steampipe

Efeito De Diferentes Materiais No Ph Do Solo

Recommended Posts

Em 02/03/2017 at 09:09, Agro Tech Cannabis disse:

Graças a Deus um tópico ciente do que é pH. 

Estava criando um tópico agora mesmo para falar disso agronomicamente. Vejo muita informação distorcida a respeito de pH na comunidade. 

Não sei de onde tiram que a agua irá influenciar no pH do SOLO. Se fosse assim não teriamos solos acidos no cerrado, depois de milhares de anos de chuva por exemplo.

Devmos ficar atento sim ao pH das caldas que utilizamos na fertirrigação. MAIS FICAR MEDINDO pH com phmetro lixo do ML e falar qual a acidez solo pela calda que sai no fundo do vaso nāo tem cabimento com isso não. 

Para se medir o pH de um meio de cultivo necessita-se de acidos para realizar a extraçao basicamente dos elementos Hidrogenio+Aluminio, calcular suas quantidades retidas nos coloides e so assim saber o pH do solo. Sou agronomo tb e quem me dera desse pra medir o pH de um solo com agua kkkk

Porém fiquem de olho no pH da calda que esta preparando para a fertirrigação se estiver fora da faixa ai sim vc vai foder seu solo e nunca vai saber o que precisa fazer para corrigi-lo sem analise de solo e mesmo que vc fassa vai levar cerca de 6 meses para corrigir o pH, é mais facil preparar outro vaso. A química do solo é lenta.

Outro companheiro postou ai doses de calcario de acordo com a fertilidade do solo. A fertilidade é sim um indicativo de pH, pois um solo dito fertil e aquele que disponibiliza nutrientes para a planta, e se isso ocorre é pq o pH esta na faixa de 5.5 a 6.5.. Porém nao serve de base para calculo de dose, para se calcular a qntd de calcario vc deve saber a PRNT do calcario, saturaçao de base atual e a que se pretende chegar e a CTC potencial. Portanto meus amigos cuidados com o que vocês leem por ai de pessoas tidas aqui na comunidade como MESTRES. Respeito esta galera na parte de execução de projetos, mais da parte agronomica deixam muito a desejar. 

Parabens ao amigo por utilizar um trabalho academico citando as referencias para esclarecer mais sobre o pH. E muito bacana ver outros colegas de profissao aplicando suas tecnicas no cultivo. 

Mano, me tira uma duvida? Sempre utilizo calcario dolomitico na preparação dos meus solos e como meu cultivo é totalmente orgânico, não utilizo nenhum produto do tipo pH down ou up. A água do meu filtro de casa sai sempre com pH por volta de 8,2 e para alimentar as plantas, uso vinagre de maça para reduzir o pH por volta de 6,5. 

Ja vi muita gente falando, inclusive no livro The Cannabis Encyclopidia do Jorge Cervantes, que o vinagre não tem um efeito muito duradouro. O que fazer para reduzir o pH da água então? Não sou profissional mas minhas plantas nunca demonstraram problemas de pH ou absorção de nutrientes, mas quero tudo no meu grow redondinho, se da pra melhorar, vamo ai!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Joq Boa noite irmao blz. Se vc utiliza solo vc vai demorar meses e meses se nao anos para alterar o pH do solo com agua e vinagre. Em solo so da para saber o pH se fizer uma analise laboratorial. Porém a sua planta é um forte indicador do pH, mais nao acredito que a agua com vinagre esteja tendo fortes influencias, se tivesse vc ja teria acidificado o solo e a planta estaria apresentando sintomas. Em qnt as plantas estiverem saudaveis nao aplique calcario. É dificil de dizer qlq coisa sobre uma recomendaçã de dose sem a analise de solo. Mais normalmente em vaso, utiliza-se 1g de calcario por litro de solo no seu preparo e uma vez por ano para n ter chance de errar, mais dem analise vc nunca vai saber o pH do seu solo.. Ler o pH da saida é somente para cultivos de solos inertes, onde as raizes ficam embebidas na solução nutritiva. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
42 minutos atrás, Agro Tech Cannabis disse:

