Ir para conteúdo
Growroom
kgãO

Condutividade ElÉtrica Do Solo

Recommended Posts

CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DO SOLO

A condutividade elétrica e a habilidade que um material tem em transmitir (conduzir) corrente elétrica. É uma propriedade intrínseca do material, assim como outras prorpiedades, como densidade ou porosidade. Na opinião de Bohn ET.al (1982), o solo pode ser considerado como um recipiente truncado para solução eletrolítica , como um condutor possuindo um percurso tortuoso ou um grande número de percursos de condução de comprimentos e seções transversais variáveis.

O solo pode conduzir corrente elétrica através da água intersticial, que contém eletrólitos dissolvidos, e através dos cátions troncaveis que residem perto da superfície de partículas de solo carregadas e são eetricamente móveis em vários níveis (Nadler & Frenkel, 1980). Rhoades ET.al (1989) apresentam um modelo de condutividade elétrica que descreve a condutância através de três vias atuando em paralelo :

• Condutância através de camadas alternantes de partículas do solo e entre os limites de suas soluções;

• Condutância através de soluções do solo continuas;

• Condutância através ou entre superfícies de partículas do solo em contato direto entre elas.

EQUIPAMENTOS PARA MEDIÇÃO

Os dois principais métodos utilizados para medição da condutividade elétrica diretamente no campo são o de indução eletromagnética e o método por contato direto, cuja unidade é miliSiemmens/m² (MS/m²).

O primeiro utiliza um sensor por indução eletromagnética, não penetrante, que mede a condutividade elétrica do solo. Essa tecnologia foi desenvolvida e vem sendo utilizada nas áreas de geologia e geofísica e consiste basicamente de um eletrodo (bobina) de transmissão que e suspenso próximo a superfície do solo, o qual é energizado com uma corrente alternada numa freqüência de áudio.

O segundo método utiliza sensores que penetram no solo medindo a sua condutividade elétrica a profundidades que são função do espaçamento entre sensores em contato com o solo. Freeland (1989) lembra que foi Wenner (wenner. F. A method of measuring earth resistivity. Fresmo: U. S. Departement of Com. Bur. Of Stan. Seieu., 1916.Papers 258) o primeiro a apresentar um modelo teorico desse tipo de sensor, que posteriormente seria desenvolvido e originaria os equipamentos comerciais utilizados nos dias de hoje. Esse modelo teórico consistia da utilização de quatro terminais para medir a resistência elétrica do solo, que é o inverso da condutividade elétrica.

FATORES INTERMITENTES

O solo é um sistema trifásico constituído de partículas solidas, solução e ar. Quando partículas carregadas eletricamente, incluindo colóides e íons, migram sob influencia de um campo elétrico aplicado, vários fatores físicos do solo, incluindo textura, estrutura e conteúdo de água, podem afetar a condutividade elétrica, interferindo na inter-relação entre as partículas coloidais e os íons (Li, 1997).

A condutividade elétrica do solo depende de vários fatores, e dentre eles podem-se listar:

• Teor de água;

• Porcentagem de argila;

• Material de origem do solo;

• Composição química da solução do solo e dos íons trocáveis do solo e dos íons trocáveis;

• Interação entre os íons não trocáveis e os trocáveis;

• Porosidade, formato e tamanho dos poros;

• Concentração dos eletrólitos da água dos poros;

• Temperatura do solo;

• Quantidade e composição dos colóides;

• Densidade;

• Conteúdo de matéria orgânica.

Já foi demosntrado que, enquanto a magnitude de medições temporais da condutividade elétrica varia com a temperatura e a umidade do solo, o seu padrão espacial permanece constante. Essa constatação e essencial para utilização do método de amostragem e gerenciamento deste.

A condutividade elétrica do solo depende em larga escala da solução eletrolítica existente no solo.

Geralmente, solos secos, tem resistência muito alta. Minerais do solo

aparecem como isolantes, apesar de que em alguns solos pode existir uma pequena corrente sendo conduzida através da superfície das partículas.

portanto, o nível da condutividade elétrica de um solo e principalmente devido ao seu teor de água e de sais dissolvidos. Como a salinidade não e relevante em solos de regiões como suficiente pluviosidade, o que se sobressai na mensuração e a água, que, por sua vez, é magnificada pela textura, a qual interessa enormemente no diagnostico para a definição de unidades de gerenciamento por exemplo.

