Ir para conteúdo
Growroom

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Tipo ... na minha cabeça, as raízes buscam água e alimento na terra .

Se eu coloco 3 camadas de terra (a do tipo vegetal, húmus e tipo vegetal de novo), a planta vai desenvolver

suas raízes passando por todas elas, pra buscar água e alimento (nutrientes) .

Se vc coloca 3 camadas de terra e rega, a água vai começar a misturar as camadas de cima pra baixo, certo?

Assim, os nutrientes da sua segunda camada, adubarão a camada mais inferior. E com o tempo tudo escoa pra fora do vaso e a planta não usa nutriente nenhum.

Fazer solo em camadas na esperança que a raiz chegue lá e atinja uma "mina" de adubo não funciona. (vc procurou mesmo lixiviação no google?)

Com relação a sua dúvida casca de ovo, agora não ajuda nem atrapalha. Vai ajudar um pouco na flora.

Tuas plantas tão se alimentando da terra mesmo.

• Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 209
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

# TIPOS DE SUBSTRATOS Quando comecei meu primeiro cultivo tive muitas dúvidas com os substratos, pois nunca tinha cultivado qualquer tipo de planta. Por esse motivo fiz esse tópico, para mos

\o/ Finalmente alguem abriu um tópico que não fosse pra gente fechar! \o/ Recomendada a leitura! Vai pro destaque!

Tudo certinho agora? Valeu ai gente. PS: Sou garota ;}

Posted Images

• Usuário Growroom

Se vc coloca 3 camadas de terra e rega, a água vai começar a misturar as camadas de cima pra baixo, certo?

Assim, os nutrientes da sua segunda camada, adubarão a camada mais inferior. E com o tempo tudo escoa pra fora do vaso e a planta não usa nutriente nenhum.

Fazer solo em camadas na esperança que a raiz chegue lá e atinja uma "mina" de adubo não funciona. (vc procurou mesmo lixiviação no google?)

Com relação a sua dúvida casca de ovo, agora não ajuda nem atrapalha. Vai ajudar um pouco na flora.

Tuas plantas tão se alimentando da terra mesmo.

Boa, Amigo ! Muito obrigado pela sua atenção e educação . ;)

Olha só uma coisa : os nutrientes só ''sairiam do vaso'' caso eu regasse de forma a fazer um ''flush'', correto ?

Se eu rego a cada 4 dias (por exemplo), com 10% do valor do vaso (baldes de 30 L - 3 L / 35 L - 3,5 L), e a água não

SAI do VASO (pelos vazamentos do vaso), isso não significa que ''os nutrientes'' ficam na Terra ??? Sabe me dizer ?

Uma pergunta : na VEGA a planta não se alimenta de nutrientes ? Só na flora ???

Link para o post
  • Usuário Growroom

Boa, Amigo ! Muito obrigado pela sua atenção e educação . ;)

Olha só uma coisa : os nutrientes só ''sairiam do vaso'' caso eu regasse de forma a fazer um ''flush'', correto ?

Se eu rego a cada 4 dias (por exemplo), com 10% do valor do vaso (baldes de 30 L - 3 L / 35 L - 3,5 L), e a água não

SAI do VASO (pelos vazamentos do vaso), isso não significa que ''os nutrientes'' ficam na Terra ??? Sabe me dizer ?

Uma pergunta : na VEGA a planta não se alimenta de nutrientes ? Só na flora ???

As minhas plantas bebem fácil 2 litros de água por dia, isso em vasos de 6 litros. Por ai já dá uma ideia de como a coisa pode ser diferente do que vc tá imaginando.

Eu não vou entrar num debate sobre lixiviação contigo, tá lá no google, todo mundo que tá lendo esse tópico já foi lá olhar. Se vc acha prático recolher as plantas da chuva e regar com menos aguá que elas precisam, vai na fé.

E eu rebato sua pergunta: você não sabe que a planta usa nutrientes diferentes na vega e na flora?

:emoticon-0102-bigsmile:

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

As minhas plantas bebem fácil 2 litros de água por dia, isso em vasos de 6 litros. Por ai já dá uma ideia de como a coisa pode ser diferente do que vc tá imaginando.

Eu não vou entrar num debate sobre lixiviação contigo, tá lá no google, todo mundo que tá lendo esse tópico já foi lá olhar. Se vc acha prático recolher as plantas da chuva e regar com menos aguá que elas precisam, vai na fé.

E eu rebato sua pergunta: você não sabe que a planta usa nutrientes diferentes na vega e na flora?

