Ir para conteúdo
Growroom

Lampadas Hps, Reator E Transformadores Ligados Sao Toxicos?

Recommended Posts

• Usuário Growroom

GAlera, meu primeiro grow é num quartim dentro do meu quarto só que tem um cheiro estranho vindo do grow. Está tudo em ordem e nao encontrei nenhum fio derretido. Alguem sabe dizer se o cheiro é toxico ou faz mal a saude, se tem problema ter o grow bem ao lado do quarto.

Valew

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

GAlera, meu primeiro grow é num quartim dentro do meu quarto só que tem um cheiro estranho vindo do grow. Está tudo em ordem e nao encontrei nenhum fio derretido. Alguem sabe dizer se o cheiro é toxico ou faz mal a saude, se tem problema ter o grow bem ao lado do quarto.

Valew

se a lampada estourar ai sim eh toxico mais do resto nao irmao...

eh o seguinte.. as vezes o transformador eh de pouca capacidade, menor que o reator.. tipoo.. para uma lampada de 400W o transformador tem que ter no minimo 1500VA, mais melhor usar um de 2000VA para garantir...

e se for menos que isso para uma mesma lampada pode cheirar muito forte o transformador tipo ferro quente.... pode ate queimar o transformador...

abracos!

Link para o post
  • Usuário Growroom

Isso não é Tóxico, fica tranquilo! A lâmpada é vedada, vácuo geral, num sai nada dela!!!! O transformador é feito basicamente de cobre e alguns componentes metálicos, nada de metais perigosos como chumbo!!! Esse cheiro é normal, foda é que incomoda num é? tenta colocar algum desodorizador de ambiente pra tirar de tempo!!! coloquei alguns cravos na exaustão do meu grow, quando as lampadas ligam fica um cheirão de cravo!!!hehehhehe!!!

falou!!!!

Link para o post
  • Usuário Growroom

Normalmente equipamento novo emite cheiros (como motor de carro zero), mas com o tempo melhora ... tb oq a growlera disse ... transformador fraco para a luz ... nao faz mal ...

Link para o post
  • 1 year later...
  • Usuário Growroom

poh intao fiquei mais aliviado, achei ke aLgo estava queimando aqui no grow, comprei ontem o reator e hj qd acordei tava aquele cheirao misturado de plastico, fio, metal, queimado, pelo que li é normal no começo intao ta beleza,

sobre a posição do reator, andei lendo que eh melhor deixar ele de pé com os fios pra baixo, diminui o cheiro nesta posiçaO ou é soh questao de tempo mesmo pra diminuir o cheiro?

Link para o post
  • 2 months later...

...e a fumaça saindo sem parar de dentro do refletor, mais o cheiro metálico que deixa um gosto e textura plásticos na saliva, chegando inclusive a dar dores no peito depois de um tempo? Tem 2 dias que liguei e todo mundo ta com esses sintomas, igualzinho aos de uma intoxicação aérea por mercúrio!!! Relatos de tremedeira e fraqueza muscular (todo mundo!!!) - a lâmpada é uma HPS 400W.

....Será que é pra ficar sossegado? Esperar que passa?

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

...e a fumaça saindo sem parar de dentro do refletor, mais o cheiro metálico que deixa um gosto e textura plásticos na saliva, chegando inclusive a dar dores no peito depois de um tempo? Tem 2 dias que liguei e todo mundo ta com esses sintomas, igualzinho aos de uma intoxicação aérea por mercúrio!!! Relatos de tremedeira e fraqueza muscular (todo mundo!!!) - a lâmpada é uma HPS 400W.

....Será que é pra ficar sossegado? Esperar que passa?

Um cheirinho pode até ser mais fumaca, num rola né brow...

Se ta dando essa zica já era pra ter desligado e levado onde comprou...

Link para o post
  • Usuário Growroom

Reator novo solta cheiro e com certeza é tóxico, mas é só não ficar enfiando o nariz para dar uma cafungada que tá beleza!!

