Recommended Posts

4 horas atrás, tesourinha disse:

Carvão ajuda pessoal ???? nos nutrientes do solo ?

Ajuda, mas não é o suficiente.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Achei esse artigo na internet interessante, ele diz qual material é 100% inerte e qual acaba sendo semi - inerte. Espero que ajude ao forum."

Nos substratos temos principalmente dos grupos, inertes e orgânicos. Estes podem ter origem mineral, fóssil, mistura de ambos ou ser um produto criado pelo homem. São usados em todo tipo de cultivos desde os tradicionais ate os mais modernos. A seguir vamos falar dos mais conhecidos e usados.

Turfa ou Peat Moss – combustível fóssil, a idade geológica é recente, resultante da decomposição de vegetais em ambiente de água doce.
Antes de apodrecerem os vegetais foram carbonizados.

solos3solos4

É formada basicamente por musgo (Sphagnum), juncos e outros vegetais e se as condições fossem favoráveis teria virado carvão vegetal.
Contém macronutrientes nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre e micronutrientes cobre, ferro, manganês, zinco, molibdênio e níquel, além de substâncias húmicas, ácidos fúlvicos e humina, compostos orgânicos.
O pH fica de 3,0 a 3,3, muito ácido.

solos5

Vermiculita – é um mineral micáceo natural do grupo dos filosilicatados, que expande até duas vezes ao ser aquecido, sólido, coloração bege.
A vermiculita expandida não é combustível, é insolúvel em água, resistente a mofos e estéril.
São fornecidas em granulometrias grande, média, fina, superfina e mícron e muito utilizadas na construção civil para isolamento térmico, acústico, etc.
Seu pH é de 7,5 a 8,5.

solos6

Casca de tungue – proveniente de uma árvore (Aleurites fordii Heens) cuja madeira é utilizada para fabricação de tintas e vernizes.
Após período de exposição do material a céu aberto pode ser utilizado como substrato.
Apresenta diversas granulometrias, seu pH fica em torno de 7,0, muito alto para a maioria das plantas.
Sua velocidade de decomposição é lenta, devido à presença de ligninas e taninos que, no entanto não causam problemas de cultivo de plantas no substrato.
Contém carbono orgânico, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, cobre, zinco, sódio e boro.
No entanto possui alta umidade após drenagem, o que indica que a mistura com outros substratos de maior capacidade de drenagem, como casca de arroz carbonizada, poderá funcionar melhor.

7a4dac1cd6

Casca, fibra ou pó de coco, coxim – oriundo da indústria de beneficiamento do coco ou de recolhimento em locais de uso do produto in natura, foi pesquisado e tem sido utilizado pelos produtores para substrato de produção de sementeiras e estacas.
Contem lignina, celulose e hemicelulose, fração esta facilmente decomposta pelos micro-organismos e tanino.
Na casca há compostos tóxicos de cloreto de potássio sendo necessário lavar o material para lixiviar.
Pode ser fornecido com várias granulometrias de 2,0 a 0,50mm.
Contém nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, sódio, cálcio, cobre, manganês, zinco e matéria orgânica.
Sua densidade apresenta aumento ao longo do tempo, bem como a retenção de água.

casca-de-pinus

Casca de pinus – proveniente da indústria de produção de madeira, resíduo que tem sido aproveitado após pesquisas, como ornamento de jardins e mais recentemente como substrato para produção de estacas de plantas.
Seu pH é baixo 3,7, apresenta relativa retenção de água nas granulométrias menores como as de 5 a 7mm.
Apresenta grande quantidade de tanino e lignina e deve ser parcialmente decomposta e sofrer lixiviação para evitar que afete o desenvolvimento das plantas.

Casca de arroz

Casca de arroz carbonizado – proveniente da indústria de beneficiamento do arroz e queimada em fornos como combustível ou in natura para queima pelo produtor, tem sido o material mais barato, leve e que mais resultados tem dado para a produção de estaquia e sementeiras.
Dos seus componentes possui traços de nutrientes ( 0,7%N,0,2%P e 0,32%K), baixa retenção de água, pouca densidade e baixa compactação, o que a torna ideal para sementeiras e estaquia em tubetes.

solos7

Areia – usada em construção civil possui várias granulometrias e é facilmente encontrada.
A compactação aumenta conforme diminui a granulometria, tem baixa capacidade de retenção de água e é mais eficiente em enraizamento de estacas e como mistura com outros substratos.

