Ir para conteúdo
Growroom

Dica - Como preparar um bom solo.

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Fiz da seguinte maneira:

60% terra vegetal

40% humus de minhoca

Coloquei também umas quatro minhocas por vaso.

Semanalmente aplico fertlizante artificial (biofert plus)

foi muito bom para a planta, como se fosse um anabolizante, cores vivas inacreditável

vale a pena fazer um teste.

vlw

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 535
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um bom solo, quando apertado na mao, forma uma bola que deve se desfazer com um leve toque. Isso mostra que o solo e aerado, porem oferece boa sustentacao. Algumas opcoes de mistura Esta eu acho a

so relembrando: o xaxim esta em extinção , alem de trazer doenças ao solo substitua-o por fibra de coco. []´s

Aí cabrobs: Na semana da troca do fotoperíodo vc procura regar sem muitos nutrientes, como se fosse um "mini flush" para livrar as raízes dos sais acumulados na fertilização do período vegetativo..

Posted Images

• Usuário Growroom

salve salve rapaze!!!

estou com quase tudo pronto p começar

mas tenho algumas duvidas em relação ao preparo de um bom solo,

gostaria de fazer assim:

----- Veg

-----20% terra preta adubada

-----20% substrato biomix

-----30% fibra de coco

-----20% humus de minhoca

-----10% vermiculita

-----2 colheres de calcario domilitico

apos 15 dias SuperGrow(peters) 6-6-7

apos 1 mes Hi-Nitro 30-10-10

----- Flora

-----. 10% terra preta

-----. 20% susbtrato biomix

-----. 30% fibra de coco

-----. 20% vermiculita

-----. 10% humus

-----. 10% torta de mamona

-----. NPk -> BLOSSOMBOSTER 10-30-20

gostaria de Dicas e Sugestões

apos 15 dias de vida, na VEG, gostaria de jogar um peters, tem algum problema??

Super Grow Total 6-6-7

eh proprio p mudas, e quando ela completasse 1 mes

gostaria de acrescentar esse aqui:

HI-NITRO. 30-10-10

gostaria de saber tbm mais ou menos qtidade certa p esse SuperGrow e p Hi-Nitro??

e se realmente eu posso usa-los

se alguem puder me ajudar eh noizes

paz!!!

Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Que q eh um 'solo regado de vermiculita' boris?

Japabrenfa, nunca usei vermiculita mas a galera cabeçuda ta mandando tirar entao tira ehaueha,

quanto a esse humus torta e essa torta de mamona do solo da flora, nao sei se terao mt utilidade afinal c ta dizendo q vai de quimico né. Uso peters tb e vou passar uma planta de um vasinho de 1L q começou a florir faz 15 dias pra um de 8L. Meu solo vai ser 40%terra+humus(já vieram misturados) 60% fibra (25) pó (25) pinus (10)

outra coisa cuidado com esse negocio de quantidade certa disso e daquilo. Cuidado com PH, e com overfert

bom cultivo!

Link para o post
  • Usuário Growroom

Cabradoido, "regado" aqui na área é uma gíria e quer dizer "muita quantidade".

Então no solo que eu fiz, adicionei bastante vermiculita, a idéia era reter água pra espaçar bem as regas.

Fiz o solo com humus, terra vegetal, pó de coco e vermiculita. Era o q eu tinha em mãos no momento da urgência.

Existe essa discussão sobre a vermiculita, sobre compactar o solo ou não. Eu acho que a vermiculita, se usada corretamente, não compacta o solo da forma q o pessoal diz. A vermiculita retem bastante água, mas retem numa "partícula" só, tipo o grão da vermiculita fica encharcado, diferente de quando vc tem uma terra vegetal encharcada, por exemplo.

Pode-se dizer também que o pó de côco tem a mesma função e logo a vermiculita seria dispensável no mix, garanto que sem ela não ficaria tão bom. Outra coisa é que o pó de côco sempre conserva aquela característica de desmanchar quando apertado um torrão.

