Recommended Posts

boa noite galera sou novato, em busca do primeiro cultivo. estou estudando sobre solo para o plantio outdoor. se alguém poder me ajudar.

Qual é o melhor solo a ser usado quando eu trocar a planta pra um vaso maior? Eu posso usar um solo inerte com adição humus de minhoca, esterco, fibra de coco e um pouquinho de fertilizante ? Se não então qual seria o melhor solo para o plantio outdoor ? E a rega feita com a água da bica a problema no coltivo outdoor?

vlw galera espero que alguém possa me ajudar, paz a todos .

Amigo, olha isso aki: http://www.growroom.net/board/topic/37243-receita-para-solo-do-ricco-y-locco/

Q solo inerte é esse q vc vai usar? Se vc vai adicionar humus de minhoca, ester e fertilizante ele deixara de ser inerte. Use o esterco, o humus e a fibra. Dps na flora tu adiciona uma farinha de osso e ja era. NAo existe uma receita padrao. Vc tem q ver oq tem disponivel pra compra e a forma de plantil que prentendes fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, olha isso aki: http://www.growroom.net/board/topic/37243-receita-para-solo-do-ricco-y-locco/

Q solo inerte é esse q vc vai usar? Se vc vai adicionar humus de minhoca, ester e fertilizante ele deixara de ser inerte. Use o esterco, o humus e a fibra. Dps na flora tu adiciona uma farinha de osso e ja era. NAo existe uma receita padrao. Vc tem q ver oq tem disponivel pra compra e a forma de plantil que prentendes fazer.

PO amigo muito bom esse topc que vc mostrou ai . eu dei um rolé nas lojas aqui da cidade. e esse são os produtos que eu encontrei.

- Terra adubada

- Fibra de coco

- Farinha de osso

- Torta de mamona

- humos de minhoca

com esses material eu acho que da pra fazer um solo maneiro. agora me tira uma duvida , a torta de mamona e a farinha de osso eu só coloco na flora eu eu posso usar um pouquinha na eta vegetativa? se sim qual é a proporção ?

Compartilhar este post

Link para o post

PO amigo muito bom esse topc que vc mostrou ai . eu dei um rolé nas lojas aqui da cidade. e esse são os produtos que eu encontrei.

- Terra adubada

- Fibra de coco

- Farinha de osso

- Torta de mamona

- humos de minhoca

com esses material eu acho que da pra fazer um solo maneiro. agora me tira uma duvida , a torta de mamona e a farinha de osso eu só coloco na flora eu eu posso usar um pouquinha na eta vegetativa? se sim qual é a proporção ?

Mano, esses materiais ai sao de boa. Cara, pode usar farinha e a torta na vega. Como o humus é fonte de N (bom pra vega) e a torta de mamona tb, eu iria com uma proporção mt pekena. Essa quantidade vai depende do tamanho do seu vaso. Volta la no topic q te mostrei que vc vai ter uma ideia.

E lembre-se: com isso tudo que vc ta usando, seria bom vc fazer a mistura com no minimo 1 mês. Primeiro que a torta e a mamona demoram ate se "dissolverem" no solo e estarem prontos para que a planta faça uso deles. E segundo que evita que role um overfert. Faz a mistura total, deixa num grande balde por exemplo, joga agua (somente pra deixar o solo umido, e o mantenha umido sempre que vc ver q o mesmo esta seco) e relaxa. Dps pega e faz os vasos a serem utilizados. Lembrando: nao exagere na farinha e na torta e use pelo menos uns 50% de material aerador (fibra de coco).

Falow

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

ola amigos, vou pota minhas plantas para florescer e tenho uma duvida estou usando torta de mamona no vegetativo posso usar no florescimento tbm?? e como utilizo? só por sima da terra e rego? e a quantidade por planta?

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas mafredz _\|/_

Qual uma boa receita para o preparo de um solo básico para vegetação e
para floração (por favor uma receita básica onde o conteúdo seja
encontrado facilmente em casas de jardinagem).

Aloha goodganja

Compartilhar este post

Link para o post

Estive usando CAROLINA SOIL tanto com perlita , como sem , e tanto no LED , quanto FLUOR apresentou queima das 1as folhas reais ou mal desenvolvimento do broto ,

Estou buscando uma solução , acredito ser o SOLO.

Acredito também que a germinação ocorre melhor na FLUOR porque o calor da lâmpada facilita a quebra da casca e a remoção da película que envolve o par de folha falsa.

Fico no aguardo de alguém experiente para ensinar a compor um solo BOM para germinação .

