Ir para conteúdo
Growroom
Uanderson

Solo Com Cheiro De Amônia

Recommended Posts

Galera,

Estou fazendo o tratamento de um solo 50% de Terra Adulbada com Humus de minhoca, Vermiculita,Calcário, Fatinha de Osso + Torta de Mamona, Pó de casca de pinos + 50% de Pó de coco a quase uma semana mas estou preocupado por que está com um cheiro muito forte que me lembra a amônia (provavelmente seja)... É possível isso? Alguma reação dos produtos usado ou exagero em algum?

Abração a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve, Nação!

Salve, Uanderson!

Cara, isso é normal e BOM!

Quer dizer que teu solo está rico em nitrogênio, o que pro vega é o que há!

Fica ligado pra não misturar a torta de mamona com farinha de osso, a mamona é especifica pro vegetativo (nitrogenio) e a farinha de osso pra Flora (fósforo)

Escrevi um post a respeito de preparo de solo que talvez possa te ajudar:

good buds!

Compartilhar este post

Link para o post

Levando em conta o cheiro de amonia relatado, e a composição do solo, digo que isso é mal sinal.

O solo está compactadado, com pouca oxigenação, e assim a matéria organica (osso, mamona) está sofrendo decomposição anaeróbica, que libera esse cheiro.

Use no solo mais fibra ao invés de pó de coco, para melhorar a aeração.

Bons cultivos :rasta2bigsmoke0gf:

Compartilhar este post

Link para o post

Normal! as bactérias ao digerirem a matéria orgânica acabam liberando amônia, que é rica em N, mas de uma olhada no processo, se a terra ainda estiver esquentando e o cheiro for forte, espera alguns dias para a matéria orgânica decompor.

Já fiz uma mistura de solo com bokashi(algunas gramas), fibra de coco (30%), terra adubada com esterco bovino (10% de esterco), farinha de osso e torta de mamona, coloquei tambem um inoculante, e aconteceu justamente isso, a terra esquentou e liberou amônia, depois de ums 5 dias dentro de um saco de nylon (tipo aqueles de trigo de padaria) a terra parou de esquentar e o cheiro de amônia diminuiu.

saca esse link, fala um pouco sobre a compostagem: http://www.illea.org/n3.html

A farinha de osso pode ser usada no vegetativo sim, só que em menor proporção em relação ao período de flora. A planta necessita de P para a formação das raízes!

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest crazyfool*

hummmm opiniões divididas da galera aqui, vai ser interessante ver o desenrolar dessa fita....eu particularmente nunca tive um solo q cheirasse a amonia

Compartilhar este post

Link para o post

salve!

anote bem o que o "white smoke" e o "ricco y locco" escreveram, estão absolutamente corretos. Mesmo em adubações orgânicas a gente tem que cuidar para não exagerar na mão, o cheiro ao meu ver vêm da Torta de Mamona, mas meu conselho é que você revire bastante sua mistura antes de usar e use a fibra de coco como recomendaram, ela vai possibilitar um melhor arejamento do solo. As raízes precisam de ar tanto quanto as folhas. Bom cultivo!!

Compartilhar este post

Link para o post

depende do cheiro ne um puco de cheiro de materia organica no solo é perfeito ....

mas akele cheiro de amonia brabo com certeza é mal sinal pode ser acumulo excessivo de nutrientes q pode trava a coitadinha

areja esse solo ! fibra de coco ou perlita

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho q oq mais fede decomposto anaerobicamente é a farinha de osso...

fica cheiro de mangue, daqueles que quem ja passou pela favela da maré (linha vermelha) sabe...

repito, compostagem bem feita nao fede a amonia nao...

mangue é ambiente anaerobico, diferente do ambiente que raiz de cannabis gosta...

nao precisa exagerar nos nuts, cannabis eh tipo mato, qlqr coisa ela cresce, so manter a coisa (pH) estavel que vai que eh uma beleza!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi pessoal, estou com o mesmo problema de cheiro de amônia numa  q plantei...meus cachorros estavam fazendo xixi nela toda hora e ficou. Om mal cheiro..daí retirei ela..a raiz tava fedendo...lavei bem..e replantei em outro lugar..a grama ao redor tbm fedia...tentei com terra adubada com húmus de minhoca...mas ela está bem triste e o fedor de amônia na grama ao redor está voltando...sabem me dizer o que fazer???

Compartilhar este post

Link para o post