Ir para conteúdo
Growroom

Fertilizando Com Sabedoria

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Já que pesquisei no forum e não achei este texto por aqui, segue uma tradução livre que fiz do texto do MandalaMike no icmag.

Salvo alguns erros de digitação... BOA LEITURA !

topico original:

http://www.icmag.com/ic/showthread.php?t=13689 ( www.mandalaseeds.com )

A Fertilização, está entre os mais importantes aspectos da jardinagem. Mesmo assim, muitos cannabicultores não sabem a hora certa de fertilizar,quanto usar ou quando usar. Isso geralmente acontece pela falta

de informação dos fabricantes de fertilizante. E para piorar, as indicações geralmente são confusas e levam o consumidor à usar grandes quantidades do fertilizante. Se o cultivador não tiver experiência,

mesmo que tenha bons conhecimentos de cultivo, geralmente não conseguirá achar as causas dos sintomas da planta e é muito provável que estejam fertilizando em excesso as plantas.

Para por um fim nessa má tendência (de fertilizar em excesso), e porque nossas espécies crescem perfeitamente bem somente com pequenas doses de fertilizante, nós gostaríamos de compartilhar dicas

importantíssimas adquiridas em diversos anos de cultivo. Seguindo essas indicações, fertilizar sua planta será uma rotina segura e não uma questão de vida ou morte para suas plantas.

Vamos começar com os rótulos das garrafas. O que a maioria não sabe, é que a recomendação do fabricante parte do principio que se utilizará agua com EC 0,0 (agua proveniente de osmose reversa).

Exemplo:

A Ionic recomenda um EX de 2,0 para a fase de floração em hidroponia. Apartir deste valor, os cultivadores tem que deduzir o valor de sua agua encanada (torneira) para conseguir calcular a dosagem

recomendada. Vamos supor que sua agua da torneira tenha um EC de 0,6. Calculamos a partir da recomendação 2,0 - 0,6 = 1,4 EC. A recomendação maxima então será 1,4 EC.

Canna e outras companias Holandesas geralmente recomendam valores até mais altos. Então a necessidade de conhecer esta formula se torna muito necessária. Mesmo que alguem se pergunte como as plantas

sobreviveriam por muito tempo com 2,0 e 2,2 de EC, a grande maioria dos cultivadores usam dosagens altas em seu grow, porque não conhecem essa informação essencial. O resultado não é só um gasto excessivo de

fertilizante na solução hidroponica, mas cuidar da planta se torna muito mais complicado e problemático. Fazer flush regularmente, se torna obrigatório com niveis tão elevados de EC. Por outro lado as

plantas crescem muito rapido (esticam e ficam com bastante folhas e etc), e desenvolvem sintomas complexos de pouca e muita fertilização pelo alto acumulo de sal no substrato. No final, doses elevadas de

nutrientes levam à um alto risco de mofo na fase de floração, redução na resistência à pestes, produção minimizada e podem causar riscos à saude por deixarem traços radioativos na cannabis (através do

fosfato).

Solo

Para o cultivo em solo, existe uma regra comum entre os cultivadores, que é usar 50% da dose recomendada pelo fabricante. Growers seguem essa regra, sem de fato saber a concentração de sal que eles estão

dando à suas plantas. Para o cultivo em solo, um medidor de EC é a ferramenta mais importante para se chegar à dosagem correta. É por isso que todas as pessoas que valorizam suas plantas, não podem deixar de

fazer este pequeno investimento (por volta de R$ 120,00)

Para demonstrar o quão importante saber o EC, nós testamos 5 marcas de fertilizantes populares. Somente os fertilizantes para floração foram testados, porque é nessa fase onde os growers fertilizam com mais

frequência (seguindo a ideia de que com mais fertilizante, terá maior produção) e durante essa parte do ciclo de vida, a planta se torna mais sensível ao acumulo de sais.

