Ir para conteúdo
Growroom

O Que Sao : F1, F2.

Recommended Posts

• Usuário Growroom

F1 é o resultado da cruza de duas plantas da mesma espécie, ou muito semelhantes (mexican sativa X mexican sativa, por exemplo).

Já uma F2 é uma cruza entre duas plantas diferentes, uma sativa tailandesa e uma indica do Afeganistão, por exemplo...

abraço

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Bom... a ideia que eu tenho de F1 é a seguinte...

corrijam-me se eu estiver errado!!

F1 é a genetica mais proxima do ideal... por exemplo... o breeder vai e planta 200 pés de cannabis.. ai vai observando todos... e procura a femea ideal pra cruzar com o macho ideal.. ou seja, dessas plantas todas ou até mesmo mais plantas voce vai selecionar um casal, que se aproxima do ideal, e vai fazer sementes desse casal..

Nao se trata do maior, ou do mais vigoroso.. e sim o ideal, por exemplo... a Mazar.. a caracteristica dela é tantos centimetros por nó.. caule grosso de tal forma, até tantos dias de vida. Forma e tamanho dos buds devem estar no tamanho tal até tal idade. Enfim.. eu entendo que é uma questao de observação!!

Ai voce escolhe 1 casal... "ideal" .. ou seja.. dali sairão semente mais proximas do ideal/desejado possivel, por isso que as plantas mais antigas são mais establizadas, pq com anos e anos de seleção.. elas vao tomando as caracteristicas ideais com mais facilidade... ou seja, estão mais estabilizadas!

As F2 são assim... voce comprou um pack de 10 sementes.... ai voce vai e escolhe 1 macho e 1 femea... e faz a cruza... bom.. suas sementes serão F1? eu acho que não, pq ai nao teve selecao, voce apenas fez uma cruza, pode ser q voce tenha sementes nao tão proximas do que elas deveriam ser.. ou do que são os seus pais, F1, claro que vai ser um otimo pé.. e talvez, com muita sorte, até um f1... mas acredito que se tem breeder plantando varios pés... dificilmente a gente vai conseguir com apenas um macho e uma femea...

Cruza de 2 geneticas diferentes, como por exemplo, uma mazar e um skunk, eu nao sei se é considerado F2 ... pq ai vc ta criando uma genetica né? volto a dizer que os frutos provavelmente serão mto bons ... porém... é uma surpresa!

Pq as F1 são tão cobiçadas????

Bom, na europa existe um inverno mto rigido, entao a galera só planta out no verão.. inverno nao planta out, então entra ai a pratica do Indoor...!

E no indoor o que eles prezam muito são caracteristicas como tempo de floracao bem definido, tamanho... etc... então qdo se tem uma genetica F1, sabe-se que é certeza de que essa planta vai florir durante tantos dias ... vai vegetar bem até tantos dias... podendo ir pra floracao depois de tantos... q essa genetica é resistente ou nao.. se ela é alta ou baixa... isso tdo!! ... ;)

Bom.. isso é mais ou menos o que eu entendo por F1, e F2.... mas vamos dar sugestões... posso estar enganado, aguardo o post dos mais experientes

Planta híbrida é uma cruza cara... de uma sativa com uma indica... ou seja.. ela é hibrida, hoje em dia a maioria das geneticas são hibridas pelo motivo que eu citei acima... melhor qualidade!! O que é caracteristico das sativas?: tamanho... a onda mais eufórica. E nas indicas?: maior producao por m², floração mais rápida.

Aaí eles vao fazendo cruzas de sati va com indica, até com ruderalis em algumas... e vao criando uma genetica, de forma a atingir uma caracteristica... a jack herer, tem uma onda bem sativa... mas um tamanho pequeno, é um bom exemplo de sucesso hibrido :D . Essa genetica apos de criada, é estabilizada!!

Link para o post
  • Usuário Growroom
Bom... a ideia que eu tenho de F1 é a seguinte...

corrijam-me se eu estiver errado!!

F1 é a genetica mais proxima do ideal... por exemplo... o breeder vai e planta 200 pés de cannabis.. ai vai observando todos... e procura a femea ideal pra cruzar com o macho ideal.. ou seja, dessas plantas todas ou até mesmo mais plantas voce vai selecionar um casal, que se aproxima do ideal, e vai fazer sementes desse casal..