GRANDE POTENCIAL

Se a condutividade elétrica do solo vai deixar de ser uma ferramenta em potencial e passar a integrar o conjunto de praticas adotadas pela agricultura de precisão. Isso vai depender de um maior domínio da sua relação com fatores de importância agronômica.especialmente estruturada e estável temporalmente. Em países com tecnologia agriola mais desenvolvida já é largamente utilizada por consultores e agricultores. No Brasil estamos apenas iniciando os estudos de reconhecimento dessa técnica , e na ESALQ/USP já existe uma linha de trabalho com algumas dissertações e pesquisas que dão indicação de um grande potencial para a sua utilização em larga escala.

Fontes:

AGRICULTURA DE PRECIZÃO

José Paulo Molin,

ESALQ/USP

Cesar Nunes de Castro

Brasília (DF)

Segue um gráfico pra ajudar a galera a compreender um pouco melhor

[]'s

post-45820-1233280585_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ESTE TÓPICO E COMPLETAMENTE VOLTADO, A INFLUENCIA DO EC NO SOLO. nt,esta na parte de solos e substratos.

EM BREVE CRIAREI UM NOVO TÓPICO, TAMBÉM DE CONTEÚDO INFORMATIVO SOBRE AS ÁGUA EM GERAL, NOS SANANDO POR VEZ DUVIDAS COMO PH E EC ENTRE OUTROS "N" FATORES.

sem mais delongas

obrigado

B)

[]'s

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Uiaaaa

hihihi

eu faço geofísica, formo final desse ano...

to trabalhando com ER (eletroresistividade .. é a mesma coisa que o EC só que mede o 1/C )

nunca imaginei encontrar algo sobre isso no cultivo de cannabis..

agora todos os equipamentos que eu conheço são caros (pro cara que quer usar pra plantar cannabis) .

mas se for muito importante a condutividade do solo... um desses vai fazer uma estadia aqui em casa dentro de 4 meses (vou ter que ir no campo colher os dados pra minha monografia) .. e já sei que alguns dados vão ser do meu quintal!! hauhauhauhauha ... daqui a pouco eu até descubro um jazimento logo aqui embaixo :o

Compartilhar este post

Link para o post
muito bom cara! só faltou falar sobre as mudanças da planta e acordo com o EC.

PAZ!

realmente! vc q é da area, podia da uma visao geral sobre como as ec podem influenciar :)

altamente cientifico, como diria o bas kkkkk mto bom mesmo... :)

Compartilhar este post

Link para o post

NAO SEI SE AJUDA, MAS EC SO INFLUENCIARÃO NA TROCA CATIONICA, A GROSSO MODO SERIA UMA METAMORFOSE DO SOLO...

UM EXEMPLO PRATICO, UM SOLO COM UMA EC ELEVADA, PODERIA TRANSFORMAR ELEMENTOS COMO CALCÁRIO EM PROGENITORES DE OUTROS ELEMENTOS, COMO ZINCO COBRE BORO, ELE PODE MODIFICAR ALGUMAS CADEIAS E DISOLVER CERTOS ELEMENTOS GERANDO OUTROS, LOGICO QUE NAO ESTA 100% CORRETO ESTE EXEMPLO E APENAS UM PONTO DE VISTA MAIS SIMPLES.

RESUMINDO VC REGA COM UMA COISA, MAS A PLANTA ABSORVE OUTRA EM SUA OSMOSE, TUDO ISSO PQ A ÁGUA É CONDUTOR ELETRICO ASSIM COMO OUTROS METAIS PESADOS QUE CONTEM EM NOSSAS FORMULAS...

Compartilhar este post

Link para o post

Cada dia que leio os novos tópicos me sinto um ignorante.

acho que so muito caipirão.

eletricidade do solo, essa vai ser dificil eu acompanhar.

Estamos tentando.

Estao de parabéns.

até sempre.

Compartilhar este post

Link para o post
Cada dia que leio os novos tópicos me sinto um ignorante.

acho que so muito caipirão.

eletricidade do solo, essa vai ser dificil eu acompanhar.

Estamos tentando.

