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[blog] Confusão Do Posto 9 Pode Ajudar A Melhorar Lei Antidrogas Brasileira


Bas

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Parece que a absurda confusão de terça-feira no Posto 9 pode ter rendido algo de positivo na discussão a respeito da postura que as autoridades que combatem o tráfico de drogas devem ter quando lidam com usuários. Ontem, os ministros da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciaram ao repórter Jaílton de Carvalho, da sucursal do Globo em Brasília, que negociam no governo uma proposta para ampliar o alcance da nova lei de entorpecentes. Por "ampliação", entenda-se estabelecer regras que deixem mais claro para os agentes da lei que os usuários devem receber tratamento diferenciado ao de traficantes quando flagrados com entorpecentes.

Na teoria, a lei já determina que isso aconteça. O porte de drogas para consumo pessoal, segundo reza o artigo 28 da Lei Anti-Drogas de 2006, é considerado um delito menor, não passível de prisão em flagrante, mas de "advertência sobre os efeitos das drogas", "prestação de serviços à comunidade" ou "medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo". Na prática, porém, o tratamento dado a usuários continua sendo pautado pelo contrangimento e pela ameaça, o que muitas vezes é o estopim, inclusive, para atos de corrupção e extorsão.

Uma das razões para esse problema é de cunho cultural, subjetivo, mas poderosíssimo: a maioria dos agentes de polícia consideram pessoalmente o porte de drogas uma ofensa gravíssima, e que a prisão do portador não deve sequer ser questionada. "Maconheiro", "drogado", "viciado" e "criminoso", no universo da maioria dos agentes da lei, são praticamente sinônimos. Esse conceito tem sido reforçado ultimamente pela teoria - questionável - de que os usuários são os responsáveis primários por financiar o tráfico de drogas, e por conseguinte a violência que ele gera.

Tudo isso sozinho já é muito complicado. E a lei antidrogas, que poderia servir como elemento esclarecedor dessa questão - e uma regra clara que precisaria ser cumprida pelos agentes da lei, concordando eles ou não com ela - não está ajudando muito. De fato a lei, por mais bem intencionada que seja, confunde mais do que orienta. Não deixa claro, por exemplo, o procedimento a ser tomado quando se flagra um usuário: deve-se acompanhá-lo à delegacia? A droga deve ser confiscada? O usuário deve ser autuado? Um inquérito deve ser aberto? Qual é a quantidade máxima de entorpecente que pode ser considerada para consumo próprio e a quem cabe fazer essa medição? A lei não esclarece nada disso, e ainda confunde mais: pelo código penal brasileiro, conceitos como "prestação de serviços á comunidade" são penas alternativas, mas são penas, e devem ser aplicadas, por definição, como sanções legais contra atos criminosos. Mas e aí? Consumir drogas ilícitas, afinal, é ou não é crime por definição? O uso de maconha está ou não está discrimininalizado no Brasil? Eu, sinceramente, não sei. E fiquei ainda mais confuso depois de ler a lei de cabo a rabo (clique aqui para conhecer a atual Lei Antidrogas brasileira na íntegra).

Diante disso, a atitude dos ministros Minc e Vanucchi é, de certa forma, a admissão tácita de que a nova lei tem falhas que precisam ser sanadas. Segundo o Globo, os dois terão uma reunião na semana que vem com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e da Saúde, José Gomes Temporão, para aprofundar o assunto.

Que esse encontro resulte num processo que ajude a melhorar a lei e, consequentemente, a sua aplicabilidade.

****

Para quem não quiiser ler a lei inteira, seguem abaixo os artigos específicos sobre posse de drogas para uso próprio na lei:

TÍTULO III

DAS ATIVIDADES DE PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO, ATENÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS E DEPENDENTES DE DROGAS

CAPÍTULO III

DOS CRIMES E DAS PENAS

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I - advertência sobre os efeitos das drogas;

II - prestação de serviços à comunidade;

III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

§ 1o Às mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica.

§ 2o Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente.

Capítulo III - DO PROCEDIMENTO PENAL

§ 2o Tratando-se da conduta prevista no art. 28 desta Lei, não se imporá prisão em flagrante, devendo o autor do fato ser imediatamente encaminhado ao juízo competente ou, na falta deste, assumir o compromisso de a ele comparecer, lavrando-se termo circunstanciado e providenciando-se as requisições dos exames e perícias necessários.