Antes de olharmos os resultados, é importante entender uma coisa: Geralmente ninguem deveria fertilizar com EC acima de 0,8 quando se usa solo (terra)

E é por isso que o primeiro importante passo é descobrir o EC da sua agua encanada (torneira). NEste simples exemplo, usamos uma mistura de 50-50 de agua encanada e agua de osmose reversa para chegarmos ao

EC de 0,43. Obviamente se você tiver um valor acima de 0,8 na sua agua encanada, você terá de baixar seu EC atraves de filtragem. Para jardins pequenos, um filtro normal é suficiente se você não tiver

dinheiro para comprar um sistema de osmose reversa. Um filtro convencional deverá reduzir o EC entre 0,15 e 0,20. Uma outra alternativa seria comprar galões de agua mineral para utilizar somente quando for

fertilizar. Um boa agua mineral tem EC por volta de 0,25.

Aqui estão os melhores resultados com nossa agua de EC 0,43 (medido com um Hanna Dist 3).

General Hydroponics

One Part Bloom

(N-P-K: 2-4-7)

Dosagem minima recomendada (Hidro): 8ml/1L ou 1,5 EC

Dosagem minima recomendada em solo: "menos" (???)

Frequencia de dosagem em solo: a cada duas regas.

2ml/1L = 1,30 EC

4ml/1L = 2,00 EC

0,5ml/1L= 0,70 EC

O impressioante sobre as recomendações é a falta de exatidão na quantidade para cultivo em solo. O que será que "menos" significa ? Se usarmos a regua básica de 50% da dosagem recomendada nós ainda sim

obtemos um EC de 2,0! Isso levaria a sintomas imediatos de fertilização em excesso. Mesmo com 25% da dosagem recomendada ainda estamos em uma zona de perigo. Com 0,5 ml/L ou 6% da dose recomendada,

finalmente chegamos à uma dose segura! Esse exemplo mostra o quão importante ter um medidor de EC (condutivimetro) à mão.

Canna

Terra Flores

(N-P-K: 10-9-19)

Dose recomendada: 5ml/1L

Frequência: 1 à 3 na semana

5ml/1L = 1,83 EC

2ml/1L = 1,05 EC

1ml/1L = 0,76 EC

A dose de 5ml/1L está fora do nosso interesse, sem dúvida. Se você der esta dose à suas plantas, elas não ficariam felizes com isso. Surpreendentemente, o fabricante recomenda estes altos níveis de sal para

cultivo em substrato, um nível que nem sequer é usado na maioria dos cultivos hidroponicos! A proporção de nitrogénio (N) e potássio (K) é bastante perigosa neste fetilizante. Ambos os minerais estão

presentes em altas quantidades. A planta de cannabis, na fase de floração, não armazena o excesso de N e K tão facilmente como o fósforo e o magnésio. Com 20% da dose recomendada já temos uma solução

nutriente segura.

Ionic

Bloom

(N-P-K: unknown)

Dosagem minima recomendada (Hidro): 7ml/1L

Dosagem minima recomendada em solo: 1,0 ml

Frequência: Sem informação

3,5ml/1L = 1,62 EC

1 ml/1L = 0,81 EC

Ao menos o fabricante oferece um valor de EC para o cultivo em solo. Mas novamente, se você não tiver um medidor de EC e misturar 50% da dose recomendada,irá fertilizar em excesso. Com 15%, nós chegamos à

dose correta. O ruim, é que os valores NPK não são informados no rótulo.

AlgoFlash

Flower

(N-P-K: 4-6-7)

Dose recomendada: 4ml/1L

Frequencia: a cada duas regas.

2ml/1L = 1,38 EC

1ml/1L = 1,00 EC

0,5ml/1L = 0,75 EC

Esse concentrado e excelente fertilizante é uma boa escolha para cultivo de cannabis, mas é perigosamente potente. Mesmo metade da dose ainda é muito forte e tem que ser diluido para 12,5% antes de se chegar

à um EC ideal de 0,75. Se você tiver um nivel de EC grande em sua agua encanada, você pode usar somente 10% e conseguir bons resultados.

Frequencia de fertilização no solo

Deixando de lado a concentração de sais nutrientes no solo, a frequencia e a quantidade de agua são um aspecto muito importante. Geralmente, plantas de cannabis preferem dose pequenas, mas regulares.

Pequenas, significa em nosso caso um EC de 0,6 à 0,8. Poderiamos comparar a fertilização com a nossa hora de comer. Humanos tambem ficam com o estomago dolorido se comerem em excesso. É muito mais saudavel

comer pequenas quantidades e regularmente. Da mesma forma, a cannabis prefere pequenas porções de nutrientes para serem "digeridos". REgar com altas dosagens de fertilizantes, seria como força-la a comer.

