GrowFumus

Remoção De Folhas

Recommended Posts

Fala galera,

Então. Tô cultivando uma church em out e depois de uma semana descuidada de viagem (outra pessoa regou) a danadinha, que vive em 5 litros de substrato de 100% côco, ficou toda detonada. Dei um flush e ela já tá 100% recuperada, praticamente sem folhas queimadas. Acontece, que retirando essas folhas que estavam muito queimadas, acabei retirando também algumas folhas que só tinham as pontinhas queimadas. Fiz isso por uma questão estética e também buscando dar maior luminosidade aos buds. Observei - e não foi a primeira vez - que onde removi as folhas, principalmente na parte superior da planta, houve um certo retardo no crescimento dos buds.

Daí, viajei. Será que o desenvolvimento dos buds está diretamente ligado às folhas mais próximas? Cada conjunto de bud + folhas da base do bud seria de certa forma "independente" em relação às folhas mais afastadas?

Que vocês acham?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Arrancando as folhas da forma como você vez além de stressar a planta ela acaba não dando tanta atenção aos camarões e se preocupa em fazer novas folhas..

é tranquilo tirar 1 ou outra, mas tirar tantas ainda por motivos "estéticos" realmente não vale a pena cara...

valeu!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu sei. Mas a quantia que arranquei foi de 3 a 5%. Nada demais. Além de que tem duas semanas de floração ainda.

É uma pergunta fisiológica.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela AJUDA mais uma vez. Vo repetir a pergunta pra nenhum engraçadinho mais uma vez colocar topico e ajuda pra busca aqui achando que eu não sei procurar. O fórum é ótimo, devo praticamente tudo que aprendi a ele, mas sempre tem um pessoal que não sabe ou não entende a pergunta e tenta resolver colando link e colocando a busca.

Que a planta sofre com a remoção de folhas qq pessoa que tenha um mínimo de conhecimento sobre botânica já sabe. A pergunta é específica e a resposta deve ser também. Falar que remover folhas causa stress não responde.

Vai a pergunta a denovo. Dispenso respostas que não acrescentem especificamente.

O crescimento do bud está diretamente ligado às folhas próximas ou conexas a ele? Remover as folhas da base de um BUD vai interferir mais especificamente naquele bud ou vai afetar por igual o desenvolvimento dos buds em toda a planta?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

cara, vamos pela minha linha de raciocinio ok?!

A planta pega nutrientes e agua pelas raizes, usa os nutientes e libera a agua pelas folhas, faz trocas gasosas com o ambiente pelas folhas...fotossintese que é a propria alimentação da planta...enfim.

com certeza a saude das folhas esta diretamente ligada a produção de buds. ainda q em algumas especies eu ja tenha visto recomendações de se tirar estrategiccamente uma folha ou outra propiciando melhor penetração da luz nos ramos inferiores acredito que via de regra devemos manter sempre as fan leaves q servem pra planta respirar e se alimentar. :Maria:

Compartilhar este post

Link para o post

é velho...eu "acho" que cada Fan leave e folhas da base do BUD devem sim influenciar aquele "setor" da planta né ? até meio logico isso... frescura esse lance de estética hein...pelamor....estética cannabica é os BUDÃO estrondando !! É ate lindo o contraste entre umas folhona amarelada e a textura verdinha fosforescente de um bud no ponto

Compartilhar este post

Link para o post

estética cannabica é os BUDÃO estrondando !!

né não???

Frase do ano....

Compartilhar este post

Link para o post

Quando se retira uma folha, a planta se dedica na criacao de novas folhas pra suprir aquela retirada, pode sim causar retardo no crescimento dos buds, mais principalmente vai ocasionar buds com mais folhas no meio.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pow galera! Agora sim senti firmeza nas respostas. Valeu mesmo!!! Clareou a mente, hehehe!

Sei que mandei mal retirando as folhas da plantinha, mas ela tá muito bem recuperada agora e está encerrada a temporada de desmates, hehehehe.

Falei do aspecto estético pq a danada tava zuada mesmo. Vo por uma foto antes e depois pro pessoal entender bem o q eu fiz e evitar maiores discordâncias.

Church

dia 26/11

http://img189.imageshack.us/i/dsc00015om.jpg/

dia 08/12

http://img693.imageshack.us/i/dsc00005p.jpg/

Thank you, men!

