Ir para conteúdo
Growroom

Como Armazenar Sementes

Recommended Posts

• Usuário Growroom

logoavata200x200insutoe.jpg

Como Armazenar Sementes?

Como tinha essa dúvida a respeito de armazenagem e também outros growers a tem ou ainda a terão, foi com esse intuito de informar e discutir sobre armazenamento correto das nossas sementinhas, que saiu essa publicação:

1 - Pontos básicos de armazenamento das sementes:

• Sementes exigem um local fresco e seco, para melhor armazenamento.

• Flutuações de temperatura e umidade são os piores inimigos das sementes.
  • As sementes mais vigorosas, no momento da colheita, vão se manter armazenadas por mais tempo.

• As sementes incorretamente secadas podem deteriorar drasticamente ao longo do tempo.
  • Sacos e frascos devem ser bem identificados com o nome da variedade, a data e outras informações úteis sobre a variedade armazenada.

2 - Humidade:

storagejar.jpg

Sementes continuam a exercer os processos vitais, a uma taxa baixa, enquanto dormentes. Absorvem a umidade do ar que combina-se com o alimento armazenado no interior da semente para formar um alimento solúvel, que então se combina com o oxigênio do ar para liberar água e calor. Muita umidade no ar fará com que as sementes queimem sua comida armazenada muito rapidamente, produzindo um excesso de calor que irá baixar ainda mais a capacidade das sementes para germinar. A necessidade de se manter essas mudanças a um mínimo durante o armazenamento, prolonga a vida das sementes.

Um nivel de 6-9% de umidade para sementes de cânhamo é ideal para o armazenamento a longo prazo. Um teste para níveis de umidade mostra que as sementes de casca dura, como as sementes de cânhamo, quando em torno de 8% de umidade, quebram em pedaços ao invés de ficar amassadas quando colocadas no concreto e golpeadas com um martelo.

silicagel.jpg

O sílica gel dessecante, frequentemente utilizado na secagem de sementes, também pode ser usado para ajudar a manter estáveis os níveis de humidade dentro de um recipiente de armazenamento permanente. Usa-se o mesmo peso de sílica como de sementes. As sementes de cânhamo geralmente pesam em torno de 0,01-0,02 gramas. Recomendamos o uso das bolsinhas zip loc de alumínio para armazenar as sementes, e dos frascos de sementes as bolsinhas. Em seguida, recomendamos colocar a quantidade correta de gel de sílica no fundo dos vasos para manter os níveis baixos de umidade. Esteja ciente de que você pode danificar seriamente as sementes, ao reduzir demasiadamente os níveis de umidade, pelo qual se recomenda não usar sílica demais.

20090806img0945.jpg

3 - Temperatura:

As sementes podem sobreviver a temperaturas que iriam matar a planta-mãe, desde que estejam completamente secas porque o excesso de umidade nas sementes pode congelar, danificando as mesmas.

As sementes precisam ser armazenadas em local fresco ou frio. Portanto deixá-las perto do chão é melhor do que mais perto do teto, onde geralmente é significativamente mais quente. No entanto, para o armazenamento a longo prazo, colocar sementes na geladeira ou no freezer é a melhor opção, sempre que o conteúdo de umidade das sementes e do recipiente de armazenamento seja baixo, e o recipiente seja hermético. A temperatura ideal no frigorífico é de cerca de 4oC.

Um freezer é o melhor para o armazenamento de sementes a longo prazo, embora você precise ter certeza que:

Você não tirará as sementes do freezer e as manterá para fora demasiado ou por tempo suficiente para as mudanças de temperatura afetarem as mesmas..

Quando você quiser remover as sementes do congelador é importante deixar o recipiente fechado até que a temperatura das sementes fique igual à temperatura ambiente, de outra maneira irá formar condensação sobre elas.

4 - LUZ:

Assim como certos niveis de umidade e de temperatura, a luz pode ajudar a estimular e apoiar o processo de germinação. Muitos alimentos, produtos farmacêuticos e químicos se deterioram rapidamente quando expostos à luz, assim também a viabilidade e o vigor das sementes ficam afetados por serem expostas à luz durante o armazenamento.

5 - PROBLEMAS NO ARMAZENAMENTO DAS SEEDS:

5.1 - MOFO/BOLOR:

As sementes não secadas ao correto nível de umidade, antes de serem seladas em recipientes adequados, podem apodrecer, coisa que acontece com certa freqüência. Um teste simples: depois de 'secar' e colocar em frascos de vidro fechados ou sacos de plástico, o aparecimento de condensação no interior dos recipientes dentro de algumas horas indica a necessidade duma nova secagem. O sílica gel deverá ajudar com isso.

