ricco y locco

Receita Para Solo Do Ricco Y Locco

Recommended Posts

Salve, Nação!

Taí uma receita muito eficiente
praqueles que como eu, um dia estiveram com o orçamento apertado:

receita do ricco y locco pra solo:

(p/ cada vaso)

vasos berçários:
(da germinação até uns 10 dias de vida) sem estufa ou luz pesada

copos de 200ml de plático, aqueles de padaria
faça uns 8 furos distribuidos no fundo de cada "vaso"
preencha com humus de minhoca e um pouco de vermiculita,
joga tudo num saco plastico limpo, sacode até misturar bem,
coloque nesses copos até um dedo da borda, sem compactar o solo.
ok

quando for a hora de transplantar,
você recorta o vaso delicadamente pra não foder as radículas (raizinhas)
e deposita no vaso a seguir:

vasos vega até pré-floração: (dez dias de vida, até uns 50 dias a contar da germinação)

descola uns potes de açaí, ou catupiry (padoca, pizzaria), serão seus vasos no vegetativo

- distribua 13 ou 17 furos ao redor dos fundos de cada vaso;
- coloque 2 dedos de pedra britada no fundo de cada vaso (essas de construção),
(corrigi a ordem da sequencia, primeiro a brita depois a areia - Valeu growroomzeiro Geleiro!)
- coloque 2 dedos de areia (essas de construção - cuidado pro vigilante da obra não te pegar! rs)
- descole sacos de laranja, aqueles de rede de nylon (peça pro repositor de frutaria ou supermercado)
- forre o vaso com esse saco, retire o excesso de rede e cole nas bordas com durex
- dentro de um saco plástico,
misture o solo para parte de baixo (fundo)
do vaso até a metade dele, as seguintes coisas:
- 03 copos de 250ml com terra vegetal adubada
- 1 copo de cascas de ovo triturada até virar pó (soca com um pilão improvisado)
as cascas trituradas terão calcio, legal pra equilibrar o PH do vaso, mistura sem miséria
- se rolar um pouco de vermiculita, melhor ainda! tenta descolar.
- com o mesmo copo (de preferencia de vidro esse copo, afunde ele nessa terra bem no meio, até você perceber que fez uma cavidade, não tão próxima da camada de areia e das britas, misture um copo com 1/4 de terra vegetal adubada com 3/4 de farinha de osso. Essa mistura você deposita DENTRO da cavidade.
- polvilhe um pouco de terra vegetal adubada (uma camada de uns 2 cm apenas)

AGORA, a parte de cima desse solo (vega):

- misture 4 copos de 250ml de terra vegetal adubada com 2 copos de torta de mamona, casca de ovo triturada,
vermiculita vai bem também, e mande pra dentro do vaso.
- faça o mesmo procedimento de fazer uma cavidade, o suficiente
pra caber a TERRA DO VASO BERÇÁRIO, quando transplantada.

LEMBRE-SE QUE TORTA DE MAMONA E FARINHA DE OSSO SÃO DOIS UNIVERSOS DIFERENTES:

A TORTA DE MAMONA E HUMUS SÃO RICOS EM NITROGÊNIO E SOFREM LIXIVIAÇÃO
(FLUEM PELO VASO A CADA IRRIGAÇÃO) E É IMPRESCINDÍVEL NO PERIODO VEGETATIVO

A FARINHA DE OSSO É RICA EM FÓSFORO. SOFRE LIXIVIAÇÃO, NUM RITMO MENOR QUE O NITROGÊNIO, DAÍ A NECESSIDADE DE VOCÊ CONCENTRAR ELA NOS FUNDO DO VASO, NA LINHA DAS RAÍZES, PRA FICAR FÁCIL PRA PLANTINHA ACHAR FÓSFORO NA HORA QUE ELA COMEÇAR A FLORIR

(quando for a hora de transplantar,
você vai retirando delicadamente o saco de nylon não foder as raízes
e deposita no vaso a seguir:)

Agora, vamos ao vaso de floração (se houver necessidade, certas variedades não crescem tanto, principalmente as indicas, mas se forem sativas, será necessário o transplante para estes vasos, daí a necessidade de revestir com saco de laranja cada vaso)

