Ir para conteúdo
Growroom
Chocobo

Numeração E Litragem De Vasos

Recommended Posts

Boa tarde.

Um fato que me intrigou quando comecei a cultivar foi que na net, sempre se fala em litragem de vasos, tipo que o ideal seria usar vasos de 2l, 5l, 7l, 11l e por aí vai.

Mas quando fui comprar meus primeiros vasos, ví que os rígidos, que eram os que eu queria, não marcam litragem, apenas numeração, tipo número 1, 2, 3, 3 1/2, 4 aí em diante.

Aqueles bem flexíveis dizem a litragem no lugar de números, mas nos lugares em que fui (por incrível que pareça), haviam muito poucos modelos e nenhum do tamanho que eu pretendia usar, então acabei comprando os vasos numerados baseados no que eu achava que eles teriamem litros.

Acabei comprando vasos de número 3 para o primeiro transplante após germinação na sementeira, e logo após desse, pensei em números 5 (que seriam os de 11 litros), para o definitivo e aí ia pra flora, totalizando apenas 2 transplantes (sementeira > vasos numero 3 > vasos numero 5).

O Cervantes em um dos videos dele diz que o de 3 gallons seria o definitivo ideal, o que equivaleria a 11 litros.

Comprei 2 vasos de 11 então, para transplantar minhas 2 que iriam para a flora.

Mas este findi, vendo os videos do Sea of Green da High Times, particularmente o Closet Cultivation, notei que pra florir o cara lá usa vasos muito menores, acho que quase metade do tamanho que os meus de 11 tem.

Isso para florir clones, que é o que vou fazer.

Aí fiquei pensando: com o tamanho do de 11 litros, cuja numeração é 5, tem 26 de diametro, e 24 de altura, conseguiria colocar no maximo 4 vasos no meu grow de flora.

Mas se eu puder usar aqueles vasos menores, conseguiria por umas 6 ou até 7 plantas espremidinhas.

Gostaria de saber se alguém sabe qual litragem corresponde a qual numeração de vasos, desses tipo rígidos, de plástico preto, que são os mais comuns, e qual seria o vaso definitivo para ser usado, para aproveitamento máximo, fazendo SOG?

Acredito que esse é um fator importantíssimo para todos que usam armário para cultivar como é meu caso, pois usando o menor vaso possível, sem prejudicar o rendimento e crescimento potencial da planta, eu teria mais fumo em 1 leva só.

Desde já agradeço,

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, nao sei responder à sua pergunta, mas olha que bacana esse experimento aqui do Canadense, com "vasos" de 500ml:

http://www.growroom.net/board/index.php?showtopic=31130

abracos, boa sorte no cultivo!

Então... O canadense usou coco aí... 100% coco pode usar com vasos menores... Já cultivos orgânicos e com solo pedem vasos maiores. Na Homebox L cabem 9 vasos (3x3) de 14,5l (número 6).

Escolher o vaso antes de definir o cultivo (strain, mídia, fertilização etc) é como escolher um tamanho de prancha antes de saber qual o pico que a gente vai surfar...

abs

Compartilhar este post

Link para o post
Gostaria de saber se alguém sabe qual litragem corresponde a qual numeração de vasos, desses tipo rígidos, de plástico preto, que são os mais comuns, e qual seria o vaso definitivo para ser usado, para aproveitamento máximo, fazendo SOG?

http://www.nutriplan.com.br/html/prod_vasomuda.html

http://www.nutriplan.com.br/html/prod_vasoromano.html

http://www.nutriplan.com.br/html/prod_vasos.html

Compartilhar este post

Link para o post

Caralho, MaldororBR, que maravilha mano, muito obrigado por esses links.

Eles dizem todos os numeros e quantos litros tem em cada.

uhaehuauhehuauheauhe show de bola!

Agora to pensando em usar soh os vasos numero 4 mesmo pra ver no que da, ou ateh mesmo 3.5, faco uns budzinhos menores, mas em maior quantidade.

Realmente eh como voce falou, como eh meu primeiro cultivo nao da de saber certo qual eh o melhor vaso sem ter uma strain certa ainda.

Meus prensados sao TUDO diferentes um dos outros, vao crescer diferentes, e render de forma diferentes.

Quando eu conseguir uma strain purinha, aih a coisa muda.

Valeu, mano!

Se alguem mais puder dizer o vaso que usa como definitivo ae, soh pra eu ter uma base do que a galera usa, eh soh postar ae!

:>

Compartilhar este post

Link para o post

Escolher o vaso antes de definir o cultivo (strain, mídia, fertilização etc) é como escolher um tamanho de prancha antes de saber qual o pico que a gente vai surfar...

Como o mano MaldororBR disse acima, isso que vc quer saber só é possível quando se tem mais experiência com cultivo em geral e com a variedade específica que está cultivando.

Por exemplo, tem variedades que vale a pena cultivar em vasos maiores, outras nem tanto.

Plantas com boa ramificação seriam melhores para vasos maiores e menos plantas por metro quadrado (de 1 a 9 plantas, maior tempo de vegetação) e plantas com pouca ramificação (crescimento focado no top bud, menor tempo de vegetação, dependendo do número de plantas o 12/12 inicia logo após o enraizamento) seriam melhor para fazer um sog com mais plantas/m2 (16-25-36-49 plantas / m2).