@Joq Boa noite irmao blz. Se vc utiliza solo vc vai demorar meses e meses se nao anos para alterar o pH do solo com agua e vinagre. Em solo so da para saber o pH se fizer uma analise laboratorial. Porém a sua planta é um forte indicador do pH, mais nao acredito que a agua com vinagre esteja tendo fortes influencias, se tivesse vc ja teria acidificado o solo e a planta estaria apresentando sintomas. Em qnt as plantas estiverem saudaveis nao aplique calcario. É dificil de dizer qlq coisa sobre uma recomendaçã de dose sem a analise de solo. Mais normalmente em vaso, utiliza-se 1g de calcario por litro de solo no seu preparo e uma vez por ano para n ter chance de errar, mais dem analise vc nunca vai saber o pH do seu solo.. Ler o pH da saida é somente para cultivos de solos inertes, onde as raizes ficam embebidas na solução nutritiva. 

Então tecnicamente, o pH da água que eu utilizo não interfere em nada na alimentação da planta? Se o solo já foi calcareado corretamente não tem motivo para ficar corrigindo o pH da água de rega?

Posso fazer um teste no meu próximo ciclo, duas plantas ao mesmo tempo, uma regulando pH e outra sem, pra ver oq acontece, só que como só tenho um grow perpétuo, nao daria pra serem clones. De acordo com o Subcool, autor do super soil, se o pH da rega estiver entre 6 e 8, não vai ter problemas mesmo utilizando solo orgânico.

Mas se eu utilizar sempre essa água a 8,3 em um solo que esteja com pH próximo de 7 pelo buffer do calcario, ao longo do tempo eu mudaria as características do solo e consequentemente a absorção de nutrientes da planta?

O meu intuito de utilizar vinagre na água nem é para corrigir algum problema, na verdade eu altero o pH da água com ele pra justamente nada sair dos trilhos ao longo da vida da planta, agora preciso saber se isso realmente faz alguma diferença, tanto positiva como negativa

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca medi ph, muito menos ec,  não tenho tempo, por isso que eu uso fert gringo, e aplico conforme manda o fabricante no substrato inerte com perlita.

Fácil pra caramba, nem precisa fazer agronomia pra colher lagosta, com todo o respeito aos respectivos engenheiros, mas o segredo está na disciplina de nunca deixar secar.

Menos é mais!

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

@Joq deixando a panelinha "patrocinada" por algum baba q tem site que vende "ferti gringo" e ta morrendo de medinho das vendas cairem, poq ngm eh troxa mais de comprar tendinha caseira por mil reais, refletor led china de 50 doleta vendem por mil, adubinho meia boca homeopatico por 150 reais, pcgrow 450 kkkkkkkkkkk.. Se liguem pode perseguir a la vonte!! 

A resposta eh simples e ta neste topico mesmo, pH do solo esta ligado aos aluminios retidos no coloides do msm. pH vc altera com calcario, lithotanium, acidos e se mede em laboratorio. 

Mais acredito que o fulano ai seja mais capacitados para falar, pois assim como os generais da ditadura ele tem "experiencia" para falar melhor, pois a gente deve sempre sempre sempre fazer as mesmas coisas e seguir a boiada ta bom?! Nunca podemos ter opnioes divergentes aos nossos lideres ok?!? Nao vo falar mais para n ser banido.. 

(Aonde posto tem um q vem querer me minimizar kkkkkk nao sei q medo é esse, os cara n tem tempo... só para fazer uma reuniaozinha e tentar me chacotar, e nao se preocupam em esclarecer as duvidas.)

Voltando a resposta vc vai alterar sim a disponibilidade de nutriente se alterar o pH e o pH ideal do solo é 6.5 n 7.. Mais vai levar meses se nao anos para alterar o pH de um solo desta forma, qnd a gnt fala em agua, apenas a chuva acida, tem potencial para alterar o pH de um solo. Se pensarmos nO cerrado brasileiro, q tem um pH em torno de 4; 3,5 e se a chuva ou agua promovessem uma alteração tão brusca no pH depois de milhares de anos n teriamos mais solos acidos concorda ?!? 

