Ir para conteúdo
Growroom

Ajuda Na Germinação!

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Opaa , estou precisando de ajuda ( isso é óbvio ).

O que acontece comigo é que seria minha primeira plantinha :P

Entretanto , eu não estou conseguindo fazer a semente germinar,

a coloquei em um papel toalha molhado em um fraco de plástico com tampa numa gaveta

e a semente apenas ficou preta - a impressão é que foi por causa da água- , não germinou.

faz aproximadamente dois dias que coloquei a semente pra germinar.

Se alguém tiver uma ideia , eu agradeço!

valew aí

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

falae hellow

c for semente de prensado a germinação pode ser mais demorada ou ate mesmo não dar certo

na minha opnião, o metodo que vc usou é o mais eficiente, mas caaso não der certo

segue esse e outros metodos de germinação

Boa noite galera,aqui estou mais uma vez escrevendo teorias, mas que desta vez estão sendo colocadas em prática e acompanhadas minusciosamente... quero falar sobre minhas experiências e debater com outros growers um assunto que muitas vezes "mata" as expectativas dos iniciantes como eu...1 - PlanejandoO primeiro passo para se ter sucesso na germinação e consequentemente no cultivo é ter sementes de uma boa genética, comprada em seedbanks confiáveis ou retirada de fumo de boa qualidade e ter informações sobre a espécie, como tamanho, qualidade, indica/sativa/hibryd, etc... Logo em seguida pegue um caderno ou uma folha para fazer uma "ficha" da seed. Veja um exemplo: Espécie | Data início | Método | Tempo total | Observações |-------------------------------------------------------------------- | | | | | prensado | 18/3 | extreme | | |2 - MétodosAntes do preparo é preciso definir um método de germinação, eu conheço alguns que descrevo abaixo:ConvencionalAs seeds confiáveis são colocadas apenas entre folhas de papel toalha úmido até o rabinho se desenvolver, depois vão para a terra. Com sativas pode levar entre 3-14 dias, com índicas entre 1-6 dias.AcquaAs seeds são colocadas num pote, que não deixe entrar muita luz, até um pontinho branco sair, em seguida são transferidas para o papel toalha úmido, aí você deixa até a radícula se desenvolver ou coloca no método convecional por mais 3-5 dias.CleanEste método é mais utilizado em sementes de prensado que contém amoníaco, fungos, etc... As seeds são colocadas num recipiente com vinagre por 15 minutos e depois ficam de molho em água com gotas de limão por 2 horas. Em seguida devem ser bem lavadas e entrar num dos métodos acima. ExtremeEste método é uma invenção minha, está dando ótimos resultados (70% germinaram), que reúne três métodos diferentes para quebrar a "paralisia das sementes" e assim forçar uma rápida germinação:Pego a seed e uma lixa fina. Lixo com carinho toda ela tomando cuidado para não furar a casca ou acertar o miolo, o ponto ideal é quando ela perde uma película brilhante (tipo casca de cebola) e fica pretinha. Em seguida coloco ela no freezer por 10 minutos e enquanto espero esquento um bule com água até borbulhar e depois tiro a semente, coloco numa tábua e jogo água quente em cima (ás vezes algumas cascas racham, mas mesmo assim germinam). Depois são colocadas no método convecional. Evite contato das seeds com suas mãos, use luvas, pinças etc... ácido úrico retarda o processo e até mata!3 - PreparandoDepois que a ficha estiver pronta e o método definido separe as seeds que serão usadas e prepare as "camas de germinação" (pegue uma folha de papel toalha e dobre ao meio duas vezes coloque dentro de um pote tipo aqueles de sorvete 2L e coloque 6 seeds por cama) umedeça com água PH 5.5/6.5 e coloque as seeds lá. Cubra a "cama" com outra folha dobrada duas vezes e mantenha o pote com a tampa semi-aberta num local escuro com temperatura entre 20º-28ºC Um dos segredos é deixar no escuro total as "camas" 4 - Observações- Não encharque o papel, mantenha as folhas de baixo úmidas e cubra com folhas secas para distribuir a umidade- Após a semente entrar no prazo de germinação (1-14 dias veja acima) verifique uma vez por dia apenas como anda o processo.- Anote suas experiências na ficha das seeds e adapte às suas necessidadesFalow galera, espero que tenham gostado e postem aqui para aprimorarmos esta discussão sobre germinação.

vou t passar mais esse link

Tudo sobre germinação.

espero que t ajude

:watchplant:

• Like 2
  • Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Ola Hellow,

Sou novato, mas estou escrevendo para vc pq passei recentemente um veneno na germinação de umas seeds gringas e depois de errar algumas vezes acabei 'entendendo' melhor o processo.