Espuma fenolica

Espuma fenólica – oriunda da indústria petroquímica, este material foi testado com sucesso na formação de bandejas para sementeiras.
Não é biodegradável.

solos8

Perlita – material vulcânico processado na indústria com vapor para expansão, é inerte, pH 7,0, mantém temperatura estável mesmo ao sol,capacidade de manter umidade para estaquia e sementeiras.
Pode ser usada sozinha ou em misturas com turfa e cascas de tungue, pinus ou coco.

Isopor

Isopor – tem sido usado para arejamento de substratos, é inerte, leve e não retém água. Insolúvel, dificilmente degradável e poluente.

solos10

Serragem – proveniente do beneficiamento da madeira tem alta quantidade de lignina e tanino.
Pode ser de granulometria grosseira até fina, tem grande capacidade de retenção de água e serve para misturas com outros substratos.

Ladrillo triturado

Tijolo reciclado – sobras de demolições têm sido testadas como substrato para plantas após ser moído e lavado.
Contém restos de cimento o que torna inviável para cultivo de plantas tipo azálea.
É usado na Europa como base de substrato para telhado vivo.

solos11

Brita – material da construção civil tem sido usado com sucesso no cultivo de orquídeas e bromélias.
Tem baixa retenção de água e nutrientes, e não degrada, mas é pesada para vasos pendentes.

solos12

Húmus de minhoca – cultivadores comercializam a terra processada pela minhoca para uso em substratos, misturada com outros ingredientes.
Contém muitos nutrientes, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, enxofre, zinco e boro. Seu pH é 7,0.

acuaponia_05

Argila expandida – material de construção civil tem sido usada com sucesso nos cultivos hidropônicos tanto na Europa, Israel e EUA.
Tem uma alta retenção de água, alem de ter uma boa relação umidade/ar. Material leve prefeito para o uso em vasos, bandejas, etc.

tipos-lana-de-roca

Lã de rocha – material de construção civil para isolamento térmico e acústico, tem sido usado nos cultivos hidropônicos na Europa, Israel e EUA . Tem uma boa distribuição de água e controle do CE (Condutividade) no sistema de cultivo, alem de uma boa aeração e umidade melhorando a drenagem e evitando o apodrecimento das raízes. Isto cria um ambiente de raiz saudável com um controle excelente e um melhor crescimento na distribuição do sistema radicular.
A lã de rocha é um material inerte, reciclável e biodegradável, resistente a fungos e pragas, ideal para uso em cultivos hidropônicos (hidroponia).

Artigo visto em: http://www.conosul.com.br/noticias/tipos-de-substratos-organicos-e-inertes/

Etiquetas:areia, argila expandida, casca, casca de arroz carbonizado, casca de pinus, casca de tungue, EC, espuma fenolica, fibra de coco, húmus,isopor, lã de rocha, peat moss, perlita, pH, serragem, Sphagnum, turfa, vermiculita

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

58434de2a282d9ac999530027b011d8d.jpg4baac4beef536ef49ed5248b3b502375.jpg

Boa tarde familiar!

alguém conhece esse substrato?

sabe informar se ele é bom?

estou pensando em usar ele com um pouco de perlita pra complementar.

obrigado!

Enviado de meu GT-S7392L usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/05/2013 at 13:02, jb22 disse:

boa noite galera sou novato, em busca do primeiro cultivo. estou estudando sobre solo para o plantio outdoor. se alguém poder me ajudar.

Qual é o melhor solo a ser usado quando eu trocar a planta pra um vaso maior? Eu posso usar um solo inerte com adição humus de minhoca, esterco, fibra de coco e um pouquinho de fertilizante ? Se não então qual seria o melhor solo para o plantio outdoor ? E a rega feita com a água da bica a problema no coltivo outdoor?

vlw galera espero que alguém possa me ajudar, paz a todos .