***

Leia abaixo uma crítica à lei, publicada pelo advogado e professor de Direito da UNB Aldo Campos da Costa, pouco depois da sua aprovação, em 2006:

Porte de entorpecentes já não é infração de menor poder ofensivo

Aldo Campos da Costa Advogado, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB)

Ao excluir a possibilidade de aplicação de pena privativa de liberdade e cominar sanções como “advertência sobre os efeitos das drogas”, “medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo” e prestação de serviços à comunidade àquele que adquirir guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regu lamentar, a Lei nº 11.343, sancionada no dia 23 de setembro próximo passado pelo presidente da República, ao contrário de avançar na diferenciação no tratamento legal conferido a usuários e traficantes, acabou retrocedendo nos progressos até então alcançados no enfrentamento do problema.

Por não se tratar de contravenção penal nem de crime a que a lei comine pena máxima não superior a dois anos, atrelada ou não a uma multa, a conduta prevista no artigo 28 da nova Lei Antitóxicos — aná loga àquela descrita no artigo 16 da revogada Lei nº 6.368/76 — deixou de ser considerada uma infração de menor potencial ofensivo.

A nova formatação do crime de porte de entorpecentes, por incrível que pareça, impede até mesmo a proposta e a aplicação de institutos despenalizadores, como a transação penal e a suspensão condicional do processo, na contramão de todos os princípios que parecem ter norteado a elaboração da nova lei.

Essa incoerência ocorre porque nem a “advertên cia sobre os efeitos das drogas”, tampouco a “medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo”, sanções atribuídas para os infratores do artigo 28 da Lei nº 11.343/06, encontram-se previstas em nosso sistema punitivo como espécies de pena. E a prestação de serviços à comunidade, por sua vez, de acordo com o Código Penal, só pode ser utilizada para substituir penas privativas de liberdade — que o legislador fez questão de eliminar quando da elaboração do novo diploma — e, como s e não bastasse, apenas nas hipóteses estabelecidas no artigo 44 daquele estatuto.

Nem mesmo a adoção do procedimento sumaríssimo previsto na Lei nº 9.099/95 para o processamento e julgamento dos crimes de porte de entorpecentes, fixada no § 1º do artigo 48 da nova Lei Antitóxicos, permite a formulação de proposta de transação penal pelo Ministério Público nesses casos. Em nosso prisma, esse benefício só seria aplicável se a infração não ultrapassasse o limite legal de dois anos de pen a máxima cominada em abstrato. As sanções atribuídas ao artigo 28 da Lei nº 11.343/06, entretanto, sequer dispõem de balizas que determinem o cumprimento de seu prazo mínimo de duração.

Ademais, o objetivo da transação penal é justamente o de se evitar a imposição da pena prevista para o tipo penal. Não faria sentido, portanto, permitir que o autor do fato transacionasse para que, ao final, lhe fosse aplicada a mesma sanção que poderia lhe ter sido imposta caso recusasse a aceitação d o benefício. Por essas razões, a disposição contida no § 5º do artigo 48 da nova Lei Antitóxicos, além de inócua, causa perplexidade, e é, de toda forma, inconstitucional.

Careceria de sustentação também a afirmação de que o crime de porte de entorpecentes é uma infração de menor potencial ofensivo porque o § 6º do mesmo dispositivo prevê a aplicação de multa para “garantia do cumprimento” das sanções referidas no tipo secundário do artigo 28 — o que deslocaria a competência para o pro cesso e julgamento do crime de porte de entorpecentes para os Juizados Especiais Criminais.

A multa prevista no § 6º do artigo 48 da Lei nº 11.343/06 não tem natureza jurídica de sanção penal. É, ao revés, uma medida de caráter civil, um mecanismo de coerção patrimonial imposto ao executado, no sentido de induzi-lo ao cumprimento de uma ordem judicial, que visa, em última instância, preservar a dignidade da Justiça.

O Direito Processual Penal brasileiro, além do mais, não adm ite que o descumprimento de uma sentença penal seja “garantido” pela cominação de uma medida à semelhança da astreinte francesa, da Zwangsgeld alemã ou do contempt of court, previsto no direito americano, em função da ausência de previsão legal para tanto.

