Fantom

Duvida Sobre Exaustão E Renovação De Ar Dentro Do Jardin

Recommended Posts

salve rapa , estou com uma duvida cruel.. para um espaçõ de 2,0x 1,5x 2,70 pensei que se usasse a mesma quantidade de ar entrando e a mesma quantidade de ar saindo formaria uma correte de ar conseguindo assim tanto controlar a temperatura como tambem renovar o ar , mas vendo um tutorial espanhol, sugeriram que a exaustão deve ser o dobro da entreda de ar ou seja se um exaustor tem uma potencia x para entrada de ar o exaustor de saida deve ser o dobro da potencia ou mesmo dois exaustores, eu pensei que assim saindo mais ar do entrando pudesse faltar ar dentro do jardin eu sempre pensei que fosse ao contrario alguem pode confirmar essa informação valeu !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é entrada de ar não é exaustão.

Dá pra fazer a entrada de ar sem nenhum ventilador, usando apenas entradas passivas, ou seja, só aberturas nas laterais, e bons ventiladores extraindo o ar, por pressão negativa o ar entra naturalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia de usar uma extração mais forte do que entrada de ar é pra criar uma pressão negativa dentro do grow, daí o ar só vai sair pelo local da extração. Isso é bom quando se usa um filtro de carbono por exemplo. Não adianta usar um filtro de carbono e não criar pressão negativa, porque daí vai escapar ar por outros lugares sem passar pelo filtro e vazar cheiro.

E não vai faltar ar dentro do grow não, fica tranquilo...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

pra um quartinho de grow, vale mais a pena colocar 2 ventiladores iguais, um de entrada de ar, outro de saída ou é melhor colocar os dois de saída e nenhum de entrada (passivo) (para se obter a pressão negativa q vcs tão falando).

Compartilhar este post

Link para o post

Surgiu uma dívida sobre renovação de ar!

pretendo na flora, colocar um cilindro de CO2 com um controler, para manter sempre 1500ppm com luzes acesas!

Ae vem a dúvida, mesmo com esta fonte de CO2 derntro do grow, será mesmo necessário renovação do ar? ou posso deixar co2 apenas quando a s luzes tiverem acesas e renovar o ar com as luzes apagadas?

pois se renovar o ar do grow ele nunca irá manter meus 1500ppm estou certo??

Compartilhar este post

Link para o post

Surgiu uma dívida sobre renovação de ar!

pretendo na flora, colocar um cilindro de CO2 com um controler, para manter sempre 1500ppm com luzes acesas!

Ae vem a dúvida, mesmo com esta fonte de CO2 derntro do grow, será mesmo necessário renovação do ar? ou posso deixar co2 apenas quando a s luzes tiverem acesas e renovar o ar com as luzes apagadas?

pois se renovar o ar do grow ele nunca irá manter meus 1500ppm estou certo??

Uma vez visitei um mega grow nao holanda, com gerenciador de co2 /exaustão computadorizado.

Funcionava mais ou menos assim a ordem das coisas.

1 - Exautao do volume total do grow e pausa (renovaçao total do ar)

2 - Elevaçao do nivel de co2 e temperatura.

3 - Exautao do volume total do grow e pausa.

4 - Elevaçao do nivel de co2 e temperatura.

E assim vai se repetindo durante o ciclo de luz.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez visitei um mega grow nao holanda, com gerenciador de co2 /exaustão computadorizado.

Valew d+ coruja!! minha cabeça tá fervendo de idéias aqui! sua dica veio muito a acalhar!

pretendo comprar um deste

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=261095649145&fromMakeTrack=true&ssPageName=VIP:watchlink:top:en

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite jardineiro.

Tenho 3 espaços para cultivo, flora, vega e clonagem. Tudo em um quarto só que está forrado com manta de lã de rocha de 5cm.

Um duto de 5" é conectado no lado de fora do quarto coletando o ar novo, uma descida de 40 cm e três divisões, duas são adaptadas para 6" e vão para os refletores e outra de 5" vai desce mais 1 metro até uma caixa de madeira revestida com manta (até ai não teria nenhum exaustor liner, só pressão passiva porque tem uma caixa de madeira com exaustores levando o ar até as cabines). Logo de um lado é a flora que tem um exaustor de 5", com mais 1,4m de duto de 5" levo o ar até a vega e um de 30cm até o berçario.

Colocar 5 exaustores E-11 no duto que leva o ar da caixa até a vega, o tamanho do espaço da vega é 7.3 metros cúbicos, Na saída só tem um exaustor de 5", depois instalar mais um de 5" pra tirar o ar.

Será que assim o ar flui melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

Em poucas palavra debulhou o assunto Coruja,

Essa era minha dúvida, pois com o exaustor ligado a concentração de Co2 não seria atingida.

A pausa seria para ter um pico de Co2, muiito interessante o funcionamento.