Nao se trata do maior, ou do mais vigoroso.. e sim o ideal, por exemplo... a Mazar.. a caracteristica dela é tantos centimetros por nó.. caule grosso de tal forma, até tantos dias de vida. Forma e tamanho dos buds devem estar no tamanho tal até tal idade. Enfim.. eu entendo que é uma questao de observação!!

Ai voce escolhe 1 casal... "ideal" .. ou seja.. dali sairão semente mais proximas do ideal/desejado possivel, por isso que as plantas mais antigas são mais establizadas, pq com anos e anos de seleção.. elas vao tomando as caracteristicas ideais com mais facilidade... ou seja, estão mais estabilizadas!

As F2 são assim... voce comprou um pack de 10 sementes.... ai voce vai e escolhe 1 macho e 1 femea... e faz a cruza... bom.. suas sementes serão F1? eu acho que não, pq ai nao teve selecao, voce apenas fez uma cruza, pode ser q voce tenha sementes nao tão proximas do que elas deveriam ser.. ou do que são os seus pais, F1, claro que vai ser um otimo pé.. e talvez, com muita sorte, até um f1... mas acredito que se tem breeder plantando varios pés... dificilmente a gente vai conseguir com apenas um macho e uma femea...

Cruza de 2 geneticas diferentes, como por exemplo, uma mazar e um skunk, eu nao sei se é considerado F2 ... pq ai vc ta criando uma genetica né? volto a dizer que os frutos provavelmente serão mto bons ... porém... é uma surpresa!

Pq as F1 são tão cobiçadas????

Bom, na europa existe um inverno mto rigido, entao a galera só planta out no verão.. inverno nao planta out, então entra ai a pratica do Indoor...!

E no indoor o que eles prezam muito são caracteristicas como tempo de floracao bem definido, tamanho... etc... então qdo se tem uma genetica F1, sabe-se que é certeza de que essa planta vai florir durante tantos dias ... vai vegetar bem até tantos dias... podendo ir pra floracao depois de tantos... q essa genetica é resistente ou nao.. se ela é alta ou baixa... isso tdo!! ... ;)

Bom.. isso é mais ou menos o que eu entendo por F1, e F2.... mas vamos dar sugestões... posso estar enganado, aguardo o post dos mais experientes

Planta híbrida é uma cruza cara... de uma sativa com uma indica... ou seja.. ela é hibrida, hoje em dia a maioria das geneticas são hibridas pelo motivo que eu citei acima... melhor qualidade!! O que é caracteristico das sativas?: tamanho... a onda mais eufórica. E nas indicas?: maior producao por m², floração mais rápida.

Aaí eles vao fazendo cruzas de sati va com indica, até com ruderalis em algumas... e vao criando uma genetica, de forma a atingir uma caracteristica... a jack herer, tem uma onda bem sativa... mas um tamanho pequeno, é um bom exemplo de sucesso hibrido :D . Essa genetica apos de criada, é estabilizada!!

B)

Broder´s achei essa parada depois de uma puta procura! saca ai.......

<a href="http://www.growroom.net/board/index.php?sh...rt=#entry112553" target="_blank">http://www.growroom.net/board/index.php?sh...rt=#entry112553</a>

Algum do Sr.´s pode me dizer qual a especie mais forte, Skunk XXX (T.H.Seeds) ou Skunk Nº1 (Dutch Passion) ???????????????

:rolleyes:

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Eu já tenho um conceito diferente.

F1 é quando as seeds são híbridos de plantas puras, o skunk por exemplo é proveniente de 3 plantas, a afegã, a mexican gold e colombian gold. Então para ter seeds F1 de skunk vc terá que ter essas 3 espécies e trabalhar nos cruzamentos. Já se você cruzar uma dessas skunk macho com uma skunk fêmea, vc NÃO terá o original skunk, seria "skunk F2" daí. Tem também as F2 que são multi-hibridos, por exemplo, a blue-mystic da Nirvana é cruzamento da blueberry com a skunk#1. Por isso a diferença de preço.

Então é muito fácil vc comprar seeds boas de bons bancos e cruzá-las, terá boas sementes, mas nada como as verdadeiras F1.

• Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
Eu já tenho um conceito diferente.