Sei lá, já usei vermiculita, já parei de usar, e agora usei de novo com o intuito que expliquei acima, até agora a planta tem ido bem no out, as regas estão de 4 em 4 dias e o vaso deve ter uns 12-15 lts.

abraço

Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Não cara.... apesar de ser um materia super leve a caracteristica da vermicolita é de reter em até 8x o seu peso em agua.. sendo ela em particulas pequenas ela entra nos macroporos do substrato e em contato com a agua segur a humidade espandindo-se e tapando os macroporos... no final das contas ela funciona com uma argila especial... ( É USADA EM ALGUNS MIX ) COMO NOS TUBETES DA VERACEL para clonagem de eucalipto mas se tratando de canabis não é indicada naum...

quando falamos " substratos leves " queremos dizer substratos ricos em macroporos e não o peso do substrato propriamente dito....

entendeu?

[]´s

Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

galera....to com uma duvida cruel....meu solo eh limpinho...to esperando as sementes germinarem ainda....(no papel toalha) mas eu to sentindo um cheiro estranho na terra, botando o nariz e respirando fundo...gostaria d saber se eh normal o solo exalar um cheiro estranho...o vaso eh grande...e nele soh tem terra adubada (humus d minhoca) e perlita....soh o q eu faço eh manter ele umido... la soh tem 1 semente q eu pus e nao brotou... to achando estranho esse cheiro...se alguem puder ajudarr agradeçooo!!!!!!!!!! abçç

Link para o post
  • 6 months later...
  • Usuário Growroom

Neste caso...

"Para plantas que estao em vaso definitivo

50% terra adubada

20% vermiculita

10% humus de minhoca

10% esterco bovino ou de aves

10% po de xaxim"

A mistura deve ser feita de forma aleatória, ou tem um esquema certinho? Uma ordem precisa?

Link para o post
  • Usuário Growroom

Neste caso...

"Para plantas que estao em vaso definitivo

50% terra adubada

20% vermiculita

10% humus de minhoca

10% esterco bovino ou de aves

10% po de xaxim"

A mistura deve ser feita de forma aleatória, ou tem um esquema certinho? Uma ordem precisa?

aleatória.. aliás, quanto mais misturado melhor! suas plantas agradecem!! :rolleyes:

[]'s

Link para o post
  • Usuário Growroom

Vermiculita tem que ser no máximo uns 2% do substrato, bem misturada acho que fica legal. Eu antigamente usava vermiculita no solo, com o acúmulo de experiências fui tirando, hoje uso só pra clonar, mas pra quem vai ter dificuldades em regar acho que vale a pena incluir a vermiculita em proporções bem pequenas.

Link para o post
  • Usuário Growroom

Fla pesssoal,

Tenho um amigo que sempre usou substrato solo plantmax 50% e vermiculita 50% e mais nda.. nunca usou nda, nem calcario, nem magnesio, nem enxofre a nao ser peters e flush. Segundo ele com um solo pobre / vermiculita, que é inerte fica facil controlar o crescimento da planta, o q vcs acham? Eu nao tive muito acesso a seu cultivo mas posso dizer q vi algumas vezes elas e viraram arvores, estavam saudaveis verdassas.. Depois agora a pouco tempo ele colheu.. Ja tive problemas com substratos e agora quero fazer dar certo.. o q vcs acham desse 50/50 solo pobre e vermiculita? Posso afirmar q funcinou.. segundo ele tres colheitas ja com essa, mas dae nao achei substrato solo plantmax..

Eu tenho um solo aqui no quintal de csa bem pobre bate sol todo dia ele ja esta meio seco, dae eu penerei ele virou tipo terra poeira mesmo de estrada, misturei com a vermiculita para fazer um teste o q acham pode funcionar?, eu ate medi o ph da agua q escorreu da mistura deu 6,5.