:emoticon-0102-bigsmile:

Sei, mas não 'entendo' . Sou iniciante ! Estou cuidando de 14 pezinhos há 2 meses e meio + ou - .

Outra coisa : eu rego minhas plantas ( que estão solitárias em baldes de 30 L e 35 L ), com 10% do

valor do vaso a cada 4 dias e as plantas não reagem mal a este tipo de rega . Estou fazendo certo ?

Quanto a 'lixiviação', eu não estou dizendo que você está errado . Eu concordo com você até . . . !

O que eu quero é aprender . Por isso observo diariamente minhas plantas por pelo menos 2 horas

cada uma, pra eu poder notar o que elas estão 'demonstrando' através da aparência, e depois eu

venho aqui estudar para ver o que eu estou fazendo de errado .

O problema é que aqui existem dezenas de INFORMAÇÕES diferentes uma da outra, tanto para

plantio INDOOR quanto para plantio OUTDOOR . São muitas maneiras ''diferentes'' de cuidar das

plantas e de fazê- las crescerem . Isso TORNA o aprendizado mais complicado para todo iniciante

que decidir começar a cultivar sua própria erva .

Muito conteúdo, muita coisa e ''MUITOS ERROS'' (vistos pelas reclamações na parte de problemas e

demais), o que me levou a querer PLANTAR e APRENDER na PRÁTICA, pois com as ''dezenas'' de

informações que vocês tem aqui no Fórum, fica difícil escolher uma que realmente seja confiável, já

que assim como existem DEZENAS de FORMAS de CUIDAR das PLANTAS, também VEJO ''muitos''

CULTIVADORES (que usam isso, aquilo, e tudo mais), reclamando do desenvolvimento das plantas .

CULTIVADORES que ''aparentemente'' MANJAM do bagulho !!!

Não sei se você me entende, mas é isso . Prefiro ir aprendendo com os meus erros sem cometer excessos por demasia de INFORMAÇÕES

e FORMAS de CUIDAR desses tao queridos ''pezinhos'', do que ir fazendo isso e aquilo (que muita gente posta aqui), e depois ter problemas

''mais complexos'' por ter aplicado (erroneamente) as coisas (diversas coisas) que muitos postam aqui .

Enfim ... (saber eu sei) . Mas ... [...]

Link para o post
  • Usuário Growroom

12 meses ???

12 horas, né ???!!!!

Dae meu caro jogador Junimmm. Então mano,eu li o post todo d novo e nem,lembro porque escrevi isso devia estar chapadão. Mano da um olhada na minha galeria por favor e vê como estão, minhas prensadas com 30epoucos dias tem uma indica e uma sativa. E minha primeira vez,então certeza estou fazendo,alguma merda... Hauhuahau outra não,estou usando,nada de venenos nem aditivos,elas estão vindo ao natural. Comprei um galao,de 10litros de agua mineral,e rego com ela. E e isso ajuda ai valeu.

Link para o post
  • 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Comprei um substrato da marca VIDA VERDE, o nome é TOPSTRATO HIRTALIÇAS.

Ele é composto por turfa, vermiculita e casca de pinu. Ph 6,0. Minha intenção é adiciinar terra vegetal, humus de minhoca e perlita e usar este solo para fazer o ultimo transplante da planta.

No momento ela esta num mix de sunshine, terra vegetal, perlita, fibra de coco, humus e farinha de osso. Cresce bem e só precisei aplicar magnesio ate agora.

Qual a opinião de vcs sobre o substrato?

Link para o post
  • 5 weeks later...
  • 1 month later...
  • Usuário Growroom

camaradas

o

Carolina Soil

http://www.growplant.com.br/carolina-soil.html

é "acusado" em uns 4 posts aqui de queimar as plantas

pelo preço achei atraente

mas queria saber se ele de fato tem essa culpa

alguem que usou conseguiu bons resultados?

Já usei alguns CSll. No ec 1,5 puro, as plantas deram uma leve queimada, mas levei a vega toda só na água e usei uma colher rasa de sopa de calcário dolomitico por vaso (2L). Achei o maior problema quando transplantei pra flora neste mesmo de 1,5, parece que o solo é bem rico em N, mas falta Mg e P e ao suplementar esses nutris acaba queimando.

Já o 0,4 só queimou um pequeno clone que fiz direto nele, as plantas que usei 100% dele na flora amarelaram muito na esticada inicial da floração, mas deu pra corrigir na fertilização.

Agora a forma que estou mais gostando é misturá-lo com pó de coco, humus e farinha de osso, descansar por algumas semanas e boa. As plantas que estou levando nesse mix bebem só agua e uma leve cobertura de farinha de osso a cada 15 dias, talvez o rendimento não seja o mesmo de quem sabe controlar bem a alimentação, mas para mim essa comodidade de só regar com água tá valendo a pena.