F1 é quando as seeds são híbridos de plantas puras, o skunk por exemplo é proveniente de 3 plantas, a afegã, a mexican gold e colombian gold. Então para ter seeds F1 de skunk vc terá que ter essas 3 espécies e trabalhar nos cruzamentos. Já se você cruzar uma dessas skunk macho com uma skunk fêmea, vc NÃO terá o original skunk, seria "skunk F2" daí. Tem também as F2 que são multi-hibridos, por exemplo, a blue-mystic da Nirvana é cruzamento da blueberry com a skunk#1. Por isso a diferença de preço.

Então é muito fácil vc comprar seeds boas de bons bancos e cruzá-las, terá boas sementes, mas nada como as verdadeiras F1.

entao, acho que isso é valido se na cannabis tiver um significado diferente pra ciência, pq F1 significa geração filial 1 (primeira geração), como o dick citou o sk1, mais por exemplo a white russian eh ww x ak-47 e mesmo assim é um F1, um f2 seria uma auto polinização dela essas sementes, elas seriam menos homogeneas demonstrando características de seus ancestrais e algumas características da própria mãe

por isso vc ve diferença gigantescas nos preços de seedbanks pq se as seeds são f2 nem do pack vao ter características ali descritas

bom esse é o conceito que eu lembro da biologia(nao sei se comercialmente esses termos tem outro significado), é da 2lei de mendel ele estudou com ervilhas se não me engano

(se alguem ai manjar de botânica e quiser explicar melhor seria interessante)

Link para o post
  • Usuário Growroom

perfeito Quil77, F1 não é nada mais que a primeira geração vinda de pais "referenciais"

não diz muita coisa, é só uma referencial

se vc pega um prensado paraguaio e cruza com uma fêmea WW, vc obtém um F1. cruzando os F1 entre si, vc obtém o F2. Cruzando F2 entre si, vc obtém F3.

deu pra sacar?

é só um referencial de cruzamentos entre 'irmãos' a partir de pais referenciais.

Link para o post
  • Usuário Growroom
perfeito Quil77, F1 não é nada mais que a primeira geração vinda de pais "referenciais"

não diz muita coisa, é só uma referencial

se vc pega um prensado paraguaio e cruza com uma fêmea WW, vc obtém um F1. cruzando os F1 entre si, vc obtém o F2. Cruzando F2 entre si, vc obtém F3.

deu pra sacar?

é só um referencial de cruzamentos entre 'irmãos' a partir de pais referenciais.

Exato.

Link para o post
  • Usuário Growroom

Na verdade eh um tipo de referencia a progenie da cruza entre duas plantas. Como ja disseram ae, porem pra se obter a segunda geracao F2 (filhos da F1) , nao necessariamente teriamos que cruzar duas plantas da mesma geração F1.

Por ex:

Sativa P.O (PURA DE ORIGEM) x Indica P.O (PURA DE ORIGEM)

F1 - 1/2 sangue Sativa + 1/2 sangue indica

Se eu pegar essa planta e cruzala com qualquer outra planta no planeta, necessariamente vai se obter uma F2.

1/2 sangue sativa + 1/2 sangue indica X Sativa P.O (novamente)

F2 - 3/4 sativa + 1/4 indica

Existem muitos tipos de cruzamentos que os breeders usam, rotacionado, bidirecional, tridirecional, retrocruzamentos. Tudo isso visando manter a HETEROSE da planta.

Quando se cruzam duas plantas de especies, raças ou linhagens diferentes, se obtem algo que se chama heterose, ou alguns chama de VIGOR HIBRIDO.

Os filhos vao ter a media de producao superior a media dos pais, isso é heterose, isso que da o vigor de crescimento e produção. Por isso que geralmente os cruzamentos comerciais, o cara cruza uma sativa com uma indica. Pois quanto mais discrepantes forem suas carecateristicas evolutivas, maior sera a heterose.

Os packs de sementes comerciais sao F1 em sua maioria. Porem selecionar plantas que sao meio sangue, eh extremamente dificil pois vamos ter na F1 desde plantas identicas a sattivas, identicas a indicas e plantas com valores geneticos diferentes de meio sangue pra cada, pois existe a recombinacao genetica.