Plantas não são como porcos, que precisam ser engordados.

Com uma solução nutriente de 0,6 à 0,8 EC, você não conseguirá fazer besteira à menos que erre na frequencia da alimentação. Por isso que é importante esperar 7 à 10 dias após a fertilização e observar as

plantas. Como elas estão absorvendo os nutrientes ? Elas precisam de um pouco mais ou estão com aspecto saudável ? Um pequena deficiência pode ser equilibrada (e não atrapalha a floração), mas uma

fertilização em excesso causa danos irreparáveis. Conforme você for aprendendo à observar as plantas, você conseguirá detectar pequenos sinais de deficiência e esta é a melhor hora para uma solução moderada.

Como fertilizar durante a floração

Para suprir a planta com nutrientes, primeiro devemos baixar o nivel de EC da agua para 0,45 aproximadamente. Com este nivel, nós misturamos uma solução nutriente de 0,55 e agua com esta solução a cada 5

dias, ou misturamos uma solução de 0,75 e agua a cada 8 à 10 dias. Mas isso funciona ? Definitivamente!

Se usarmos essa frequência durante um ciclo típico de 70 dias de floração, a planta receberá aprox. 5 fertilizações com uma dosagem maxima de 0,75 EC. Porque somente 5 vezes ? Porque nas ultimas duas semanas

de floração, nós devemos parar com a fertilização. Deixe que as plantas usem os nutrientes acumulados dentro dela e do solo. Na ultima semana, antes da colheita, as plantas estão praticamente "mortas" e

absorvendo somente pequenas quantidades de nutrientes.

Ripen

Este produto da General Hydroponis é uma verdadeira "bomba de calorias" com NPK 0-6-5 e 2,5% de magnésio. É quase um fertilizante completo. No cultivo de cannabis, Ripen, é uma boa escolha para fertilizar

sativas que respondem facilmente ao nitrogênio sem estica-las demais, buds com folhas em excesso, e flora atrasada. O Ripen deve ser aplicado somente no ultimo mês de flora e pelo menos antes de 15 dias

antes da colheita. A dose recomendada é muito alta (4 à 5 ml/L), então não deixe de checar seu EC para uma dose correta.

Com o que você deve se preocupar

A qualidade do solo e tamanho dos vasos, tem um grande papel na necessidade de nutrientes das suas plantas. Se você utilizar um solo pré-fertilizado é possivel que suas plantas não precisam de nutrientes

adicionais até a colheita. Um bom exemplo são os cultivos orgânicos que usam material composto com material de grande concentração de minerios (como esterco, humus e etc). Alguns fabricantes vendem solos

bastante concentrados que chegam à ser toxico às plantas do jeito que vem no pacote. Um exemplo é o All-Mix da Plagron que tem um EC de 2,4! Se seus vasos forem pequenos comparados ao tamanho da planta ou

sua maturidade, você verá que rapidamente suas plantas sofrerão deficiência de nitrogenio. Outro fator importante é a intensidade de luz. Um grow de lampadas fluorescente não pode ser comparado à um gros de

lampadas de alta pressão. MAis luz, significa plantas maiores e maior necessidade de nutrientes.

Quantidade de agua

Não somente o EC, mas tambem a quantidade da solução de nutrientes, determina a quantidade de sais no solo. A quantidade de agua não deve ultrapassar o que a planta normalmente consome. Se a planta consumir

500ml diariamente, então você deverá regar a mesma quantidade de solução nutriente. Nunca fertiliza com o solo seco!

Outdoor

Em outdoor a qualidade do solo, tamanho da planta e clima, são fundamentais no consumo de nutrientes. É melhor fertilizar quando o dia estiver ensolarado, para que a planta transforme os nutrientes

diretamente em crescimento. Devido à altura das plantas, a deficiência mais comum é a falta de nitrogenio. Esta deficiência é facil de detectar: Primeiro as folhas perdem o brilho e ficam opacas, então as

folhas mais baixas começam a ficar amarelas, esse sintoma gradualmente vai subindo e vai afetando as folhas. Em estágio avançado as folhas baixas começam a secar e morrer. Um fertilizante de flora com uma

boa quantidade de nitrogênio (como o algoflash)deve ser usado quando a deficiência aparecer durante ou depois do sexo definido. Quando a deficiência já tiver sido detectada, você poderá usar um EC maior de

0,9 à 1,0 para compensar o baixo nivel de nutrientes de forma rapida.

