BielEF

Picotar Fibra De Coco ?

Recommended Posts

fala mestres do verde!

cara sem duvida uma das horas que diriamos menos prazerosas do cultivo é picotar a danada da fibra de coco...

queria saber de voces se acham essencial picotar elas... e se algum dos genios ja inventou algo mais facil que a tesourinha...pq qd eu pego pra picotar fico dias num processo bem degastante... alguem ja inventou uma tecnica avancada disso hahaha?

ah e otra coisa...vcs acham a fibra da amafibra que vende agora no JU ela ja vem picotada ? ela realmente é melhor que as otras vale a pena ?

uma vez tentei picotar elas num daqueles apontadores eletricos mais nao deu mto certo hahah so abri esse topico pra saber se alguem da uma luz...pq eu to com tendinite ta osso de picotar !

valeu mestres muita luz pra todos !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

muda de marca...

tem uma porrada delas que já vem do jeito.

picotar é necessário quando é aquela que parece um "ninho" ou tem as fibras muito longas, nem rola incorporar ao solo assim (se é que você usa solo).

ultimamente tenho usado uma que já vem picotada, não tem marca nenhuma... arrumo num orquidário que rola por aqui.

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao picoto, na hora de montar o vaso com o auxílio de uma bacia faço tipo um bolo misturando a fibra com o substrato e agua com as mãos.

Suja um pouco as mãos mas fica bom e da menos trabalho...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso Amafibra e acho excelente.

A boa fibra é aquela mista, que combina a porção granular com a porção fibrosa.

Para mim, melhor ainda quando há uma leve predominância da parte granular, o famoso pó de coco.

Um ponto bacana da Amafibra é que os níveis de sódio (Na), cloro (Cl) e salinidade total são quase nulos.

É por isso que vale a pena, você tira do saco e começa a usar.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Eu uso Amafibra e acho excelente.

A boa fibra é aquela mista, que combina a porção granular com a porção fibrosa.

Para mim, melhor ainda quando há uma leve predominância da parte granular, o famoso pó de coco.

Um ponto bacana da Amafibra é que os níveis de sódio (Na), cloro (Cl) e salinidade total são quase nulos.

É por isso que vale a pena, você tira do saco e começa a usar.

[]'s

Não tem tanino essa?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando o Substrato Coquim Mix ( http://www.coquim.com.br/conteudo.php?area...dutos&id=13 ) que estou achando muuito bom e, pelo que disse o vendedor, não há necessidade de descançar antes da utilização! (mesmo assim, deixei por 15 dias).

Fiz 2 vasos com solos iguais mas um preparado por mim mesmo (pó de coco, fibra de coco, húmus de minhoca, terra vegetal com calcáreo dolomítico) e outro com este substrato pronto.

O desempenho do Coquim está melhor ao meu substrato preparado e, vale a pena lembrar, que é um produto renovável!

Encontrei o pacote de 1 kilo por R$ 7,00 em loja de jardinagem!

Compartilhar este post

Link para o post

O substrato Coquim eu utilizo sem lavar!

Tanto que existem 3 tipos (pó, fibra e substrato) e advertem da existencia de Tanino somente no pó e fibra!

Até agora não estão com nenhuma deficiência ou problema que possa ter sido causado pelo Tanino!

Compartilhar este post

Link para o post
boa pergunta, essa marca entao nao tem que lavar???

Me foi garantido pelo fabricante que não há necessidade de lavagem do produto deles. Não contém tanino

Bom dia.

Seguem abaixo as especificaçãoes do GOLDEN MIX TIPO MISTO:

Mistura de 50% Granulado (pó de coco) + 50% Fibroso ( fibras de 2 cms).

Existem 02 tipos de aditivação de fertilizantes:

Tipo 98: Condutividade 0.9mS/cm....................CULTIVO DE FLORES, PLANTAS ORNAMENTAIS EM VASOS.

Tipo 40: Condutividade 1.4 mS/cm......................CULTIVO DE MUDAS CÍTRICAS EM SACOLAS PLÁSTICAS.

Ph 5,5 a 6,2.

Capacidade de retenção de água: 400 ml por litro de substrato.

Porosidade total de 95%.

Peso: 150 kgs por m3.

Não necessita ser lavado, o tanino já foi retirado durante o processo fabril.

Embalagens de 107 litros prensado a 2,4 por 1, com rendimento efetivo de 240 litros de substrato após a descompactação.

Preço: R$ 80,00 por fardo CIF

Sds

Miguel

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amafibra é top de linha brother, nem precisa lavar.

Nesses anos de cultivo constatei que tanino é lenda. Já viu caso de germinação e desenvolvimento atrasado por causa dele? Já vi caso de vasos de fibra de coco muito salinos, a ponto de deixar a beirada branca! Que aliás, é coisa que pode acontecer com a fibra de origem praiana, sem tratamento, que não é o caso da Amafibra. Vale a pena visitar o site deles pra maiores informações.

Eu uso o GOLDEN MIX MISTO TIPO 98 + vermiculita, em proporção 3/2.

Independente do tipo, o ciclo de fertirrigação é fundamental.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Meus últimos 2 anos de cultivo foram feitos com Hesi.

Para ter aproveitamento total, estou usando as sobras linha Terra e Coco juntas, dando o mesmo resultado.

Hesi TNT [Terra], Hesi Florasion [Terra], Hesi PK [Coco] e Hesi Supervit, conforme o calendário de aplicação de cada produto.

Compartilhar este post

Link para o post

alguem ja usou sem lavar?

O tópico é antigo, porém oportuno.

Tô tomando uma surra: não sei se genética(tangerine dream) instável(fenos difíceis) ou o substrato da amafibra(80).

Lá em outro lugar que tem uma galera lavando a fibra, eu vou tentar levar pra ver qual é.

Att.

Compartilhar este post

Link para o post