Scrollock

Maconha Faz Mal Sim!

Recommended Posts

Maconha faz mal sim!

Tem uma galera que diz que maconha é natural. Pois esse pessoal está mal informado

Experimente falar mal da maconha perto de quem fuma. Prepare-se para ouvir um sermão e uma série de informações das quais muitas não são verdadeiras. Quem fuma não admite que a droga faz mal nem que causa dependência.

No dia 8 de maio, publicamos uma reportagem sobre o crack, falando que a maconha é porta de entrada para drogas mais pesadas. Muitos internautas discordaram e afirmaram que fumam maconha e que “não dá nada”. Recebemos depoimentos do tipo “fumo há oito anos e não sou dependente.” Alooou? OITO anos?

O maconheiro pode até perceber efeitos como declínio nas notas na escola ou falta de concentração em certas atividades, mas o usuário associa essas consequências a qualquer outra coisa, menos à droga. Quem afirma é o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, coordenador da Unidade de Dependência Química do Hospital Mãe de Deus, na Capital, e membro do Comitê Assessor para Políticas sobre Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde.

O paciente diz que não gosta de estudar, que é uma fase, que ele é assim mesmo, mas jamais admite que pode estar sendo prejudicado pela maconha diz.

Você certamente conhece um jovem assim: usuário de maconha e que defende com unhas e dentes o uso da droga. Ele pode até estar indo bem nos estudos e não ter problemas aparentes, mas, pergunte pra quem é mais próximo dele se seu comportamento é o ideal.

Questione seu amigo sobre que outras conquistas ele poderia ter hoje se não fosse a droga.

O psiquiatra Ramos conta que, quando pergunta para um alcoolista ou para um dependente de qualquer outra droga que não seja maconha se ele quer parar, a resposta costuma ser sim. Com o maconheiro é diferente.

Ele é o único que não quer parar, parece mesmo ser uma religião... lamenta o médico.

Por isso é tão difícil lutar contra a erva. Ela é vista como uma droga mais inocente, às vezes até por nossos pais. Mas Ramos alerta, a maconha de hoje não é mais a mesma da época dos hippies, “pode chegar a ser 50 vezes mais forte, consequência de modificações genéticas na planta”, o que significa maior poder para tornar o usuário dependente.

Talvez a maconha seja uma das drogas que mais se usa em Porto Alegre e a que menos informação os jovens têm a respeito. Por isso há certa imagem de que é inofensiva explica.

Confere aqui verdades provadas por estudos científicos, ou seja, números que valem mais do que o blá blá blá de quem vive com os olhos vermelhos e a cabeça sabe-se lá onde...

Marcela Donini - [email protected]

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/kzuka/jsp/home.jsp?secao=detalhe&localizador=Kzuka/kzuka/Porto%20Alegre/Kzuka+vai+Fundo/53384&section=Reportagens

---

A Zero Hora declarou caça as bruxas no Sul, está despejando bobagens na mídia falando mal dos usuários de maconha, como se todos fossem dependentes que largam a vida e procuram por drogas pesadas!!!!!!

Já enviei um e-mail pra lá, deem um apoio ae!!!

flow!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demorô de escrever pra essa fulana.

brother, quem fez essa pesquisa, num foi na puc ou na facha, ne?

pqp... olha o q eu escrevi.

Prezada Marcela Donini

Li sua matéria e tive que lhe escrever pois alguns pontos que não consegui concordar com sua linha de pensamento.

Principalmento sobre a questão da evasão escolar, pois no meu entendimento essa questão, vai além disso. a falta de interesse está em conhecer as coisas ou de decorar coisas sem sentido para passar numa prova?? exercer uma profissão??pagar impostos e à previdência social??

quem desfruta dos efeitos do thc no cerebro busca uma forma menos competitiva e agressiva de viver. Quando um hippie vai pra guerra defender sua pátria,seu líderes ou facçoes??

Quem conseguiria fumar um e ir para a bolsa de valores trabalhar??