A segunda maior deficiência comum é o fosforo que é requerido pela planta para o crescimento das raízes e buds. Fosforo é armazenado de forma generosa no tecido da planta. Então se você tiver um plano

frequente de alimentação, a planta terá fosforo o suficiente para durar até a colheita, mesmo quando se para de fertilizar antes da colheita.

Considerações

Sempre compre fertilizantes de boa qualidade e de empresas de boa reputação como a General Hydroponics, Hesi, Bio Bizz, Canna, AlgoFlash, Compo, etc. Com esses fertilizantes você terá a garantia de um

product que contem minerais de grande qualidade e nutrientes que são facilmente absorvidos pela planta. Como você pode ver, fertilizantes não são caros quando se usa na dosagem correta. Todos os

fertilizantes que testamos podem ser usados sem problemas, desde que a dosagem seja correta.

Alguns growers dizem que suas plantas vão bem com EC de niveis elevados e não tem nenhum problema sequer.. Existe principalmente duas razões para que isso ocorra:

1. Está usando espécies que são geneticamente pré-dispostas para crescer com alta concentração de fertilizante

2. O grower não reconhece os sintomas/danos negativos de fertilização em excesso (isso ocorre com bastante frequencia)

Esperamos que estas dicas ajudem growers a ter plantas saudáveis e colheitas generosas em um ambiente mais amigável à planta.

Fertilizando durante o periodo vegetativo:

Dicas rápidas:

1 - Use vasos de bom tamanho e com solo de boa qualidade, ao invés de potes pequenos e solo ruim em nutrientes, para compensar na fertilização. Se vovê der à planta, nutrientes naturais suficientes no solo,

ela provavelmente não precisará de fertilização nos primeiros 30 dias de crescimento.

2 - Nunca fertilize plantas pequenas ou plantas com menos de 15 dias se você utilizar solo!

3 - Não tente aumentar a capacidade dos solos comerciais com perlita/vermiculita/fibra de coco e etc. Isso somente reduzirá o numero de nutrientes disponíveis. Não preencha o fundo do vaso com pedras ou

argila expandida. A raízes crescem até o fundo do vaso e precisam do substrato que reterá agua no fundo. Um bom solo como o "Rendmax Floreira ou Green" contém adivitos o suficiente para um bom balando de

ar/solo e as raízes recebem bastante oxigênio. Se você estiver cultivando em outdoor em um solo bastante compacto, adiciona 20 à 25% de perlita para melhorar a chegada de oxigênio às raizes.

4 - As mesmas regras de EC durante a floração, se aplicam para o estado vegetativo da planta. Não regue com solução acima de 0,8 EC.

• Like 38
  • Thanks 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 67
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Já que pesquisei no forum e não achei este texto por aqui, segue uma tradução livre que fiz do texto do MandalaMike no icmag. Salvo alguns erros de digitação... BOA LEITURA ! topico original

fala irmao towelie!!! mas ai, eu no cultivo atual to preferindo regar menos so q com mais frequencia botei uma camada de perlita no fundo do vaso pra aerar pq tava sem fibra de coco aqui, e nao t

Ghostface, Quanto à variação da constância de rega... diversos fatores vão influenciar nisso: -Quantidade de luz (se alterou alguma luz, pode interfirir na quantidade de rega) -Temperatura

Posted Images

• Usuário Growroom

oi eu to plantando pela 1ª vez e o ph esta alcalino o q eu tnho que fazer para baixar?limao serve?

eu uso fertilizante foliar 15 0 0 ppra nutrir os outros minerais isso é bom?

e como eh q se enxagua terra?agua normal ou filtada?

a minha planinha ta com 5 semanas como eh q u sei a hora boa pra coloca pra florar?

vlw pela atençao

post-40325-1216871906_thumb.jpg

Link para o post
  • Usuário Growroom
oi eu to plantando pela 1ª vez e o ph esta alcalino o q eu tnho que fazer para baixar?limao serve?

