Ir para conteúdo
Growroom

Recommended Posts

• 4 years later...
  • Respostas 51
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Então amigos, inspirado no tópico de nosso grande contribuinte Macaled e num tópico do overgrow sobre enraizamento em agua resolvi testar esse método aqui em casa . O método de tirar um galho da p

Então, mano, alporquia é meio diferente de tirar ramos pra clonar. É uma técnica que acho que não serviria pra beque, conheço mais de árvore. Você tira a casca de um ramo, dá uma machucadinha bem feit

Não seria interessante, para essa técnica de copo e água, usar micronutrientes na solução? Fiquei imaginando se não evitaria o enfraquecimento da muda por falta de nutrientes na água...

• 2 years later...
  • Usuário Growroom

EAE JARDINEIRO BOA PRA NOIX LEK EU TBM TIVE SUCESSO COM 2 CLONES MAIS DEMOROU MESMO 1 MES E UNS DIAS NA AGUA E HOJE MESMO TIREI MAIS UNS POR CAUSA QUE MEU GROWN ELA JA TAVA COMO GIGANTE OCUPANDO ESPACO OS 2 QUE TIREI ELA TAVA NA VEGA E TA REVEGETANDO DE BOA SO QUE AGORA ELA TA NA FLORA E TIVE QUE TIRAR UNS CLONES DE CIMA E DOS LADOS POR FALTA DE ESPACO E COLOQUEI ELES NA AGUA PARA ENRRAIZAR MAIS SO QUE ELA JA TA FLORANDO VOU TER QUE REVEGETAR VAMOS VER COMO ELAS VAO SE COMPORTAR

• Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 months later...
  • Usuário Growroom

Entao, eu deixei debaixo de 60 watts de fluor compacta em 24-0 troquei a agua uma vez (pq meu cachorro derrubou o copo)

e oq eu quis dizer com pondo pra ajudar é hormonio enraizador e vermiculita pra tapar o local onde a raiz vai nascer da luz e dar estabilidade à planta, é o metodo dito no tópico do macaled com copinhos de café, é o que eu acredito ser melhor,mais simples, mais garantido e será o proximo que tentarei .

A idéia do teste usando só agua foi pra dismistificar essa coisa do clone, mas tambem foi só a primeira experiencia de um jardineiro iniciante, por isso ainda escrevo certas coisas baseado mais no que li do que testei .

Daqui a pouco tempo poderei dizer as informações com mais certeza de tudo

é essa a ideia mesmo cara, ir aprendendo cada vez mais e de formas simples né, assim todo mundo pode ser um grower, essa é a ideia .

good vibes

amigao a minha ja tem uns caroço branco bem pequeno sera que ja posso por na terra ou espero mais uns dias ?

• Like 1
Link para o post
  • 1 month later...
  • 11 months later...
  • Usuário Growroom

O método de tirar um galho da planta para ser clonado se chama alporquia e esse metodo vêm sendo aplicado à várias espécies de plantas há séculos .

Como se sabe, no passado não tinhamos hormonios enraizadores nem bubblers nem nada, e se tinha grande numero de sucessos usando essa tecnica .

Então, mano, alporquia é meio diferente de tirar ramos pra clonar. É uma técnica que acho que não serviria pra beque, conheço mais de árvore. Você tira a casca de um ramo, dá uma machucadinha bem feita nele, e coloca um pouco de terra, substrato, enraizador, ou o que seja nesse local e fecha com um saquinho, ou com um vaso mesmo, ou garrafa pet.., tipo esses, saca aí:

bonsaimt_alporquia.jpg

1_10foto1.jpg

maro2011003.jpg

Depois de enraizado vc corta e transplanta. Pessoal do bonsai que usa muito disso. No nosso caso é mais uma propagação vegetativa mesmo, ou estaquia.

Só tentando somar com alguma coisa aí mano, sucesso com suas plantas, grande abraço!

EDIT: então, na época ainda não tinha visto alporquia em cannabis, mas tem altos caras aqui da casa mesmo (ex: mogli1) que usam e tem muito sucesso. Pra quem for procurar na rede, o termo em inglês pra alporquia é 'air layering'.