E como foi dito, em solo n se preocupe tanto, pois como nao foi dito e nao é ensinado no B a Ba da cannabis, pH de solo SOMENTE EM LABORATORIO. Pessoal que começaram mostrar o cultivo em hempy, mostrarem leitura de runnoff, NAO souberam explicar que esta leitura so é valida para substrato inerte, ai querem fazer o que a midia faz com a gnt usuario, QUEREM NOS CHACOTAR POIS NAO TEM ARGUMENTOS VALIDOS PARA REFUTAR, AI DESCEM AO NIVEL DA INFANTILIDADE.

Mais como disse o outro ciclano para produzir calices, não precisa de diploma, nem desses sitezinho de Indoor q vendem asneiras. Mais para compreender a quimica e fisica do solo, a bioquimica da planta, entender pq uma planta produz mais ou menos, saber como ela se comporta sob um determinado clima, como sao produzidas as folhas, ramos e frutos, saber como ocorre a translocação de açucares, fotossintese, sintese de hormonios e a função de cada um, dimensionar luz, montar uma nutrição para todo o ciclo, identificar pragas, doenças e deficiencia nutricional rapidamente e saber o q e qnd fazer ai ja é outra historia. Vc pode pesquisar no ultrapassado Guia da Cannabis e vai ler ele de traz p frente e n vai encontrar esta SIMPLES resposta.

Em fim desafio aos que vieram criticar dar uma resposta ao brother que esta com duvida ao inves de se reunirem em todo post que participo com o intuito de me chacotar. Continuem tentando... So nao esquessa que estamos do msm lado. E qnd for liberado as industrias farmaceuticas e as pessoas que dependem desses remedios precisaram de um agronomo para produção em alta escala, uma coisa e ter 10 plantinha no melhor sistema do mundo comprado pelo cartao do pai em qnt faz faculdade e outra sera conduzir 10 mil metro quadrado (Apenas um 1 hectare) de cannabis com fins medicinais. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Era uma vez
Um sábio chinês
Que um dia sonhou
Que era uma borboleta
Voando nos campos
Pousando nas flores
Vivendo assim
Um lindo sonho...

Até que um dia acordou
E pro resto da vida
Uma dúvida
Lhe acompanhou...

Se ele era
Um sábio chinês
Que sonhou
Que era uma borboleta
Ou se era uma borboleta
Sonhando que era
Um sábio chinês...(2x)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Equipamento e insumos pra cultivo vc encontra tanto no mercado nacional qto no internacional.. Escolha pessoal de cada um como levar seu cultivo e os custos envolvidos nas decisões. Eu mesmo nao compro quase nada no mercado nacional então essas acusações que vc faz são sem sentido. Limitar o fórum aos seus apoiadores/patrocinadores é limitar a propria cena canábica. 

Existem muito mais growshops no brasil que patrocinadores no growroom e muito mais ainda no ebay, amazon e sites espanhóis/americanos da vida que são muito mais em conta que comprar no mercado nacional. 

De qq maneira, papai nao pagou nada do cultivo aki, inclusive a casa q estou ou a faculdade que terminei há quase 10 anos. Isso se aplica a maioria dos grandes cultivadores da casa. Não ache que no fórum só tem moleque noob como os que te seguem, achando que vc ta abafando pq terminou um cursinho de agronomia. 

MOSTRE resultados, senão vc n passa de uma enciclopédia barsa ou um papagaio mais inteligente. Achar que fazer as coisas do "jeito errado" (lampada vertical, luz vazando, terra compacta) vai fazer seus buds serem de igual aos resultados de anos de XP, com equipamentos escolhidos a dedo e cuidados que somente a experiencia de varios ciclos traz e achar que vai ser melhor??? MENAS mas muito MENAS.

