Chu

Dica - Como preparar um bom solo.

Recommended Posts

Amigos, boa noite.

Para um primeiro cultivo comprei o fertilizante biobizz TRY-PACK Basic.

Qual seria a formulação ideal do solo ?

Qual desses abaixo seria a melhor opção afim de evitar dificuldades, overfert etc

Mistura Turfa e Perlita (inerte)
50% de Turfa de Sphagnum e 50% Perlita
» Ver produto

Mistura inerte com côco (inerte)
1/3 de Turfa deSphagnum, 1/3 de Perlita e 1/3 de Fibra de Côco

Mistura Orgânica com Húmus
40% de Turfa deSphagnum, 40% de Perlita e 20% de Húmus de minhoca

Mistura Orgânica com compostagem
40% de Turfa de Sphagnum, 40% de Perlita e 20% de compostagem

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 13/10/2011 at 15:03, Mr. Grower disse:

Depois de zicar meus cultivos com solos problemáticos, final mente fiz uma pesquisa que, compreendesse um solo SIMPLES e FÁCIL, mas claro, com o mínimo necessário para um cultivo orgânico de qualidade:

Nas pesquisas, cheguei à seguintes conclusões:

1 - segundo Cervantes, solo com mais de 30%de PERLITA fica desestruturado.

2 - para boa aeração recomenda-se 50% de solo inerte aerador

Com essas duas afirmações chegamos a Perlita 30% e Fibra de Coco 20%. Agora só falta a parte Nutritiva.

O máximo para usar de torta / farinha seria 10%, cada qual na fase que necessita mais de seu nutriente. (analisando as receitas de solo do Livro de Vidal) Então vamos de 10% de Farinha e 5% de torta na Flora e ao contrário na vega. Usar mais de 20% de Humus pode enlamear demais o solo, então esse é o máximo. O restante pode-se utilizar outras fontes de nutrientes como: estercos

Quanto mais variado forem as fontes nutritivas, melhor será a qualidade do solo. Por exemplo, usar 2 ou 3 tipos de estercos.

Considerando a facilidade de encontrar os produtos que utilizaremos no solo, ficaremos com o esterco de aves. Dessa maneira, receita simples e de qualidade para o solo seria:

VEGA

Perlita 30%

Fibra de coco 20%

Humus 20%

Esterco de aves 15%

Torta de mamona 10%

Farinha de osso 5%

FLORA

Perlita 30%

Fibra de coco 20%

Humus 20%

Esterco de aves 15%

Torta de mamona 5%

Farinha de osso 10%

Colocar, para cada LITRO de solo, 1 colher rasa de calcário dolomítico.

A porcentagem não é POR PESO, mas sim POR VOLUME.

A melhor maneira de fazer a receita é usar a mesma embalagem para medições. Por exemplo: caixa de leite.

Gosto da caixa de leite pois tem exatamente 01 litro. Só recortar o topo dela e usar como medidor.

Dessa maneira, para 10 litros de solo, vc usaria as seguintes medidas:

VEGA

Perlita 3 caixas de leite

Fibra de coco 2 caixas de leite

Humus 2 caixas de leite

Esterco de aves 1,5 caixa de leite

Torta de mamona 1 caixa de leite

Farinha de osso 0,5 caixa de leite

* 10 colheres rasas de calcario dolomitico

FLORA

Perlita 3 caixa de leite

Fibra de coco 2 caixa de leite

Humus 2 caixa de leite

Esterco de aves 1,5 caixa de leite

Torta de mamona 0,5 caixa de leite

Farinha de osso 1 caixa de leite

* 10 colheres rasas de calcario dolomitico

coloquei aqui a receita mais para deixar registrado uma opção

paz

Coloquei essa mistura para "cozinhar" apenas acrescentei um pouco de esterco bovino tb. Devo regar para cozinhar melhor? Revolver periodicamente essa mistura? ou só misturo e deixo quieto? Deixo aberto ou tampado? 2 dias após fazer a mistura, abri o pote para mexer e vi que estava bem suado!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 31/08/2007 at 15:33, injustiça 01 disse:

olha gente...

eu vejo muitas receitas de solo, mas na verdade é mais uma questão de nutrientes, textura, drenagem do q própriamente o que vc vai usar....

receita é meio complicado, mas em jardinagem tem umas dicas básicas q eu naum vejo quase ninguém comentar por aki, intam eu vou comentar... apesar do autor ter falado de leve isso no inicio do tópico.

um bom solo deve ter essas caracteristicas:

- deve possuir a quantidade de nutrientes nescessária ao pleno desenvolvimento da planta.