• Like 3
Link para o post
  • 4 months later...
  • Usuário Growroom

Ressucitando o topico, mas pq nunca tinha fragadô esse metodo, vou testar em um galho, depois posto o resultado, não quero mexer com hormonio essas coisas toda.... Salvou meu clone esse topico hahaha

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

na epoca que eu plantava direto fazia assim tambem...começei com gel pra clonagem no sunshine...mas tive sucesso melhor fazendo apenas isso....só que no caso eu pegava um copo cheio de agua embrulhava ele no papel aluminio fazia alguns furos e colocava os raminhos ali....nao tendo luz o sucesso do enraizamento era melhor...

agora que to voltando devagarinho ao cultivo ja ta na hora de fazer isso......é bem tranquilo e funciona quase em todos os raminhos

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

na epoca que eu plantava direto fazia assim tambem...começei com gel pra clonagem no sunshine...mas tive sucesso melhor fazendo apenas isso....só que no caso eu pegava um copo cheio de agua embrulhava ele no papel aluminio fazia alguns furos e colocava os raminhos ali....nao tendo luz o sucesso do enraizamento era melhor...

agora que to voltando devagarinho ao cultivo ja ta na hora de fazer isso......é bem tranquilo e funciona quase em todos os raminhos

é bom mesmo, eu tirei dois clones da minha madre bonsai nesse metodo hahaha, eles ainda estão no copo com agua, mas estão firmes e fortes e verdinhos ainda, assim que as raizes aparecerem eu lanço eles na terra

Link para o post
  • Usuário Growroom

Então, mano, alporquia é meio diferente de tirar ramos pra clonar. É uma técnica que acho que não serviria pra beque, conheço mais de árvore. Você tira a casca de um ramo, dá uma machucadinha bem feita nele, e coloca um pouco de terra, substrato, enraizador, ou o que seja nesse local e fecha com um saquinho, ou com um vaso mesmo, ou garrafa pet.., tipo esses, saca aí:

bonsaimt_alporquia.jpg

1_10foto1.jpg

maro2011003.jpg

Depois de enraizado vc corta e transplanta. Pessoal do bonsai que usa muito disso. No nosso caso é mais uma propagação vegetativa mesmo, ou estaquia.

Só tentando somar com alguma coisa aí mano, sucesso com suas plantas, grande abraço!

EDIT: então, na época ainda não tinha visto alporquia em cannabis, mas tem altos caras aqui da casa mesmo (ex: mogli1) que usam e tem muito sucesso. Pra quem for procurar na rede, o termo em inglês pra alporquia é 'air layering'.

Cara que viagem essa técnica, alguem já tentou nas marias aqui do fórum ?

Paz a todos

Link para o post
  • Usuário Growroom

Não seria interessante, para essa técnica de copo e água, usar micronutrientes na solução?

[]

Fiquei imaginando se não evitaria o enfraquecimento da muda por falta de nutrientes na água...

sim sim, ou ate mesmo fert foliar

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

O método de tirar um galho da planta para ser clonado se chama alporquia e esse metodo vêm sendo aplicado à várias espécies de plantas há séculos .

Como se sabe, no passado não tinhamos hormonios enraizadores nem bubblers nem nada, e se tinha grande numero de sucessos usando essa tecnica

Na realidade se você corta o galho dessa forma o procedimento se chama estaquia.

Alporquia é diferente, se você procurar no google vai ver como é de fato. A alporquia consiste em "ferir" o caule e enrolar a parte "ferida" com terra e um saco plástico preto para evitar incidência de luz. Você só corta o galho quando já houver raízes crescidas.

Edit: Opa, desculpa já colocaram esta informação no tópico e acabei repetindo pois não tinha lido a segunda página ainda.

Editado por persaeddigar
  • Like 1
Link para o post
  • 3 months later...
  • Usuário Growroom

Então amigos, inspirado no tópico de nosso grande contribuinte Macaled e num tópico do overgrow sobre enraizamento em agua resolvi testar esse método aqui em casa .

Como se sabe, no passado não tinhamos hormonios enraizadores nem bubblers nem nada, e se tinha grande numero de sucessos usando essa tecnica .