O sistema capitalista iria ruir e acho que não é isso que ele quer.

Eu concordo que quando a pessoa começa a fumar tem dificuldade em seguir rotinas e regras, porque elas realmente perdem o sentido, quando vemos as pessoas ditas de bem que não usam drogas serem responsaveis por crimes hedindos contra seu país, com a humanidade, crianças, idosos, até contra animais e que não são punidos e execrados da sociedade, como fazem com os defensores da canabis .

São pessoas que decidiram tomar suas próprias escolhas em relaçao com o seu corpo. Tem pesssoas que tem compulsão em comprar, não é por isso que vamos fechar os shopings centers. Assim como não vamos fechar os supermercados porque tem pessoas que morrem em decorrência da obesidade. Jovens tomam anabolizante de cavalo em busca do corpo perfeito, são escolhas que fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. O que muda então?/ A palavra lícito ou ilícito??

Ofereça educação de qualidade que leve ao indivíduo ter autonomia e consciência de suas ações e então não haverá tanta desigualdade cultural e social, levando a esse empobrecimento generalizado.

Acredito realmente que o que faz mal é o preconceito, a intolerância e a falta de respeito com a opinião de centenas de milhares de pessoas que pensam diferente em relação a uma planta.

Enfim, para mim, ignorante é uma pessoa que se diz realizada, pois trabalha de 7 as 17, 7 dias na semana e que tem apenas 2 dias para você descansar?? será que evoluir é construir megacidades, destruir o meio ambiente e os recursos naturais, para produzir miiiilhoes de carros por ano, e depois as montadoras de carros dizerem que estão falindo e o pretoleo acabndo???

Talvez vocês não compreendam porque as pessoas defendam com tanta paixão mas existem muitas pessoas que não compreendem porque as pessoas demonizam tanto essa planta. Isso só porque você nasceu depois do seculo XX e já nasceu ouvindo isso. Se tivessemos vivendo na idade média o problema seria outro, e quem sabe na epoca do império romano, se ousássemos dizer que eramos cristãos?? nem gosto de pensar nisso...

da mesma forma quando os portugueses chegaram em nossas terras e desprezaram os costumes e crenças de um povo diferente. Assim é hoje em nossa sociedade que decidiu perseguir a pessoas que discordam dessa criminalização de substâncias que são usadas há milhares de anos para diversos fins, industrial, medicial e por ultimo recreacional

A minha pergunta é. Será que a senhora está de fato preocupada com a questão, ou simplesmente está fazendo uma matéria por exigência do trabalho??

e para cumprir sua tarefa escreveu esse texto tendencioso, usando como embassamento de sua argumentação a palavra de um só especialista na area.

faça me o favor, vai ouvir Arnaldo Jabour.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao ler coisas como essa,

tenho cada vez mais certeza que um dos "front's" de ação dos que querem ver a Santa Planta proibida,

tem relação a publicar LIXOS como esse,

para PROVOCAR e esperar que algum maconheiro revoltado faça um atentado aos orgão públicos.

E assim, terão motivos para sujarem o movimento.

MAS NÃO ! Não iremos cair na deles.

Quer dizer, até o dia que.....

"Eu pergunto a você onde vai se esconder

Da enorme euforia?

Como vai proibir

Quando o galo insistir em cantar?

Ainda pago pra ver

O jardim florescer

Qual você não queria.

Você vai se amargar

Vendo o dia raiar

Sem lhe pedir licença.

E eu vou morrer de rir

E esse dia há de vir

antes do que você pensa.

Apesar de você"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Itcha!

muito bom semente de luz

essa musica é show!

que a babilonia vai cair eu nao tenho mais duvida.. e que vai ser antes do que agente pensa.. eu torço pra que seja

abraço a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

patetico !

essa mina se acha a espertona mas

"ALOOOUU ??"

devia se informar muito mais. pesquisadores diplomados ainda continuam com essa história de modificada genéticamente ? ouvi dizer que, ouvi dizer que,...

senhores pesquisadores,

10 minutos de leitura básica sobre maconha, com informações vindas de fontes confiáveis e SEM PRECONCEITO não fazem mal a ninguém.

e fiquem tranquilo q leitura sobre o tema não vicia !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mandei email, a Piranha tá de férias...