a minha planinha ta com 5 semanas como eh q u sei a hora boa pra coloca pra florar?

vlw pela atençao

essas sao as fotos mais recente.

eu tava usando o fertilizante de 15 em 15 diluindo no dobro de agua que mandava.

se eu aumentar o fertilizante o ph ficara mais ácido?

nessas fotos ela tem uns 20cm.

o ph ta superior a 7.

post-40325-1216882673_thumb.jpg

post-40325-1216882721_thumb.jpg

Link para o post
  • Usuário Growroom

tenho uma planta na floração a 20 dias e percebi que no vegetativo esta planta de 2 em 2 dias ela murchava pedindo agua, agora ja faz uma semana que não rego esta planta e mesmo assim ela não pede agua como é minha primeira flora eu gostaria de saber se isso é normal ? e tambem tenho uma duvida sobre o ph tenho usado ph 6.2 no vegetativo e gostaria de saber se na flora devo baixar o ph ou continuo do jeito que estava na vega ,falando em fert eu tenho usado a linha bio bizz desde o principio do cultivo mas como foi citado neste post a tabela de recomendações do produto é meia confusa por exemplo o fabricante recomenda que mesmo na flora deve-se ministrar doses de bio grow que é usado na vega, na tabela do fabricante recomendasse que use em todo o periodo de floração biogrow,bio bloom e topmax , tudo junto .isso

Existe algum problema em misturar os 3 produtos ?

Link para o post
  • Usuário Growroom

eu tava usando o fertilizante de 15 em 15 diluindo no dobro de agua que mandava.

se eu aumentar o fertilizante o ph ficara mais ácido?

nessas fotos ela tem uns 20cm.

o ph ta superior a 7.

vlw pela atençao

Vitorfont,

Como você está medindo o pH da sua agua e terra ?

Você tem um medidor de EC em mãos ?

Custa caro, eu sei... mas vale muito apena o esforço.

Somente com esses dois medidores você vai descobrir se está alimentando corretamente a sua planta.

Regulador de pH, eu custumo usar produtos para aquario (ou de piscina). Com limão ou vinagre, eu tinha uma flutuação de pH muito forte e não conseguia ter um bom controle.

com 5 semanas, ela já poderia florir sim... mas vamos supor que durante a floração ela dobre de tamanho... estaria dentro a medida do seu grow ou ainda poderia esperar mais ? Quem vai definir a hora de florir é a sua expectativa de colheita ou alguma restrição por tamanho no seu grow (quanto mais vegetar, mais irá ramificar e mais terá "bud sites").

Fertilizantes em geral tendem a derrubar o pH da agua absurdamente, então se você não tem um controle (medidor) do pH...a solução nutriente só trará problemas (travamento dos nutrientes e flutuação do ph do solo). é extremamente necessário um medidor de pH e EC na hora de fertilizar em solo.

Só por exemplo:

Minha agua da torneira (encanada), tem EC de 1,22... O que já ultrapassa completamente o limite para fertilização segura.

Agua Mineral de galão que comprei, tem EC de 0,63... Já me dá uma margem pequena para fertilizar. (Isso vai variar em cada marca de agua mineral)

Diluir no dobro de agua recomendada (50% da dose), pode ainda assim ser muito toxico para suas plantas... tudo vai depender da sua agua inicial. (filtrada, osmose reversa, mineral, encanada)

faça um esforço e consiga os dois medidores (e solução calibradora para ambos).

Link para o post
  • Usuário Growroom
tenho uma planta na floração a 20 dias e percebi que no vegetativo esta planta de 2 em 2 dias ela murchava pedindo agua, agora ja faz uma semana que não rego esta planta e mesmo assim ela não pede agua como é minha primeira flora eu gostaria de saber se isso é normal ? e tambem tenho uma duvida sobre o ph tenho usado ph 6.2 no vegetativo e gostaria de saber se na flora devo baixar o ph ou continuo do jeito que estava na vega ,falando em fert eu tenho usado a linha bio bizz desde o principio do cultivo mas como foi citado neste post a tabela de recomendações do produto é meia confusa por exemplo o fabricante recomenda que mesmo na flora deve-se ministrar doses de bio grow que é usado na vega, na tabela do fabricante recomendasse que use em todo o periodo de floração biogrow,bio bloom e topmax , tudo junto .isso

Existe algum problema em misturar os 3 produtos ?