Na boa, tem que ter é coragem de mostrar essas suas plantinhas aew pra achar q ta abafando... VAI COLHER UM UNS CICLOS daew volta aew pra mostrar os resultados. Pq oq vc mostrou ateh agora dá pra dizer é que tem muita coisa pra melhorar ainda; mas infelizmente sua atitude até agora foi de alguem q sabe falar bastante e que é muito mal educado, por sinal. 

1 hora atrás, Agro Tech Cannabis disse:

@Joq deixando a panelinha "patrocinada" por algum baba q tem site que vende "ferti gringo" e ta morrendo de medinho das vendas cairem, poq ngm eh troxa mais de comprar tendinha caseira por mil reais, refletor led china de 50 doleta vendem por mil, adubinho meia boca homeopatico por 150 reais, pcgrow 450 kkkkkkkkkkk.. Se liguem pode perseguir a la vonte!! 

ao inves de se reunirem em todo post que participo com o intuito de me chacotar. Continuem tentando... So nao esquessa que estamos do msm lado. E qnd for liberado as industrias farmaceuticas e as pessoas que dependem desses remedios precisaram de um agronomo para produção em alta escala, uma coisa e ter 10 plantinha no melhor sistema do mundo comprado pelo cartao do pai em qnt faz faculdade e outra sera conduzir 10 mil metro quadrado (Apenas um 1 hectare) de cannabis com fins medicinais. 

20170320_192413-01.jpeg

20170316_075855-01.jpeg

no growroom n tem leite com pêra não.. quer ser o pica das galáxias, mostra o pau! pq esses gravetinhos aew tao fracos...

e, com ctz, hectares sao diferentes de algumas dezenas de plantas.. oq dizer entao de algumas unidades?? nem seedling sai direito daew rapaiz!! em 3 semanas, 4 de flora tem q estar bem melhor q isso aew.. kd a resina que n deixa nem tocar na planta??? 

Enfim.. a regra do menos eh mais sempre se adapta a varias situações.. fale menos e mostre mais. 

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Agro Tech Cannabis disse:

Ler o pH da saida é somente para cultivos de solos inertes, onde as raizes ficam embebidas na solução nutritiva. 

É sério isso que eu tô lendo???

Compartilhar este post

Link para o post

Porra galera bem escroto oq ta rolando aqui no fórum, ta parecendo o icmag onde os caras só sabem se xingar, que que é isso....

Até pq uma resposta dessa não respondeu ou ajudou em nada do que eu perguntei

8 horas atrás, Buchecha-SPRJ disse:

Nunca medi ph, muito menos ec,  não tenho tempo, por isso que eu uso fert gringo, e aplico conforme manda o fabricante no substrato inerte com perlita.

Fácil pra caramba, nem precisa fazer agronomia pra colher lagosta, com todo o respeito aos respectivos engenheiros, mas o segredo está na disciplina de nunca deixar secar.

Menos é mais!

Com todo respeito irmão, seu cultivo é um exemplo com certeza, só que tem gente aqui querendo entender a ciência, é um baite de um hobby pra mim, quero saber tudo que eu posso, não to afim de seguir tabelinha não... Muito menos pagar uma fortuna se o meu torta de mamona e farinha de osso ta dando uns buds do tamanho da minha cabeça.

Agora galera, vamos voltar ao tópico, chega de birra de criança, aposto tudo que tenho que tem muita gente começando como eu que gostaria de saber essa resposta:

Vinagre na água para regular o pH, vai mudar algo? Não vai mudar nada? Não colocar é pior do que colocar? Alguém?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Joq disse:

Porra galera bem escroto oq ta rolando aqui no fórum, ta parecendo o icmag onde os caras só sabem se xingar, que que é isso....

Até pq uma resposta dessa não respondeu ou ajudou em nada do que eu perguntei

Com todo respeito irmão, seu cultivo é um exemplo com certeza, só que tem gente aqui querendo entender a ciência, é um baite de um hobby pra mim, quero saber tudo que eu posso, não to afim de seguir tabelinha não... Muito menos pagar uma fortuna se o meu torta de mamona e farinha de osso ta dando uns buds do tamanho da minha cabeça.