Compartilhar este post

Link para o post

Pow galera! Agora sim senti firmeza nas respostas. Valeu mesmo!!! Clareou a mente, hehehe!

Sei que mandei mal retirando as folhas da plantinha, mas ela tá muito bem recuperada agora e está encerrada a temporada de desmates, hehehehe.

Falei do aspecto estético pq a danada tava zuada mesmo. Vo por uma foto antes e depois pro pessoal entender bem o q eu fiz e evitar maiores discordâncias.

Church

dia 26/11

http://img189.imageshack.us/i/dsc00015om.jpg/

dia 08/12

http://img693.imageshack.us/i/dsc00005p.jpg/

Thank you, men!

cara eu falei no meu 1o post que tirando as folhas ela vai se concentrar em fazer novas folhas e consequetemente não dando tanta atenção pros buds e você responde falando que não quer informações q não acrescentem em nada.

da proxima vez nem respondo tentando te ajudar .... continua aí tirando as folhas por motivos de estética então, boa sorte

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Davinci, voce entendeu errado meu caro.

O que me deixou puto não foi a sua resposta, que teve sim seu lado construtivo. Mas a sua resposta não resolveu a minha dúvida, que era específica sobre a relação bud e folhas conexas a ele. Valorizei a sua resposta sim. O que me indignou foram as palavras do Mandacaru, que ironizou a minha pergunta colando links, inclusive o de busca do fórum.

Além disso, outro usuário (Cib) esclareceu que entende sim, assim como eu, que a folhas próximas ao Bud estão empenhadas diretamente no desenvolvimento dele, tendo uma atuação secundária no conjunto de inflorescências de toda a planta. E ele foi também crítico sobre a remoção das folhas. O problema não está em discordar, como vc também o fez. O problema está na ironia.

Respondi o seu post em específico e não quis criticar a sua resposta. Foi mal se foi assim que interpretou.

Você será sempre bem vindo para responder as minhas perguntas, da mesma forma que espero pode ajudar ao responder as suas.

Contudo, fica a seu critério respondê-las. Se achar melhor não falar nada, fique a vontade. Mas repito que a crítica não foi para você.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia companheiros de caminhada, growfumos, da20, geral, tudo em riba? pô grow, cabe uma auto defesa sem qualquer tipo de maquiagem pra acertar nada? olha só, a ironia realmente ficou só na colagem do tópico de busca. Eu realmente não tinha entendido a especificidade da pergunta certo? Se vc der uma procurada em outros posts meus não encontrará colocações provocativas! Foi realmente uma falha muito grande da minha parte ter de repente te feito sentir algum tipo de diminuição pelo ocorrido (agora sem ironia mesmo!) o que não corresponde a sua realidade de grower ok? vale um sincero pedido de desculpas (pela postagem da busca) na esperança de um por vir mais significativo para todos nós? serei mais comedido ao postar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mandacaru,

O nosso fórum é uma comunidade e eu acho que a harmonia aqui deve prevalecer.

Entendo a sua situação e não tô aqui pra criar mais desavenças.

Vamo esquecer o ocorrido nesse post (espero que davinci tb pense assim) e tocar a bola pra frente.

Foi uma falha na comunicação e agora já tá tudo beleza.

Achei legal da sua parte colocar as coisas em pratos limpos e buscar o entendimento.

Por mim tá tudo na paz e vamo que vamo!

Seus comentários serão sempre bem vindos. Só não vale colar o link da BUSCA, hehehehe.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Quando se retira uma folha, a planta se dedica na criacao de novas folhas pra suprir aquela retirada, pode sim causar retardo no crescimento dos buds, mais principalmente vai ocasionar buds com mais folhas no meio.

Excelente acrescentar mais essa no reportório! Retirei várias folhas da minha mazar para melhorar a iluminação da planta e vários buds ficaram cheios de folhas por dentro. Legal aprender mais essa! Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma alternativa a arrancar as folhas, é dar um dobrão nelas. Abre espaço pra luz e não traumatiza as bichinha.

Não sei se rola em todo tipo de cultivo, amarra e talz, mas tipo, puxa elas na direção do caule. Eu fiz isso no cultivo passado, e não percebi novas folhas crescendo nos buds não.

No minimo, a planta ainda pode "puxar" os nutris da dobrada e o minimo de luz q pegar, já é um "plus" e acaba não crescendo novas.