Arrisca aí, vc só vai descobrir se vai se dar bem tentando, tem gente que tira bons buds com esse solo e tb tem gente apanhando, só testando pra saber em qual time vc entra uhausha

Essa tá na mistura com cs, parece saudável.

http://www.growroom.net/board/uploads/gallery_55527_11928_1398512.jpg

• Like 2
Link para o post
  • Usuário Growroom

Já usei alguns CSll. No ec 1,5 puro, as plantas deram uma leve queimada, mas levei a vega toda só na água e usei uma colher rasa de sopa de calcário dolomitico por vaso (2L). Achei o maior problema quando transplantei pra flora neste mesmo de 1,5, parece que o solo é bem rico em N, mas falta Mg e P e ao suplementar esses nutris acaba queimando.

Já o 0,4 só queimou um pequeno clone que fiz direto nele, as plantas que usei 100% dele na flora amarelaram muito na esticada inicial da floração, mas deu pra corrigir na fertilização.

Agora a forma que estou mais gostando é misturá-lo com pó de coco, humus e farinha de osso, descansar por algumas semanas e boa. As plantas que estou levando nesse mix bebem só agua e uma leve cobertura de farinha de osso a cada 15 dias, talvez o rendimento não seja o mesmo de quem sabe controlar bem a alimentação, mas para mim essa comodidade de só regar com água tá valendo a pena.

Arrisca aí, vc só vai descobrir se vai se dar bem tentando, tem gente que tira bons buds com esse solo e tb tem gente apanhando, só testando pra saber em qual time vc entra uhausha

Essa tá na mistura com cs, parece saudável.

http://www.growroom.net/board/uploads/gallery_55527_11928_1398512.jpg

é mais ou menos o que tava pensando

ia usar ele com peerlita e humus na vega e com perlita humus e guano na flora

e usar aquele bio bizz pack pra indoor

ah, pros clones só terra preta

• Like 1
Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Galera, tem como ver se minha mistura tá boa?

30% pó de coco

50% terra vegetal

10% humus

5% farinha de osso

5% NPK

É vega.

Acho que ficaria melhor

45/50% de pó de coco

20/25% terra vegetal

20% húmus

10% farinha de osso

E uma colherada generosa de calcário dolomítico para cada 5L de solo.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Galera, to com um substrato aqui que comprei em uma cidade vizinha.. queria um help ai se ela é boa pra plantar uma semente auto e uma feminizada e futuros clones..

Na descrição diz:

PH 6,42 - CE 3,04mS cm - EA 23,39%

E a composição:

turfa, tanino, bagaço de cana e outros componentes em menor quantidade para equilíbrio físico e químico do composto.

Link para o post
  • 5 months later...
  • Usuário Growroom

Por conta dessa história do CSII: o saco com prazo de validade bom - após dois dias de flush - foi 100% até a colheita. Duas semanas de flush antes da colheita e cinzas cinza.

Já o saco com prazo de validade vencido, sem flush, meu velho, fodeu a planta toda.

Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Boa tarde Pessoal,

Estou utilizando terra vegetal vitaplan devido a minha localização e falta de acesso a bons substratos ( pelo menos perlita tem !! ).

Alguém tem algo a dizer sobre essa terra ?

file_5_28.png

Não consigo encontrar as especificações sobre ela em nenhum lugar.

Misturei : 45% terra vegetal vitaplan + 45% perlita + 10% humus e ficou assim :

O que acham ?
Nas fotos estava bem molhado pq não quis mexer na perlita seca sem mascara.
Valeu pessoal.
Abs

• Like 1
Link para o post
  • 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

# TIPOS DE SUBSTRATOS

Quando comecei meu primeiro cultivo tive muitas dúvidas com os substratos, pois nunca tinha cultivado qualquer tipo de planta. Por esse motivo fiz esse tópico, para mostrar e falar um pouco dos principais substratos utilizados. Espero que seja útil, boa leitura.

Substrato Inerte

Substrato inerte é um substrato que não contém nenhum nutriente, ou os contém em níveis mínimos. Esse tipo de substrato ajuda a aumentar a drenagem do solo e ter uma maior retenção de oxigênio. Os substratos inertes também são muito usados em clones. É aconselhável colocar de 30% a 40% de substrato inerte no solo, porém tem pessoas que trabalham com quantidades diferentes e mesmo assim conseguem bons resultados, já que não há receita pronta.