Agora galera, vamos voltar ao tópico, chega de birra de criança, aposto tudo que tenho que tem muita gente começando como eu que gostaria de saber essa resposta:

Vinagre na água para regular o pH, vai mudar algo? Não vai mudar nada? Não colocar é pior do que colocar? Alguém?

Cultivo com torta de mamona e farinha de osso, sabendo usar, vai lindo!! Sem dizer que eh facil de encontrar e eh bem em conta. Eu nao sei usar por isso n me meto nisso, mas existem varios exemplos na casinha de cultivos exemplares levados somente assim. 

Oq deixa o povo indignado é chegar o "novo Cervantes" falando q td q ja fizemos está errado e estamos rasgando grana a toa (fora os xingamentos do primeiro usuario) e fala q é o fodão e mostra akelas fotos ali.. O problema são os novatos irem nessa onda, nao conseguirem os resultados almejados e simplesmente desistirem de cultivar por ouvirem alguem q fica somente chamando atenção, sem mostrar resultados praticos de td q expôs. anyway...

O vinagre vai baixar seu ph na hr, mas ele nao mantem a solução no ph desejado.. uma meia hr, 1 hr depois ja volta pro ph anterior ou bem proximo... por isso sugiro utilizar alteradores de ph com buffer. eu utilizo o phUp em pó da GH q mantem dias o ph correto. comprei 1kg há 2 anos e tenho mais da metade do pacote ainda...

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Agro Tech Cannabis disse:

A resposta eh simples e ta neste topico mesmo, pH do solo esta ligado aos aluminios retidos no coloides do msm. pH vc altera com calcario, lithotanium, acidos e se mede em laboratorio. 

Mais acredito que o fulano ai seja mais capacitados para falar, pois assim como os generais da ditadura ele tem "experiencia" para falar melhor, pois a gente deve sempre sempre sempre fazer as mesmas coisas e seguir a boiada ta bom?! Nunca podemos ter opnioes divergentes aos nossos lideres ok?!? Nao vo falar mais para n ser banido.. 

(Aonde posto tem um q vem querer me minimizar kkkkkk nao sei q medo é esse, os cara n tem tempo... só para fazer uma reuniaozinha e tentar me chacotar, e nao se preocupam em esclarecer as duvidas.)

Voltando a resposta vc vai alterar sim a disponibilidade de nutriente se alterar o pH e o pH ideal do solo é 6.5 n 7.. Mais vai levar meses se nao anos para alterar o pH de um solo desta forma, qnd a gnt fala em agua, apenas a chuva acida, tem potencial para alterar o pH de um solo. Se pensarmos nO cerrado brasileiro, q tem um pH em torno de 4; 3,5 e se a chuva ou agua promovessem uma alteração tão brusca no pH depois de milhares de anos n teriamos mais solos acidos concorda ?!? 

E como foi dito, em solo n se preocupe tanto, pois como nao foi dito e nao é ensinado no B a Ba da cannabis, pH de solo SOMENTE EM LABORATORIO. Pessoal que começaram mostrar o cultivo em hempy, mostrarem leitura de runnoff, NAO souberam explicar que esta leitura so é valida para substrato inerte, ai querem fazer o que a midia faz com a gnt usuario, QUEREM NOS CHACOTAR POIS NAO TEM ARGUMENTOS VALIDOS PARA REFUTAR, AI DESCEM AO NIVEL DA INFANTILIDADE.