Já comprei SUNSHINE mix e queimou radícula, e aí surgiu aquela dúvida, o material vem fracionado, será que estava bom ?

Enfim, são tantos gastos que hora de sentar , e pensar 2, 3, 4, vezes antes de iniciar a germinação de uma seed gringa.

POR FAVOR, se alguém puder de maneira resumida e rápida descrever um solo para germinação sem problemas tanto LED / FLUOR.

Além da receita do SOLO para germinação que é onde estou errando, queimando, empacando as plantas, gostaria de fazer uma outra colocação :

após germinada a semente no papel toalha, coloca ela nesse ( SOLO = AGUARDANDO INFO ) 1,5 CM , cobre com terra solta e PÕE na LUZ 18/6 ou deixa na

escuridão ? mesmo já coberto com terra.

essa é uma grande DÚVIDA que não obtive clareza ainda.

OBRIGADO.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive usando CAROLINA SOIL tanto com perlita , como sem , e tanto no LED , quanto FLUOR apresentou queima das 1as folhas reais ou mal desenvolvimento do broto ,

Estou buscando uma solução , acredito ser o SOLO.

Acredito também que a germinação ocorre melhor na FLUOR porque o calor da lâmpada facilita a quebra da casca e a remoção da película que envolve o par de folha falsa.

Fico no aguardo de alguém experiente para ensinar a compor um solo BOM para germinação .

Já comprei SUNSHINE mix e queimou radícula, e aí surgiu aquela dúvida, o material vem fracionado, será que estava bom ?

Enfim, são tantos gastos que hora de sentar , e pensar 2, 3, 4, vezes antes de iniciar a germinação de uma seed gringa.

POR FAVOR, se alguém puder de maneira resumida e rápida descrever um solo para germinação sem problemas tanto LED / FLUOR.

Além da receita do SOLO para germinação que é onde estou errando, queimando, empacando as plantas, gostaria de fazer uma outra colocação :

após germinada a semente no papel toalha, coloca ela nesse ( SOLO = AGUARDANDO INFO ) 1,5 CM , cobre com terra solta e PÕE na LUZ 18/6 ou deixa na

escuridão ? mesmo já coberto com terra.

essa é uma grande DÚVIDA que não obtive clareza ainda.

OBRIGADO.

Suas folhas queimaram pq Carolina Soil II tem EC 1,5 oq é alto para germinação e/ou clonagem.

Porém você mistura com esse Solo citado abaixo.. rega por 1-2 semanas fazendo bom flush, e fica perfeito, caso queira germinar e/ou clonar

30% Terra vegetal

30% Substrato Carolina Soil II

10% Vermiculita *

10% Perlita *

15% Esterco de gado ou cavalo

5% Humus

2,5% Torta de mamona

2,5% Farinha de osso

* = perlita e/ou vermiculita já vem no substrato.. por isso a quantidade adicionada não é grande..!

Como esse solo acima, você nem precisará de fertilizantes até a planta chegar a 2 meses e meio de vida..!

ESSE É O SOLO PERFEITO MINHA OPINIÃO.. mas não esqueça de no fundo do vaso.. preencher o fundo com BRITAS e depois cobrir com AREIA.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

30% Terra vegetal

30% Substrato CS II

10% Vermiculita *

10% Perlita *

10% Esterco de gado ou cavalo

5% Humus

2,5% Torta de mamona

2,5% Farinha de osso

Como esse solo acima, você nem precisará de fertilizantes até a planta chegar a 2 meses e meio de vida..!

ESSE É O SOLO PERFEITO MINHA OPINIÃO.. mas não esqueça de no fundo do vaso.. preencher o fundo com BRITAS e depois cobrir com AREIA.

* = perlita e/ou vermiculita já vem no substrato.. por isso a quantidade adicionada não é grande..!

Eu devo misturar tudo ou coisas colocar por camadas?

camada de baixo é com brita...

depois por cima da brita coloque areia... até sumir a brita...!

mas cuidado pra não usar METADE DO VASO fazendo isso..

procure não fumar quando estiver executando as tarefas.. ajuda muito deixar para fumar depois que terminar.. para comemorar..