Ghostface,

Quanto à variação da constância de rega... diversos fatores vão influenciar nisso:

-Quantidade de luz (se alterou alguma luz, pode interfirir na quantidade de rega)

-Temperatura (clima mais frio, terá maior intervalo no consumo da agua)

-Umidade (tambem influencia no intervalo das regas)

e etc...

Não se espante com essas alterações, o importante é dar a agua que ela pedir...nem mais, nem menos.

Pode permanecer com o pH 6.2 na flora sem problemas...

É muito comum fertilizante gringo terem planos de fertilização em 2 ou 3 partes (combinando formulas diferentes do mesmo fabricante) e até mesmo vitaminas extras (Hesi Supervit é um bom exemplo). Não se assuste com isso, pode usar numa boa desde que esteja respeitando um EC bom para absorção da solução pela planta.

Lembre-se de medir a agua inicial e aplicar doses pequenas de fert para não ultrapassar o EC na solução (caso ultrapasse, basta diluir em mais agua).

Na minha ultima flora, eu comecei com EC em 0,8 e terminei em 1,5... fui subindo gradualmente, mas com EC 1,5 a minha especie já reclamou do fert (pode até ser pelo acumulo de sais no solo).

• Like 2
Link para o post
  • Usuário Growroom

Towelie

valeu pelo esclarecimento me ajudou muito, meu 1º cultivo e 1ª flora ...vou respeitar a tabela da BioBizz e misturar Biogrow,BioBloom e Top Max procurando colocar uma quantidade menor do que o fabricante recomenda para não overfertilizar minha planta,pensei que misturando fert de vega com o fert de flora no caso BioBloom e topmax que a planta não ficaria com flohas amarelas por falta de N, e tera os nutrientes necessarios para floraração,to usando hesi supervit tambem uma gota para cada 4litros de agua como sugere o fabricante... no caso do ph vou manter o que venho ultilizando de 6.2 , no caso do Ec eu apanho nesse assunto por que não entendo muito bem como controlar o ec ,por que não tenho condutivetro, só uso um phmetro digital e não sei como controlar o ec, se é colocando mais agua ou menos agua, agora no caso das regas a temperatura no grow tem variado de 27 a 30 graus e a umidade esta em torno de 35 a 40% lampada Hps 400w 12/12 vaso quadrado de 11 litros ...ja fazem quase 10 dias que não rego minha planta e de forma impressionante ela não esta pedindo agua coisa que ela fazia de 3 em 3 dias, mas vou esperar que ela peça agua para voltar a regar por que mesmo sem rega-la todo esse tempo ela parece estar a vontade com as folhas retas e pra cima com um vigor impressionante, minha unica preocupaçao é que a maioria das folhas esta com a pontinha da folha queimada e mesmo tentando varios niveis de ph diferente e diminuindo o fert o problema continua ....

Link para o post
  • Usuário Growroom

Então...essas pontas queimadas, podem ser um aviso de excesso de nutrientes... eu já adiantaria um flush ao menos pra descer o acumulo de sais. (o que já queimou, não volta atrás...é observar para que não continue pelo resto da folha)

Mas faça um esforço e compre um condutivimetro (EC) .... PPS, TDM, CF é besteira....compra um EC meter mesmo (tanto faz us/cm ou ms/cm). E lembre-se de nunca fertilizar com solo seco.

Link para o post
  • Usuário Growroom
Então...essas pontas queimadas, podem ser um aviso de excesso de nutrientes... eu já adiantaria um flush ao menos pra descer o acumulo de sais. (o que já queimou, não volta atrás...é observar para que não continue pelo resto da folha)

Mas faça um esforço e compre um condutivimetro (EC) .... PPS, TDM, CF é besteira....compra um EC meter mesmo (tanto faz us/cm ou ms/cm). E lembre-se de nunca fertilizar com solo seco.

oi blz

eu rego as plantas SEMPRE com agua filtada. ta certo?

e como se faz um flush bem feito?

pow to sem dindin pra investi agora tem alguma jeito de regar os fertilizando sem o aparelho mais q seja uma quantidade segura?

eu to lendo mto e vi q cada guia de plantio fala pra sguir o faicante o outo fala pra rega 2x po semana, qual seia o melhor jeito de fertilizar para eu ter certeza d que eu naum to ultapassando.

se tiver como alguem postar um guia sobre fertilizane.

bigadao ae

Link para o post
  • Usuário Growroom

PERDÃO pelo OFF-TOPIC.