Estao de parabéns.

até sempre.

ignorante ?

eu também sou muito caipirão! e percebo atualmente que os intelectuais que são os ignorantes...

lá na faculdade onde o pessoal dá "choque em rocha", e todos se acham bem intelectuais...

eu estava na aula de interpretação de dados sísmicos e o prof. Dr. alguma coisa vem dizer que o maior problema que o geofísico tem é o meio-ambiente ... e ainda fala olhando pra mim (porque o projeto que eu estou fazendo é sobre geofisica de meio ambiente... coisa que ninguem nunca fez.. todo mundo só quer saber de explorar porque do $$) ...

"o maior problema é o meioambiente..." se isso não for ignorância ...

:(

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
ignorante ?

eu também sou muito caipirão! e percebo atualmente que os intelectuais que são os ignorantes...

lá na faculdade onde o pessoal dá "choque em rocha", e todos se acham bem intelectuais...

eu estava na aula de interpretação de dados sísmicos e o prof. Dr. alguma coisa vem dizer que o maior problema que o geofísico tem é o meio-ambiente ... e ainda fala olhando pra mim (porque o projeto que eu estou fazendo é sobre geofisica de meio ambiente... coisa que ninguem nunca fez.. todo mundo só quer saber de explorar porque do $$) ...

sad.gif

doido mais um da area ambiental...

Po cara nao quero corrigir so expor minha opinião, quando ele diz o maior problema e "o meio ambiente", ele quiz dizer, q qualquer coisa que agente faz, a terra e quem paga sacou!

Tipo meus npks , toda vez que jogo no esgoto estou poluindo algo, quem sabe nao matei algums peixes.

Toda vez que compro perlita, alguem vai encomodar os vulcões pra extraila, quem sabe nao tenha calsado alguma erupsão.

Toda vez que alguem comprava xaxin, o proprio xaxin pagava o pato, ate que entrou em extinção, assim tb como o cedrum, sucupira, madeira de lei e claro o nosso pal brasil.

Se vc for analizar, os prejuizos , que portugal, holanda, inglaterra, frança,espanha deixaram no nosso meio ambiente vai ver que seu prof. dr sei la doque , ta até que certo. Pois em muitos lugares no rj onde foram terras de cultivo de café no passado, hj em dia nem são mais produtivas assim como varios outros lugares, pq no passado, o pessoal era meio arcaico, produzia café a muito grosso modo assim como a cana o milho entre outros, não tinham nossão do impacto provocado, dai a terra no futuro pagou com a infertilidade.

Esse penssamento e ignorante aos olhos do captalismo saco, mas lenvando em conta outras opniões creio eu que ele foi bem sensato.

Agora imagina como estimular rochas cismicamente e não agravar, a grosso modo vc esta quebrando ela sem tirar ela do lugar, pra facilitar a penetração de algo que possa extrair dela a materia prima em questão, tipo aqueles mineiros que explodem com dianamite, as minas, aquilo da um impacto fudido na região e de + a + gera renda, e ajuda algumas familias.

Acho que esse trabalho seu vai pra frente em, se bobiar daqui ums dias vou ter, que ler suas monografias, como artigos de estudos ahsuashuashu bons estudos brother manda bala e seja um maconheiro bacharelado paz

abrx

Compartilhar este post

Link para o post
doido mais um da area ambiental...

Po cara nao quero corrigir so expor minha opinião, quando ele diz o maior problema e "o meio ambiente", ele quiz dizer, q qualquer coisa que agente faz, a terra e quem paga sacou!

Tipo meus npks , toda vez que jogo no esgoto estou poluindo algo, quem sabe nao matei algums peixes.

Toda vez que compro perlita, alguem vai encomodar os vulcões pra extraila, quem sabe nao tenha calsado alguma erupsão.

Toda vez que alguem comprava xaxin, o proprio xaxin pagava o pato, ate que entrou em extinção, assim tb como o cedrum, sucupira, madeira de lei e claro o nosso pal brasil.

Se vc for analizar, os prejuizos , que portugal, holanda, inglaterra, frança,espanha deixaram no nosso meio ambiente vai ver que seu prof. dr sei la doque , ta até que certo. Pois em muitos lugares no rj onde foram terras de cultivo de café no passado, hj em dia nem são mais produtivas assim como varios outros lugares, pq no passado, o pessoal era meio arcaico, produzia café a muito grosso modo assim como a cana o milho entre outros, não tinham nossão do impacto provocado, dai a terra no futuro pagou com a infertilidade.