Tenho a mesma dúvida, e ainda queria saber o que usar no solo bem no comecinho e durante o crescimento depois...

Compartilhar este post

Link para o post

fala galera, oq vcs me dizem sobre a casca de coco seco? tipo procurei perlita em todo lugar aq na cidade e nao achei, so vermicullita, dai peguei um pouco de vermiculita e eu tenho bastante casca de coco seco em casa, vcs acham de boa colocar como substituta da perlita? tipo martelei elas pra ficarem um pouco trituradas.. vai ser o transplante pra flora, quero um solo bem aerado e pa

vlw moçada! abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera, eu posso substituir a perlita por fibra de coco e casca de arroz ?? pelo que li sobre todos os três podem ser usados como aeradores.

Minha terra vai ficar da seguinte forma:

40% Terra Preta

20% húmos de minhoca

20% fibra de coco

20% casca de arroz com estrume de boi.

Obrigado, abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia. 

To montando meu solo (FLORACAO), e tem muita dúvida, principalmente com minerais, alguém pode me ajudar? Não acho por aqui pô de rocha, se for o caso vou recorrer ao ML...

*33% turfa + 33%perlita + 33%humus

*Farinha de osso - 2 ou 3 copos p cada pé cubico

*Torta de mamona - 1/2 copo p cada pé cubico

*Algasol - 1/2 copo p cada pé cubico

*Mineral (pó de ostra) - 3 copos p cada pé cubico

*+ calcario 1 colher p cada 5 litros de solo

obrigado. Jah bless

Compartilhar este post

Link para o post

Salveeeee galera!

To começando a planejar meu próximo cultivo, e dessa vez com automáticas.

to dando uma pesquisada na composição do solo pq vi que tem diferença entre as regulares, e queria uma confirmação/opinião de alguém com experiencia para seguir em frente e começar esse ciclo.

a ideia é vaso de 7 litros, sem fazer transplantes. o solo seria 50% pó de coco, 40% terra vegetal, 10% húmus de minhoca, (colher) torta de mamona e farinha de ossos... estou em dúvida se é necessário usar um pouco de calcário dolomítico, sulfato de cálcio e de magnésio.

fertilizantes vou usar biobizz, biogrow, biobloom e alga-a-mix, e to pensando em comprar o bud candy para dar uma ajudada na floração.

EAI? O QUE VCS ACHAM? 

Valeu galera! Growroom sempre fortalecendo!

:weed-sign:

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, estou montando um solo aqui e gostaria de saber se é bom para plantas automaticas

Composição:

45% Turfa

45% Perlita

10% Humus

No fundo do vaso coloquei argila expandida e um pouco de fibra de coco

Recentemente fiz um cultivo, e na primeira semana de vida da planta ela ficou totalmente estagnada, estava usando apenas 50/50 perlita e turfa. Tinha comprado as sementes da MSB, e quando isso aconteceu resolvi pedir ajuda para eles, e o cara que me respondeu no whatsapp me disse que estava faltando "vida biologica" na terra, que eu deveria ter adicionado humus.

Ainda tenho uma semente de Cabeça de Preto aqui, e como sou bem novato em cultivo, gostaria de saber a opiniao de vocês se o que realmente está faltando é um pouco de vida biologica na terra, e se um pouco de humus ajudaria nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Salve rapaziada, boa noite!

Tenho acompanhado algum tempo o fórum e tenho estudado me preparando pra começar meu primeiro cultivo.

E uma duvida que tenho em relação ao solo é: após preparar a mistura, quanto tempo deixar descansando o solo?

Valeu!

