Ir para conteúdo
Growroom
semente de luz

Por Dentro Do 420 (cultura Cannabis)

Recommended Posts

Por dentro do 420 (Cultura Cannabis)

gallery_6780_194_7568.jpg

Rafael Prada

De Vancouver

O último sábado no Brasil, dia 20 de abril, fez parte de um feriado prolongado. Enquanto muitos por aí viajavam e tentavam aproveitar um raro momento de descanso, por aqui o centro de Vancouver era tomado por uma fumaça. Mesmo com os fortes ventos que atingem a cidade vez ou outra, ela teimava em ocupar os espaços entre os espelhados arranha-céus.

A data na América do Norte é mais conhecida como 4/20. No Brasil, obviamente, é o contrário. E, entre a Comunidade Cannabis, o número tem um significado especial: é uma forma de fazer referência ao consumo da maconha.

"Oficialmente", trata-se do Dia da Maconha e o momento de celebração ao ar livre do hábito de dar umas baforadas por aí. Mais do que isso, a data em si é também o "horário mundial" para se acender um baseado, exatamente às 4:20.

Não que a província de British Columbia e a cidade de Vancouver, mais especificamente, precisem de um dia especial para que os adeptos possam fumar à vontade pelas ruas. A região possui um "código de conduta" que vigora entre a polícia local e os usuários.

Fuma-se sem problema por aqui. Nas ruas, nos parques, em shows, em ginásios, dentro dos carros... e a polícia não se incomoda. Desde que você não seja pego em flagrante vendendo, comprando ou cultivando, não há problema. Por outro lado, abra uma cerveja na rua e você, provavelmente, terá um final de noite antecipado. E na cadeia!

British Columbia é conhecida entre os canadenses como uma das províncias mais liberais do país, onde o cultivo ao estilo de vida livre e associado ao "Carpe Diem" mais se encaixam. Maconha, por aqui, não se trata de tabu.

É, legalmente, desde 2001 uma alternativa medicinal e vendida pelo governo canadense, que a cultiva. Não é preciso explicar que não se configura o tráfico. No entanto, não confundamos com leniência. Há mais de vinte anos, autoridades norte-americanas e canadenses trabalham juntas para coibir o tráfico na fronteira . Mas isso é um outro assunto.

A origem do 420 tem diversas teorias. Entre as mais populares, a de que um grupo de amigos do Colégio San Rafael, na Califórnia, que se reunia quase todos os dias, em 1971, exatamente às 4h20 para celebrar o estilo de vida escolhido. Outros dizem que o número faz referência ao código usado pela polícia dos EUA ao identificar um traficante/usuário/comprador de maconha.

Teorias históricas à parte, a cidade de Vancouver celebrou o 420 no último sábado. Mais de seis mil pessoas se encontraram ao redor da VAG (Vancouver ArtGallery) para fumar à vontade. Observados por poucos policiais, os profundos tragos criaram a densa nuvem de fumaça no centro da cidade canadense, que teve até rua interditada para o "evento".

Obviamente nem todos aprovam a posição da polícia e do governo, que não reprime o usuário final da droga. De acordo com a Conselheira Kim Capri, da Assembléia da cidade de Vancouver, "quando atividades ilegais acontecem em espaços públicos, muitas pessoas se sentem desconfortáveis e inseguras", afirmou na última terça-feira.

Por outro lado, existem Conselheiros que apoiam a decisão de não intervir na "celebração". Heather Deal, oposicionista política à Kim, defende a polícia local ao dizer que "tecnicamente (o que aconteceu) é ilegal, mas eles não estavam machucando ou ferindo ninguém. E se a polícia não estava preocupada, eu confio no julgamento deles".

Para se ter a dimensão exata da brincadeira, barracas no gramado em frente à VAG vendiam produtos relacionaos à droga, como bolo, sementes e outro presentinhos que lembravam a data. O ápice da manifestação aconteceu exatamente às 4:20, quando baseados foram distribuídos e placas pedindo a legalização foram levantadas. Tudo ao som de Bob Marley...

Se turistas e estrangeiros olhavam com apreensão a presença da polícia, os Vancouverites não se preocupavam. Antes mesmo do início da fumaceira coletiva, o assessor do Departamento da Polícia de Vancouver, Tim Fanning, deixou bem claro a conduta adotada.

- O que nós vamos fazer? Prender 6 mil usuários de maconha? Nós temos outros crimes para combater, procuramos por aqueles que estão mais acima no esquema, importam, cultivam ou traficam a droga - afirmou o policial.

Entre os cidadãos, o apoio maciço às autoridades. E não poderia ser diferente. Em conversa breve com Nick, que preferiu não dar seu nome completo, a posição policial faz sentido.

- Se você bebe muito e sai por aí dirigindo, causa tragérias irrecuperáveis. Bate na família, fica arredio, arranja brigas. Se fumar maconha, nada disso acontece. Proibir bebida é compreensível, mas a maconha, não! E somos apenas usuários, nada além disso, não há o que reprimir - conclui.