MAS algum grower sabe se a situação de saude do Mike ja melhorou??? ele esta com problemas de saude e pararam a produção de seeds

uma pena pq eu estou loco por umas White Satin, Satori...por fotos e growreports em foruns gringos notei q elas resinam loucamente

queria mandar elas num experimento em out-biobizz, claro aproveitando pra sacar essas dicas

BOM, seguimos aqui mandando boas Vibes pro Mike e pra Jasmin, que ele se recupere logo e volte a disponibilizar suas boas geneticas

How

PAz

Link para o post
  • Usuário Growroom

Galera para variar estou chapado , e pergunto para qualquer maconheiro de plantão o seguinte: No meu medidor a agua aqui em casa marca 0.05 ppt (HANNA HI98130) até que graduação posso usar os ferts , toda hora vj uma unidade de medida diferente e como sou burro pra caraio ainda estou com duvidas ; estava pegando tipo uma agua com PH 7.1..2 e adicionando peters até o PH estabilizar em 6.3..4 , mas quero solucionar esta duvida do EC , pois minhas plantas estão crescendo pra caraio e os pistilos estão mediocres , não chegam nem a 1 cm maior covardia 6 dum lado contra 3 do outro huahua!!! elas já estão na HPS a 10 ,12 dias +ou- . Elas estão florescendo normalmente ou eu que sou escroto mesmo , ansiedade seguido de burrice é uma merda . Não são nenhuma joia rara mais até agora é só veeeeeeeeeerde sem amareeeeeeeeelos , pô sério alguém dá um HELP! ae.

Link para o post
  • Usuário Growroom

Á agua da torneira aqui da minha cidade creio eu que as plantas nao curtem nao, saca só oq vi na conta de agua:

ph: 7,80 a 8,00

cloro: 0,98 a 1,07 mg/l

fluor: 0,65 a 0,75

Se eu regar com ela, com ctza irei ter problemas de pH ne? Eu tenho um filtro de carvao ativo aqui, daqueles brancos que ficam na cozinha, a agua dele é boa pra regar as plantas? Afinal ela é filtrada....., outra pergunta, sei que coqueiro gosta de água gelada, a cannabis tb curte? pq assim poderia regar tb usando esse filtro com agua gelada dele. Ou seria melhor comprar galoes de agua mineral no super?

vlw

Link para o post
  • Usuário Growroom
Á agua da torneira aqui da minha cidade creio eu que as plantas nao curtem nao, saca só oq vi na conta de agua:

ph: 7,80 a 8,00

cloro: 0,98 a 1,07 mg/l

fluor: 0,65 a 0,75

Se eu regar com ela, com ctza irei ter problemas de pH ne? Eu tenho um filtro de carvao ativo aqui, daqueles brancos que ficam na cozinha, a agua dele é boa pra regar as plantas? Afinal ela é filtrada....., outra pergunta, sei que coqueiro gosta de água gelada, a cannabis tb curte? pq assim poderia regar tb usando esse filtro com agua gelada dele. Ou seria melhor comprar galoes de agua mineral no super?

vlw

Fala Brownie , meu veio não acho uma boa tu regar a planta com agua gelada , pois com certeza vais causar stress por frio , a melhor temperatura de solução acredito eu deve ficar entre 21 e 26Cº , pois em hidro essa faixa é a que mais retém oxigênio , me corrijam se estiver errado valeeeeu!

Pô seus maconheiros ainda não tirei minha duvida sobre os valores do EC METTER ,please!!!!

Link para o post
  • Usuário Growroom
PERDÃO pelo OFF-TOPIC.