Muita satisfação em participar dessa comunidade

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma duvida, eu posso usar terra vegetal junto com a turfa ? não tinha turfa nem perlita na minha cidade, então tive que comprar pela internet e acabei usando terra vegetal, vermiculita, fibra e po de coco, com os fertilizantes da biobizz queria fazer uma plantação inerte e ir adicionando os fertilizantes, porem não reparei nesse erro da terra vegetal,  posso adicionar 20% de terra vegetal quando chegar a turfa e a perlita ?
vai ficar uma mistura de 
30% perlita
30% turfa
10% de terra vegetal
10% de vermiculita 
10% de po de coco
10% de fibra de coco 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 11/03/2012 at 20:02, Peu disse:

Salve galera alguem saca bat guano???

Procurei no search la em cima e nao vi nada.....

Acho que deve ser bom...alguem?

valeu

Salve irmão!!

Então eu já usei isso ae recomendo as plantinhas crescem bem forte e saudaveis

Paz de jah!! ✌

Compartilhar este post

Link para o post
21 horas atrás, MATEUSDOBALAO disse:

RESUMINDO: Qual a melhor terra para se COMEÇAR o cultivo INDOOR?

Terra e húmus que você compra nas lojas agrícolas ou floriculturas, deve ser bem granulada, solta e macia, é assim que vem. Acho muito importante comprar a terra, mesmo não tendo estrutura e nenhum outro gasto, a terra faz muita diferença. A terra do quintal de casa ou da rua, por exemplo, endurece e seca muito, retarda o crescimento da planta e causa outros problemas...

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Robta disse:

Terra e húmus que você compra nas lojas agrícolas ou floriculturas, deve ser bem granulada, solta e macia, é assim que vem. Acho muito importante comprar a terra, mesmo não tendo estrutura e nenhum outro gasto, a terra faz muita diferença. A terra do quintal de casa ou da rua, por exemplo, endurece e seca muito, retarda o crescimento da planta e causa outros problemas...

obrigado por responder meu caro!

terra e húmus.. pode ir com ela até a colheita final ou a partir de tal estágio é bom mudar a terra? sou leigo no assunto, tomei a atitude de começar o cultivo indoor a 1 semana e to colhendo depoimentos e sugando todo o conhecimento dos jardineiros do fórum, anotando tudo p quando começar não ser surpreendido negativamente com um pézin muchando.. 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, MATEUSDOBALAO disse:

obrigado por responder meu caro!

terra e húmus.. pode ir com ela até a colheita final ou a partir de tal estágio é bom mudar a terra? sou leigo no assunto, tomei a atitude de começar o cultivo indoor a 1 semana e to colhendo depoimentos e sugando todo o conhecimento dos jardineiros do fórum, anotando tudo p quando começar não ser surpreendido negativamente com um pézin muchando.. 

Sim até a colheita, usando sempre essa terra, mas preenchendo com mais no decorrer do plantio e controlando os adubos, fase vegetativa, floração, etc, (não é bom fazer transplantes e mexer na raiz pois é fácil matar ou estressar a planta nesses processos, nesses casos é melhor ter mais experiência). Mas você vai enfrentar muita coisa, folhas amareladas, folhas manchadas, cochonilas ou spider mites, planta murchando, levantando, etc, muita coisa à considerar, a luz, a água. Mas com as dicas daqui do fórum e do Youtube você vai pegando o jeito. Boa Sorte!

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Robta disse:

Sim até a colheita, usando sempre essa terra, mas preenchendo com mais no decorrer do plantio e controlando os adubos, fase vegetativa, floração, etc, (não é bom fazer transplantes e mexer na raiz pois é fácil matar ou estressar a planta nesses processos, nesses casos é melhor ter mais experiência). Mas você vai enfrentar muita coisa, folhas amareladas, folhas manchadas, cochonilas ou spider mites, planta murchando, levantando, etc, muita coisa à considerar, a luz, a água. Mas com as dicas daqui do fórum e do Youtube você vai pegando o jeito. Boa Sorte!

Valeu pela resposta robta! com o tempo a gente vai aprendendo e entendendo como funciona o cultivo da cannanbisssssss 

só mais uma pergunta, a terra e húmus já vem com nutrientes naturais? li que desde o início é bom presença de nutrientes naturais da propria terra/substrato. terra com húmus vem com nutrientes ''imbutidos'' ou é melhor adicionar algo?

Compartilhar este post

Link para o post