Ou seja, cruzando uma sativa e uma indica, a media dos filhos vai ser meio sangue, A MEDIA... Porem vao existir plantas com caracteristicas muito mais sativas, outras muito mais indicas, e isso que torna a seleção dificil.. nao há homogeneidade. E é exatamente essa nao homogeneidade dos alelos da planta que lhe confere heterose (genotipos Aa (heterozigotos) produzem geralmente mais que aa ou AA(homozigotos))

Outra coisa, se voce faz um cruzamento a partir das sementes que comprou, voce esta perdendo a heterose individual da planta sempre, a nao ser que use outra linhagem ou raca bem discrepantes das que usadas para gerar a F1.

Por isso que falam que as F2 nunca sao boas, na verdade a planta esta perdendo heterose, a nao ser que se saiba o que esta fazendo.

Tem plantas comerciais F2, F3, pois sao necessarios varios cruzamentos pra se atingir o que se quer.

raca A x raca B

F1 A/B

Indice de heterose 1

raca A x raca B

F1 A/B x C

F2 (A/B)C

Indice de heterose 1

Agora

raca A x raca B

F1 A/B x A ou B novamente

Indice de heterose 0.66

Sacaram ?

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Salve Mr.Hemp,

Os breeders viajam o mundo todo coletando especies nativas a fim de usar em seus cruzamentos, a maioria tambem vende essas P.O´s.

Porem alguns breeders por conseguir uma linhagem muito boa, nao abrem assim.

Indicas P.O que eu tenho conhecimento:

Afghani (alguns bancos colocam com o nome d Original Afghani)(origem marrocos/afeganistao)

Hindu Kush (a Master Kush é obtida por cruzamento de duas hindu kush selecionadas, então pode ser considera P.O tb)(origem marrocos/afeganistao)

Maple Leaf (origem marrocos/afeganistao)

Citral ou Chitral (Hindu Kush dos montes Chitral no marrocos ou afeganistao, nao lembro)

Maroc (origem marrocos/afeganistao)

Basicamente sao essas ae, como voce pode ver todas provenientes da regiao do marrocos e afgenistao...

Agora, a NORTHEN LIGHTS #5 eu nao sei se eh pure strain (P.O), mais me parece que nao... se alguem souber

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
Salve Mr.Hemp,

Os breeders viajam o mundo todo coletando especies nativas a fim de usar em seus cruzamentos, a maioria tambem vende essas P.O´s.

Porem alguns breeders por conseguir uma linhagem muito boa, nao abrem assim.

Indicas P.O que eu tenho conhecimento:

Afghani (alguns bancos colocam com o nome d Original Afghani)(origem marrocos/afeganistao)

Hindu Kush (a Master Kush é obtida por cruzamento de duas hindu kush selecionadas, então pode ser considera P.O tb)(origem marrocos/afeganistao)

Maple Leaf (origem marrocos/afeganistao)

Citral ou Chitral (Hindu Kush dos montes Chitral no marrocos ou afeganistao, nao lembro)

Maroc (origem marrocos/afeganistao)

Basicamente sao essas ae, como voce pode ver todas provenientes da regiao do marrocos e afgenistao...

Agora, a NORTHEN LIGHTS #5 eu nao sei se eh pure strain (P.O), mais me parece que nao... se alguem souber

Meu rei! entao fica mehor Clonar! q reproduzir, ne? ou reproduzir especies P.O. ! :mellow:

Link para o post
  • Usuário Growroom

Salve legalizeit,

Clonar eh muito melhor do que efetuar cruzas com as plantas compradas, mais isso ae em quesito vigor hibrido.

Voce pode muito bem manter uma cruza dessas plantas que foram compradas, e ir selecionando.... so que da muito trabalho, requer tempo e alem de tudo espaço e luz.

O melhor ainda eh efetivar o cruzamento entre planta puras de origem de racas ou subespecies diferentes. Mais ae entra aquilo, manter umas p.o indicas e umas p.o sativas, fica meio inviavel. E é isso que os breeders fazem.

Agora, voce tem umas plantas ae, muito boas, qualidades de producao muito altas e tal, e quer efetuar um cruzamento nao tem nada contra. A unica coisa eh que por serem ja plantas cruzadas (estou falando de plantas cruzadas, nao as p.O) os filhos das mesmas vao ser bem discrepantes. Vai ter desde 100% sativa ate 100% indica, ae cabe a voce cultivador selecionar as que mantiveram as qualidades produtivas e usar como reprodutoras.

