Chu

Dica - Como preparar um bom solo.

Recommended Posts

2 horas atrás, gsantos disse:

salve Terraqueo.. pois é irmão, mas no caso eu poderia misturar um solo inerte (perlita, vermiculita e fibra de coco) com adubo organico (humus de minhoca, torta de mamona e terra vegetal) e fertilizar com quimicos controlando ph da agua e da terra ou não seria aconselhavel?

obrigado pelos toques brother.. como disse, to no primeiro cultivo e é tanto informação que acabo me perdendo em uns assuntos

Então gsantos, é possível sim. Seria bom já saber, antes de precisar,  quais fertilizantes. Com esses adubos, vc vai saber quais nutrientes vão ficar faltando para complementar com químico? 

Como é seu primeiro cultivo, não faria essa mistura. Dependendo do fertilizante a ser usado, ele já terá em sua composição elementos que estão na torta de mamona, no humus, etc... e aí seu solo ficará com muito desses elementos. Mas......   pode ser que você prefira adicionar fertilizante após o consumo, pela planta, dos nutrientes do solo. Como vê... nao tem o certo e o errado. Sabendo fazer, a planta pode crescer forte e render bons frutos.

Consulte os diarios de cultivo. O pessoal informa como preparou a terra, se está fertilizando... e pela fotos se vê o resultado. 

E tendo dúvida, é só ir falando. .. Está no lugar certo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Terraqueo disse:

Então gsantos, é possível sim. Seria bom já saber, antes de precisar,  quais fertilizantes. Com esses adubos, vc vai saber quais nutrientes vão ficar faltando para complementar com químico? 

Como é seu primeiro cultivo, não faria essa mistura. Dependendo do fertilizante a ser usado, ele já terá em sua composição elementos que estão na torta de mamona, no humus, etc... e aí seu solo ficará com muito desses elementos. Mas......   pode ser que você prefira adicionar fertilizante após o consumo, pela planta, dos nutrientes do solo. Como vê... nao tem o certo e o errado. Sabendo fazer, a planta pode crescer forte e render bons frutos.

Consulte os diarios de cultivo. O pessoal informa como preparou a terra, se está fertilizando... e pela fotos se vê o resultado. 

E tendo dúvida, é só ir falando. .. Está no lugar certo.

Não faz sentido misturar químico e orgânico. a adubação quimica, por ser muito forte, destrói quase toda a vida do solo, que é a principal fonte de nutrientes para a planta em cultivos orgânicos, e são justamente esses microrganismos que deixam os nutrientes da adubação orgânica assimiláveis pela planta. No cultivo orgânico você alimenta o solo, e indiretamente a planta. 

O cultivo químico você ja libera os nutrientes de forma prontamente assimilável, você alimenta diretamente a planta, o solo nesse caso tem sua principal função como suporte para fixação das raízes e não fornecedor de nutrientes. Se voce usar um substrato inerte, nesse caso, seu cultivo será mais eficiente e mais facil de controlar, por exemplo se voce misturar humus no solo inerte vc estará favorecendo a acidificação e fica mais facil perder o controle. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não existe fertilizante orgânico? Um chá de humus ou fertilizante da biobizz,  por exemplo. Podem ser usados com solo organico! 

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde galera, peço licença pra chegar por aqui.

Decidi o seguinte dimensionamento e gostaria da opinião de alguém mais experiente, por gentileza:

40% Terra Preta

20% húmos de minhoca

20% fibra de coco

20% casca de arroz com estrume de boi.

Tenho cerca de 2 semanas até os COBs chegarem e já quero estar com o solo a espera das minhas meninas, consegui as sementes com um parceiro que comprou no banco da ElevenSeeds. Assim que iniciar meu diário mando o link pra galera acompanhar, um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Em 17/10/2017 at 16:11, AmazonGrower disse:

Boa tarde galera, peço licença pra chegar por aqui.

Decidi o seguinte dimensionamento e gostaria da opinião de alguém mais experiente, por gentileza:

40% Terra Preta

20% húmos de minhoca

20% fibra de coco

20% casca de arroz com estrume de boi.