Eu costumo usar uma espuma de 7mm em media eu corto.. coloco no fundo do vaso.. por cima da espuma vai a brita preta... por cima da brita.. areia..

depois eu jogo a composição toda misturada:

Perlita

Vermiculita

Torta de mamona

Farinha de osso

Humus

Esterco de gado ou cavalo (melhor cavalo)

Terra de boa qualidade

CS II

E antes de plantar ou transplantar, não esqueça de regar bastante (FLUSH) por 1 ou 2 semanas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mano, esses materiais ai sao de boa. Cara, pode usar farinha e a torta na vega. Como o humus é fonte de N (bom pra vega) e a torta de mamona tb, eu iria com uma proporção mt pekena. Essa quantidade vai depende do tamanho do seu vaso. Volta la no topic q te mostrei que vc vai ter uma ideia.

E lembre-se: com isso tudo que vc ta usando, seria bom vc fazer a mistura com no minimo 1 mês. Primeiro que a torta e a mamona demoram ate se "dissolverem" no solo e estarem prontos para que a planta faça uso deles. E segundo que evita que role um overfert. Faz a mistura total, deixa num grande balde por exemplo, joga agua (somente pra deixar o solo umido, e o mantenha umido sempre que vc ver q o mesmo esta seco) e relaxa. Dps pega e faz os vasos a serem utilizados. Lembrando: nao exagere na farinha e na torta e use pelo menos uns 50% de material aerador (fibra de coco).

Falow

Galera meu exemplo é parecido, fiz um solo com 30%perlita30%fibradecoco mais humus de minhoca farinha de sangue farinha de peixe torta de mamona e terra vegetal, meu solo está descansando a 3, 4 meses e eu vou germinar umas seeds esse domingo que vem, a proposta é deixar esse solo para a vega (pós muda) e para flora, não pretendo trocar de balde, já que por ser um armário grow creio que n seja conveniente pra mim, então vem mais uma dúvida, pq não sei quando posso aplicar os macro e micronutrientes, o que me dizem? jah blesss

meu solo:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite galera, sou novato, essa eh a minha primeira vez no forum e estou montando meu primeiro grow...

Ate então esta tudo certo, montei o armário estou usando 2 lampadas fluorecentes compactas de 6500 kelvin com refletor, estou com 3 pezinhos em um vaso pequeno precisando urgente transplantalos, procurei uma terra a base de turfa que ouvi dizer ser boa e a unica que achei por aqui foi essa NatuSolos Floreia (http://www.natussolos.com.br/floreira.htm) cuja a materia prima e: turfa, vermiculita, casca de pinus, carvao vegetal e materia organica,

PH = 5.7

Capitacao retencao de agua: 60% peso

Densidade: 600 kg m3

Condutividade eletrica 1.4

Bom peguei essa terra e misturei em 50 % fibra de coco, o resultado foi desastroso, a agua nao escoava, jogava um copo de agua e ja alagava, acho que esta faltando alguma coisa, o que me sugerem ? humus ? terra organica ? estava pensando em colocar perlita o que acham ? sei que o PH dessa terra eh baixo, vou usar calcario domicil para tentar regular para 6.5... podem me dar umas dicas ? o que acham dessa terra ?? e outra coisa com essa terra eh preciso usar fertilizante ?? se sim apartir de quanto tempo mais ou menis ?? logo postareii foto das marias... rs abracao e agradeco des de ja !!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite galera, sou novato, essa eh a minha primeira vez no forum e estou montando meu primeiro grow...

Ate então esta tudo certo, montei o armário estou usando 2 lampadas fluorecentes compactas de 6500 kelvin com refletor, estou com 3 pezinhos em um vaso pequeno precisando urgente transplantalos, procurei uma terra a base de turfa que ouvi dizer ser boa e a unica que achei por aqui foi essa NatuSolos Floreia (http://www.natussolos.com.br/floreira.htm) cuja a materia prima e: turfa, vermiculita, casca de pinus, carvao vegetal e materia organica,

PH = 5.7

Capitacao retencao de agua: 60% peso

Densidade: 600 kg m3

Condutividade eletrica 1.4

Bom peguei essa terra e misturei em 50 % fibra de coco, o resultado foi desastroso, a agua nao escoava, jogava um copo de agua e ja alagava, acho que esta faltando alguma coisa, o que me sugerem ? humus ? terra organica ? estava pensando em colocar perlita o que acham ? sei que o PH dessa terra eh baixo, vou usar calcario domicil para tentar regular para 6.5... podem me dar umas dicas ? o que acham dessa terra ?? e outra coisa com essa terra eh preciso usar fertilizante ?? se sim apartir de quanto tempo mais ou menis ?? logo postareii foto das marias... rs abracao e agradeco des de ja !!

Acho que esse solo é legal. Nunca o vi antes tampouco vi gente o usando. Enfim...