A 1º coisa que te falo é que 2 dias não é sinal de sementes ruins. O processo pode levar 7 dias !

No meu caso eu fui tentando germinar de 3 em 3 sementes, usando papel toalha ( uma folha em baixo e outra em cima, levemente molhadas )

Na 1º tentativa, coloquei num tupper de sorvete em cima de um pc ( servidor ) que eu tenho em casa q não desliga nunca. Não rolou nada

Na 2º tentativa, coloquei num tupper dentro de uma caixa escura com um desumidicador eletrico ( fora do tupper óbvio ). Germinação zero.

Na 3º tentativa, arrumei uma caixa de plastico bem pequena e totalmente preta ( do tamanho de uma carteira ) e coloquei ela dentro de uma gaveta que fica em baixo do meu grow ( temp ambiente ). 100% de germinação;

Nessa eu peguei as sementes da segunda tentativa e mandei no processo e salvou 2 das 3.

O que eu percebi nesses testes foi: temperatura em excesso impede o processo ( tentativas 1 e 2 ). Oxigenio em excesso tb não ajuda( tupper de sorvete ).

Veja se vc pode arrumar outro frasco menor e se vc está colocando elas em alguma situação de calor. Agua é bom não ficar 'ensopado', mas considerando que tem gente que germina em garrafa térmica, acho q humidade não é um grande problema.

Outra coisa, se forem seeds de prensado, tem que dar uma 'limpada' nelas para evitar esse mofo que dá no papel em volta da semente.

Bom .. confirma com os verdadeiros doutores da erva. O fórum é o local para vc saber tudo que precisa para conquistar sua auto-suficiencia.

Boa sorte ! JAHBLESS !

• Like 1
  • Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

A semente , eu espero , é de boa genética comprei do http://sensiseeds.com/

mas vou mudar de tática , coloquei a semente em um recipiente menor com menos água ,

acho que tinha muito, agora deixei apenas em um papel toalha úmido e liguei o

aquecedor do lado vou deixar numa temperatura de ,aproximadamente, 26ºC.

Espero que agora ela germine.

Agradeço às repostas.

Link para o post
  • Usuário Growroom

Amigo, não deixe germinar em um recipiente fechado, vc tampa mas deixa deixa um pouco aberto, tipo uma panela meio tampada entendeu?? Nunca dentro de um pote fechado totalmente.

Molhe o papel toalha, não precisa ensopar, a semente não tem que estar submersa em água.

Link para o post
  • Usuário Growroom

Salve!

Cara, não me leve a mal, mas se vc tá com problemas logo na germinação, com seeds boas ainda, acho melhor vc estudar um pouco mais antes de partir pro "à vera" (prática)...na boa!

De qq forma, vamos lá...eu uso o seguinte:

Tupperware raso e largo (tipo esses de frios - C 18cm x L 12cm x P 3cm), coloco 1 ou 2 folhas de papel toalha no fundo (dobrado), molho a folha com água filtrada, ponho as seeds, cubro com 1 ou 2 folhas de papel toalha (dobrado) e molho. O papel toalha tem que ficar enxarcado, mas sem água solta no tupperware.

Toda a água deve estar no papel. Se sobrar, vase. Tampe o tupperware para não secar. Deixe em um local QUENTE E ESCURO (atrás da TV, da geladeira, etc).

Esse método, para mim, é o melhor, não falha. Se não germinar nele, esquece. Germinei várias de prensado e outras. Ótima eficiência.

Agora, concordo com o que o brother disse acima: cada semente é uma semente. Umas germinam lindo em 48 horas, outras demoram 5 ou 7 dias...

Então, calma...se não germinar, veja se o papel não secou, se o local onde estava não era frio demais ou se tinha muita luz...podem ser problemas...