5.2 - INSETOS:

Insetos que podem ter escapado à atenção podem causar estragos em sementes armazenadas. Algumas pitadas de terra diatomácea é uma maneira segura, barata e não tóxica, de proteger as sementes contra os danos dos insetos. Não é preciso usar muito, só não se esqueça de revestir levemente todas as sementes antes do selado final e armazenagem. A terra diatomácea está disponível na maioria das lojas de jardinagem.

5.3 - ROEDORES:

As sementes não armazenadas em recipientes de vidro ou metal podem proporcionar um verdadeiro banquete para os ratos e outros pequenos vermes. Certifique-se de manter todas as sementes dentro de recipientes de metal ou vidro e devidamente etiquetados.

Informação Retirada de SEEDSMAN.

• Like 6
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

exelente o topico irmão. vai ajudar mta gente;

agora uma duvida esse silica gel eu coloco dentro do saquinho msmo ou abro o saquinho e coloco as bolinhas?coloco dentro desses saquinhos que costumam vir as seeds?

A MANEIRA MAIS BARATA DE ARMAZENAR AS SEMENTES. É COLOCANDOAS EM SAQUINHOS DE SACOLÉ DENTRO DO ARROZ CRU. POIS O ARROZ AGE REGULANDO A TEMPERATURA E A UMIDADE E ASSIM AS SEMENTES FICAM BASTANTE TEMPO EM PERFEITO ESTADO PARA PLANTIO.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

E AE IRMÃO;

Primeiramente cuidado com com o sílica Gel da mesma forma que pode ajudar, pode também atrapalhar;

Caso tiver uma quantidade maior de sílica Gel pode matar a semente.

Se for usar pode usar uma quantidade mínima, porém não tirando de dentro de sua embalagem.

Outrora peguei um pote daqueles de vitamina "C", coloquei dentro de um zip-lock e depois dentro do potinho, para finalizar coloquei na geladeira.

Não conhecia a técnica do nosso irmão nelinho, porém fiquei curioso em testar.

bpeace.gif

exelente o topico irmão. vai ajudar mta gente;

agora uma duvida esse silica gel eu coloco dentro do saquinho msmo ou abro o saquinho e coloco as bolinhas?coloco dentro desses saquinhos que costumam vir as seeds?

Link para o post
  • 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

E AE CAPITUXO;

Obrigado pelos elógios e por compartilhar sua experiência conosco, espero que esse tópico possa ajudar muitas pessoas.

bpeace.gif

gostei do topic, bem completo irmao

parabéns!!

Só pra compartilhar....

Eu sempre guardei as semente de qualquer jeito, dentro de 1 gaveta ou armario....ae agora estou guardando dentro de sacos com zip e esses sacos dentro de 1 pote que eu usava pra guardar buds. Esse pote coloquei no fundo da geladeira rasta2bigsmoke0gf.gif

E AE RASLUTA;

Irmão fico feliz que o tópico tenha te ajudado.

Espero ver essas seeds em um diário aqui no fórum.

bpeace.gif

sanou todas as minhas dúvidas !! sensacional esse tópico...

valeu zzzZZZzzz !!

Link para o post
  • 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Voce sabe se é possivel deixar elas guardas como vieram ? dentro daquela capsula ? ou é melhor na geladeira mesmo ???

as minhas qnd pedi, deixei hiperlacrado em lugar escuro e seco na embalagem que elas vieram, mas 8 meses depois não germinaram.

Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Po galera...fiquei na duvida...to com umas seeds aqui e queria ficar um tempo sem pedir. queria ficar um bom tempo com essas seeds guardadas, mais até do que 8 meses. Elas estao nos saquinhos zip que vieram dentro de uma caixinha de aluminio com silica. Será mesmo necessário colocar na geladeira?

Abraço e Pazz

Link para o post
  • Usuário Growroom

Só para deixar minha experiencia...

Comprei em fevereiro do ano passado umas seeds, fiquei com a mesma duvida na epoca de onde guardar, e o que fiz foi manter na embalagem original (pequenos ziplocks), colocar dentro de um tupperware pequeno junto com uns 4 saquinhos de silica (aqueles que vem em tenis, mochila, essas coisas) e deixei na geladeira, na parte de baixo, junto com os legumes.

1 ano e meio depois e as sementes ainda estao boas. 100% de germinacao e o que sobrou continua guardado no mesmo lugar.

Um abraco!