Fibra de Coco (Inerte)

A fibra de coco pode ser comprada em qualquer loja de jardinagem, também pode ser feita em casa como mostra esse tutorial do GrowRoom feito pelo Dr. Green. O preço varia entre R$ 8,00 e R$ 18,00 que pode ir de 8Kg a 20Kg dependendo da marca e de onde se compra. As melhores marcas (na minha opinião) são Coquim e Amafibra.

É importante ferver a fibra de coco antes de usá-la para tirar as impurezas. Alguns cultivadores ignoram esse fato e tem colheitas proveitosas, porém eu aconselho ferver a fibra antes de usar.

gallery_68783_6575_54584.png

Perlita (Inerte)

A perlita expandida como também é chamada é um material feito apartir da perlita, um mineral vulânico semelhante a areia, mas que possui uma quantidade de agua em seu interior e quando aquecido explode e o resultado é uma pipoca de rocha. É ótimo para drenagem já que mais de metade da perlita é oxigênio, o que é ótimo para as raízes da planta. É importante tomar cuidado com o pó que sai da perlita, o correto é molhar a perlita antes de usar, assim o pó ou fica grudado nela ou fica no fundo do saco. O preço da perlita vai de R$ 10,00 a R$ 30,00 pode ir de 500g a 2Kg.

gallery_68783_6575_140539.png

Turfa (Inerte)

A turfa é um material de origem vegetal que demora muitos anos para se transformamar, são encontrada em regiões pantanosas. A turfa tem tendencia a deixar o PH ácido, por isso é bom tomar cuidado na hora de colocar na mistura do solo e sempre medir o PH antes. Uma das principais qualidades da turfa é reter ate 20 vezes o seu peso em água, assim a rega pode ser menos regular. O preço da turfa varia de R$ 9,00 a R$ 40,00 o preço realmente varia muito de acordo com a qualidade do produto, por isso não tem como colocar a quantidade.

gallery_68783_6575_83467.png

Vermiculita (Inerte)

A vermiculita ou vermiculita expandida como pode ser chamada também, é um dos substratos que é produzido com o auxílio do calor, como a perlita. Tem a capacidade de guardar nutrientes e 5 vezes o seu peso em água, assim sendo ótima para areação e retenção de água. O preço pode variar de R$ 8,00 a R$ 14,00, pode ir de 5L a 10L.

gallery_68783_6575_28129.png

Esterco

O esterco é obtido fácilmente em grande parte dos lugares, também pode ser comprado em lojas de jardinagem. Estercos são ricos em vários nutrientes, é um bom investimento para o solo. Existem diversos tipos de esterco, os mais comuns no cultivo de cannabis são os de, morcego, coelho, frango, ovelha, cavalo e o de porco. O preço pode ir de R$ 2,00 a R$10,00 de 2Kg a 20Kg (é o preço na minha cidade, talvez por ser interior seja mais barato).

gallery_68783_6575_121226.png

Farinha

As farinhas de forma geral tomam a estrutura do solo mais porosa, beneficiando a oxigenação das raízes. Existem diversos tipos de farinha, dentre eles tem peixe, sangue, osso e conchas. O preço vai de R$ 5,00 a R$ 10,00 pode ir de 500g a 1,5Kg.

gallery_68783_6575_112097.png

Húmus

O húmus ou humo como também pode ser chamado é o composto orgânico feito da decomposição de diversos organismos, pode ser acelerado com o auxílio de minhocas. Na formação do húmus há liberação de diversos nutrientes, mas é de especial consideração a liberação de nitrogênio. O húmus tem um custo de R$ 2,00 a R$ 20,00 pode ir de 1Kg a 10Kg.

gallery_68783_6575_88073.png

Torta

A torta é feita de parte de plantas ou vegetais. Contém muitos nutrientes, assim sendo muito ultilizada, favorece também a assimilação rápida pelo solo e aproveitamento ao máximo das regas.O preço pode ir de R$ 8,00 a R$ 16,00 pode ir de 1Kg a 1,5Kg.

gallery_68783_6575_48806.png

A ordem dos tópicos foi tirada do livro do "Cannabis Medicinal - Introdução ao Cultivo Indoor, de Sergio Vidal", aconselho a todos comprar esse livro, ele é excelente. Todas as informações foram pesquisadas na internet ou foram de minha autoria e aprendizado.

Os preços foram medidos de acordo com o Mercado Livre.

Parabéns pelo topico bro, mas uma duvida, eu devo comprar tudo isso e misturar?

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Por recomendação de um amigo, estou usando apenas substrato inerte e perlita, meio a meio.

Está correta esta forma de utilização?

