Ir para conteúdo
Growroom

Meios De Germinação

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Man estou quebrando a cabeça nessa fase da germinação, ja tentei inserido as sementes no copo com água atras da geladeira, tentei no tupaware com papel toalha úmido, mas essa da vermiculita ainda nao tentei, porém nao entendi direito o método que vc usou!! No caso vc molhou a vermiculita e inseriu as seeds? Se possível, gostaria que me explicasse direitinho, valeu jah bless

jA UTILIZEI 3 METODOS

A GERMINAÇÃO

Sabemos que é o momento mais critico, e mais fácil de perder sua premiada Strains..

no guardanapo entre 2 pratos pirex escuro,

...Deu sucesso, quase, se não fosse o mardito fungo, das 5 sobraram 4

Direto na Agua (cobrir a semente com 1 dedo de agua,..Fail.........

Vermiculita...

THE BEST, 100% LIVE, "um potinho de uns 15 cm de diametro consegui germinar 15 / 15 sementes, e foram as mais fortes"

depois na terra leve em consideração uma ótima drenagem, pouca compactação, nunca usar terra vermelha, SEMPRE: substratos orgânicos turfa, terra vegetal, e adubos só a partir da 3a. semana, PÓ de fibra de COCO, e bom tb. (prefiro vermiculita e substrato para orquideas)

med_gallery_6889_4227_46627.jpg

será que concorda? tem uma método especial ? Um produto ?, etc..POSTE AQUI !

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 weeks later...
  • Respostas 66
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Olá amigos Growers de todo o Brasil. Este é meu primeiro post no fórum, espero em breve estar postando fotos e dividindo com vocês minhas experiências, frustrações, e, SE JAH ME DEIXAR, mostrarei-lh

Infelizmente a maioria do guia básicos só ensina com papel toalha e tapwere na minha opinião isso é técnica avançada de 3 transplantes: Agua, Papel toalha, terra, que requer muito cuidado com umidade

Salve rapaziada. Eu sempre usei Lã de Rocha (Rockwool) para germinação e crescimento inicial. Recentemente um amigo me presenteou algumas células de germinação da Jiffy (Jiffy Peat Pellets). Exist

• Usuário Growroom

Acho que o pH da água influencia bastante a percentagem de germinação. Eu ainda não comprei seeds gringas pra fazer o teste. Mas se alguém puder fazer, seria ótimo.

Fazer um laboratório com alguns potes de germinação com pH 6, outros com 6,5 , outro com 7 e tal...e ver as taxas de germinação.

Sempre tive dificuldade em germinar...SEMPRE. Da última vez, eu coloquei umas 12 pra germinar, só consegui 1!!!

Ontem chegaram umas fitas de pH e medi o pH da água da minha torneira e fiquei abismado ao ver que era em torno de 8 ou mais!!!!!!

Isso pode estar travando as germinações...e também o crescimento da minha planta.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Acho que o pH da água influencia bastante a percentagem de germinação. Eu ainda não comprei seeds gringas pra fazer o teste. Mas se alguém puder fazer, seria ótimo.

Fazer um laboratório com alguns potes de germinação com pH 6, outros com 6,5 , outro com 7 e tal...e ver as taxas de germinação.

Sempre tive dificuldade em germinar...SEMPRE. Da última vez, eu coloquei umas 12 pra germinar, só consegui 1!!!

Ontem chegaram umas fitas de pH e medi o pH da água da minha torneira e fiquei abismado ao ver que era em torno de 8 ou mais!!!!!!

Isso pode estar travando as germinações...e também o crescimento da minha planta.

No livro do Vidal, ele recomenda PH de 6.5 a 7.0 pra germinação..... o foda é pegar seed gringa pra fazer "teste" de germinação...puta grana....não rola!!...arriscar elas não germinarem aí é grana jogada fora!

Agora, com uma água dessa, PH 8.0 ou mais...com certeza suas plantas vão ter algum problema de desenvolvimento....se não tiver outra água, tenta ir corrigindo no calcário. e as seeds dificilmente vão germinar legal....

pra não ter erro...eu sempre uso água mineral....100% de sucesso....

sorte aí... :335968164-hippy2:

Link para o post
  • Usuário Growroom

No livro do Vidal, ele recomenda PH de 6.5 a 7.0 pra germinação..... o foda é pegar seed gringa pra fazer "teste" de germinação...puta grana....não rola!!...arriscar elas não germinarem aí é grana jogada fora!