Valeu pela explicação ai. Já aproveitei aqui heheh

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

eu deixo meu armario aberto, com um ventilador apontando pra diagonar justamente pra circular e sair... ventilador desses que tem pé ajustavel .. isso bate 28,2c ventilando a beça... ai as vezes eu ligo o ar condicionado pra dormir e boto uma manta por conta da claridade mas NAO fecho o armario (guarda-roupa de 2 portas) ... aí dorme no arcon con 23...24..25c ... se eu precisar FECHAR o grow.. eu fiz um arcondicionado portatil com isopor e 2 coolers q mantem 26c la dentro com tudo fechado..

OBS: eu USO LED .. Não fiz furo de entrada nem de saida de ar, pq isso num resolve NADA pelo que eu vi, pq eu deixo aberto com ventilador pra dentro e pra fora ja tentei TUDO TUDO.. e so isso funciona pra mim, aaah , moro nordeste aqui a temperatura ambiente fica em 28c , praia!

Compartilhar este post

Link para o post

Em poucas palavra debulhou o assunto Coruja,

Essa era minha dúvida, pois com o exaustor ligado a concentração de Co2 não seria atingida.

A pausa seria para ter um pico de Co2, muiito interessante o funcionamento.

Valeu pela explicação ai. Já aproveitei aqui heheh

abraços

mesmo com a exaustao desligada, a circulação de ar deve permanecer ligada, para o co2 ser aproveitado ao máximo..

cuidado se for utilizar/dar esse UP.. apesar de ser uma boa, excesso de co2 pode matar uma pessoa..o ideal é utilizar um medidor de co2 junto pra qnd for visitar as plantas...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tópico é importante para mim. Ja busquei em diversos locais a resposta e to empacada nessa ainda. Comprei a tenda e resolvi fazer um grow "personalizado". Comprei Eden grow L 120 120 200. Moramos no Porto e é meu primeiro cultivo mesmo sendo consumidora a quase 2 décadas. Enfim, nunca é tarde. Depois comprei kit iluminação 600w lampada duospectro. Vasos de 11l. Sesillas ok. Mas to parada na ventilação/exaustores, quero o mínimo de cheiro possível e encontro pouca informação sobre isso. Aceito indicações de leituras e vídeos. Queria indicações de tipos de fertilizantes, preciso mesmo de vários tipos? Me parece demais. Sei la. Gratidão. Thay

IMG-20200403-WA0018.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Thayparente disse:

Esse tópico é importante para mim. Ja busquei em diversos locais a resposta e to empacada nessa ainda. Comprei a tenda e resolvi fazer um grow "personalizado". Comprei Eden grow L 120 120 200. Moramos no Porto e é meu primeiro cultivo mesmo sendo consumidora a quase 2 décadas. Enfim, nunca é tarde. Depois comprei kit iluminação 600w lampada duospectro. Vasos de 11l. Sesillas ok. Mas to parada na ventilação/exaustores, quero o mínimo de cheiro possível e encontro pouca informação sobre isso. Aceito indicações de leituras e vídeos. Queria indicações de tipos de fertilizantes, preciso mesmo de vários tipos? Me parece demais. Sei la. Gratidão. Thay

Thay, tudo bem?
Sobre exaustão: Vc precisa comprar um extrator de ar como este (https://www.urbicult.pt/-tt-dual/349-extractor-tt-dual-150.html) um tubo sanfonado  como este (https://www.urbicult.pt/tubo-extraccao/757-tubo-extraccao-capa-dupla-caixa-10m.html) e o filtro de carvão ativado (https://www.urbicult.pt/filtros-pure-factory/2027-filtro-carvao-activado-200-800-pure-factory-1030m3-h.html?search_query=carvao+&results=63)

O esquema de montagem é:

Filtro de carvão dentro do grow ligado ao tubo sanfonado que por sua vez é ligado ao extractor que retira o ar de dentro do grow, filtrando-o pelo carvão ativado.

Be happy, stay safe

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, mamulengo_123 disse:

Thay, tudo bem?
Sobre exaustão: Vc precisa comprar um extrator de ar como este (https://www.urbicult.pt/-tt-dual/349-extractor-tt-dual-150.html) um tubo sanfonado  como este (https://www.urbicult.pt/tubo-extraccao/757-tubo-extraccao-capa-dupla-caixa-10m.html) e o filtro de carvão ativado (https://www.urbicult.pt/filtros-pure-factory/2027-filtro-carvao-activado-200-800-pure-factory-1030m3-h.html?search_query=carvao+&results=63)

O esquema de montagem é:

Filtro de carvão dentro do grow ligado ao tubo sanfonado que por sua vez é ligado ao extractor que retira o ar de dentro do grow, filtrando-o pelo carvão ativado.

Be happy, stay 

Muitíssimo grata.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post