bastante informação, acabei ficando com algumas duvidas muito importantes pra mim tirar. Se alguém puder me dar aquela força, ficaria MUITO GRATO MESMO!

TERRA/SOLO DO PLANTIO
      Não encontrei aqui perlita e nem vermiculita. Aí comprei pó de coco e isopor, li que dava pra substituir. O que vocês acham, procedi corretamente?
      Comprei também um saco de homús e outro de terra adubada (na embalagem diz ter: esterco ovino e bovino, palha de milho e calcário dolomítico).
      Esses materiais (homús, terra adubada, pó de coco e isopor) é suficiente pra vega e flora? E Como devo misturar em cada fase? quantos % de cada?
      (DEI UMA LAVADA NO PÓ DE COCO PRA TIRAR O TANINO)  

QUAIS MATERIAL É MELHOR PRA FORRAR O INTERIOR DO GROW?
      Na minha pesquisa vi que papel alumínio não era legal, pois fazia hotspots e aumentava a temperatura do grow. Pensei em isopor ai falaram que é bem inflamável e que não é tão reflexivo assim. A idéia mais aceitável achei foi FOLHA DE PAPEL A4, porém vi que ele não era tão reflexivo quanto o mylar por exemplo (aqui região não tem esse material), vi um comentário dizendo que era melhor deixar sem nada do que com o A4, pois ficaria zoado. Estou sem saber com o que forrar, o que indicam? Pensei em lona branca ou manta térmica, qual dos dois é mais eficiente, tem outros?

VENTILAÇÃO
      Comprei 3 cooler, todos 12V, um com 0.20A outro 0.16A e outro 0.14A. Vi que preciso de uma fonte de 12V pra ligar estabilizado. Caso eu consiga uma fonte de 12v com 2.0A eu consigo ligar os 3?ou os Ampères não influenciam e precisaria de 3 fontes de carregador? O que eu poderia usar pra substituir o carregador?

Acho que minhas maiores dúvidas até o momento são essas, se alguém puder me ajudar. Só gratidão mesmo, GROWER É IRMÃO!
    • Por Superhighman
      Salve galera, boa noite! 
      To abrindo esse tópico pq queria umas dicas, críticas e sugestões direcionadas ao meu cultivo. Essa vai ser minha primeira experiência, e apesar de toooooda leitura e estudo, sempre restam umas dúvidas e algumas inseguranças. 
      Vamos lá...
      Vou plantar uma automática da Trikoma seeds, chama Al Tiro, vou usar 2 vasos de 12 litros e um painel de led 400w. Até aí tudo OK, as minha maiores dúvidas são sobre o solo.
      Tenho aqui 40 litros de um substrato pronto feito de pó e fibra de coco, pó de pinus, casca de arroz torrada, termofosfato natural e micronutrientes, 4kg de húmus de minhoca, torta de mamona, farinha de ossos, vermiculita e calcário dolomitico.  
      Enchi os vasos com a maior parte do substrato de coco pronto e adicionei pouco menos de 2kg de humus em cada vaso, uns 600ml de torta de mamona, umas 4 colheres de farinha de osso, uns 600ml de vermiculita e 2 ou 3 colheres de calcário, juntei muitas informações q li aqui e fui fazendo no "olhometro" kkk
      Não pretendo adicinar nada além disso, fert to pensando em usar só Flowermind.
      Na parte mais de cima do vaso coloquei so o substrato com a vermiculita pra não queimar a planta quando for muito novinha. 
      Tá certo ? Falta algo ? Exagerei ? 
      Tava pensando em adicionar perlita, mas conversei com um pessoal e disseram q não é necessário.
      Se por favor alguém puder me ajudar, vou ficar muito agradecido ! 
      Os vasos ja estão prontos, dei uma rega hoje e to esperando as seeds chegarem.
      Valeu galera.
    • Por Citral Mystik
      De boa moçada... minha dúvida é sobre tipos de turfa. Montei meu substrato com 45% turfa, 45% perlita e 10% hunos de minhoca. Não estou gostando dos resultados, em comparação com os antigos substratos orgânicos que sempre usei. Estou fertilizado com flowermind 3x por semana usando o limite máximo recomendado. No meu diário de uma Dinamed CBD fui alertado por um irmão do GR sobre a cor do meu substrato, muito escuro, e perguntou se eu estava usando turfa negra. Como é a primeira vez que uso substrato semi inerte com turfa comprei só como turfa na loja e creio que comprei a turfa negra e não a clara que dizem ser de spahgnum. Apesar que li em um fórum gringo e dizem que todas são sphagnum, só muda a espécie e ambiente de formação.
      Essa é uma foto do vaso:

Fui pesquisar num site aqui do Brasil mesmo e encontrei isso:
      Que é a turfa?
      Turfa, uma das palavras mais usadas em jardinagem, é um material orgânico constituído por elementos procedentes da decomposição de vegetais.
      Este material é de cor castanha (escura ou clara, dependendo do tipo) e é muito rico em carvão. A sua natureza depende das condições ambientais presentes na sua formação.
      Usa-se principalmente em jardinagem formando parte do substrato. Relacionado com isto, as suas características principais são as seguintes:
      Porosidade: a turfa tem uma alta porosidade que permite a circulação do ar e a correta drenagem da água por parte das raízes da planta. Este material é ideal para as espécies que não toleram alagamentos. Permutador catiónico: o seu pH é variável e costuma-se encontrar entre 3 e 4 quando se trata da turfa loira e entre 7 e 8 quando é turfa negra (já vamos falar dos tipos de turfa mais à frente). Retenção da água: é um elemento capaz de conseguir a retenção da humidade, por isso usa-se em conjunto com outros compostos (perlite) para evitar os excessos e os temidos encharcamentos ou alagamentos. Nutrientes: tem poucos nutrientes, daí que seja muito habitual adubar com frequência para suprir a falta destas substâncias. Como se forma a turfa?
      A turfa é um material formado por espécies vegetais decompostas. A formação desta “substância” é o primeiro passo pelo que a vegetação se transforma em carvão mineral (tal como mencionado antes, a turfa é muito rica em carvão).
      Trata-se de um processo lento.
      Nas bacias em que se forma (terra turfosa) e na parte mais superficial destas, é onde os resíduos vegetais, através da decomposição anaeróbica, lenhina e celulose, se transformam em turfa.
      De acordo com o grau de decomposição e a zona, a turfa é de um tipo ou de outro.
      Tipos de turfa
      Como mencionado anteriormente, existem dois tipos de turfa, diferenciadas entre si pelas suas particularidades:
      Turfa loira
      Também chamada turfa alta, é a que se desenvolve nas regiões com climas suaves, onde as precipitações são abundantes, as temperaturas são suaves e nas que a radiação solar escasseia.
      Nestes lugares desenvolvem-se espécies pouco exigentes, difíceis de decompor pelo que a estrutura principal da vegetação que forma a turfa fica praticamente inalterada.
      Como consequência, a terra é pobre e o pH é baixo.
      Turfa negra
      A turfa negra, denominada assim pela cor escura que tem a vegetação que se decompôs quase por completo, desenvolve-se em zonas baixas, ricas em bases.
      Ao contrário da anterior, o seu pH é alto e é a mais adequada para cultivar praticamente todo o tipo de plantas. Pode-se dizer que é quase um “substrato universal”.
      Lido isso vêm as dúvidas, se minha turfa é essa turfa negra que tem Ph mais alto eu precisaria corrigir? Alguém  já usou essa turfa negra e teve bons resultados? Será que se eu fizer uma cobertura com mais húmos de minhoca e farinha de osso melhoraria? 
      É isso galera, valeu pelo espaço.
    • Por Superhighman
      Salve galera, boa noite ! 
      Estou a poucos dias de começar meu primeiro cultivo, vou fazer indoor com duas genéticas auto da BSF, Double cookies e Moby-D XXL. Vou usar um painel de LED 400W pras 4 plantas em vasos de 8 ou 10 litros.
      To lendo muito, usando esse tempo de quarentena pra pesquisar bastante. Minha ideia é utilizar um solo orgânico que eu não precise utilizar ferts, quero levar só na água e no máximo um chá de banana na flora, mas ainda tenho dúvidas se isso é possivel. Sei que uma galera vai mandar eu pesquisar no fórum pq essa minha pergunta já foi respondida, mas já li e ainda me restam algumas dúvidas. 
      É possível levar o cultivo dessas automáticas em um somo bom só regando com agua e o chá de banana ?
      Seria melhor comprar algum solo já pronto ? Tenho medo de fazer meu próprio solo e dar ruim, não vou ter medidor de ph nem nada do tipo.
      Eu posso encher os vasos apenas com essa terra e esperar bons resultados ou teria q complementar ?https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1118243203-terra-preta-vegetal-adubada-preparada-com-orgnico-20-kg-_JM#position=49&type=item&tracking_id=652e3a69-114e-4a5f-9e99-bb212705df21
    • Por mazero
      Olá pessoal Tudo bem ?
      Sou iniciante na arte do cultivo e a minha planta é cultivada em vaso fora de estufa e com sol constante porem nos últimos dias tenho notado que ela esta perdendo a pre floração dela e também esta amarelando as folhas a um nível assustador. Uma pessoa que eu conheço disse que esta faltando nutrientes porem ela não conseguiu falar quais eram esses nutrientes preciso de uma ajuda para identificar oque esta acontecendo.
      Muito obrigado desde já. 