Estou em férias até 13 de julho.

Cristiane Rubin pode ajudar nos assuntos relacionados ao Kzuka.

Obrigada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava lendo o site kzuka, que aliás é tão substancial como essa reportagem que o scroll colocou e achei outra pérola da ilustre reporter, que precisou de férias para recuperar o cérebro depois de realizar tanto esforço para escrever essas matérias tão incrivelmente horriveis.

Kzuka na Zero | 18/06/2009 - 15:33

Verdades sobre a erva

Dados científicos mostram os riscos a que o usuário se expõe

Maconha causa dependência

Até é possível não desenvolver a dependência. Mas há estudos que revelam que até 53% de jovens usuários de maconha, que a usam uma ou mais vezes por semana, podem se tornar dependentes. Depende da idade, da frequência com que fumam e do organismo de cada um. Pra se ter uma noção, o álcool produz dependência em 10% dos usuários.

Maconha faz mal pra saúde

Além de delírios e alucinações, a maconha pode provocar outras doenças normalmente associadas ao cigarro, como bronquite, asma, enfisema, faringite e até câncer. Dobra o risco de se desenvolver esquizofrenia

Usar maconha pelo menos uma vez por semana aumenta em até 6 vezes a chance de ter depressão, aos 15 anos. Aos, 20 anos, o índice é de 3 vezes.

As lesões causadas pela maconha não são definitivas. Ou seja, sempre há tempo do paciente se recuperar. Mas lembre-se que o tempo perdido já era... melhor não começar.

Maconha leva a outras drogas

Como os piores efeitos da maconha só são percebidos a longo prazo, os fumantes da erva acham que não dá nada e começam a usar substâncias mais pesadas. 50% dos usuários de maconha costumam utilizar drogas mais pesadas, segundo o Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre a Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (Vivavoz)

O índice aumenta entre os mais novos: 66,7% dos adolescentes de 14 e 15 anos e que fumam pelo menos uma vez por semana acabam experimentando outras drogas

Maconha prejudica os estudos

O uso de maconha aumenta em 6 vezes a chance de evasão escolar.

Depois de fumar maconha mais de cem vezes entre os 18 e 21 anos, apenas 11,8% dos jovens conseguem entrar na universidade

Marcela Donini

Não tem problema, a partir do dia 13 de julho tô reenviando o email.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peguei o tal jornalzinho nas minhas mãos, como sempre, minha mãe fez questão de me fazer ler, eu li e simplesmente não consegui contra argumentar várias coisas que ela diz ali, sendo ou não mentira seria bom saber o que há de verdade no que ela fala e o que é mentira, pois tem coisas escritas aí que eu mesmo consegui me colocar no lugar..

mas delírios e alucinações foi absurdo hauahaeuaeh...

ouvi que fumar maconha todos os dias previne o câncer, a informação é recíproca?

o que eu mais me irritei com o que essa mulher escreveu é que ela omitiu verdades ESSENCIAIS nesse texto:

"Usar maconha pelo menos uma vez por semana aumenta em até 6 vezes a chance de ter depressão, aos 15 anos. Aos, 20 anos, o índice é de 3 vezes."

até pode ser verdade, mas e por que ela não comentou QUAL é a chance de se ter depressão? Vagabunda.