Acho que cortar mesmo, só aquelas lá embaixo... que nem luz pega mais.

Compartilhar este post

Link para o post

aêê! eu sabia que vc é um cara que vale a pena um diálogo! é impoprtante que permaneçamos juntos! já temos muitos contra nossa atividade certo? mais uma vez, foi mal mesmo atrapalhar sua busca por informações e não se fala mais nisso ok? abração e espero poder ajudar legal na próxima irmão! fique bem e muita sorte e paz!

Mandacaru,

O nosso fórum é uma comunidade e eu acho que a harmonia aqui deve prevalecer.

Entendo a sua situação e não tô aqui pra criar mais desavenças.

Vamo esquecer o ocorrido nesse post (espero que davinci tb pense assim) e tocar a bola pra frente.

Foi uma falha na comunicação e agora já tá tudo beleza.

Achei legal da sua parte colocar as coisas em pratos limpos e buscar o entendimento.

Por mim tá tudo na paz e vamo que vamo!

Seus comentários serão sempre bem vindos. Só não vale colar o link da BUSCA, hehehehe.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que a retirada de folha influencia mais na planta por completo do que no bud site em si, visto que a cannabis é uma planta vascular, havendo circulação de nutrientes pela planta toda. Talvez retarde o crescimento do bud site em si por conta da energia gasta na cicatrização do corte, mas não por falta de nutrientes.

Compartilhar este post

Link para o post

o que eu faço é isso que o sukata falou...

tipo, pega a foha e interlaça com o caule... os dedos da folha fica meio que segurando o caule

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera,

GrowFumus, faz sentido sim essa sua observação. As folhas próximas aos bus certamente influenciam o desenvolvimento deles. Vamos tentar entender porque, com base em noções básicas de nutrição e transporte de sais e macromoléculas na planta.

De forma resumida e omitindo detalhes, vou tentar esquematizar o processo de nutrição vegetal, com ênfase no papel das raízes, xilema, água, nutrientes, folhas, fotossíntese, hormônios, floema, etc.

A planta absorve água e nutrientes do solo devido à transpiração das folhas. A água da planta evapora pelos estômatos (poros) nas folhas, o que, por pressão, faz com que as raízes chupem a água com os sais solúveis (nutrientes) pelas raízes até as folhas. Essa água + sais solúveis é também chamada de seiva bruta, e é transportada por vasos condutores denominados xilema. Resumindo, funciona como beber água com canudinho. Bem simples.

Nas folhas, acontece o processo bioquímico mais maravilhoso documentado nos seres vivos: a FOTOSSÍNTESE!

A planta usa água absorvida + gás carbônico atmosférico (CO2) + luz para produzir oxigênio e glicose (= açúcar=energia!). Daí, os açúcares produzidos na fotossíntese vão compor a seiva elaborada, que será distribuída, por outros vasos condutores, chamados floema, a órgãos diversos da planta, como flores, frutos, folhas, etc. A seiva elaborada é fonte de energia para síntese de diversas outras macromoléculas que compõem a planta. Alguns hormônios vegetais atuam para “atrair” a seiva elaborada para alguns órgãos em desenvolvimento, como frutos e flores (camarões!). E quanto mais perto a folha estiver do órgão em questão, mais fácil fica esse transporte. Portanto, as folhas mais próximas a um camarão fornecem-no mais seiva elaborada do que uma folha longe dele.

Mas quero deixar claro que isso é só especulação com base em conhecimentos básicos de nutrição vegetal. Há muitas outras variáveis envolvidas que podem afetar o “engordar” de um camarão.

Abraços!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, mais uma vez obrigado pelos posts. Fico feliz em ver que o assunto rendeu e o pessoal foi ao ponto que tava me intrigando. Continuo pensando como aqueles que entendem que as folhas conexas ao buds desempenham papel de maior importância na nutrição específica do bud mais próximo apesar de tb compreender que a planta esta toda interligada. Coloquei a minha observação por ter notado isso na planta que andei depenando. Adoro biologia mas não tenho formação no ramo.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

cara quanta informação, ✌️✌️

andei retirando algumas folhas da minha também, e já me arrependi,

bem ainda estou no primeiro cultivo, vou deixar o link ai pra quem conseguir compartilhar boas informações e energias

fiquem na paz !

PLANTAR PARA NÃO COMPRAR

Compartilhar este post

Link para o post