Depreende-se de todo o exposto, por conseguinte, que a natureza jurídica das sanções atribuídas ao crime de porte de entorpecentes não prestigia a opção de enquadrar a conduta descrita no artigo 28 da Lei nº 11.343/06 como sendo de menor potencial ofensivo, conforme inicialmente pretendido pelo legislador, razão pela qual o seu processo e julgamento seguramente serão de atribuição da Justiça comum.

Isso é claro, se a flagrante inconstitucionalidade do dispositivo não for declarada antes por nossos tribunais.

Fonte: Correio Braziliense, 16OUT06, Caderno Direito & Justiça

Do Blog Sobre Drogas

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  • Usuário Growroom

Pow... li tudo, e principalmente critica do advogado, mas fiquei boiando... nota zero de entendimento de texto pra mim.

Resumindo, ao estilo "for dumies", o que muda realmente? Principalmente nesse ponto:

""Careceria de sustentação também a afirmação de que o crime de porte de entorpecentes é uma infração de menor potencial ofensivo porque o § 6º do mesmo dispositivo prevê a aplicação de multa para “garantia do cumprimento” das sanções referidas no tipo secundário do artigo 28 — o que deslocaria a competência para o pro cesso e julgamento do crime de porte de entorpecentes para os Juizados Especiais Criminais.

A multa prevista no § 6º do artigo 48 da Lei nº 11.343/06 não tem natureza jurídica de sanção penal. É, ao revés, uma medida de caráter civil, um mecanismo de coerção patrimonial imposto ao executado, no sentido de induzi-lo ao cumprimento de uma ordem judicial, que visa, em última instância, preservar a dignidade da Justiça.""

Se eu entendi - e acho que não - se tu cair no artigo 28, tu é "repassado" para o artigo 6 que preve, multas e coisas do tipo? Sem tempo de cana e sem ser feito um B.O. de ocorrencia e sim um termo circunstaciado?

E aqui

""Diante disso, a atitude dos ministros Minc e Vanucchi é, de certa forma, a admissão tácita de que a nova lei tem falhas que precisam ser sanadas. Segundo o Globo, os dois terão uma reunião na semana que vem com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e da Saúde, José Gomes Temporão, para aprofundar o assunto.""

E pelo que parece nesse parágrafo, semana que vem verão onde melhorar (ou piorar) a lei vigente para mudá-la? O artigo 28 ou toda a lei que trata de usuarios/viciados etc? E abrange desde a posse de pequena porção até plantar algumas plantas?

Malz pela tontice de acabar de ler e ficar sem entender direito... :blink:

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  • Usuário Growroom

Eh isso, conquistando nosso espaco, mostrando pra todo mundo que fumar eh um direito nosso...botaram o assunto na pauta.

E ainda tem nego reclamando que a reacao na praia ia queimar o filme de quem fuma

Deixo meus parabens pra quem participou dessa confusao ai na praia, representaram

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  • Usuário Growroom
FUCK DA POLICE!!

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  • Usuário Growroom

Mas então, o que entendi ali na parada, é isso mesmo ou o paragrafo 6º é adicionado mesmo quando vc consegue provar que se enquadra no 28º? Ou ainda que ela é incostitucional e por isso da causa de perplexidade? - Cada vez que leio, entendo menos ou diferente.

E to muito pessimista (vai ver pq não to fumando) mas quando politico fala que vai fazer reunião pra se "aprofundar"... quase sempre acho que é pura enrolação! =p O resultado é quase sempre "é uma questão dificil" bla bla "talvez agora não seja o momento" bla bla "vamos analizar pra chegar a pontos comuns" etc etc.

Mas já é um passo!

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  • Usuário Growroom

No final do ano tava otimista pra caralho, achando que 2009 ia ser nosso ano

mas nao sei porque, não to tão otimista agora, a repressão aqui no rio aumentou demais,

prefeito maldito com essa nova "choque de ordem" acha que vai conseguir acabar com todas as bocas do Estado

coitado, quem dera se Gabeira tivesse lá no comando, seria mais um ponto pra gente

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Guest kringor

EU TAVA LA

FOI LINDO EU VI ATE UM PM LEVAR UMA COCADA NA CARA MORRI DE RIR !!!!!!!

FICO GERAL GRITANDO : LEGALIZA LEGALIZA LEGALIZA !!!!!!!!

haha quere acabar com o posto 9 é sacanagem, local classico dos potheads cariocas haha.

