Entre para seguir isso  
Mad-Tv

Me Ajudam Na Proporção Do Solo?

Recommended Posts

Saalve!!

Seguinte galera, estou com os seguintes ingredientes para o preparo do meu solo:

Terra Vegetal Westgarden

Humus de Minhoca

Vermiculita

Fibra de Côco Westgarden

Casca de Pinus com carvão hidratado

Argila expandida para o fundo do vaso(na superfície também, para evitar entrada de luz no solo e perda de humidade).

Lí bastaaaaaante sobre misturas de solo aqui, vou postar as que eu encontrei que me agradaram mais:

1 - "30% de terra 20% de vermiculita e 50% de fibra .....ótimo solo !!"

2 - "30 30 30 10, sao 30% terra vegetal, 30% humos de minhoca 30% fibra de coco(melhor que o po de coco) ou fibra de xaxim é mais caro e o xaxim esta em estincao, e 10 de mistura de areia vermelha e vermiculita."

3 - "40% terra vegetal 20%humos d minhoca 20%vermiculita 20%fibra d côco."

Como vocês podem ver, tem bastante variação na proporção que a galera usa, cada um defendendo uma tese, aeração, nutrição inicial, etc...

Qual desses solos vocês acham melhor, ou se tiverem uma nova dica, postem por favor =]

O nº1 parece legal, mas como eu adaptaria o humus e a casca de pinus?

O nº2 me parece ter humus demais, talvez um over de nitro? 30% de fibra parece pouco também, concorrendo com 60% de material que se torna argiloso(humus + terra).

O nº3 parece com o nº2 mas tem ainda menos fibra, até agora é o que eu menos gostei.

A casca de pinus vale mesmo por? Porque ela meio que está entrando na mistura só porque eu já tinha ela aqui.

A fibra de côco, está em imersão pelo terceiro dia, deve ficar mais uns 2~3 dias ainda. Troco a água todos os dias, já fiz imersão em mais de uma hora na água quase fervendo. Espero que com esse método a fibra esteja BEM LAVADA MEEEESMO.

Ah, a semente germinada vai direto para o vaso definitivo, só que eu vou colocar uma pequena camada de terra vegetal acima da mistura para que ela tenha o desenvolvimento inicial sem muitos riscos de exposição ao solo final.

E ae pessoal? Temos algumas receitas aqui, qual delas vocês aconselham mais?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá vendo, a que eu menos tinha gostado, é a mistura que você prefere. Por isso queria sair desse empasse, cada um defende um solo.

Mas diz aí ThiaBo, por qual razão você prefere o terceiro solo?

Tava pensando: Vou fazer 3 vasos no total. Em cada um eu faço uma combinação diferente de proporções e tento comprovar as diferenças.

Mas continuem a opinar

Compartilhar este post

Link para o post

Seu cultivo vai ser orgânico né?

A 1º tinha muita fibra de coco, acho que vai segurar muito pouco os nutrientes pois vai aerar de mais,

a 2º tem muito humos, fais assim 40% terra, 15% humus, 15%vermiculita e 30%coco.

Fala par vc, hoje eu comprei o solo da rendmax floreira e esse é profissa 12 mangos o saco de 25 kg :hihihi:

o west gardem tb é ótimo procure o substrato ao em vez da terra vegetal, :pulafuma:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não tem muito segredo... Nossa planta é uma praga, pega em quase qualquer lugar que atenda alguns critérios:

- Aerado: deve permitir drenagem e oxigenação das raízes, não compactar

- Nutritivo: deve conter nutrientes, seja proveniente de fertilizantes ou de matéria orgânica

- Umidade: deve reter alguma umidade para que as raízes absorvam água

Acabou... Pege um punhado do solo na mão, feche-a e abra. Se o monte de certa forma se desfizer na sua mão, a consistência tá boa, falta saber se ele retém água e possui nutrientes. A minha receita (usei em todos os cultivos até hoje) tá lá no meu tópico se quiser dar uma olhada.

Abraz

Compartilhar este post

Link para o post

É Madtv,

Nem sempre a coisa fica facil quando se tem informações demais , fica dificil de se escolher o solo ideal...

Pense assim...

Qual vai ser o tempo que vc vai ter p/ ficar de olho nas suas filhotas.. seo for ter tempo sobrando, vc pode optar por um solo mais aerado... que apesar de secar mais depressa, vc pode adubar mais e no caso de uma overfet não tera muito problemas em fazer flashs... substrato, vai de " gosto"... Com a nova lei de se poder ter um pé em casa, acho q hj em dia o mais indicado é um cultivo assistido em out... tenha um pé , de sativa bem cuidado em um vaso grande.. ( 20L) vc vai demorar um pouco mais p/ colher ( 40 dias a mais por ai) mas em compensação vai ter fumo p/ te segurar por um tempo)...