• Tópicos

• Você não cita dados de temperatura e umidade do seu ambiente, acho que deveria partir daí. Calor e alta umidade são condições propícias pro surgimento de mofo e pragas. Está bem claro que vc tem uma infestação aí e que deve tratar com urgência, além de correções no ambiente. Use óleo de neem em aplicação líquida no substrato diluído com um pouco de detergente líquido neutro e faça também aplicação foliar apenas com o óleo. Seja cauteloso, não faça isso na luz ou no sol pq pode queimar de vez a planta. Vá acompanhando a evolução dos insetos pra perceber a necessidade em continuar aplicando o neem. Faça uma medição da umidade, essas folhas caídas podem ser indicativo de algum excesso. Você não diz qual fert usa, ele faz controle de pH? As manchas marrons podem ser um indicativo de pH desregulado. Você tem bastante coisa pra arrumar no seu cultivo, meu conselho é que os faça paulatinamente. Faça uma modificação, aguarde pelos resultados, proceda com correções se achar necessário. Não tente executar todas as soluções de uma vez pq vc não saberá o que está dando certo e qual exatamente o problema. Vá com cautela e muito acompanhamento, faça mudanças no ambiente deixando um tempo pras plantas responderem. Acerte sua exaustão de ar e iluminação, deficiências nessas questões propagam mofo com uma certa facilidade. Boa sorte.
    • Vertabrata, voce tem toda a razão. esse produto é de bactérias benéficas, e não de fungos.  mas é bom para as raízes, eu fiz um chá com ele e  com fungos, e ao aplicar, a diferença é clara, só ver as raízes como ficam... e consequentemente  o crescimento das plantas. acho o método pra fazer micorrizas  complicado demais.  dá pra achar  no mercado micorrizas,  pronto para uso.  e funciona muito bem tb. valeu
    • Fala mano... eu comecei a ter algumas experiencias esquisitas com a garganta, basicamente fiquei uns 2/3 meses fumando apenas aos finais de semana e troquei a seda pelo vaporizador, larguei o tabaco tambem. Hoje ta sussa, não sinto mais alteração na garganta quando fumo, era horrível. Larguei o cigarro, tabaco e seda.
  • Criar Novo...