CARIOCA É FODA NA MORAL HAHAHAHAHA

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  • Usuário Growroom

Eu tenho um pouco de medo desta regulamentação. E se regulamentarem o número de plantas, dizendo que o número máximo por pessoa é de 3 plantas? 80% dos growers aqui têm mais de 10 plantas, e é pra consumo próprio... Se você ultrapassar o limite, automaticamente você será considerado traficante? Parece que na Holanda o limite legal é de 4 plantas por pessoa...

E se disserem que usuário é o cara que tiver com no máximo 30g? Quem estiver com 50g automaticamente é traficante?

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  • Usuário Growroom
Digamos, pra usar a linguagem jurídica, que o Minc tá advogando em causa própria... maior doidão... tem que aproveitar que agora é ministro e usar a posição para conquistar algumas coisas!!!

ai q vc se engana. o Minc é careta. pancado d café ;)

EU TAVA LA

FOI LINDO EU VI ATE UM PM LEVAR UMA COCADA NA CARA MORRI DE RIR !!!!!!!

FICO GERAL GRITANDO : LEGALIZA LEGALIZA LEGALIZA !!!!!!!!

haha quere acabar com o posto 9 é sacanagem, local classico dos potheads cariocas haha.

CARIOCA É FODA NA MORAL HAHAHAHAHA

porra irado!!!! e o hareburger taco coco mermo??? e onde diabos tava o AAAAAAAbacaxi??? uhuhsuhsuhsuhsus

Eu tenho um pouco de medo desta regulamentação. E se regulamentarem o número de plantas, dizendo que o número máximo por pessoa é de 3 plantas? 80% dos growers aqui têm mais de 10 plantas, e é pra consumo próprio... Se você ultrapassar o limite, automaticamente você será considerado traficante? Parece que na Holanda o limite legal é de 4 plantas por pessoa...

E se disserem que usuário é o cara que tiver com no máximo 30g? Quem estiver com 50g automaticamente é traficante?

por outro lado no canada se naum me engano q so permitem 6 plantas florindo por pessoa, quem é trafica ( me corrija se estiver errado ) faz facilmente 6 plantas enormes vegetadas por um tempão e um mega grow com 6 plantas...

isso pra mostrar como é relativa uma lei de regulamentação da cannabis nesses termos...

fico como velho Rasta: "Only Jah control da ganja"

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  • Usuário Growroom

É isso mesmo, cabelo. A regulamentação por "quantidade de plantas" ou "peso em gramas" é perigosa. Uma coisa é um cara que plante 6 plantas gigantes e tire um kg de cada uma por ano... Outra coisa é um mini-grow com 6 mini-plantas que tire 20g por planta a cada 4 meses... E se o critério for apenas 'quantidade de plantas', ambos estão igualados. De qualquer maneira, vamos torcer para a regulamentação ser um avanço.

Obs.: quem tem adesivo do Minc com folha de maconha? Ele fez campanha pra deputado estadual imprimindo a foto da folha nos adesivos :)

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  • Usuário Growroom

Judas, existem várias substâncias entorpecentes que causam dependência física ou psíquica e que, em caso de autorização, você pode portar ou armazenar. Por exemplo, morfina, que é usada em hospitais. Creio que é a isso que o dispositivo se refere. Em situações especiais, pode haver no Brasil autorização para cultivo de maconha... Em pesquisas científicas, por exemplo. Só que no Brasil memso pesquisadores têm muuuuita dificuldade pra conseguir autorizações deste tipo.

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  • Usuário Growroom

Não pode desacreditar. Temos que lutar pelos nossos direitos, lutar por aquilo que achamos correto.

Todos sabem que quem sai ganhando com a proibição das drogas são megatraficantes e corruptos e quem sai perdendo é a população, em geral a mais pobre, pois além de não ter nem educação sobre drogas se submetem aos que controlam elas.

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  • Usuário Growroom
Verdade Dickloco, o problema é que o restante da população, por praticamente não ser afetada, não se mobiliza.

Ola

é ai que a maioria se engana,a restante da populacao é bastante afetada pela proibicao.Comecando nos mais pobres ate os mais ricos.A violencia do trafico assola nossas metropoles e atinge a todos usuarios ou nao.A corrupcao tbm etc...Se forem parar pra perceber todos se dao mal nesta situacao,tirando os politicos corruptos,empresarios e megatraficantes donos de carteis.Do cidadao comum ao traficante medio de morro ngn ganha nada com a proibicao.

Abracos

Mr.Fisherman

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