Com todo respeito a seus devidos "mixer´s" das receitas que vc optou, acho que em todos os casos esta faltando uma pitada de calcareo dolomitico nelas... ( isso vai evitar flutuações no PH de seu substrato e por fim evitar os famosos problemas de PH)

Com o que vc tem em mão eu particularmente faria o seguinte...

Vermiculita = ( clonagem) não usaria no mix do substrato pois a função de reter agua poder ser substituda pela fibra....e acredito ser o melhor substrato p/ clonagem então reserve o ingrediente que vc vai precisar mais a frente...

P/ um vaso de 20L

14 litros de fibra de coco ( seo for comprada, ja deve estar sem tanino, uma lavadinha de leve ja resolve.)

3 litros de humus

2 litros de terra vegetal

1/2 litro de calcareo dolomitico

misture tudo p/ homogenizar o substrato

1/2 litro de argila no fundo do vaso e sol p/ meninas...

plante a mudinha no meio do vaso e use a casca de pinus como proteção do substrato na parte superior do vaso p/ evitar evaporação...

( esse mix requer 2 regas no final do cultivo em out) uma de manha e uma a noite, pois as raizes vão tomar conta de todo o substrato e com a planta adulta vai secar geral, se vc estiver optando por ferti-irrigar todos os dias a dica é: " jamais deixe seu substrato secar, é nessa hora que rola o overfert")

[]´s e boa sorte no cultivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Zóio, não tava sabendo dessa nova lei não de poder ter um pé em casa, onde vc leu isso?

Valeu!!! :pulafuma:

Compartilhar este post

Link para o post

( na verdade não é que pode..... é que vc não sera enquadrado como traficante...)

seria legal se algum advogado q realmente esteja a par dessa nova lei , colocasse os pingos nos "is" para nós leigos do advogues.....

( eu ao menos estou interpretando dessa forma)

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Zóio meu vaso, acho que é de 10L, vo checar melhor isso. Cara é côco pra porra, eh isso mesmo?

Calcário Dolomítico parece ser importante, ví em algumas receitas ja, acho que vou comprar.

Sponge, valeu os links, aprendi varias coisas novas que eu tava procurando

Compartilhar este post

Link para o post

Mad, e quase que cultivo em fibra.... o humus só ajuda no uesito carbonos ivres no caso... o NPK vc dá com oluçõesnutritivas, ou adubação de sua preferencia...

Bob, pelo que eu entendi a cosa anda meio enrrolada ainda, pois ainda não se dcidiu o "volume" que diferenci o traficante do cultivador ...

é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Entaum zóio, eu naum manjo muito de "soluções nutritivas", última vez que eu fiz fertilização na floração eu matei uma fêmea de overfert.. Tem algum jeito de reter melhor os nutrientes, necessitando menos fertilização?

Compartilhar este post

Link para o post

no stress MAD, quanto menos vc tiver que adubar, mais perigosa sera a adubação... pois vc teria que dar doses maiores... a ideia de vc utilizar fertilizantes em doses menores , porem diariamente sacou?

Arruma um kit de hidroponia ai na sua região.... fala que vai plantar alface, depois é só mudar as concentrações. das soluções madre. ( pois vc vai diluir os sais em garrafas separadamente e misturar no dia da rega apenas o q vc precisa) tipo 50 ml em 5 litros de solução p/ rega..

Se quiser fazer adubação mais concentradas, para não colocar todos os dias ai o mais facil é fazer uma dose de peters quinzenal... ( como esse substrato é muito aerado prefiro usar uma "agua batizada", que doses quizenais ....)

Com esse mix teu vai ter terra vegetal junto , vc pode ir de peters de boa tb q vai rolar..

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Firmeeeeza zóio, entendi a idéia das doses menores. Eu tinha visto, uma pá de gente que cultiva regando com fert sempre, não tinha entendido isso.. agora sim

Eu achei por aqui fertilizantes ouro verde e algumas soluções de raiz.

Peters o único lugar q conheço q vende é a qualifertil lah. Mas cara, to beirando os 500 reais no término da montagem do grow, então cada centavo está sendo extraído de muuuito suor, talvez eu pegue um desses ouro verde, falaram que não é de todo ruim.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae top, fmza???