Mais como disse o outro ciclano para produzir calices, não precisa de diploma, nem desses sitezinho de Indoor q vendem asneiras. Mais para compreender a quimica e fisica do solo, a bioquimica da planta, entender pq uma planta produz mais ou menos, saber como ela se comporta sob um determinado clima, como sao produzidas as folhas, ramos e frutos, saber como ocorre a translocação de açucares, fotossintese, sintese de hormonios e a função de cada um, dimensionar luz, montar uma nutrição para todo o ciclo, identificar pragas, doenças e deficiencia nutricional rapidamente e saber o q e qnd fazer ai ja é outra historia. Vc pode pesquisar no ultrapassado Guia da Cannabis e vai ler ele de traz p frente e n vai encontrar esta SIMPLES resposta.

Em fim desafio aos que vieram criticar dar uma resposta ao brother que esta com duvida ao inves de se reunirem em todo post que participo com o intuito de me chacotar. Continuem tentando... So nao esquessa que estamos do msm lado. E qnd for liberado as industrias farmaceuticas e as pessoas que dependem desses remedios precisaram de um agronomo para produção em alta escala, uma coisa e ter 10 plantinha no melhor sistema do mundo comprado pelo cartao do pai em qnt faz faculdade e outra sera conduzir 10 mil metro quadrado (Apenas um 1 hectare) de cannabis com fins medicinais. 

amigo, vc esta disseminando a desinformacao, se vc n tem certeza d algo, eh melhor vc ficar quieto, o runoff, serve tanto pra cultivos com solo organico e inerte, a funcao dele eh justamente vc ter uma nocao de qto esta o PH do seu solo, pra vc conseguir fazer a flutuacao do PH, desta forma fazendo com q sua planta se alimente da forma correta sem deixar dar deficiencia, nem over de nenhum elemento.

po mano, eu nem te conheco, mas vc esta sendo muito arrogante com pessoas q estao aqui a muito tempo e ajudaram muita gente, lhe falta muita humildade!

vc realmente acha q qdo a Big Pharma tomar o Mercado, eles vao contratar VC pra cuidar de 10k metros quadrados? qq vc vai mostar no teu curriculum?

favela grow com seedlings fritos e plantinhas implorando por um substrato mais ameno????

vc ta tentando denegrir pessoas que tem mais de decada de cultivo debaixo do cinto! pessoas que ajudam outros growers a mais de 15 anos!

Mano, tente aprender antes de dar aula...

vc ta tirando os caras q estao aqui ajudando gente a muito, muito muito tempo....

o que que vc tem pra discutir com o Kidd? vc ja viu o cultivo dele??

o que que foi a tua zoada pra cima do chuck..... vc ja teve o privilegio de fumar algo q saiu do jardim dele?

n vou nem comentar sobre a maneira que vc falou com o Sano..... vc n tem ideia de qtas pessoas ele ja ajudou neh?

• Like 10

Compartilhar este post

Link para o post

Joq, ja q é hobby, tem uma bricadeira muito legal de se fazer pra testar ou talvez sanar essa duvida sobreo vinagre.

Pegue um copo da sua agua e veja o ph dela... ai vc corrige com o vinagre. E de hora em hora vc mede de novo essa solução que vc fez. Provavelmente a sua agua voltara com o ph original em algumas poucas horas. O mesmo vai ocorrer no seu solo. O tal do tamponamento.

Conta ai depois os resultados 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Tá achando que a planta é salada pra colocar vinagre!?...rs

Claro que se colocar vinagre no solo vai zoar a planta, se não acredita, experimenta e depois mostra o que colheu, mas sugiro colocar pouco, pelo menos não vai dar em nada.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

novamente sobre os ferts..... a maioria dos ferts ja vem bufferizado, entao vc n precisa se preocupar com o PH, se vc estiver usando um solo inerte......

e duvido q vc esteja tirando com torta de mamona e farinha de osso buds do tamanho da cabeca!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Alex Kidd disse:

O vinagre vai baixar seu ph na hr, mas ele nao mantem a solução no ph desejado.. uma meia hr, 1 hr depois ja volta pro ph anterior ou bem proximo... por isso sugiro utilizar alteradores de ph com buffer. eu utilizo o phUp em pó da GH q mantem dias o ph correto. comprei 1kg há 2 anos e tenho mais da metade do pacote ainda...