Bom, oq eu fiz foi o seguinte, cortei as mudinhas com cerca de 7 cm,podei o galho deixando somente as folhas de cima, enchi um copo com agua, pus plastico filme na boca do copo. fiz uns furinhos e passei os galhos por ali, de modo que o cabiinho ficasse quase todo imerso na agua e esperei .

gallery_23859_1017_1131535289.jpg

Hoje é o decimo primeiro dia que as pus na agua, e das 3 que pus uma delas mostrou rais já no 8 dia, ontem tratei de transplanta-la para terra, das outras duas, uma delas é peuqena demais, mas quis fazer o teste pra ver se o galho pequeno enraiza e a outra ainda nao apresentou raizes mas levo fé que vai mostrar, vou dando up aqui de acordo com oq for acontecendo .

gallery_23859_1017_1131535541.jpg

gallery_23859_1017_1131535739.jpg

Agora na terra

gallery_23859_1017_1131536480.jpg

Minhas conclusoes quanto à clonagem e enraizamento sao que para criar raiz o galho precisa de um ambiente muito humido basicamente, a partir disso o que voce for pondo para ajudar tornara a clonagem só mais facil e mais garantida .

É isso ae, espero ter ajudado em algo com minha experiencia .

boas vibraçoes pra geral .

Amigo. 4 dicas :

- Coloque pedaços de carvão (de no máximo 4 cm) dentro do copo; (isso evita que a água apodreça e também alimenta a planta);

- Use copos 'escuros'; (ajuda no enraízamento);

- Tampe com plástico ''preto'' a boca do copo (igual você fez); (use o plástico do saco de lixo preto); (não se esqueça de fazer um furo no meio);

- Deixe em um local que receba muita luz do sol (ou das lâmpadas);

Enfim . [...]

Acho que isso melhoraria muito sua técnica e chances de obter + ''sucesso'' ; ;)

Até .

Juninho Skate

Link para o post
  • Usuário Growroom

Cara, aprendi essa técnica com a minha avó quando criança, ela utilizava para praticamente todos os tipos de plantas com sucesso. Tem uma manha que aumenta muito a produção de raízes, o corte do ramo deve ser feito na transversal, num angulo aproximado de 45 graus e a 1 cm mais ou menos abaixo de algum nó da planta. Tipo, arranca-se um par de folhas bem rente ao caule, de preferência com estilete para escarnificar levemente o nó, e 1 cm abaixo corta-se com o angulo apropriado. Podem testar essa manha juntamente com os outros toques que o pessoal já deu que a diferença será nítida !!! Tanto no tempo de enraizamento quanto na quantidade de raízes e consequentemente no tempo de estabilização da planta no substrato.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Cara, aprendi essa técnica com a minha avó quando criança, ela utilizava para praticamente todos os tipos de plantas com sucesso. Tem uma manha que aumenta muito a produção de raízes, o corte do ramo deve ser feito na transversal, num angulo aproximado de 45 graus e a 1 cm mais ou menos abaixo de algum nó da planta. Tipo, arranca-se um par de folhas bem rente ao caule, de preferência com estilete para escarnificar levemente o nó, e 1 cm abaixo corta-se com o angulo apropriado. Podem testar essa manha juntamente com os outros toques que o pessoal já deu que a diferença será nítida !!! Tanto no tempo de enraizamento quanto na quantidade de raízes e consequentemente no tempo de estabilização da planta no substrato.

Ótima dica, Amigo .

Tirei 2 clones dia 25 e hoje eles apresentaram uma espécie de 'morte', pois as folhas mancharam de preto e murcharam .

Eu acho que eu fiz algo errado ! Não sei se foi o carvão que eu coloquei junto com a água ... sei lá ! Pode ter sido o corte, mas ...

Hoje tirei mais alguns clones ! Eu fiz um corte melhor nestes, e mais em cima . Fiz os cortes de forma ainda mais vertical !

Tentei seguir os procedimentos que eu vi aqui e pela net espalhados .

Peguei 2 potes de maionese e lacrei eles com fita isolante, para não pegar luz no caule do clone, fiz um furo na tampa (por onde

coloquei o caule do clone) ... e coloquei pedaços pequenos de carvão dentro do pote para alimentar as plantas e também para

manter a água boa, já que li que o carvão é bactericida e não deixa a água apodrecer .

Vamos ver daqui há alguns dias o que vai dar estes outros 2 clones que eu tirei .

Tomara que dê certo .

1 eu coloquei direto na terra e os outros demais (uns 4), eu coloquei nestes potes que eu disse .

Quem sabe róla !!! :)

Link para o post
  • Usuário Growroom

Boa .

Eu peguei um pote de maionese (na verdade 2), lacrei com fita isolante e fiz um buraco na tampa do

frasco pra passar o caule do clone . Você sabe me dizer se isso ajudará no enraizamento ? Faz 1 dia .