Refletor novo, desses que não são feitos para cultivo vendido em loja de material elétrico, também solta cheiro no começo( tive um que ficava soltando um cheiro fedido de queimado por quase 1 ano, depois parou)... provavelmente é tóxico também, mas não pega nada, só deixa num lugar bem ventilado.

Refletor para cultivo, ou de melhor qualidade, não solta cheiro nenhum... Tenho um da Sun System e nunca soltou cheiro.

Link para o post
  • 2 years later...
  • 4 months later...
  • Usuário Growroom

Salve....Alguém sabe me dizer se tem problemas fazer todas ligações do Grow nas lampadas e nos reatores com fitas isolantes ??

descobri que existem uns conectores pra ligação dos fios sem usar fita isolante, assim não tem perigo de super aquecimento, isso é bom ?? ou não pega nada deixar com as isolantes mesmo.....

meu grow tb é novo e esta soltando um cheiro tb, e muitas vezes demora pra ligar......alguem aí pode me ajudar???

Link para o post
  • Usuário Growroom

Salve....Alguém sabe me dizer se tem problemas fazer todas ligações do Grow nas lampadas e nos reatores com fitas isolantes ??

descobri que existem uns conectores pra ligação dos fios sem usar fita isolante, assim não tem perigo de super aquecimento, isso é bom ?? ou não pega nada deixar com as isolantes mesmo.....

meu grow tb é novo e esta soltando um cheiro tb, e muitas vezes demora pra ligar......alguem aí pode me ajudar???

Cara nessas ligações com tensão mais alta eu prefiro usar desses conectores de cerâmica http://faca-voce-mesmo-fvm.blogspot.com.br/2012/08/como-trocar-um-chuveiro-eletrico.html

E nas ligações de menor tensão uso desses da segunda foto http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/conectores-fios-cabos/, corto à cada 2 conexões e uso em todas as ligações aqui ao invés da fita.

Muito melhor que fita isolante e não vai gastar uns 15 reais pra ligar tudo no grow, além da praticidade de conectar e desconestar tudo rapidamente duram quase que pra sempre se não perder nenhum parafuso.

Fita isolante até quebra o galho , mas resseca e acaba descolando dependendo da marca, além do quê não é reutilizável e acaba saindo mais caro.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Cara nessas ligações com tensão mais alta eu prefiro usar desses conectores de cerâmica http://faca-voce-mesmo-fvm.blogspot.com.br/2012/08/como-trocar-um-chuveiro-eletrico.html

E nas ligações de menor tensão uso desses da segunda foto http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/conectores-fios-cabos/, corto à cada 2 conexões e uso em todas as ligações aqui ao invés da fita.

Muito melhor que fita isolante e não vai gastar uns 15 reais pra ligar tudo no grow, além da praticidade de conectar e desconestar tudo rapidamente duram quase que pra sempre se não perder nenhum parafuso.

Fita isolante até quebra o galho , mas resseca e acaba descolando dependendo da marca, além do quê não é reutilizável e acaba saindo mais caro.

Valeu Amigo, sem palavras....

...agora minha dúvida é quanto ao cheiro do meu transformador bivolts, ta um cheiro meio forte, como o amigo falou acima, um cheiro de FERRO, e ta muito quente, muito quente mesmo!!!! O meu transformador é da marca UPSAI modelo AT300 T e sua capacidade máxima é de 300VA e a lampada que eu uso no meu grow vegetativo é uma HQI 250W.....

acha que devo comprar um transformador mais forte??

O cheiro até q ta de boas, mas a temperatura do transformador ta bem quente, apesar do grow estar funcionando!!!

Alguém pode me ajudar ???????????

Link para o post
  • Usuário Growroom

Valeu Amigo, sem palavras....

...agora minha dúvida é quanto ao cheiro do meu transformador bivolts, ta um cheiro meio forte, como o amigo falou acima, um cheiro de FERRO, e ta muito quente, muito quente mesmo!!!! O meu transformador é da marca UPSAI modelo AT300 T e sua capacidade máxima é de 300VA e a lampada que eu uso no meu grow vegetativo é uma HQI 250W.....

acha que devo comprar um transformador mais forte??