Agora, com uma água dessa, PH 8.0 ou mais...com certeza suas plantas vão ter algum problema de desenvolvimento....se não tiver outra água, tenta ir corrigindo no calcário. e as seeds dificilmente vão germinar legal....

pra não ter erro...eu sempre uso água mineral....100% de sucesso....

sorte aí... :335968164-hippy2:

É, fazer teste com genética boa é carinho hehe. Mas ia ser legal ver uma percentagem real de germinação de acordo com a variação de pH..mantendo as outras variáveis constantes.

É isso mesmo, na verdade já estou tendo problemas, se quiser dar uma olhada no meu diário...

Eu uso purificador de água, por isso não tenho água mineral...você sabe se tem alguma restrição em corrigir o pH da rega com vinagre? Pra deixar menos alcalino?

abraço

Link para o post
  • Usuário Growroom

Galera, já matei muita seed com papel toalha (também já deu certo...) mas pesquisando encontrei no site da Mandala o método que foi 100% : ou lã de rocha (sem tampar o furo) embaixo de uma fluor. Sempre mantendo ligeiramente úmido e aquecido. Na verdade o ideal é reproduzir o processo natural...

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Galera, já matei muita seed com papel toalha (também já deu certo...) mas pesquisando encontrei no site da Mandala o método que foi 100% : ou lã de rocha (sem tampar o furo) embaixo de uma fluor. Sempre mantendo ligeiramente úmido e aquecido. Na verdade o ideal é reproduzir o processo natural...

100% por aqui tmb assim. E o melhor,a raiz ja fica muito forte

Salve rapaziada. Eu sempre usei Lã de Rocha (Rockwool) para germinação e crescimento inicial.

Recentemente um amigo me presenteou algumas células de germinação da Jiffy (Jiffy Peat Pellets). Existem células de germinação de outras marcas, basta usar a palavra-chave "coco coir pellet". Essas células são compostas de Turfa, casca de coco, Sunshine Mix, etc. Elas vem desidratadas e quando molhadas se expandem.

Agora só estou usando elas, o resultado é o mesmo que com a lã de rocha com a vantagem de a mudinha poder passar um pouco mais de tempo sem fertilização e não coçar tanto como a Lã de Rocha...

Aqui vai uma breve descrição que encontrei no site de um revendedor:

O que são Jiffy Pellets ?

change.jpg?w=367&h=219

Jiffy Peat Pellets são pastilhas de Turfa recobertas com uma fina tela de nylon, compostas de “Sunshine Mix” canadense compactado, o que permite maior absorção e retenção de água. Produto muito utilizado para enraizamento de mudas. Quando hidratadas, seu tamanho original aumenta em até 7 vezes. É um produto estéril, contendo hormônios enraizadores, micro e macro nutrientes, com formulação equilibrada de NPK, o que facilita a ” quebra de dormência” ou germinação das sementes e o rápido enraizamento das estacas e clones.

Produto fabricado com Turfa esterelizada, o que evita o aparecimento de pragas e doenças comuns que normamalente aparecem em terra de jardim. Muito práticas, podem ser transplantadas tão logo as raízes comecem a aparecer. A tela que envolve a célula é biodegradável, ou seja, se desmancha com o tempo e não atrapalha o crescimento das raízes e evita o stress causado pelo transplante feito no método convencional

As células de germinação Jiffy, são enviadas desidratadas. Basta adicionar água e alguns minutos está pronta !

peat_pellets.jpg?w=820

• Like 2
Link para o post
  • 4 months later...
  • Usuário Growroom

Metodo ultilizado a varios plantios :

Copo c agua destilada ( n pd ser da torneira )

coloco as sementes na agua , a principio elas vão boiar

depois coloco o copo dentro d armario da cozinha , pois fica escuro e arejado

n dia seguinte as sementes boas estarao no fundo do copo , as que boiarem n estão boas

ae as sementes que estão no fundo , começaram a abrir , (de 1 a 4 dias )

ae é so coloca-llas no primeiro vazo e velas brotar !!!