Link para o post
  • Usuário Growroom

E AE RELAXSHARK;

Siga a dica no nosso irmão SQNA que a dele foi que foi, apenas uma dica, mesmo dentro da ziplock na IMO eu colocaria dentro de um potinho hermético.

bpeace.gif

Po galera...fiquei na duvida...to com umas seeds aqui e queria ficar um tempo sem pedir. queria ficar um bom tempo com essas seeds guardadas, mais até do que 8 meses. Elas estao nos saquinhos zip que vieram dentro de uma caixinha de aluminio com silica. Será mesmo necessário colocar na geladeira?

Abraço e Pazz

E AE SQNA;

Obrigado por compartilhar sua experiência conosco, tenho certeza que vários growers irão aproveita-lá.

bpeace.gif

Só para deixar minha experiencia...

Comprei em fevereiro do ano passado umas seeds, fiquei com a mesma duvida na epoca de onde guardar, e o que fiz foi manter na embalagem original (pequenos ziplocks), colocar dentro de um tupperware pequeno junto com uns 4 saquinhos de silica (aqueles que vem em tenis, mochila, essas coisas) e deixei na geladeira, na parte de baixo, junto com os legumes.

1 ano e meio depois e as sementes ainda estao boas. 100% de germinacao e o que sobrou continua guardado no mesmo lugar.

Um abraco!

Link para o post
  • Usuário Growroom

Entendo que o importante é vedar da luz, humidade e do oxigênio.

KeepGrowing

nao se engane qnt a temperatura,ja me ferreires nessa...Pode depender do lugar em que se mora tbm.Mass... cmg pelo menos. <_<

contei o que aconteceu com as minhas em apenas 8 meses,fazendo essas 3 coisas, e não germinou 1....E tinham falado pra mim q nao precisava botar na geladeira... hauhauha, me fufu. :chaudeslarmes:

outra dica, é guardar dentro bexiga de encher com as silicas. Tipo as que vendem no seedsman. E guardar dentro de qualquer coisa hermeticamente fechada, mas que não passe luz!, mas sempre dentro da geladeira... creio que dure muito tempo assim. :335968164-hippy2::335968164-hippy2:

Link para o post
  • 1 month later...
  • Usuário Growroom

É galera, muito util as dicas !!

Vou ter que adiar a guerrilha, fiz uma visita no local e ta tudo queimado, sem arvore nenhuma, não tem como se "esconder" la, então infelizmente vou ter que guardar as sementes por mais de 1 ano, até que eu consiga montar meu grow... vou usar essas dicas !!

Vlw

• Like 1
Link para o post
  • 1 month later...
  • 3 months later...
  • Usuário Growroom

Princípios gerais do Armazenamento:

• O armazenamento não melhora as qualidades do lote de sementes, apenas as mantêm.

• Temperatura e umidade são os dois fatores mais importantes no armazenamento. Quanto maiores esses fatores, maior será a atividade fisiológica da semente.

• A umidade é mais importante do que a temperatura.

• A cada 5,5°C de decréscimo de temperatura aumenta o dobro no potencial de armazenamento, no intervalo de 0 a 45°C.

• A cada 1% de decréscimo na umidade, dobra o potencial de armazenamento, na faixa de 4 a 14%.

• A umidade da semente é função da umidade relativa e em menor escala da temperatura.

• As melhores condições para o armazenamento de sementes ortodoxas são clima frio e seco.

• Sementes imaturas e danificadas não armazenam bem, enquanto as sementes maduras e não danificadas armazenam bem.

• O potencial de armazenamento varia com a espécie.

• Like 1
Link para o post
  • 10 months later...
  • Usuário Growroom

Valeu galera! muito boas dicas!

Só pra contextualizar:

As minhas primeiras seeds chegaram hoje! mas só poderei montar meu grow em 2 meses. E, infelizmente, na casa dos meus pais não rola de usar a geladeira. Vou deixar nas embalagens originais, num potinho de tupperware com sílica de dentro do meu armário (zero de luz). Tomara que dê certo!

abs

Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

então galera , queria saber se vcs tiram todo o ar dos zip-loc ?

e se eu armazenar minhas sementes nesses sacos de aluminio ziploc e colocar os saquinhos dentro de um pote com arroz cru e deixar dentro da geladeira daria certo ? isso sem usar silica .

Link para o post
  • 2 months later...
  • Usuário Growroom

Saludos!!

Como recomenda os seeds banks:

guardar em um saquinho escuro para nao entrar luz e na geladeira!

poderá ter-las por mais de 1 ano!!!!

acabo de germinar NYCD x Chronic q estavam na geladeira desde jan/12 ou seja mais de 1 ano!!!!

keep growing.

• Like 2
Link para o post
  • 7 months later...