-descole latas de 18 litros de oleo de cozinhar (padaria usa bastante)
- distribua 4 furos, um em cada canto dos fundos de cada vaso;
- coloque 2 dedos de areia (essas de construção), no fundo de cada vaso
- coloque 2 dedos de pedera britada (essas de construção - cuidado pro vigilante da obra não te pegar! rs)
- descole sacos de laranja, aqueles de rede de nylon (peça pro repositor de frutaria ou supermercado)
- forre o vaso com esse saco, retire o excesso de rede e cole nas bordas com durex
misture o solo assim quantidades iguais de terra vegetal adubada e farinha de osso, casca de ovo triturada, e
vermiculita, faça a quantidade necessária pra adaptar as terras do vaso vega-préflora (descritas acima)
- com o mesmo copo (de preferencia de vidro esse copo, afunde ele nessa terra bem no meio, até você perceber que fez uma cavidade, não tão próxima da camada de areia e das britas, misture um copo com 1/4 de terra vegetal adubada com 3/4 de farinha de osso. Essa mistura você deposita DENTRO da cavidade.

PRONTO! Tá com uma FERRARI nas mãos!

gallery_1198_4376_251335.jpg

a planta ENTUXOU mesmo nos buds de baixo da planta, como vocês podem ver, com janela de luz a partir do meio dia (face norte)

você pode cobrir a parte que fica exposta nos vasos maiores
(vega-pré flora e os de flora) com argila expandida, vão dar
uma aliviada no calor e reter um pouco mais de umidade no solo

Se porventura você sentir que alguém te denunciou, ou a uns 40 segundos do "-ABRA A PORTA! POLÌCIA!"
Retire calmamente as plantinhas dos vasos e pindure num lugar stealth, forro, telhado, pra fora da varanda da sacada

daí a necessidade de revestir com saco de laranja cada vaso rs

brincadeira! rs

serve pra você limpar as raizes na hora de colher ela e usar as raizes para outros fins (elas não são fumáveis)
mas você pode depois triturar elas e misturar com manteiga de fazenda, num banho-maria e cozer elas com a manteiga até formar um bálsamo. Os indios usam bastante esse balsamo para aliviar dores musculares e até pra cicatrizar.

Se você tiver animais de estimação, você pode usar em eventuais ferimentos

..com o restante vocês já sabe o que fazer, né?
10653847_808639379167038_476457218532110
O resultado prático dessa receita de solo você já pode acompanhar na minha página de cultivo

http://www.growroom....um__album__5095

God buds! (ops! também rs)
good buds!

ps: aqui vai um segredo!

=>AQUI,
COMO EM TODAS AS OCASIÕES,
UTILIZO A REGA NA SEGUINTE PROPORÇÃO:
VOLUME DE AGUA A SER DEPOSITADA NO VASO = 10% DO VOLUME DO VASO
ajuda a não compactar o solo/substrato e evita de tudo virar uma lama só e por tudo a perder

;)

• Like 35

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porcaria de receita...

Húmus e vermiculita pra geminar é ruim. Esquece a vermiculita, vai deixar úmido demais troca por pó de coco ou perlita.
A brita e a areia no fundo do vaso são desnecessários. O saco de laranja parece piada, é nítido que o autor nunca plantou ou transplantou nada.
O negócio de colocar um monte de nutriente concentrado num ponto do solo também é ruim. E a quantidade de farinha de osso, 3/4 de copo, é muito grande pro volume proposto! Idem pra torta de mamona, 4 partes de terra pra 2 de torta de mamona é exagero.