Link para o post
  • Usuário Growroom

Infelizmente a maioria do guia básicos só ensina com papel toalha e tapwere

na minha opinião isso é técnica avançada de 3 transplantes: Agua, Papel toalha, terra, que requer muito cuidado com umidade, temp. local, manuseio, xiiiiiii por ai vai...

quebre a dormência de sua semente em agua morna 12h

depois coloque na terra (cuidado com essa terra e suas misturas)

ou vermiculita incomparavél meio inerte de facil germinação e enraizamento de clones.

• Like 2
Link para o post
  • 5 months later...
  • Usuário Growroom

Germinação tem que ser na terra mesmo... :emoticon-0137-clapping:

Coloco a semente na agua morna deixo 24 H

depois coloco na terra 50% humos 50% fibra de coco

Estou tendo sucesso assim, sem problemas com as pren-pren.......

no papel toalha e paia, parece q germina rápido,

mais sempre travava depois que colocava na terra..........

:335968164-hippy2:

quanto tempo mais ou menos sai os cotiledones das pren, essa mistura de terra q vc faz sem a fibra de coco da certo?

Link para o post
  • 1 month later...
  • Usuário Growroom

Sou novato no cultivo mas o que eu posso dizer por experiencia propria ate agora sobre germinação é que o que funcionou para min com as sementes de prensado foi fazer uma boa seleção de sementes em seguida deixei elas 24h na agua mineral e joguei no tupware , sei la se é assim que escreve rs..funcionou 70% to com umas mudas de prem com 4 dias ainda novinhas mas vqv!

Jah bless! :rollj:

Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Puts tentei cm o papel toalha de tods as formas, só tive sucesso umas 2 vezes, msm assim não foi pra frente. Agora comprei uma parada q chama root riot, é uma espuminha marrom q to testando.. pra clone já vi q é muito bom..

Link para o post
  • Usuário Growroom

Consegui depois de 7 meses germinar de novo. Deixei as seeds 24 horas na água com acido giberélico e depois mandei pro Root Riot. 3 dias depois já saiu a plântula...To até emocionado...

• Like 1
Link para o post

Lendo os comentários me tirou MUITAS dúvidas. Mas uma ficou em aberto na maioria dos posts: Quando a tentativa de germinação é com vermiculita apenas, ou mesmo na terra ou cubo de lã de rocha, elas vão direto pra luz? ou desligo a lampada do berçário?

Estou tendo difculdades na germinação de prenseeds (seed gringa só pro mês que vem =/)

Mas hoje tive um avanço (dicas recebidas no meu feed) : 12 h na agua morna dentro de uma garrafa térmica (acho q uns 30°) coloquei 5 prenseeds, uma mostrou radícula mas levemente amarelada (isso é normal?) e foi pra terra 40% terra preta (comprada pronta em agro, o vendedor falou que seria ótimo pra qqr tipo de germinação) as outras 4 afundaram após eu recoloca-las na garráfa térmica, vou esperar fechar 24 h pra dar uma olhada e se nao abriram vou tentar colocar 2 no substrato e 2 no papel, pote fechado em cima do modem.

Postarei resultados!

Edit: Outra coisa, caso eu opte por cubo de lã de rocha, para transplante, devo colocar o cubo inteiro no substrato?

Link para o post

Pois é, as prenseeds tão custando a germinar. To seguro que é a qualidade delas. Faz menos de 6 meses que me mudei pra cá e não conheço quase ninguém, quem dirá contatos bons...

Com sorte, consegui alguns fumos frescos (aparentemente) mas as seeds que tirei deles mostraram-se incapazes de germinar (ou o incapaz da história sou eu hahaha) Já tentei colocar out também, mas acho q exagerei no sol.
To desconfiado do meu solo também, não achei na cidade perlita mto menos vermiculita! Vou começar de novo, substrato novo, método novo...

As pyramid seeds vão demorar 90 dias ainda. Mas não posso parar!!!! Tudo vale como experiencia..
As 4 da garrafa não mostraram radicula, mas pus no substrato em 24/0 no berçário.
To indo, como eu disse a teoria to conseguindo absorver mas a prática ta me dando um laço (quero acreditar que é culpa das sementes)

No mais, continuar a estudar e tentando de todas as maneiras!

Link para o post