O cheiro até q ta de boas, mas a temperatura do transformador ta bem quente, apesar do grow estar funcionando!!!

Alguém pode me ajudar ???????????

PROBLEMA RESOLVIDO, comprei um transformador com maior potencia....rs

sem mistério....

Valeeeu amigos Canábicos...

Link para o post
  • 2 years later...
  • 1 year later...
  • Usuário Growroom

Então galera, sou novo tenho pesquisado bastante e tenho uma dúvida chata de se resolver, minha lâmpada é de 600W, reator de 600 externo da Demape, na minha casa não tem fonte de 220v como pede o reator, logo comprei um autotransformador de 1010VA, eu posso fazer a instalação sem usar ignitor e capacitor?

Link para o post
  • Usuário Growroom

O ignitor e capacitor fazem parte do sistema do reator e ele não funciona sem. Para o reator, tanto faz se o 220 V vem direto da rede elétrica ou é transformado a partir de 110 V, exceto se o formato da onda causar alguma incompatibilidade, como pode ocorrer com alguns inversores de painéis fotovoltaicos. 

A não ser que o seja um modelo específico com configuração diferente, acredito que todo reator externo já venha com ignitor e capacitor, então fazer a ligação sem eles seria trabalho adicional. Ligue os fios de entrada no 220 V, os de saída na lâmpada -- com o fio correto conectado ao polo central -- e tudo deve funcionar bem.

Se quiser, poste fotos e o modelo exato do reator pra confirmar. Em último caso, você pode entrar em contato com a própria Demape pra tirar qualquer dúvida.

Imagino que você já tenha pensado nisso, mas não custa perguntar se você já verificou a voltagem do chuveiro. É muito comum em cidades com voltagem 110 V o chuveiro ser instalado com 220 V já que isso exige fiação e disjuntores menores e o consumo é ligeiramente menor. A casa onde eu moro atualmente é assim e eu puxei uma extensão por baixo do telhado pro quarto onde está o meu cultivo, mas a anterior era só 110 V mesmo, então eu teria que usar transformador -- opção que não me agradava porque o consumo aumenta muito com a perda na conversão -- ou leds, que costumam ser bivolt.

Link para o post
  • Usuário Growroom
3 minutos atrás, King of the bongo disse:

O ignitor e capacitor fazem parte do sistema do reator e ele não funciona sem. Para o reator, tanto faz se o 220 V vem direto da rede elétrica ou é transformado a partir de 110 V, exceto se o formato da onda causar alguma incompatibilidade, como pode ocorrer com alguns inversores de painéis fotovoltaicos. 

A não ser que o seja um modelo específico com configuração diferente, acredito que todo reator externo já venha com ignitor e capacitor, então fazer a ligação sem eles seria trabalho adicional. Ligue os fios de entrada no 220 V, os de saída na lâmpada -- com o fio correto conectado ao polo central -- e tudo deve funcionar bem.

Se quiser, poste fotos e o modelo exato do reator pra confirmar. Em último caso, você pode entrar em contato com a própria Demape pra tirar qualquer dúvida.

Imagino que você já tenha pensado nisso, mas não custa perguntar se você já verificou a voltagem do chuveiro. É muito comum em cidades com voltagem 110 V o chuveiro ser instalado com 220 V já que isso exige fiação e disjuntores menores e o consumo é ligeiramente menor. A casa onde eu moro atualmente é assim e eu puxei uma extensão por baixo do telhado pro quarto onde está o meu cultivo, mas a anterior era só 110 V mesmo, então eu teria que usar transformador -- opção que não me agradava porque o consumo aumenta muito com a perda na conversão -- ou leds, que costumam ser bivolt.

Fico extremamente muito feliz com a resposta pós realmente dei uma pesquisada bruta no fórum esses últimos dias que estou mudando meu grow de led para lâmpadas a vapor de sódio, é sinceramente estava no escuro em relação a instalação, sendo assim então eu consigo ligar a lâmpada com o reator externo + autotrans, vou fazer a instalação agora mesmo! Obrigado mestrão!

Link para o post