Vc picou a fibra de coco? Vc deve deixa-la picotada, e mistura-la ao substrato. Alguns aconselham a lava-la antes, para retirar uma substancia chamad a TANINO, que pode ser prejudicial a sua planta.

Pode adicionar a perlita sim, mas dai nao precisa botar os 50% da fibra mas a perlita...bota: 30% perlita, 20% fibra e o resto com essa terra ai. Acredito que assim da pra tu sustentar a planta por um bom tempo. Se vai precisar fertilizar ou nao é dificil saber. Vc deve medir o pH da agua que vc rega a planta e da agua que sai por baixo do vaso (run off).

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

primeiramente Nebreiro obrigado pelas dicas, estou passando por muitas dificuldades e vou colocar algumas fotos para tentarem me ajudar, como falei usei essa terra(http://www.natussolo...br/floreira.htm) com fibra de coco e nao escoou a agua, acredito que a fibra de coco tenha entupido os buracos ate por que a lata de tinta nao eh o lugar ideal para o plantio, hoje vou comprar um vaso de 50l para o transplante das 3 mudas.. espero que quando eu colocar a terra no vaso ela escoe imediatamente, vou misturar um pouco de perlita e humus acredito que seja melhor o que achao ? outra coisa eh o PH dessa terra, ele esta muito alcalino, eu reguei a terra com agua bem acida com limao espremido e mesmo assim saiu em baixo do vaso bem alcalina.... (a agua da torneira da minha regiao é muito alcalina...posso preparar agua com limao ou vinagre com ph de aprox 7 e regar sempre com ela ?)

1452156_381439201989303_351113850_n.jpg

1394169_381471915319365_1032267310_n.jpg

acredito que estejam sofrendo por conta do PH alcalino, eu fiz um flush com agua e limao espremido e mesmo assim a agua sai em baixo do vaso alcalinas... elas estavam ficando 24 horas de luz.. deixo no quintal ate o sol se por depois vai para 2 lampadas compactas de 6500 kelvin... hoje que fiz o flush com agua acida estou pensando em deixa-las descansar durante a noite....

vou comprar o vaso e transplantar essa terra para ele esperando que melhore o escoamento, porem como ja disse ela esta muito alcalina, o que posso fazer para ela ficar mais acida para eu transplantar as coitadinhas em uma terra boa ??

o que puderem me ajudar agradeço... :)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia glr, to com uma duvida: onde é moro é meio dificil achar perlita, a unica coisa q eu acho é casca de pinus moida, ja usei ela algumas vezes é boa e pa.+ eu tava olhando dentro do saco e tem uns insetos bem pequenos ( do tamanho de piolhos kk') e bem brancos, sera q eles vao fazer alguma coisa com as raizes? até agr ta de boa..

Compartilhar este post

Link para o post

Suas folhas queimaram pq Carolina Soil II tem EC 1,5 oq é alto para germinação e/ou clonagem.

Porém você mistura com esse Solo citado abaixo.. rega por 1-2 semanas fazendo bom flush, e fica perfeito, caso queira germinar e/ou clonar

30% Terra vegetal

30% Substrato Carolina Soil II

10% Vermiculita *

10% Perlita *

15% Esterco de gado ou cavalo

5% Humus

2,5% Torta de mamona

2,5% Farinha de osso

Boa tarde Sincero.

como eu faria a aplicação dos micro e macro nutrientes após esses dois meses e meio de vida em solo ja preparado? poderia fazer a aplicação utilizando o mesmo solo?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, eu tenho os seguintes tipos de substratos em minha residência: esterco de vaca e galinha caipira, humus de folhas de bambu, arvores e pé de banana e terra preta com minhoca. Qual destes é mais recomendável de se usar?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou no segundo cultivo (o primeiro não vingou) matei minha planta por colocar torta de mamona antes da 3 semana.

Estava em um pc grow, montei tudo certinho mais acho que também pequei um pouco na iluminação !

Depois disso li bastante e adquiri bastante conhecimento que eu não tinha na primeira tentativa, mas fico um pouco com o pé atrás em mexer com os ferts.. Acho o assunto muito confuso e tenho medo de dar um overfert.

Se pro transplante eu misturar mais ou menos 55% sunshine mix, 30% de perlita, 10% de húmus e 5% de torta de mamona quais seriao os ferts necessários e como é de quanto em quanto tempo deverei usá-los.

OBS.: dessa vez será outdoor (laje).

Abraço irmão !

Compartilhar este post

Link para o post