"Além de delírios e alucinações, a maconha pode provocar outras doenças normalmente associadas ao cigarro, como bronquite, asma, enfisema, faringite e até câncer. Dobra o risco de se desenvolver esquizofrenia"

delírios e alucinações???? hahahahah é uma maconha alucinógena...quero uma dessas também!!! sobre as doenças associadas ao cigarro, são 10.000 anos de uso e nenhuma morte hehehe, se eu estiver enganado, conheço muita gente que fuma ou fumava cigarro e desenvolveu algum problema respiratório desses, mas conheço muita gente que fuma erva e nunca ouvi falar de nada. Um amigo meu me falou que a maconha ajuda a PREVINIR estas doenças que o cigarro causa. Nao levei muita fé mas né...E so bre a esquizofrenia eu já sei que dobra o risco de uma pessoa ter, mas por que ela fala QUAL é o risco em NUMEROS? hehehe...ESCONDENDO A VERDADE!!!! Deixa ela, pessoas ruins que querem fazer as outras de troxa para sair ganhando com a BONDADE delas... QUEIMAM com o fogo da babilonia, e olha...na hora de queimar, o fogo dói viu???????? QUEIMA BABILONIA QUEIMAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quer dizer q maconha faz mal?

entao nao fuma, dexa pra mim mano ...

tipo, respirar tambem faz mal... >> http://www.institutoaqualung.com.br/info_ar57.html

agora, na boa, me dizer q maconha, derruba as notas na escola, faça me o favor, videogame tambem derruba, televisao, computador, tudo q nos da felicidade, causa dependencia, e ae? vai fazer oq?

eu com 15 anos, tacava o terror, parei de estudar, virei musico profissional :P

hj, mtos anos depois, to cursando graduaçao, fumando compulsivamente, inclusive estudo fumando (o verde!) e minha nota mais baixa, é 7,2, sendo a mais alta 9...

é, baixou minhas notas :P

:Ddura: :Ddura: :Ddura: :Ddura: :Ddura:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na boa nao vou nem falar nada

como tem gente escrota nesse mundo né?

a cabeça dessa mulher é mais quadrada que a da minha mãe, e ela ta mais desinformada que o tom hanks em "Náufrago"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na boa, ignorei cada palavra q a vadia falou!!!

Pra mim quando só fala mal, não fala nada!

Nós sabemos que maconha faz mal, se fumada ou se usada de maneira abusiva!

No entanto, mesmo se fumada ela possui componentes que previnem alguns males da fumaça, o que não possui no cigarro, como falaram ai, eu tb nunca ouvi ninguém que tenha problemas respiratórios e muito menos câncer por fumar maconha!!!!

Fora que o abuso de maconha é muito mais raro que abuso de alcool e cigarro!

Tu fuma até ficar chapado, tu sabe quando está chapado e para, e se passar da conta... boa noite! é o máximo que acontece!

Agora, alcool tu bebe, bebe, bebe, cai, levanta, bebe, bebe vomita!!!

Cigarro, fuma, fuma, destroi a garganta, fuma mais, e mais e mais, 20, 40 cigarros por dia!!!

tem que ser retardado pra não ver a diferença!!!

Esses merda vão la e falam o que querem, temos que ter nossa revista logo pra responder todas essas reportagens compradas pelos traficantes!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas é claro q é uma religião... assim como a galera do daime toma o cházinho deles, eu fumo meu fininho diário, ql o problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest kringor

eu vou morrer falando que maconha não faz mal

exagero de todo tipo faz mal, olha o açucar ai...

quem fuma trocentos baseados por dia, é porque tem uma vida muito triste e quer fugir disso...

agora cabeça boa sabe como onde e quando queimar o mato certo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ideologia, eu quero uma pra viver!

[]'s

Essa gente não faz ideia o que é ideologia, quem tem uma é louco, alienado, rebelde sem causa nas palavras dos ignorantes!

é triste!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou mandar mandar email pra ela e esperar pra ver o que responde...vai ser anonimo e vou explicar que faco isso por medo, nao acho que liberdade de expressao é apenas para o jornalista. É para todos, espondendo cada um pelos excessos que cometer.

Vou argumentar, com links que mostrem pra ela outras ideias, nao vou xinga nem nada, acho que devemos é trazer esse pessoal pro nosso lado, isso sim.

Afinal aqui quem nunca viajo na idéia alguma vez?