Fósforo sofre lixiviação da mesma forma que o nitrogênio. Enterrar um monte num ponto não vai ajudar em nada as raízes.
Os aventureiros desavisados que tentarem isso tudo bem que podiam botar umas fotos do resultado aqui nesse tópico...

dry.gif

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

vi que você mudou a resposta,

tua cara mesmo né, não ter opinião fixa..

aliás, nem coragem de se expor aqui você tem, né, não dá pra dialogar com bot..

mas até agora, 4 anos depois as pessoas só me agradecem..

inveja mata, cara, vai devagar pra não ter um troço

tudo sofre lixiviação se você ENXURRA o vaso, e não rega com moderação

rego 1x por semana no máximo com 10% do volume do vaso em questão,

a água mal chega a vasar.. aliá, nessa quantidade a rega nem chega a vasar..!

com certeza, 3/4 de farinha de osso é muita coisa pruma base de solo,

você leu ERRADO, branco, LEIA COM MAIS ATENÇÃO DA PRÓXIMA VEZ!

ricco y locco escreveu:

- 1 copo de cascas de ovo triturada até virar pó (soca com um pilão improvisado)
as cascas trituradas terão calcio, legal pra equilibrar o PH do vaso, mistura sem miséria

..

Fósforo sofre lixiviação da mesma forma que o nitrogênio.
dry.gif

Valeu a informação,
realmente não foi o que eu li a respeito,
talvez a lixiviação do fósforo seja mais lenta,
haja vista que quando enxarcado com irrigação o fósforo

DÁ UMA COMPACTADA BRABA

talvez o que aconteça é que o nitrogênio passe por este processo mais rapidamente, dissolvendo-se
no solo com mais rapidez, não é isso?

obrigado mesmo assim
vou corrigir a informação

mas o que eu posso garantir é que o resultado final FUNCIONA mesmo!
um dia, se eu achar, posto umas fotos aqui ok?

good buds

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela receita do solo ricco y locco! Sera de grande ajuda.

Sou iniciante e tenho quatro perguntas:

- O vaso da vega, que voce utilizou como exemplo potes de acai e etc., pode ser substituido por um vaso de quantos L?

- Nesse mesmo vaso da vega(a partir do 10 dia de vida da planta) posso levar meu cultivo ate o final sem transplantes ou nao?

- De que maneira eu poderia enriquecer o solo da receita utilizando perlita, fibra de coco e humus?

- Essa terra vegetal adubada a qual vc se refere pode ser um sunshine mix#6?

Obrigado mais uma vez!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela receita do solo ricco y locco! Sera de grande ajuda.

Sou iniciante e tenho quatro perguntas:

- O vaso da vega, que voce utilizou como exemplo potes de acai e etc., pode ser substituido por um vaso de quantos L?

- Nesse mesmo vaso da vega(a partir do 10 dia de vida da planta) posso levar meu cultivo ate o final sem transplantes ou nao?

- De que maneira eu poderia enriquecer o solo da receita utilizando perlita, fibra de coco e humus?

Obrigado mais uma vez!!!

Oi!

fico feliz que você tenha gostado da receita! :)

vamos lá:

Normalmente esses potes de 3,6 litros servem bem pro vega, se a planta passar dos 70cm vc pode trocar pelo vaso de flora 18l

Pode sim, troque o vaso apenas se ela desembestar a crescer, veja a foto:

a planta ENTUXOU mesmo nos buds de baixo da planta, como vocês podem ver, com janela de luz a partir do meio dia (face norte)

Você pode usar esses substratos misturando eles num saco plastico junto com os outros ingredientes, vai aerar bem!

O humus você prioriza na vega, por causa do alto teor de nitrogenio, o restante vc usa como midia aeradora, ok?

O sunshine mix #06 é muito bom! eu estou usando nos berçarios de hidroponia e realmente a turfa canadense é qualquer nota!

Eu usei terra vegetal adubada na época por ser estável, mas se usar sunshine mix #06 melhor ainda!

Mas esse solo que eu preprarei é o bicho, como você pode ver na foto..

Compartilhar este post

Link para o post

Opa...

Vlw pela receita ai cara!!!

Minha plantinha esta entrando na flora, vou testar sua receita com ela.

Estou com torta de mamona aqui em casa, ela poderia entrar como nessa receita???

:Pothead:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa...

Vlw pela receita ai cara!!!

Minha plantinha esta entrando na flora, vou testar sua receita com ela.

Estou com torta de mamona aqui em casa, ela poderia entrar como nessa receita???