Claro que eu também estou usando o pack de nutrientes da general hydroponics.

O que é melhor nesse caso afinal? O inerte ou o sunshine?

Editado por side_show_bob
  • Like 1
Link para o post
  • 3 months later...
  • Usuário Growroom

substrato
vegetativo

terra vegeta
humu
vermiculita
esterco de galinha
fibra de coco
calcario dolomitico
queria uma ajuda ai se eu adicionar areia mas a grossa que fica em cima na peneira ao meu substrato drenaria melhor? seria benefico?

para a flora vou tirar o esterco de galinha e vou procurar alguma fonte de fosforo+potacio no momento tenha na cabeca  cha de casca de banana mas estou estudando .

Link para o post
  • 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

HEEEEEELP !

Galera, seguinte, caguei na dosagem da farinha de osso, minha mistura ficou: 

5KG - Terra vegetal

2KG - Humus

1kg - mistura para orquideas (humus aerado com casca de pinus)

1kg - po de coco

1kg- torta de mamona

1kg- farinha de osso

(MISTURA PARA FLORAÇÃO)

Minha sogra usou um pouco dessa mistura para completar alguns vasos da casa dela, e uma semana depois 2 plantas foram comidas pela raiz.... (nao são cannabis)

Em contra partida, eu recebi uma canna de um amigo, e a missao era, recupera-la (o retardado colocou a coitada germinada com algodao em cima de pedrinhas daquelas bem pequenas... dentro de um copo... é vc nao leu errado, ele nem se quer colocou terra [obvio, q a planta estava morta praticamente,com 3 semanas de vida, estava com caule transparente, e com apenas 4 folhas, bem pequeninhas]). Então coloquei essa misturade terra no copo e cuidadosamente transplantei ela... o resultado foi bom, ela voltou a ficar de pé, esta bem corada, e esta com 8-10 folhas...

Agora, meu problema, fiz o ultimo transplante, a uma semana atraz.. de uma belezinha que tenho aqui, para segurar 30 dias vegetando, e o resto da floração... mas essa noticia da planta comida pela raiz, recebi só hoje ( faz tempo q eu nao visito a sogrinha kk) e agora fiquei com medo, eu sei que exagerei na dosagem de torta e farinha.... mas o fato é que, ja esta transplantado, e estou com medo de perder a planta.... 

Alguma ideia?? como a planta do meu amigo nasceu de novo nessa mistura... será que irá afetar a minha femea ??? se sim, um flush resolveria ???

Galera obrigado desde já pela atenção, aguardando respostas ansiosamente !!!!!

Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom
Em 09/02/2016 at 17:40, sonhadorconsciente disse:

HEEEEEELP !

Galera, seguinte, caguei na dosagem da farinha de osso, minha mistura ficou: 

5KG - Terra vegetal

2KG - Humus

1kg - mistura para orquideas (humus aerado com casca de pinus)

1kg - po de coco

1kg- torta de mamona

1kg- farinha de osso

(MISTURA PARA FLORAÇÃO)

Minha sogra usou um pouco dessa mistura para completar alguns vasos da casa dela, e uma semana depois 2 plantas foram comidas pela raiz.... (nao são cannabis)

Em contra partida, eu recebi uma canna de um amigo, e a missao era, recupera-la (o retardado colocou a coitada germinada com algodao em cima de pedrinhas daquelas bem pequenas... dentro de um copo... é vc nao leu errado, ele nem se quer colocou terra [obvio, q a planta estava morta praticamente,com 3 semanas de vida, estava com caule transparente, e com apenas 4 folhas, bem pequeninhas]). Então coloquei essa misturade terra no copo e cuidadosamente transplantei ela... o resultado foi bom, ela voltou a ficar de pé, esta bem corada, e esta com 8-10 folhas...

Agora, meu problema, fiz o ultimo transplante, a uma semana atraz.. de uma belezinha que tenho aqui, para segurar 30 dias vegetando, e o resto da floração... mas essa noticia da planta comida pela raiz, recebi só hoje ( faz tempo q eu nao visito a sogrinha kk) e agora fiquei com medo, eu sei que exagerei na dosagem de torta e farinha.... mas o fato é que, ja esta transplantado, e estou com medo de perder a planta.... 

Alguma ideia?? como a planta do meu amigo nasceu de novo nessa mistura... será que irá afetar a minha femea ??? se sim, um flush resolveria ???

Galera obrigado desde já pela atenção, aguardando respostas ansiosamente !!!!!

E aí Sonhador, na paz? Que pé tá isso aí? A planta vingou??

• Like 1
Link para o post