Ataques pessoais: Uma vez que tenha realizado um ataque pessoal, o alvo provavelmente irá assumir a má fé. As pessoas tal como os elefantes, raramente esquecem

Por enquanto eu to naquela frase do Napoleao ´Nao devemos considerar maldade algo que é feito por burrice´, espero que tenha uma tréplica.

Vou falar da minha experiência apenas, nao represento nenhuma comunidade, nem a opiniao de grupo nenhum (ou seja nao sei o que se passa na cabeca dos outros ou comunidades existentes nesse mundao).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

talvez os maconheiros sao os unicos que dizem que nao querem parar porque a maconha eh a unica droga que presta mesmo, depois que voce conhece ela vira sua brother companheira de todas as horas, sempre bom trocar uma ideia com a erva pra poder ter outros pontos de vista/percepcoes!!

religiao sim! a minha eh a igreja da santa erva!! rsrsrsrsrs

sobre o texto...lamentavel...mas cada um pensa o que quer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No mundo de hoje...voce sair na rua faz mal a saude....sentar num bar e beber faz mal a saude...fumar passivamente faz mal a saude...pegar uma avenida numa cidade poluida como sao paulo faz mau a saude....vamos nos preocupar em informar as pessoas e dar oporunidades a elas de escolher o que é melhor ou pior pra elas. O mundo nao vai acabar mas nos todos vamos morrer um dia isso é certo. Vamo viver que é melhor. vlw abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
queria perguntar pra ela so o seguinte:

Marcelinha, que maconha foi essa q vc fumou?

Deve ter fumado uns "Legal Buds"!!!

aeheauheauaeheauheaueaheauheaueahaeuheueheauhae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