PAZ!

Link para o post
  • 4 months later...
  • Growroom Premium

Salve Senhores do Grow!

Estou meio frustrado...

Venho estudando aqui no grow faz algum tempo.

há alguns meses adquiri uma homebox XL, cooltube, exaustor profissa, hqi 400, plantastar 600, ferts diversos (depois posto no diário), medidor de pH e Ec Hanna, bombas, etc.

a porra toda!

e ao colocar as seeds para germinar, tive uma decepção: nenhuma germinou!

Tentei algumas (por volta de 5) Skunk #1 da Sensi Seeds (acho que estavam meio velhas pois ganhei de uma amiga que viajou faz tempo) e comprei uma cartela de K-train na Semente de Maconha e o "brinde" das Afhgans que vieram.

NADA germinou!

Estou de cara porque fiz tudo certinho (pelo menos, acho) mas as sementes racharam, chegaram até a colocar uma pontinha branca pra fora, mas as sementes foram escurecendo e nada aconteceu.

Hoje fedem e tenho certeza que não germinam mais.

Fiquei desconfiado e medi o pH do papel toalha e achei meio alto, sera nóia minha? mas estava em 7.2. (bem mais alto do que a região que o Mr. Green e Prof. Cervantes indicam de Hidroponia 5.8-6.8)

o meu pai que é químico disse que o pH do papel toalha é alto então eu pergunto aqui se não é o caso de usar o velho e bom algodãozinho do pé de feijão do jardim de infância, ao invés do papel toalha.

Incrivelmente várias sementes de prensado antiquíssimas, rachadas e até afundadas no copo germinaram.

Eu começo a achar que existe uma fragilidade nessas sementes mais caras, ou será viagem minha?

Claro que vou aprender muuuuito com o crescimento das prensadas, mas pô, queria fazer um grow maneiro e estou tomando uma surra.

Abraços!

Link para o post

eh isso mesmo, se ta fazendo tudo certinho e nao tao vingando, muitas vezes eh problema da seed mesmo.

tenta colocar direto no solo tb. pega uma sementeira,faz um furinho na terra bem raso, com palito de churrasco, depois cobre de leve, e da umas borrifadas por cima do solo( CREDITOS: SERTH ;) ), nao ensopar muito o solo, so pra umedecer mesmo, dai coloca no sol da manha, nao acho interessante o sol de meio dia nao, muito forte e pode secar muito rapido o solo. espera uns dias q ela vinga.

eu tb uso o esquema do papel toalha tb, mas ja tive seeds gringas q nao vingaram, e no mesmo esquema, ja coloquei umas 10 a 20 sementes de fumo solto e todas vingaram. vai ver q as suas tao velhas, ou entao as seeds gringas sao muito frescas mesmo :P

pra vc ter ideia, ja tive varias plantas q eu jogava as sementes aki nos vasos, sem pretencao alguma, dai qndo ia ver, tinham vaaaarias brotando, dai eu escolhia a q ia mais com a cara, q tinha cara q ia ser menina rsrs... e transplantava. eu acho q depende muito da qualidade da semente + do q habilidade do grower.

boa sorte ae, espero q consiga logo, dai ja vai preparando o esquema pra clonar, pra nao parar mais cara

abraco

pazzzz

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

acho q o grande problema do papel é que tem q colocar pouca agua pq se deixar enxarcado as sementes vão apodrecer... com pouca agua pode secar muito rapido e ferrar a semente q tava no meio da germinação e falta agua... eu comprei vermiculita um tempo atras pra fazer clones, no usar percebi que q seria legal na germinação, testei e, bingo. desde então só uso ela pra germinar, ela retem muita agua, dai é só tirar o excesso virando de ponta cabeça e fica "na medida" costumo usar 1 dedo de medida e a seed fica embaixo, se estiver em copo de plastico transparente da pra acompanhar a seed por baixo do copo, se começar a secar a só colocar mais agua sempre tirando o excesso

boa sorte

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

acho q o grande problema do papel é que tem q colocar pouca agua pq se deixar enxarcado as sementes vão apodrecer... com pouca agua pode secar muito rapido e ferrar a semente q tava no meio da germinação e falta agua... eu comprei vermiculita um tempo atras pra fazer clones, no usar percebi que q seria legal na germinação, testei e, bingo. desde então só uso ela pra germinar, ela retem muita agua, dai é só tirar o excesso virando de ponta cabeça e fica "na medida" costumo usar 1 dedo de medida e a seed fica embaixo, se estiver em copo de plastico transparente da pra acompanhar a seed por baixo do copo, se começar a secar a só colocar mais agua sempre tirando o excesso

boa sorte

Hey Sombra,

Tranquilo Irmão?!