Link para o post
  • 1 month later...
  • Usuário Growroom

bom cada hum tem sua receitapara MIM a que uso eh perfeita.media 70% substrato qualquer 30% hydroplan-ebe umas colheradas de torta de neem...seja germinando, clonando, transplantando para vasofinal etc...nao uso coco, nao uso perlita, nao uso vermiculita e nada ita tb kkkka vantagen do gel que a cada rega ele segura bem os ferts..entao nao perco quase nada no fundo do prato.e tb só biodegrada daqui 5 anos,,, entao eu geralmente nao perco nada,sempre estou reutilizando meus vasos.

Link para o post
  • 2 months later...
  • Usuário Growroom

Achei algumas informações interessantes, sobre minerais que absorvem a agua

Dolomita - ou qualquer material mineral calcário, proporciona boa aeração, drenagem pH alcalino, livre de matéria orgânica e nutrientes.

sub02.jpg

Cascalho lavado de rio - Pedrisco ou areão de rio, normalmente formado por quartzo, proporciona boa aeração, drenagem, pH neutro, livre de matérias orgânicas e nutrientes. Menos indicado para algumas regiões que o cascalho de dolomita, por possuir uma superfície mais lisa, com menor área e, portanto, retendo menos umidade.

sub01.jpg

Terra de cupinzeiro moída - Tem sua composição argilosa, boa aeração, retém boa umidade e nutrientes, compactação moderada (compacta-se em até um ano), tende ao pH neutro, pouco ou nenhum nutriente. È conveniente assar este material depois de peneirado para evitar contaminações e eliminar sementes de plantas indesejáveis. Cupinzeiros de cor mais escura são menos arenosos e tendem a compactar-se ainda menos.

sub06.jpg

Vermiculita - Material de origem mineral com grande capacidade de absorção e retenção de umidade e de nutrientes, pH neutro, isento de nutrientes. Usado somente em vasos muito pequenos (mame) ou em regiões muito quentes, em proporções não maiores que 10% do total da mistura. Pode ser encontrada em casas de agro-pecuárias.

sub08.jpg

Substrato comercial - Do tipo Plantimax, Biomix, etc. Normalmente vem com matéria orgânica “curtida”, incorporada (restos de folhas, madeira, serragem, pó de xaxim) e terra preta. Não utilizar ou evitar os substratos que tenham a adição de adubos (ou adubado). Alguns fabricantes colocam também vermiculita na composição, é bom observar isso e tomar o devido cuidado. Pode ser bem aproveitado para composição se o substrato for para Azaléias, acidificando a mistura. Por aqui uso 1/3 ou ¼ para as mesmas.

Carvão vegetal - Tem certa propriedade fito-sanitária e pode ser usado em até 5% da mistura moída na mesma granulometria dos outros componentes. é bom observar que, entre outros, ele possui aproximadamente 15% de Potássio e que, este nutriente é importante na manutenção estrutural da planta.

Material orgânico - Em geral, restos de vegetais em decomposição e esterco. Rico em nutrientes, pH ácido, grande capacidade de retenção de umidade, compacta-se facilmente. Restos de agulhas e cascas de pinheiro poder proporcionar um fornecimento inicial de micorrizas.

Argila expandida moída – Boas propriedades em retenção de umidade e absorção de nutrientes, boa aeração, pouca ou nenhuma compactação, inerte, pH neutro, isento de nutrientes. Tem uma aparência desagradável por ser cinza escuro, quando quebrada. Outra opção é a Cinasita 500 que é a argila expandida em sua menor granulometria.

sub05.jpg

Tijolo ou telha moído - Boas propriedades em retenção de umidade e aeração, pouca ou nenhuma compactação, inerte, pH neutro, isento de nutrientes.

sub07.jpg

Laterita – Ou laterita mineira. Granulado rico em minério de ferro. Não seria normalmente parte do substrato, mas podem ser usados alguns grãos em Azaléias e plantas com deficiência em ferro. Comumente usado como material em aquário plantado e fácil de ser achado em lojas deste ramo.

Composição final do substrato “ideal”

Eu não diria que exista um substrato ideal, mas sim uma mistura básica para cada região do país (clima) e espécies.

• Like 1
Link para o post