  • Tópicos

  • Posts

    • Voce tambem tem parte no Problema  By Ashtar   Boa Tarde agradeço por poder conversar assim. Nao deixe se levar pelo medo O seu mundo tem como forca primordial quase completamente as ameaças (medo pavor) Se voce falar as coisas que voce realmente acha profundamente... Nao vai mais dar para viver todo mundo vai te excluir.. esses medos vao vir átona Vai acabar nao falando. No trabalho, se voce falar para o superior o que voce pensa, será que eles nao vao falar para parar no trabalho esse tipo de medo. E se acontecer isso nao vai dar mais para se manter, entao ficar quietinho é uma boa ideia Entao voce vai fazer se auto negar Voce entao vai se auto negar e nao vai falar nada, e o superior vai pensar que esta tudo certo. E entao nada vai mudar e voce vai continuar numa vida de auto negação indeterminadamente. Como eu sempre digo no seu mundo tem os controladores por assim dizer, mais o errado nao é somente os controladores os que aceitam. tambem tem sua culpa... Se voce tremer com as ameaças desses seres, essas ameaças podem se estabelecer, entenda isso. Se voce nao tremer com essas ameaças nao aceitar, nao tem forma desses seres controla-los, eles nao poderam fazer nada. Se voce fizer isso é complicado por isso escute o que eu falo Nao vai na onda desse clichê por favor. Na maioria dos casos nao tem nada de complicado como eles falam Isso é papo furado ilusão. Se a economia colapsar ninguém vai sobreviver De agora a sociedade nao vai ser mais sustentável, esse tipo de ameaça Mas se o mundo nao tiver dinhero e tiver voce, nao tem nada de complicado Se voces continuarem o mesmo servico de agora, a sociedade vai funcionar Ao contrario se nao tiver esse conceito de dinhero um mundo cheio de amor harmonia e paz pode ser criado Os seres que estao ameaçando o que de fato eles temem entenda por favor Se as ameaças nao poderem ser usadas, é o que seria mais complicado Por isso até as ameaças mais pequenas diga "Nao" fazendo favor Se eles falarem que se nao tiver mais energia vai complicar... responda por favor; Nao tem importancia Voces possuem um poder maravilhoso por exemplo a energia que esse seres construiram se eles desligarem, Com os seus poderes (habilidades) voces podem construir outros tipos de energia e de fato isso ja foi construido... A conversa desvio... o que eu quero dizer, Agora o que voces temem Se voces nao temerem nada pode lhes acontecer.  O que eu quero lhes dizer, é que seu mundo agora Nessa limitacao de nao liberdade essa dificuldade de viver  Nao é so por causa dos que querem controlar Voce tambem tem haver com esse problema Se voce nao se deixar ser ameaçado, se voce nao aceitar isso Os controladores nada lhes podem fazer, isso que eu quero lhe transmitir. envio para voce amor e gratidão e tambem a luz da paz  
    • Porque é um game;  by Ashtar Boa tarde, Agradeço por poder conversar assim Se eu dizer isso de novo.. O Ashtar nao sabe nada sobre minhas dores Nao fale que é facil... Essa voz nervosa eu consigo escutar. ( compreendendo isso ouso dizer) A vida é um game.. divirta-se por favor ! A é ne.. nao da pra pensar que é assim facil. Mas, é sim. Voce queria se divertir e encarnou no mundo físico Terra. Esse game voce fez o design e construiu. E mais, esse game voce construiu para com certeza vence-lo Para vencer esse game voce trouxe as ferramenta preparadas. mas, para nao ficar muito fácil e sem graça aqui e ali voce colocou inimigos. Esses inimigos voce mesmo os construiu E voce so nao vai conseguir vencer o jogo se voce desistir, do contrario sem sombra de duvidas vencera. Porque, voce construiu esse game. Voce agora esta se divertindo com o game. Por isso nao fique serio /profundo. se ficar serio, nao vai conseguir ficar divertido. E se voce nao poder se divertir, nao vao surgir ideias. Se as ideias para finalizar o jogo nao surgirem, vai ficar dificil para terminar o jogo. Voce ja sabe o geito de terminar o jogo. No seu coração voce ja sabe o jeito de terminar o jogo. Por isso , se voce perguntar para o seu coração, voce conseguira terminar o game (de forma leve) E para isso, se divirta. Se ficar serio vai começar a pensar somente na direção das coisas que nao consegue. E entao o jeito de terminar o jogo que voce com certeza sabe, nao vai mais ser visivel. é igual os videos games do seu mundo. Esse game foi feito para ser terminável certinho E por tanto, se voce nao desistir no meio do caminho, sem falta conseguira termina-lo. é igual como se fosse um game que voce projetou Sem duvida foi feito para ser finalizado. por isso, se divirta. Se o inimigo aparecer, pense em um jeito de transmutar isso. Foque somente em um jeito de transmutar. Nao consigo, tenho medo, impossível sem pensar isso. Para mim transmutar isso o que devo fazer. ? Foque-se somente nisso, Se divirta transmutando isso. Como é um game nao existe nenhuma necessidade de ficar serio Se ficar serio/profundo vai ficar sem graça. Os inimigos que voce construiu, divirta-se quebrando essa barreira Para quebrar, se divirta pensando nas formas de faze-lo. Esse, é o melhor geito de terminar o jogo. Se voce fazer de forma divertida, sem duvida as ideias para zerar o jogo vai aparecer. Esse é o meio que voce possui. O game foi voce que projetou. e alem disso ate o geito de terminar voce ja sabe e entao nao tem nada para se preocupar. Voce é invencível. Para captura-los, que item usar? irei por essa rua ? ou pegar-los com essa caixa. Tentando com varios geitos, sem falta conseguira capturalos Foi feito para ser possivel. Vou falar mais uma vez.. a vida é um jogo. Divirtam-se por favor Uma game que voce construiu para se divertir Se voce nao desistir no meio do caminho sem falta conseguira zeralo. Nao precisa de seriedade.. Se divirta com varias ideias No coracao tem o manual de como zerar. Se divirta zerando-o Transmito para voce com Amor essa mensagem 💕  
    • Fala galera, queria saber se tem problema trazer sementes do Uruguay, vou nessa Expo e pretendo trazer umas 20.