Esse penssamento e ignorante aos olhos do captalismo saco, mas lenvando em conta outras opniões creio eu que ele foi bem sensato.

Agora imagina como estimular rochas cismicamente e não agravar, a grosso modo vc esta quebrando ela sem tirar ela do lugar, pra facilitar a penetração de algo que possa extrair dela a materia prima em questão, tipo aqueles mineiros que explodem com dianamite, as minas, aquilo da um impacto fudido na região e de + a + gera renda, e ajuda algumas familias.

Acho que esse trabalho seu vai pra frente em, se bobiar daqui ums dias vou ter, que ler suas monografias, como artigos de estudos ahsuashuashu bons estudos brother manda bala e seja um maconheiro bacharelado paz

abrx

ae companheiro...

quando o prof Dr. alguma coisa ... se referiu que o problema do geofísico é o meio ambiente...

ele quis dizer que a natureza e os protetores do meio ambiente são o problema.. porque muitas vezes as aquisições geofisicas sao embargadas por processos ambientais... aí pra ele isso é um problema, porque nao querem deixar o geofisico entrar na mata, fazer as clareiras e dinamitar tudo (pra esse caso nao é pra extrair rocha.. mas apenas pra gerar uma onda sismica que vai ser captada por geofones) ... porque será né ?

atualmente um aspirante a geofisico junto com um aspirante a oceanógrafo fez um trabalho pra tentar perceber os danos causados pela sismica de reflexao de alta resolução no sistema marinho... mais precisamente as baleias que foi observado uma diferença no processo migratorio dela depois que a petrobras começou a explorar as bacias de campos e santos com essa tecnologia e muitas outras...

bom o que eu tenho a dizer é... esses 2 alunos são os unicos alunos que nao tem bolsa, sem contar que pra desenvolver o projeto eles nao estão tendo a ajuda de quase ninguem... porque um projeto desses nao gera $$.. e pior ainda.. se for feito a fundo.. qualquer geofisico sabe que ele tá causando impacto ambiental com certos tipos de aquisição... mas o $$ fala mais alto...

uma coisa eu digo, qualquer pessoa que quiser ir contra a correnteza desse "rio" (que é o sistema do $$) tem que ter muita força de vontade, e muita maconha boa hauhauhauahuha

abraço

e saibam sempre que continuarei na luta companheiros!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
ae companheiro...

quando o prof Dr. alguma coisa ... se referiu que o problema do geofísico é o meio ambiente...

ele quis dizer que a natureza e os protetores do meio ambiente são o problema.. porque muitas vezes as aquisições geofisicas sao embargadas por processos ambientais... aí pra ele isso é um problema, porque nao querem deixar o geofisico entrar na mata, fazer as clareiras e dinamitar tudo (pra esse caso nao é pra extrair rocha.. mas apenas pra gerar uma onda sismica que vai ser captada por geofones) ... porque será né ?

DEPENDENDO DE ONDE DO VOLUME E POTENCIA DEVE DA PRA SABER ATE ONDE ATINGIU MESMO SEM SUTIR QUALQUER EFEITO DANOSO, PELOMENOS EU ACHO KKKKKK MAIS ME APERTOU SEM ME ABRAÇAR....

atualmente um aspirante a geofisico junto com um aspirante a oceanógrafo fez um trabalho pra tentar perceber os danos causados pela sismica de reflexao de alta resolução no sistema marinho... mais precisamente as baleias que foi observado uma diferença no processo migratorio dela depois que a petrobras começou a explorar as bacias de campos e santos com essa tecnologia e muitas outras...

AS BALEIAS PELO VISTO SE MOVIMENTÃO POR ONDAS KKKKK, ESSAS ONDAS QUE A TECNOLOGIA DA PETROBRAS GERA DEVE DESNORTIALAS, TIPO AS FORMIGAS SE GUIÃO PELA TRILHA DEIXADA DE ACIDO FORMICO, POR ISSO SÃO BUNDUDAS KKKK

bom o que eu tenho a dizer é... esses 2 alunos são os unicos alunos que nao tem bolsa, sem contar que pra desenvolver o projeto eles nao estão tendo a ajuda de quase ninguem... porque um projeto desses nao gera $$.. e pior ainda.. se for feito a fundo.. qualquer geofisico sabe que ele tá causando impacto ambiental com certos tipos de aquisição... mas o $$ fala mais alto...