- deve ser bem "aerado", ou seja, deve ter uma textura que possibilite a troca de gases nas raizes, dizem que um bom solo chega a ter até 25% de ar ( fico devendo essa fonte... eu li em algum manual de jardinagem...acho um pouco exagerado isso de 25% de ar....enfim, tem q ter ar)

- deve ter uma boa drenagem.

ai vc pode misturar o que vc quizer, a dica é a seguinte, vc deve pegar o substrato umido com a mão e apertar a té formar uma bolinha, essa bola deve se unir quando apertada e se soltar facilmente quando pressionada com o dedo...se ela ficar igual argila, vc precisa fazer ela ficar mais aerada, adicionar uma fibra, ou areia... se ela tiver esfarelando sem formar uma bola, sem ficar junto sabe? naum é grudento naum, mas se naum formar uma bolota é pq tem que colocar mais terra, ou humus, ou argila...qq coisa q faça chegar nessa textura ideal.

isso que eu acho o mais importante, vc tem q balancear o solo pensando em nutrientes, e na textura e drenagem, naum importa ai qual receita vc vai usar.

obs: quanto a drenagem do solo, quando vc rega, a pocinha que se forma deve durar no máximo uns dez segundos, e deve sair escoando fácilmente pelo fundo do vaso....vou falar logo de rega tb.

quando se rega uma planta se faz isso bem devagar ( de preferencia) e pelas bordas do vaso ou da cova onde ela está, em vaso só se rega até a agua sair pelo fundo do vaso e assim jah se sabe que toda a terra do vaso está molhada, depois só se molha novamente quando a terra estiver seca totalmente, enfia o dedo e ve se ela ainda está umida pro fundo ou naum...nada de ficar dando agua aos pouquinhos, e nem regar diretamente jogando agua no talo da planta...regando pelas bordas, vc estimula o crescimente radicular por as raizer crescem a procura de agua, e fazendo isso aos poucos vc melhora a absorção de agua pela terra. a agua entrando na terra, é uma fecundação, a próxima vez que regar sua terra, faça no silencio, rege e escute o barulhinho do regozijo da terra sendo fecundada pela agua, vc vai entender.... faz um farfalhar, da terra se saciando, satisfazendo sua sede de agua... é belo!

Ola, sou nova aqui e estou meio perdida.... eu plantei 5 strains ( 3 espécies diferentes ), Germinei no algodão e plantei em copos pl´sticos e passei pra estufa. Apenas 2 começaram a se desenvolver e mesmo assim parecem que estão meio fraquinhas. Eu já descobri lendo aqui que um dos problemas pode ser o solo que não esta aerado como deveria... mas as plantas já estão lá, como eu faço pra resolver ? Posso mexer nelas e trocar de vaso ? Não vou matar elas? Preciso muito que isso funcione, a idéia é fazer óleo para ajudar meu marido com a Esclerose Multipla. Obrigada 

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal,

também tenho meu "ritual" para preparo do meu solo.

Tenho minha composteira, misturo tudo antes de plantar pra descansar, etc...

Porém tenho um amigo que não faz nada disso.

E trago aqui a experiência dele (que não usa internet) para discutir ou ajudar quem quiser testar o simples método dele, coisa que também estou para fazer.

Acontece que o cara usa somente humus. Explico. Ele joga a semente numa terra preta simples pra não "queimar" e depois que ela cresce um pouco (3 pares de folhas) ele joga pro humus e segue até a colheira com água. Nada de fertilizante, nada de carência. Outdoor com humus comprado em horto.

Ultimamente ele aprendeu cha de banana na flora e mamona e osso misturados, mas até então, somente humus.

Simplesmente tem boa colheita sempre.

Legal , né?

É isso. Algum comentário?

Plunct

Compartilhar este post

Link para o post
Em 11/09/2002 at 04:30, Chu disse:

Um bom solo, quando apertado na mao, forma uma bola que deve se desfazer com um leve toque. Isso mostra que o solo e aerado, porem oferece boa sustentacao.

Algumas opcoes de mistura

Esta eu acho a melhor, e simples e eficiente.

40% substrato

30% humus de minhoca

30% vermiculita expandida

Para plantas que estao em vaso definitivo

50% terra adubada

20% vermiculita

10% humus de minhoca

10% esterco bovino ou de aves

10% po de xaxim

Clones precisam de um meio com muita agua e poucos nutrientes.

100% vermiculita

OU

80% vermiculita

20% humus de minhoca

Irei para o meu primeiro cultivo e tem sido difícil tomar decisões, como substratos e porcentagens. Por fim, comprei Terra(o cara me falou que é bem nutrida), farinha de coco(para arear) e farinha de osso + torta de mamona. Alguma dica de como preparar o solo para Automáticas?

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera boa tarde, estou no meu primeiro cultivo indoor.. ganhei umas seeds regulares de um broder, disse ser devils kush... enfim, 58 dias de vega, espero por pra florir em 2 semanas, e gostaria que pudessem me ajudar sobre o que ou qual adubo organico posso adicionar no meu substrato pra pontencializar minha flora?

OBS: meu substrato é o kalango soil, composto por Fibra de coco, perlita expandida, humus de minhoca, residuo orgânico classe "A" (semente, bagaço e engaço de uvas), cinzas, turfa, carvão vegetal (casca de arroz carbonizada), calcario

Compartilhar este post

Link para o post
Em 11/03/2007 at 22:00, jblegaliza disse:

RECEITA DO ANOREXIA PARA PREPARAÇÃO DE SOLOS

Você vai precisar de:

3 partes de terra - essa terra você vai retirar do lugar onde for plantar. Ela deve ser escura e quando molhada deve reter uma parte da água e drenar o excesso. Parece difícil identificar uma terra de boa qualidade mas, em geral, se a vegetação abunda no lugar do plantio e ao seu redor, a terra é muito boa ou excelente.