Em ambas situações, trabalhando o cultivo adequadamente o rendimento será semelhante.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande BC_Bud, voce é uma das minhas inspirações nesse fórum, mano!

Seu 100% coco simplesmente destroe!

Estou agora inspirado para conseguir uma strain pura, ou talvez 2, e me especializar nelas. Uma potente e outra marromeno.

Valeu pelo post, bro!

@Maldoror, apenas uma dúvida: porque você disse que com 100% coco da de usar vasos menores? Isso seria uma outra vantagem do côco então que eu desconhecia.

Desde ja agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande BC_Bud, voce é uma das minhas inspirações nesse fórum, mano!

Seu 100% coco simplesmente destroe!

Estou agora inspirado para conseguir uma strain pura, ou talvez 2, e me especializar nelas. Uma potente e outra marromeno.

Valeu pelo post, bro!

@Maldoror, apenas uma dúvida: porque você disse que com 100% coco da de usar vasos menores? Isso seria uma outra vantagem do côco então que eu desconhecia.

Desde ja agradeço.

Tipo assim... Eu conheço muito pouco de biologia e fisiologia vegetal... Tudo que "aprendo" é fuçando nesses fóruns. Então vou dar um chute baseado num raciocínio lógico em cima das coisas que aprendi, mas peço aos colegas de fórum que me corrijam prontamente caso esteja falando besteira...

Um cultivo 100% coco é um cultivo inerte. Logo, as plantas não tem como retirar nutrientes do solo pq o mesmo não tem nutrientes. Então, as plantas só serão alimentadas via fertilização. Por causa disso, penso que não seja necessário um vaso muito grande, mas sim uma fertilização diária para que a planta tenha sempre o que comer. Por isso acredito que esses cultivos aceitem bem vasos menores.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Blza, faz sentido sim, veio.

O foda do 100% côco é que tem que dominar uma auto irrigação, pois controlar em regas esporádicas a nutrição da planta é muito fácil de errar, mesmo com chá orgânico.

Mas o negócio é tentar até dominar a arte.

Valeu novamente.

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to levando 2 plantas com um vaso de 4lt e ta tranquilo, já estão com budzinhos legais :D

mas agora para o proximo cultivo eu comprei aquele nutriplan de 7lt

já ouvi falar bem e mal dele, mas uma coisa todo mundo diz: ele é bom pra otimizar o espaço, e meu grow é magrinho de largura

Compartilhar este post

Link para o post
Guest crazyfool*

fala chocobo, cara, esse esquema da numeraçao d vasos eh uma zica msm, eu tbm ja me confundi, comprei vaso #5 e na real axo q eh bem mais q 5 L chuto uns 7...9 L tlvz....aew decidi mudar meu metodo de cultivo pra SOG utilizando a tecnica Hempy Bucket.... cara, na moral, to usando garrafas pet como vaso, e to tirando resultados bem satisfatorios! obvio q muito do resultado depende da strain , qtdade d luz...tempo d vega enfim.... mas usando uma lampada de 250 W e plantando clones de Black Widow direto no 12/12 após enraizamento, minhas plantas tao ficando entre 80cm, e 1 m d altura formando um unico bud central ( tendencia da planta d seguir o formato do vaso)

acredito q cada planta renda de 10 a 20 gramas secas ( nesse meu set up ) nada mal levando em conta q no meu grow cabem 15 garrafas pet coladinhas umas nas outras....

espero q esse post t ajude em algo, uma vez q seus diarios me ajudaram um monte!

gde abraxx e sucesso! ( amanha eu posto uma foto do meu grow pra vc dar uma olhada no meu SOG....)

Compartilhar este post

Link para o post

Vasos e formas de vasos, um eterno problema pra eu também.

Eu cultivo em micro indoor, e esse é um grande problema, não sei qual o menor vaso que posso usar pra obter o melhor rendimento, e qual a forma dele. Depois de ver o experimento do canadense uns meses atrás, resolvi tentar vasos de 500 ml para o cultivo inteiro, desde seed, mas aí bateu uma dúvida, são melhores os mais altos e finos, ou os mais baixos e largos?

To fazendo uma experiência assim, e os desenvolvimentos tem me parecido bem proporcionais, bem legal, coloquei uma muda em uma garrafa de um litro cortada no meio, e outro em um pote de detergente, bem fino e comprido.

As duas tão bem proporcionais, mas percebi uma dificuldade maior pra se regar no copo de detergente, pois é mais difícil da água descer (obvio).

E também seria quase impossível fazer um transplante perfeito, o que não seria problema, se fosse desde o começo até o fim nesse tipo de vaso.

No meu indoor caberiam mais de 40 desses copos de detergente, to pensando em fazer o teste só de farra e ver quanto eu consigo colher.

No cultivo atual usei garrafas de 2 litros, cabem 4, no máximo 5 plantas, mas tenho a impressão que é um vaso grande demais, pras plantas pequenas que possuo no meu microcultivo.

Se alguém puder me dar uma luz, seria muito útil mesmo, grande abraço galera.

Compartilhar este post

Link para o post