MAS algum grower sabe se a situação de saude do Mike ja melhorou??? ele esta com problemas de saude e pararam a produção de seeds

uma pena pq eu estou loco por umas White Satin, Satori...por fotos e growreports em foruns gringos notei q elas resinam loucamente

queria mandar elas num experimento em out-biobizz, claro aproveitando pra sacar essas dicas

BOM, seguimos aqui mandando boas Vibes pro Mike e pra Jasmin, que ele se recupere logo e volte a disponibilizar suas boas geneticas

How

PAz

Bom....a ultima noticia que eu vi sobre o mike, é que eles tinham parado de distribuir as sementes para os bancos e estariam fechados até inicio de 2009, por estarem com projetos novos e devido a saude dele ele ta tomando um ritmo mais devagar...

Link para o post
  • Usuário Growroom
(HANNA HI98130)

Até onde eu sei, o Hanna oferece conversão de todas as medidas no proprio medidor...

veja no manual dele como faz pra mudar pra mS/cm (porque esse modelo tem ms/cm sim)

simplifica tudo

Link para o post

fala towelie

parabens pelo topico irmao.... essas paradas de fertilizar tem q ser na medida mesmo, e eh fooooooooda sem um controle preciso

mas ai, esse condutivimetro q vc mandou o link ai do mercado livre, e seguro??? e o aparelho eh bom??? os q achei na net tinham preços absurdos, todos mais de 300 conto :P

ai me interessei nesse q indicou, vc garantindo q presta fecho logo a compra

abraço cara e valeu

Link para o post
  • Usuário Growroom
fala towelie

parabens pelo topico irmao.... essas paradas de fertilizar tem q ser na medida mesmo, e eh fooooooooda sem um controle preciso

mas ai, esse condutivimetro q vc mandou o link ai do mercado livre, e seguro??? e o aparelho eh bom??? os q achei na net tinham preços absurdos, todos mais de 300 conto :P

ai me interessei nesse q indicou, vc garantindo q presta fecho logo a compra

abraço cara e valeu

Fala Felipe da boia , se quer coisa boa e por um preço bom : não te esqueça queo barato as vezes sai caro , to brincando ! mas ai é parecido com o HANNA mede tudo e é a provadàgua , www.akso.com.br , o modelo é pct str35 , por 378.oo ;se vc juntar o preço dos medidores independentes ,verá que sairá mais caro do que esse que mede tudo . E caso vc não queira esse tb tem os independentes no mesmo design e coloridos tudo de 1º na faixa de 180.oo . .

Link para o post
  • Usuário Growroom
mas ai, esse condutivimetro q vc mandou o link ai do mercado livre, e seguro??? e o aparelho eh bom??? os q achei na net tinham preços absurdos, todos mais de 300 conto

Compra segura, só existe pessoalmente... mas acredito que, pelas qualificações do vendedor, você não terá problema.

Ser bom, é relativo... prefiro dizer que é um bom custo-beneficio. Pessoalmente, não me vejo investindo 500/700 reais num hanna combo...eu uso ph e ec separados desses chinezinhos do ebay (até então sem problema algum... ph com mais de 1 ano e ec com mais de 5 meses). Sempre calibrando... lembre-se que é necessário calibrar EC meter tambem...

Link para o post
  • Usuário Growroom

muito foda as dicas ... pena so ter de produtos q nao vendem no brasil ...

seria legal se rolasse um topico assim, ou uma complementaçao nesse topico com ferts encontrados aqui no brasil, tipo biofert, peters, murer, etc ...

Link para o post
  • Usuário Growroom
so uma pergunta, como controlar o EC ? digo, com o medidor em mãos, como faze-lo subir ou descer ?

subir = mais fert na solução

descer = mais agua na solução

:D

O legal é sempre partir de uma agua com EC baixo e complementar com fert e vitaminas...

Impressionante o quanto o uso do EC e esse texto mudaram o meu cultivo. Demorei a tomar a atitude de traduzir e queria ter certeza disso antes de postar informação de terceiros. (apesar de já ter visto em português-portugal).

Quanto aos ferts nacionais e uma tabela deles... como no proprio texto diz: não tem como criar uma regra de dosagem...já que tudo vai variar com a agua inicial da solução nutritiva.

Minha agua de torneira é impossível de usar fertilizante com ela...só uso fert com agua mineral ou deionizada.

• Like 1
Link para o post