:Pothead:

oi!

você

pode usar

na parte "solo" do solo,

até uns 2-3 cm de profundidade

na parte debaixo dessa mistura, você faz o esquema que é feito no vaso de flora, de 18 litros na receita:

- distribua 13 ou 17 furos ao redor dos fundos de cada vaso;

- coloque 2 dedos de areia (essas de construção), no fundo de cada vaso

- coloque 2 dedos de pedra britada (essas de construção - cuidado pro vigilante da obra não te pegar! rs)

- forre o interior do vaso com esse saco, retire o excesso de rede e cole nas bordas com durex

- com o mesmo copo (de preferencia de vidro esse copo, afunde ele nessa terra bem no meio, até você perceber que fez uma cavidade, não tão próxima da camada de areia e das britas, misture um copo com 1/4 de terra vegetal adubada com 3/4 de farinha de osso, um pouco de vermiculita vai bem tb. Essa mistura você deposita DENTRO da cavidade.

- polvilhe um pouco de terra vegetal adubada (uma camada de uns 2 cm apenas = AQUI VC USA A TORTA DE MAMONA)

good buds!

Compartilhar este post

Link para o post

Gaaaaaaaalera, seguinte orçamento apertado de mais.

Então ontem comprei uns ingredientes pra forrar o meu futuro vaso( é pequeno, para pós germinação)e queria saber qual melhor mix a fazer com: Humus, Fibra de coco e Fertilizante 10-10-10, se pá q daq a uns dia eu compre a torta de mamona e tbm tenho acesso a pedras de calcario, no casa da vermiculita nao achei(fui em 2 foricultura, e nenhuma delas sabia sequer oq é vermiculita, nen eu aposdksa) e aonde eu posso encontrar perlita e oq mais fazer para ter um bom solo.

Obrigado, espero q respondam né! apodkaopsdk'

Compartilhar este post

Link para o post

vermiculita é bom no inicio da geminação mas ñ é imprescindível ! e a perlita ?nunca usei mas é bacana pro solo .

Compartilhar este post

Link para o post

Ricco meu querido!

Ótimo tópico, dicas úteis e fáceis!

Vou seguir esses passos para preparar o solo no próximo transplante pois como fiz o primeiro transplante após a germinação para vasos de

1l vai ser necessário um próximo transplante assim que as raizes saturarem nesses vasos.

Vou seguir essas passos orgânicos (eco-chatos...hehehe).

Obrigada por partilhar!

Valeu!

Luz e paz!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Tópico parcêro!!

Simples e de muitissima serventia...hehehe

Então:coloquei hj 4 sementes na terra como vc disse.Só faltou a vermiculita q tá dificil de achar por aqui.Mais de resto ta tudo no esquema.Só fiquei na duvida a respeito dos vasos vega até pré-floração.De quantos litros +ou- seriam esses vasos? 3L ou mais

To no aguardo

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Tópico parcêro!!

Simples e de muitissima serventia...hehehe

Então:coloquei hj 4 sementes na terra como vc disse.Só faltou a vermiculita q tá dificil de achar por aqui.Mais de resto ta tudo no esquema.Só fiquei na duvida a respeito dos vasos vega até pré-floração.De quantos litros +ou- seriam esses vasos? 3L ou mais

To no aguardo

abraço

oi!

tenta fazer o corre da vermiculita, pois ela vai garantir boa retenção de água e posterior aeração do solo facilitando o desenvolvimento das raízes

é assim: um vaso encaixa no outro, conforme a necessidade

o vaso berçario, você encaixa no vega-pré flora, tipo os potes de 3,6 litros catupiry de pizzaria ou açaí

se precisar, pela dimensão da planta (passando dos 70 cm). é aconselhável transferir este vaso encaixando num "vaso" maior, que é a lata de óleo de 18 litros, usada em padarias e pizzarias.

dá uma olhada na minha página de cultivo pra você ter uma idéia,

no final dessa resposta tem os meus links mais interessantes, vai no

RESULTADOS DA RECEITA DE SOLO

http://www.growroom.net/board/gallery/album/1198/5095-safrinhas-circa-2002-2003

o vaso da bubblegum é o ideal pra você fazer o vega ou pré-flora

qualquer dúvida manda mp

good buds!

Compartilhar este post

Link para o post

ricco y locco muito bom jah tinha lido o topico antigo agora me surgiu uma duvida.