Aos conservadores, pinta-se um quadro de anistia. Aos que presenciaram o ato, fica, ao menos, uma lição: seis mil baseados causam menos estragos, ou quase nenhum, eu diria, do que seis mil garrafas de cerveja. No Brasil voltaram atrás, mexeram na MP e permitiram a venda de bebidas alcoólicas em rodavias federais, né? Ah tá...

Rafael Prada é jornalista formado pela Universidade Metodista de SP, já acompanhou a Seleção Brasileira de perto e cobriu tragédias e festas que marcaram São Paulo. Atualmente mora em Vancouver, onde estuda (mais!) e tenta se proteger do frio e da neve.

Eita mundo loco!!

:pulafuma:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Brasil deveria aprender com as autoridades de lá !!!!

Compara a economia de lá com a de cá ... a educação de lá com a de cá ... a criminalidade de lá com a de cá

Mais uma prova de que o problema nao é a maconha e sim o SISTEMA DAKI DO BRASIL !!!

Paz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Liberdade!

que maravilha é ver o povo reunido.

Me encheo peito de orgulho.

Viva Vancouver!

Vivas aos cidadaõs canadense!

Que a incerteza de hoje caminhe até a certeza de amanhã.

8)=~

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nussa que lokura nuvens de fumaça cannabis que paraiso deve chapar de tabela...HAHA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que maravilha! Isso que é civilização! Isso só podia mesmo acontecer em um país cujo nome começa com "cana" e a bandeira é uma folha hehe. Alias já tem gente propondo que a bandeira que hoje é assim:

post-39144-1209489002_thumb.jpg

passe a ser assim:

post-39144-1209489162_thumb.jpg

B)<_<:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola...

aqui no Brasil tinha que ter um dia desses.... eu dou a ideia de que seja no dia 22/2 o dia nacional de dar um 2 :pulafuma:

Enquanto isso, no hemisfério norte mais queimamorações.

Thousands of students from around the Monterey and San Francisco Bay Areas participated in a "Four Twenty" celebration in Porter Meadow at UC Santa Cruz on April 20th, 2008. Four Twenty (420) is a time of day when people, often a group of friends, smoke cannabis together or eat foods cooked with it. For that reason, April 20th has evolved into a counterculture holiday where people gather to celebrate and consume cannabis. Porter Meadow at UCSC has traditionally been the largest 420 gathering place around, and this year was said to be even larger than 2007. Despite the severe measures initiated by the UCSC administration to curtail the unorganized convergence, folks showed they were determined to experience Four Twenty as one large group of people in the Porter Meadow.

gallery_6780_194_93329.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Canada ai vou eu!

Isso eh lugar pra se viver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Canada ai vou eu!

Isso eh lugar pra se viver.

Falou tudo! Puta lugar!

...e o cara da ultima foto? A cara do Otto! hahaha, deve ser irmão!

Que louco! Olha a mentalidade da autoridade! Se fosse aqui, vendo que não iriam poder prender 6k de usuarios, iriam chamar o CHOQUE e sentar a madeira em todo mundo!

O comentário dessa mulher resumiu muito bem...:

"Por outro lado, existem Conselheiros que apoiam a decisão de não intervir na "celebração". Heather Deal, oposicionista política à Kim, defende a polícia local ao dizer que "tecnicamente (o que aconteceu) é ilegal, mas eles não estavam machucando ou ferindo ninguém. E se a polícia não estava preocupada, eu confio no julgamento deles"

Quero ver algum politico daqui, botar a mão no fogo como essa mulher por uma tropa da PM (eu confio no julgamento deles...)

Imagina esse encontro numa praiona style aqui do Brasil! 4:20 de Porto Alegre ao Ceará legalizando! Num da pra importar umas autoridades canadenses não? Oooo lugar bão, pena que quem estraga é quem comanda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pqp!

ainda vo estar no canada... ou de preferencia na california pra provar as ervas da bay area, segundo o catálogo do sensi "o clima quase perfeito para cultivo de cannabis"

meu sonho provar uma haze pura cultivada no local onde ela nasceu... haze, deep chunk, ww, afganhi, malawi,... oq vier eu traço hehehe

calma galera, ainda vai rolar uma session dessas por aqui, se Deus quiser vão rolar muitas!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fla glr!! ganhei umas sementes dessa feira em vancouver que rola no dia 4/20, mas eu n sei ql especie q ela é... se alguem conheçe essa feira ai poderia m ajudar pfvr.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, pinda disse:

Fla glr!! ganhei umas sementes dessa feira em vancouver que rola no dia 4/20, mas eu n sei ql especie q ela é... se alguem conheçe essa feira ai poderia m ajudar pfvr.....

Olha, eu não conheço essa feira aí não. Mas, pelas fotos dá pra imaginar que se te arrumaram algumas sementes, só podem ser de cannabis, e da boa!!! :)

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...