Pow, achei bacana esse método descrito ae por você cara. Nunca tinha "imaginado" isso...hehehe..Mas e então, funfa mesmo ou é algo meio esporádico, tipo, tem vezes que sim, vezes que não, etc...(ps: considerando que as seeds fossem "ideais" ou seja, 100% probabilidade de germinação). Então, esse método do "dedinho de vermiculita" é 100% Germ?:watchplant:

No mais, valeu descrever ae o método...curti essa parada...vou tentar alguma hora.:thumb:

Good Vibes!

Link para o post
  • Usuário Growroom

boa sorte

Cara, da pra explicar melhor, a ideia eh boa mas so nao sakei como vc faz.... vc joga a vermiculita, depois a seed, depois poem um dedo de agua, dai entao vc vira de cabeca pra baixo?

hehehe, nao sakei, mas queria, pq nos parece ser uma boa ideia.

Link para o post
  • 2 months later...
  • Usuário Growroom

Putz galera...

De tanto ver relatos de gente que não consegue germinar as sementes eu estava já ficando meio frustrado...

Mas vejam só o que aconteceu comigo...

Sexta eu estava meio "sem ter o que fazer",,, aí fui fechar um pra fumar.

Cheguei na baia d um amigo meu e fumamos um na madruga do sábado.

Ele me fez uma presa e me lançou um pouco do fumo... Um fumo bem diferente, bastante cítrico e dava uma chapadinha legal.

Mas o lance era muito velho... se dixavasse muito viraria farinha...

Cheguei em casa e fechei outro... aí como eu fiz o dichavo manual, saltaram algumas sementes de dentro.

pow... Pensei,,, será que da pra ter sorte num fumo desses?

resultado... Acabei colocando num pequeno pote com 8cm de largura, 4cm de altura e 8cm de profundidade.

Só precisei dobrar um papel toalha em baixo. Larguei umas tres tampinhas de garrafa pet de água. até molhar legal.

lancei as sementes lá. um pouco separadas uma das outras.

Larguei outro papel toalha dobrado por cima (sem apertar)

E lancei mais umas tampinhas dágua pra molhar por cima.

Em certo momento notei que ficou com muita água, acumulada.

aí segurando com uma mão virei o pote até sair o excesso, sobrando somente a água que estava ensopada no papel toalha.

Aí coloquei o pote semi-fechado sobre o meu roteador wi-fi (sempre fica um pouco quente, mas bem pouco)...

No domingo de manhã parecia q tava um pouco seco aquele papel, dei uma olhada nas sementes e elas tavam mais escuras, e as que pareciam ruins, murchas e pequenas estavam inchadas... De tarde, (ainda no domingo) eu vi que uma delas tava rachada... bom.. larguei mais uma tampinha de água por cima de tudo e fui dormir...

Hoje de manhã (segunda-feira) fui ver como elas estavam, e a que estava rachada já tinha uma pequena raiz de 1cm procurando "algo a mais" no papel toalha!

:happydance::happydance::happydance::happydance:

Felicidade total!!!!

Vejam a foto:

gallery_62957_5278_111148.jpg

As outras sementes ainda tão escuras e "inchadas"... Se bobiar também vai sair alguma coisa dali de dentro.

O meu problema agora é... Como vou preparar o solo pra elas????

Minhas sementes da espanha tão pra chegar (edit: já chegaram!).. A idéia era preparar o solo só no mês que vem... Mas agora vou ter q correr atrás do negócio...

O único lance que eu tenho em casa é Extrume de frango Curtido, bem seco e farinhoso...

Que lance eu meto junto pra crescer a mudinha???