Voce diz ai pra por casca de ovo triturada para dar uma balanceada no ph, poderia trocar a casca de ovo por calcario dolomitico ?

Compartilhar este post

Link para o post

aee ricco y locco

muito boa a receita!!

provavelmente eu vou plagiá-la hahaha

única coisa que mudarei será a areia e pedra de construção por argila expandida!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pode crer ricco!!

Dei uma olhada nas fotos da bubblegum.Lindona a planta hein parcêro!Mais ela num precisou colocar em vaso maior neh?Acabou ficando nesse de pizzaria mermo q vc fala ou eh outro um pouco maior?

Agilizei tbm a vermiculita!Tô esperando chegar. :happydance:

As plantas já estão no copinho de agua mineral.To esperando chegar nos 10 dias +ou- pra lançar nos vasos pré.To tentando conseguir uma máquina pra postar as fotos e assim receber uma ajuda e dicas da galera.To com uma outra menina em plena flora aqui e preciso de algumas opiniões... :love-weed:

Enfim,é isso aí.Como sempre,valeu pela atenção...

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

ricco y locco muito bom jah tinha lido o topico antigo agora me surgiu uma duvida.

Voce diz ai pra por casca de ovo triturada para dar uma balanceada no ph, poderia trocar a casca de ovo por calcario dolomitico ?

oi!

pode sim!

tanto a casca de ovo, quanto o calcáreo dolomítico ou DOLOMITA CALCÁREA são ricos em cálcio!

pode "arregar" esse solo sem miséria, em ambos os casos

good buds!

Compartilhar este post

Link para o post

aee ricco y locco

muito boa a receita!!

provavelmente eu vou plagiá-la hahaha

única coisa que mudarei será a areia e pedra de construção por argila expandida!

abraços

legal!

mesmo assim, use areia junto com a argila expandida, pra facilitar o transplante se precisar..

usar só argila pode colocar todo o teu trabalho a perder, as raízes "grudam" na argila e aí...

experiência própria..

eu usaria a argila em cima, pra reter um pouco mais de umidade e porteger do calor excessivo

good buds!

Compartilhar este post

Link para o post

Pode crer ricco!!

Dei uma olhada nas fotos da bubblegum.Lindona a planta hein parcêro!Mais ela num precisou colocar em vaso maior neh?Acabou ficando nesse de pizzaria mermo q vc fala ou eh outro um pouco maior?

Agilizei tbm a vermiculita!Tô esperando chegar. :happydance:

As plantas já estão no copinho de agua mineral.To esperando chegar nos 10 dias +ou- pra lançar nos vasos pré.To tentando conseguir uma máquina pra postar as fotos e assim receber uma ajuda e dicas da galera.To com uma outra menina em plena flora aqui e preciso de algumas opiniões... :love-weed:

Enfim,é isso aí.Como sempre,valeu pela atenção...

abraço

oi!

essa bubblegum

foi a "menina" dos meus olhos na época,

um verdadeiro presente de Deus, mesmo :) 3 dolinha 10 seeds na época rs

precisando de ajuda manda MP te ajudo com o maior prazer!

boa sorte aí com as tuas meninas e

good buds!

Compartilhar este post

Link para o post

E ai amigão tudo trankuilo? :D

Gostaria de sua opinião, tava querendo fazer um solo, e to pensando em comprar no Jardins Urbanos:

- 3kg calcario dolomítico

- 1kg de torta de mamona

- sunshine mix #6

- substrato de côco amafibra

- 1kg de vermiculita

e regar com agua mineral.

Ja deu pra ver que sou meio novato né, então seria muito bom mesmo ouvir sua opinião. To com 1 plantinha e ela ta morrendo muito rapido : (

as folhas amarelando e morrendo como mostrei aki : http://www.growroom.net/board/topic/40299-ajuda-com-plantas-novas/page__gopid__700257#entry700257

Então o que acha do meu solo? Tem como dar um chute pra mim das proporções de cada ingrediente que devo usar?

obrigado desde já, principalmente pelo tópico

abraços, good vibrations :335968164-hippy2:

Compartilhar este post

Link para o post