2 partes de humus de minhoca - um ótimo adubo orgânico presente em toda receita de preparação de solo.

1 parte de perlita - drenagem e aeração.

1/2 parte de vermiculita - drenagem e aeração.

1/2 parte de farinha de osso - fonte de cálcio e fósforo.

1/2 parte de esterco de coelho - o melhor adubo animal. Pode ser trocado por esterco de morcego(não é muito popular no brasil), guano(adubo de aves marinhas) ou outros estercos animais(são menos eficazes).

1/3 parte de farinha de sangue - rica em nitrogênio.

1/3 parte de farinha de algas/algas secas - contém diversos micronutrientes assim como hormônios.

1/3 parte de calcário dolomítico - fonte de cálcio e regulador de pH.

1/3 parte de cinzas de madeira - fornece potássio. Evite cinzas de churrasqueira pois elas contém muita gordura.

1/6 parte de sal de cozinha - fornece sódio, iodo e cloro para as plantas. Pode ser tóxico em quantidades muito grandes, por isso o uso com cautela.

1/5 parte de sal de Epsom - fonte de magnésio, pode ser comprado em farmácias pois tem propriedades medicinais.

Então mano essa receita é o bicho, cria uns montros, bela terra heim.

abraço espero ter ajudado

libertem-na _\|/_

Salve brother!

Tu sabe me dizer se posso utilizar esse solo para automáticas  indoor e se durante a vega e flora posso levar apenas regando, ou seja, sem utilizar fertilizantes?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 17/09/2019 at 16:09, godao disse:

Salve galera boa tarde, estou no meu primeiro cultivo indoor.. ganhei umas seeds regulares de um broder, disse ser devils kush... enfim, 58 dias de vega, espero por pra florir em 2 semanas, e gostaria que pudessem me ajudar sobre o que ou qual adubo organico posso adicionar no meu substrato pra pontencializar minha flora?

OBS: meu substrato é o kalango soil, composto por Fibra de coco, perlita expandida, humus de minhoca, residuo orgânico classe "A" (semente, bagaço e engaço de uvas), cinzas, turfa, carvão vegetal (casca de arroz carbonizada), calcario

Salve Mano! fmz total?! 

Então, seu solo está bem completo,  parecido com o que levo as minhas. Sendo assim, o que  te aconselharia era a não acrescentar  nada no solo e sim fazer um chá de fertilização aeróbica. É o que faço com as minhas só na fase de floração, faço duas aplicações,  uma com 15 dias de flora e outra com 40 dias. O objetivo desse chazao é  alimentar seu solo, dar nutrição paras as vidas q nele habitam,  consequentemente isso irá produZir  os nutrientes essenciais para sua planta seguir firme.  o importante é alimentar os habitantes do seu solo orgânico pois são eles que irão garantir a saúde das suas plantas. 

Da uma lida nesse link, aqui tem várias coisas bacanas, foi daqui q tirei os meus fert e sempre foram sucesso!

espero ter ajudado 

tjm irmao !👊🔥🚀

Compartilhar este post

Link para o post
Em 24/10/2019 at 23:49, nogueira11 disse:

Salve Mano! fmz total?! 

Então, seu solo está bem completo,  parecido com o que levo as minhas. Sendo assim, o que  te aconselharia era a não acrescentar  nada no solo e sim fazer um chá de fertilização aeróbica. É o que faço com as minhas só na fase de floração, faço duas aplicações,  uma com 15 dias de flora e outra com 40 dias. O objetivo desse chazao é  alimentar seu solo, dar nutrição paras as vidas q nele habitam,  consequentemente isso irá produZir  os nutrientes essenciais para sua planta seguir firme.  o importante é alimentar os habitantes do seu solo orgânico pois são eles que irão garantir a saúde das suas plantas. 

Da uma lida nesse link, aqui tem várias coisas bacanas, foi daqui q tirei os meus fert e sempre foram sucesso!

espero ter ajudado 

tjm irmao !👊🔥🚀

Salve nogueira11, obrigado pela resposta, ja estava ate pra desistir haha... entao, como nao obtive resposta rapida acabei iniciando a flora com a mesma terra, sem adicionar nada.. por aqui ja esta fechando a 3ª semana de flora, tudo tranquilo, esqueci de mencionar que levo elas com trypack biobizz (grow, bloom e heaven) desde o 30º dia de vida, atualmente usando 3ml do heaven e quase 2ml do bloom, 1 rega de fert 2 de agua mineral, e assim tem respondido bem...e quanto ao cha de fermentacao aerobica pretendo testar em breve no meu prox ciclo!!! obrigado novamente e seguimos na luta...

Amor a ganja, quem nao planta nao colhe!!!! ansioso pro dia da faca hahaah

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post