REFERECE A MAQUINARIO???

uma coisa eu digo, qualquer pessoa que quiser ir contra a correnteza desse "rio" (que é o sistema do $$) tem que ter muita força de vontade, e muita maconha boa hauhauhauahuha

abraço

e saibam sempre que continuarei na luta companheiros!

FORÇA DE VONTADE + DISPOZIÇÃO, CONCERTEZAAA

HASUAHS

ABRX

Compartilhar este post

Link para o post
ignorante ?

eu estava na aula de interpretação de dados sísmicos e o prof. Dr. alguma coisa vem dizer que o maior problema que o geofísico tem é o meio-ambiente ... e ainda fala olhando pra mim (porque o projeto que eu estou fazendo é sobre geofisica de meio ambiente... coisa que ninguem nunca fez.. todo mundo só quer saber de explorar porque do $) ...

:(

cara, não é por ai....

quem se acha alguma coisa, por fim nao é nada...

maioria das pessoas qd aprende alguma coisa, gosta de ficar tirando os outros, é normal...

ai vc ve quem eh quem...

famosa frase de LINCON (ex-presidente americano):

"PARA SABER O CARATER DE UM HOMEM, BASTA LHE DAR PODER"

o conhecimento, é um poder... PODEROSISSIMO! :P

esse topico é belissimo, mais uma vz parabens!

Compartilhar este post

Link para o post

To com dificuldades em encontrar tópicos falando mais sobre "condutividade elétrica" aqui no growroom.. Na busca fica difícil, só encontrou dois tópicos.. Se eu tento usar "EC" pra buscar algo, não encontra, por q tem q ter mais q 3 caracteres.. Alguém pode me dar um norte?

Pra quem cultiva no solo, qual o EC ideal na rega com os ferts? Isso varia de fert pra fert?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu reparo que o solo ta com EC alto quando ta saindo salinos nas folhas tipo um risco de pó branco contornando algumas folhas,ai mando um flush, más não sei se essa forma de olhometro é muito eficiente, até o momento não tive problemas com ec.

Compartilhar este post

Link para o post

To com dificuldades em encontrar tópicos falando mais sobre "condutividade elétrica" aqui no growroom.. Na busca fica difícil, só encontrou dois tópicos.. Se eu tento usar "EC" pra buscar algo, não encontra, por q tem q ter mais q 3 caracteres.. Alguém pode me dar um norte?

Pra quem cultiva no solo, qual o EC ideal na rega com os ferts? Isso varia de fert pra fert?

O EC maximo da solucao nutritiva que vc pode aplicar no solo é de 0.6

li isso em algum lugar e agora nao me lembro onde foi

Compartilhar este post

Link para o post

To com duvida nessa tb, eu ja aguei plantas para um amigo meu e no periodo da floração ele aconselhou que eu fosse subindo gradualmente de 1.4 para 1.6, acontece que aqui em casa eu tava aguando no começø a 0.6, hoje coloquei os novos fertilizantes que investi fui medir o EC tava em 2.20, o PH estava em 6.3 de qualquer jeito aguei as plantas. Queria saber se alguém por aqui tem mais informação em relação ao nivel de EC desde a vegetação? nivel recomendado? realmente me surgiu essa duvida agora...

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o tópico. Só acho que medir a EC do solo por si só não vai dizer exatamente o que tem no solo, em termos de nutrientes. A medição de EC do solo mede a capacidade de conduzir eletricidade, que indiretamente diz a quantidade de íons (sais), que depende de vários fatores como dito. Porém medir só a EC não diz que sais são esses (NPK e micronutrientes). Já fiz medições de resistividade do solo (que é o o inverso da condutividade) para estudo de aterramento e é uma parada muito complexa msm como disse o Serth. Mas como disseram aí em cima, "É altamente científico" hehehe. Assunto muito legal!

Abraz

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fourier,

eu medi foi o EC da água, o do solo eu nao medi pra falar a verdade, vou esperar as plantas acordarem e conferir.

serelepe22,

vou ser sincero,tb achei bem alto valor do EC, mas até agora as plantas so responderam muito bem, vou ver como façø pra tirar uma fotos e vou postar aqui no forum .

Compartilhar este post

Link para o post