Cabe aqui dizer que pra estabilizar uma raca eh algo que demanda muito tempo, no minimo uns 15 anos. O que eu quero dizer com estabilizar ? Voce pegar uma planta skunk, cruzar com outra skunk femea, e obter uma planta que tem as mesmas caracteristicas fenotipicas de um skunk, sacaram ? Nao vai ter discrepancia, nao vai nascer aquela puta sativona, nem aquela indica de raiz afega. Vai nascer na base fenotipica do skunk, uma planta equilibrada mais pra indica e que produz bem, com a onda sativa e indica.

Espero que tenha ajudado e nao complicado mais a cabeca da galera ahaha

paz

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Deixa eu ver se eu entendi, tô bem chapeize mas vou tentar fazer um esforço...

Se eu cruzar um macho de pastor alemão PURO com uma fêma de labrador PURA, nascem vários vira-latas com características sempre puxando pra pastor alemão, labrador e ambos, mantendo vigor híbrido então seriam todos esse filhotes F1?

Mas aí se eu cruzar QUALQUER um dos filhotes com QUALQUER cachorro puro ou não, vira-lata ou não, vai ser F2 e perder heterose (vigor hibrido)? Aí alguns filhotes já ficam com características muito discrepantes dos pais?

É mais ou menos por aí ou tô viajando muito misturando planta com cahorro?

Link para o post
  • Usuário Growroom

Eh por ae HIGHT, vamos pensar o seguinte, em vez de cachorros que nao sao selecionados por caracteristicas produtivas vamos pensar em um carneiros por ex.

Do carneiro pode se produzir leite, lã e carne.

Pense em duas racas bem distintas do ponto de vista genetico de carneiros, cada uma com suas caracteristicas proprias de producao (leite, carne e lã) e mais caracteristicas ligadas indiretamente a produção (nao morrer no parto, resistir a doencas e parasitas, etc..), so que a raça A produz mais em questao de leite carne e lã e a raça B tem mais caracteristas ligadas a resistir ao ambiente adverso (resistencia a doencas e parasitas, e tal).

Se efetuar a cruza entre as duas raças, os animais F1 (provenientes dessa cruza ae) vao unir as caracteristicas dos dois animais, e ainda se beneficiar da heterose, ou seja, em algumas caracteristicas a media de producao deles vao ser superiores a dos animais que sao seus pais.

Porem tudo depende da qualidade genetica dos pais, nao adianta ter 2 anmais que sao horriveis e cruzalos, vai ocorrer heterose porem o merito genetico dos pais eh muito ruim, o que consequentimente vai afetar seus filhos.

A maior heterose, com maior vigor, sempre se da nos individuos F1. Se voce selecionar nessa F1 dois animais que mantiveram as caracteristicas desejadas e uma producao alta, voce seleciona pra reprodutores, e a partir do cruzamento dos dois voce obtem uma F2. Nesse caso ele vai manter, abaixar ou melhorar as caracteristicas de producao, dependendo dos animais que voce selecionou.

Ae que entra o problema, como voce falou, na F1 vai ter indivios com a media de meio sangue, porem isso eh em media, vao ter indivios que puxam muito de um lado e de outro. Selecionar esses animais eh muito dificil baseado somente no olhar, so no fenotipo do animal. Nao se sabe o verdadeiro merito genetico.

Imagine que o indice de heterose desse cruzamento seja 1.

Agora se voce pegar e cruzar com uma terceira raca, raça C, vai ocorrer heterose, porem num indice menor, por ex 0,6.

O o grande problema em questao eh a selecao de animais meio sangue sacaram ? Voce saber que esta escolhendo boas plantas pra reprodutoras.

Ae na sua F2, vao ter plantas desde a Raca A, ate a raca B, e C, alem de animais bem equilibrados em varias caracteristicas... Como manter uma selecao ?

Nao eh impossivel, eh dificil... Requer tempo, espaco e tal... por isso fica inviavel... mais os breeders fazem isso..

Mais uma coisa, existe a heterose do indivio, e dos parenterais, dos pais.

Se voce cruzar 4 racas

A x B C x D

e os filhos de cada cruzamento A/B e C/D selecionar animais bons (meio sangue, dificil selecao, mais nao impossivel) e cruzalos

Na F2 voce tera um animal com 1/4 de cada raça, mantendo 100% de heterose individual e parenteral.

Tem muito breeder que faz isso.

Peace

• Like 1
Link para o post