Eu também coloquei ''carvão vegetal'' dentro do pote com água, pois li que o carvão é antibactericida

e ajuda a água não apodrecer, também fornecendo alguns nutrientes básicos para o clone .

Sabe me dizer se isso é bom mesmo ?

Outra coisa : você borrifa água nas folhas dos clones ?

Eu li que eles absorvem água através das folhas, quando a gente clona .

Isso procede ? E ... se sim, eu uso água normal ou tem algo para misturar na água ? o.O

Link para o post
  • Usuário Growroom

Ótima dica, Amigo .

Tirei 2 clones dia 25 e hoje eles apresentaram uma espécie de 'morte', pois as folhas mancharam de preto e murcharam .

Eu acho que eu fiz algo errado ! Não sei se foi o carvão que eu coloquei junto com a água ... sei lá ! Pode ter sido o corte, mas ...

Hoje tirei mais alguns clones ! Eu fiz um corte melhor nestes, e mais em cima . Fiz os cortes de forma ainda mais vertical !

Tentei seguir os procedimentos que eu vi aqui e pela net espalhados .

Peguei 2 potes de maionese e lacrei eles com fita isolante, para não pegar luz no caule do clone, fiz um furo na tampa (por onde

coloquei o caule do clone) ... e coloquei pedaços pequenos de carvão dentro do pote para alimentar as plantas e também para

manter a água boa, já que li que o carvão é bactericida e não deixa a água apodrecer .

Vamos ver daqui há alguns dias o que vai dar estes outros 2 clones que eu tirei .

Tomara que dê certo .

1 eu coloquei direto na terra e os outros demais (uns 4), eu coloquei nestes potes que eu disse .

Quem sabe róla !!! :)

Olha, é normal as folhas secarem e ficarem com uma aparência feia, só que manchas pretas pode se alguma doença mesmo. Não acho necessário colocar carvão, só água mesmo já rola, mas é importante trocar a água a cada 2 dias mais ou menos. Nesse período não se deve colocar nenhuma lâmpada, nem deixar em contato direto com o sol, só a luz do ambiente mesmo já é o ideal. Dá uma lida nos tópicos de clonagem que muitas das técnicas se aplicam para esse método também !!

Boa sorte aí !!!

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Olha, é normal as folhas secarem e ficarem com uma aparência feia, só que manchas pretas pode se alguma doença mesmo. Não acho necessário colocar carvão, só água mesmo já rola, mas é importante trocar a água a cada 2 dias mais ou menos. Nesse período não se deve colocar nenhuma lâmpada, nem deixar em contato direto com o sol, só a luz do ambiente mesmo já é o ideal. Dá uma lida nos tópicos de clonagem que muitas das técnicas se aplicam para esse método também !!

Boa sorte aí !!!

Boa amigo !

Eu perdi 5 clones tentando com a técnica da água e carvão num pote escuro (isolado com fita isolante), mas

dia 27 agora eu fiz um direto na Terra e até agora está vivo, além das folhas estarem bem saudáveis . [ . . . ]

Tomara que dê certo ! :)

Quanto a questão do Carvão, li que ele faz com que a troca de água (do clone) não aconteça, pois 'mantém'

a água boa sem que ela envelheça . De fato, será que o carvão matou meus outros 5 clones ? Será ??????

Pois o clone na Terra tá indo bem ... [...] #Enfim

Link para o post
  • Usuário Growroom

acabei de retirar 8 clones e somente coloquei num recipiente com água

pretendo trocar a água todos os dias e depois de uns dias

vou botar num substrato com fibra de coco, vermiculita e terra adubada

será que consigo clonar obter sucesso assim?

Sim o negocio é hidratar bem a estaca e depois botar no solo tudo isso com temperatura controlada bem amena se o clone pegar somente lux indireta do sol melhor ou com lampada florecente e melhor ainda e borrifa agua sempre, e como disse o mano Andrerznd com ferte foliar eu uso organomineral, niphokan, N 10 P 08 K08.

• Like 1
Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Sim o negocio é hidratar bem a estaca e depois botar no solo tudo isso com temperatura controlada bem amena se o clone pegar somente lux indireta do sol melhor ou com lampada florecente e melhor ainda e borrifa agua sempre, e como disse o mano Andrerznd com ferte foliar eu uso organomineral, niphokan, N 10 P 08 K08.

Posso hidratar os clones com FERT FOLIAR (borrifar neles) ?

Link para o post