Eu lí o tópico de cultivo "100% orgânico" que no começo não era bem 100% orgânico. hehe

Pelo que entendi esses ferts são excelentes para a planta pois é a forma natural de suprir os nutrientes, além de não alterar significamente o sabor do produto final, porém demoram diiiiiiiias para começar a fazer efeito.

No meu caso, cultivo em maior parte de coco, será que é o mais indicado?

Por enquanto eu to mais a favor dos solúveis, onde o resultado é quase que imediato, apesar da "toxicidade" se assim podemos dizer. Flushs violentos no final da flora, mais o corte de regas talvez ajude.

Compartilhar este post

Link para o post

faz uma aplicação foliar do fert organico, dilui bem pra nao ficar residuos na planta, assim ela vai absorver muito mais rapido alem de deixa-la insetizada ( ajuda a espantar alguns bichinhus incovenientes ) e o resto você molha a fibra, a sua planta vai absorver pelas folhas e pelas raizes.

Eu faço assim não tenho problema nenhum com elas ( as plantas )

Um abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

A planta também se alimenta pelas folhas, essa eu não sabia mesmo.

Vc diz tipo, esterco diluído em água e vaporizado sobre as folhas?

Compartilhar este post

Link para o post

top,

passa uma receitinha do mix que vc faz com uma proporção p/ diluição em 1L, 10L .... essas coisas, senão ele vai queimar essa planta com torta de mamona...

Eu não utilizo adubação foliar em canabis... então peço a vc que de uma força ae p/ o Mad com essa parte...

( alias o GR não tem nenhum texto com fertilização foliar q funcione bem) se vc tem uma receita p/ fertilização foliar seria muito legal de abrisse um topico mais detalhado, com o titulo de adubação foliar organica... coisa assim... acho que o site é carente nesse assunto... e apesar de ja ter lido q cannabis não gosta de adubação foliar, se vc tem uma que funciona vamos explorar essa area que ainda esta engatinhando...

[]´s

Zóio

Compartilhar este post

Link para o post

Olá zóio! Fiz uma síntese sobre adubação foliar com material que pesquisei na net, achei muuuita coisa interessantíssima sobre o assunto, que inclusive ajuda a sanar dúvidas sobre fertilização em geral. Dá uma olhada no link abaixo.

Top44, se puder, coloque as receitas no tópico:

http://www.growroom.net/board/index.php?showtopic=25007

Compartilhar este post

Link para o post

Estou montando um plantio OUT, estou lendo e estudando aproveitei o tópico para tirar algumas dúvidas.

Primeiramente :

Eu tenho espaço para plantar no chão, porem tenho receio quanto ao flush, vcs rencomendam plantar no chão ? cavando uma cova de 1 metro + ou - ?

COmo faz pra fazer o flush? ja procurei muito isso aqui no forum....

Adquiri Sweet Purple da Paradise Seeds, e KC BRAIN X Brazil todas para OUT

Comprei A Fibra de Coco, Pó de Coco, Substrato Organico, Vermiculita, e tenho A linha PETERS Hi,Starter e Booster:

Quem quiser a linha Peter's tem uma simpática vendedora do Mercado Livre que vende toda linha peters para todo o brasil, sem falar que o preço é muito bom R$6,50 200G de cada um !!!

Quem quiser mais informações por favor entre no link : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-58382523-_JM . Nome dela é Wilma muito gente boa e tem uns preço muito camarada manda pra todo o BR .

Pretendo fazer meu mix de solo com:

Substrato , Fibra de Coco, Pó de Coco e tudo isso no Vaso de Coco ( TIREI ESSAS RECEITAS DO CADU420 no ciclo da POWER PURPLE), pórem ainda não tenho as medias exatas, presciso da ajuda de vocês para concluir esse processo importante.

Eu não pretendo colococar humos e nem terra, queria fazer o mix do solo igual o cadu fez, somente com Coco e Peters nas regas , doses "HOMEOPATICAS" muito pouco pras plantinhas acustumarem

Estou tendo um pequeno problema quanto ao vaso de Fibra de coco( vou deixar ele a fibra de coco durante uns 5 dias trocando a agua para tirar possiveis resíduos de tanino), ele parece um xaxim, mas não tem vasos muito grande, o maior que tem deve ter no máximo 10 litros, mais esse VASO DE FIBRA DE coco não tem ele maior, o que eu faço?

Breve posto as fotos de todo o SETUP, agradeço desde de já a ajuda de TODOS vocês !!

é noissss

Compartilhar este post

Link para o post