Não tenho acesso a qualquer tipo de coisa na cidade onde moro... aqui é colonia! Mas então queria saber o que posso fazer...

Abraço à todos... e taí meu recado...

DEPENDE MUITO DA SORTE TAMBÉM.!

Mas não desistam, certo?

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Po galera 2 coisas que vocÊs estão esquecendo, onde colocar a seed depende muito da temperatura ambiente, pra germinar a seed precisa estar a menos de 30° então em alguns lugares precisa de aquecimento outras precisa de resfriamento. Outra sementes de maconha sofrem de um mal que outras seeds sofrem tbm chamadas de dormência, principalmente quando as seeds dão velhas é bom dar um choque térmico pra quebrar essa dormência da uma pesquisada que vcs acha por ai.

Lembrei de mais um detalhe, seeds principalmente de prensados, ou mesmo as gringas se foram muito manipuladas podem estar cheias de ácido úrico vindo do suor da mão, os prensados além disso podem conter diversos tipos de fungos, portanto acaba sendo recomendável dar uma lavada nelas antes de colocar pra germinar da uma pesquisada que tá no mesmo tópico que fala do choque térmico. Salvo engando é o tópico que o Prash colocou no coment ai em cima é só seguir o link que ta tudo ali.

Link para o post
  • 2 years later...
  • Usuário Growroom

estou na minha 4 colheita sempre de semente de prensado e de uma planta só, a ultima por sinal ficou com 94cm acima do vaso o nome dela era claudia ohana(imagina porque,heheh) saudades daqueles buds.

cara dessa vez estou penando na germinaçao , coloquei no papel toalha e nada, direto na terra tbm e nada.

Desta vez eu comprei uma terra melhor humus 70% e terra vegetal 30% e coloquei em vaso de diferentes tamanhos 2l, 5l 10l estou desesperado e coloquei eles em cima de uma bacia redonda com agua até os vasos ficarem com agua na metade será q vai dar certo fazem 3 dias coloquei diversas sementes de prensados só as q afundaram na agua .A outra terra eu achei q estava ácida ,estou meio sem verba para preparar uma terra melhor ,será q vai funcionar com essa mistura ?

ajudem ai pro favor !

Link para o post
  • 6 months later...

estou na minha 4 colheita sempre de semente de prensado e de uma planta só, a ultima por sinal ficou com 94cm acima do vaso o nome dela era claudia ohana(imagina porque,heheh) saudades daqueles buds.

cara dessa vez estou penando na germinaçao , coloquei no papel toalha e nada, direto na terra tbm e nada.

Desta vez eu comprei uma terra melhor humus 70% e terra vegetal 30% e coloquei em vaso de diferentes tamanhos 2l, 5l 10l estou desesperado e coloquei eles em cima de uma bacia redonda com agua até os vasos ficarem com agua na metade será q vai dar certo fazem 3 dias coloquei diversas sementes de prensados só as q afundaram na agua .A outra terra eu achei q estava ácida ,estou meio sem verba para preparar uma terra melhor ,será q vai funcionar com essa mistura ?

ajudem ai pro favor !

Meu amigo não se desespere tem um metodo facil e infalivel que se aprende quando é criança chama se algodão não se deixe enfluenciar pelo que falam dele neste metodo as minhas germinam em 24 horas sem frescura ou ansiedade de fica na espera por 3,4,7 dias. Fica a dica fui...
Link para o post
  • 2 years later...
  • 2 years later...
  • Usuário Growroom

Bom dia. . Eu e meu marido estamos iniciando o cultivo,porém estamos muito perdidos . Compramos semente e colocamos pra germinar dia 16/07 ,durantes esses dias as sementes não germinaram pedirmos ajuda para algumas pessoas , e disseram que seria bom colocar no vaso após os 3 dias da germinação, colocamos no vaso e ela não saiu. 

Pedimos informações e disseram que seria bom passar devagar a lixa de unha pra acelerar e colocar no vaso. Mesmo assim. Não saiu nada..

Hoje completando  6 dias e nada das nossas plantinhas saíram..  .

Estamos chateado pq parece que não está dando certo. Mesmo as sementes serem automáticas ..

Por favor alguém pode ajudar a gente?

Link para o post