2 minutos atrás, Kunk disse:

Joq, ja q é hobby, tem uma bricadeira muito legal de se fazer pra testar ou talvez sanar essa duvida sobreo vinagre.

Pegue um copo da sua agua e veja o ph dela... ai vc corrige com o vinagre. E de hora em hora vc mede de novo essa solução que vc fez. Provavelmente a sua agua voltara com o ph original em algumas poucas horas. O mesmo vai ocorrer no seu solo. O tal do tamponamento.

Conta ai depois os resultados 

Então, eu já cheguei a fazer esse teste @Kunk ! Acontece isso mesmo! Mas como meu cultivo nunca apresentou alguma deficiência de nutriente desde que comecei a preparar o solo com antecedencia, eu fico nessa dúvida se ta mudando alguma coisa ou nao! Infelizmente não tenho espaço pra fazer um comparativo lado a lado.

Mas enfim, vou continuar fazendo pq está funcionando kkkkkkk @Alex Kidd esses da GH podem matar a microvida do solo? Só não utilizei ainda por esse motivo, fico com medo de cagar meu solo preparado com muito carinho hahahahaaha 

Valeu pessoal

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Buchecha-SPRJ disse:

Tá achando que a planta é salada pra colocar vinagre!?...rs

Claro que se colocar vinagre no solo vai zoar a planta, se não acredita, experimenta e depois mostra o que colheu, mas sugiro colocar pouco, pelo menos não vai dar em nada.

Zoar não vai, até pq no livro do Jorge Cervantes ele fala que pode usar....

7 minutos atrás, crazyfool* disse:

novamente sobre os ferts..... a maioria dos ferts ja vem bufferizado, entao vc n precisa se preocupar com o PH, se vc estiver usando um solo inerte......

e duvido q vc esteja tirando com torta de mamona e farinha de osso buds do tamanho da cabeca!

Pode duvidar, quem vai fumar sou eu mesmo kkkkkk

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Não vou perder meu tempo com discussâo inutil. Se querem discutir abram um topico especifico e parem de avacalhar os dos outros.

Agua e vinagre NÃO ALTERA pH do SOLO.

Se Runoff desse para ler pH de SOLO nao existiriam laboratorios de analise de solo e eu faria isso a campo. Vc leram a primrira publicação deste topico?!? La esta explicado cientificamente toda a quimica do solo.

Compartilhar este post

Link para o post

Agrotech... com todo essa arrogância, ja passaram mais de mil por aqui. Alguns cultivadores bem experientes desse nosso modesto cenário ja deram suas caras para primeiro, alertar os iniciantes que determinadas condutas tem seu fim bem conhecido. Segundo, para alertar você que a sua consulta ou modo de ensino, está prestando um desserviço a nossa comunidade. E por fim, que antes de vir rezar a missa e distribuir hóstia para um Bando de ateus, vc tenha um minimo de know-how nas flores obesas. 

Se voce inverter a dialética,  e começar a ladainha mostrando o seu cultivo, os seus acertos e seus erros, muita gente vai embarcar e te apoiar.

Agora, se insistir nessa negação e que é o detentor da sabedoria universal do livro e da formula, fica dificil.

Eu mesmo to louco pra testar esse poderoso sistema de nutrição que pela proposta, com 2ml segura o rojão de 7 plantas (que é o meu setup) e dura 5 anos. 

Enfim, o que todos estão tentando te dizer, Seje menas e mostre mais.

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Agro Tech Cannabis disse:

Se querem discutir abram um topico especifico e parem de avacalhar os dos outros.

Eu já te disse antes, não tem tópico dos outros, tem tópico do fórum.
Não é porque abriu um tópico que ele é seu, ele é do fórum, e aberto a todo mundo.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

não sabia dessa parada do vinagre ser temporário, acho que isso ta ferrando meu cultivo, agua daqui bate quase 8 e eu corrigia com vinagre. Que produto vcs recomendam entao?

Compartilhar este post

Link para o post