Tenho cerca de 2 semanas até os COBs chegarem e já quero estar com o solo a espera das minhas meninas, consegui as sementes com um parceiro que comprou no banco da ElevenSeeds. Assim que iniciar meu diário mando o link pra galera acompanhar, um abraço!

Vai ter que associar com fertilizantes pois esse solo não segura um cultivo sozinho 👍

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, weedsboy disse:

Vai ter que associar com fertilizantes pois esse solo não segura um cultivo sozinho 👍

Pois é, to fazendo já, pra compensar essa deficiência de nutrientes aumentei em 20% a quantidade de húmus e diminuir 20% de terra preta, to colocando pó de osso e  mamona pra dar uma ajudada, valeu !

Compartilhar este post

Link para o post

Salve família ,

Tenho uma seeds PUNTO ROJO do banco MSB, penso em fzr meu cultivo usando a técnica de SCROG pois meu espaço é pequeno e improvisado.

TENHO ALGUNS INGREDIENTES MAS NAO SEI O MELHOR JEITO PARA SE FZR A MISTURA

SUBSTRATO(comp. rosa do deserto) - HUMOS DE MINHOCA - FARINHA DE OSSO - TORTA DE MAMONA 

GOSTARIA DE SABER QUAL SERIA A MELHOR MISTURA ? QUANTIDADE..

Vlw 

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal que quer facilidade e usa fertilizantes: Usem apenas turfa de sphagnum (sunshine mix tbem, porem mais caro) e perlita. Soh isso! Vc vai ter um solo inerte e ira fazer a nutricao de acordo com a necessidade da planta.

turfa de sphagnum 50%

Perlita 50%

Mexeu, pronto!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 12/19/2017 at 14:48, GreenRedHead disse:

Pessoal que quer facilidade e usa fertilizantes: Usem apenas turfa de sphagnum (sunshine mix tbem, porem mais caro) e perlita. Soh isso! Vc vai ter um solo inerte e ira fazer a nutricao de acordo com a necessidade da planta.

turfa de sphagnum 50%

Perlita 50%

Mexeu, pronto!

O que você recomenda que eu faça com a nutrição? Eu tenho torta de mamona aqui comigo, tem alguma dica de uso para este solo inerte?

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um solo com turfa 15l + pó de coco 200g + fibra de coco 200g + vermiculita (que já veio misturado na turfa) + humus 500g. Queria ter adicionado perlita, mas estava em falta onde eu compro, será que o coco vai ajudar na falta de perlita? vou deixar sem fertilizante até começar a demonstrar sinais de deficiência, acho que coloquei um pouco a mais de humus do que deveria, mas ainda sim o solo ficou bem leve, vamos vendo o desenvolvimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 11/03/2007 at 22:00, jblegaliza disse:

RECEITA DO ANOREXIA PARA PREPARAÇÃO DE SOLOS

Você vai precisar de:

3 partes de terra - essa terra você vai retirar do lugar onde for plantar. Ela deve ser escura e quando molhada deve reter uma parte da água e drenar o excesso. Parece difícil identificar uma terra de boa qualidade mas, em geral, se a vegetação abunda no lugar do plantio e ao seu redor, a terra é muito boa ou excelente.

2 partes de humus de minhoca - um ótimo adubo orgânico presente em toda receita de preparação de solo.

1 parte de perlita - drenagem e aeração.

1/2 parte de vermiculita - drenagem e aeração.

1/2 parte de farinha de osso - fonte de cálcio e fósforo.

1/2 parte de esterco de coelho - o melhor adubo animal. Pode ser trocado por esterco de morcego(não é muito popular no brasil), guano(adubo de aves marinhas) ou outros estercos animais(são menos eficazes).

1/3 parte de farinha de sangue - rica em nitrogênio.

1/3 parte de farinha de algas/algas secas - contém diversos micronutrientes assim como hormônios.

1/3 parte de calcário dolomítico - fonte de cálcio e regulador de pH.

1/3 parte de cinzas de madeira - fornece potássio. Evite cinzas de churrasqueira pois elas contém muita gordura.

1/6 parte de sal de cozinha - fornece sódio, iodo e cloro para as plantas. Pode ser tóxico em quantidades muito grandes, por isso o uso com cautela.

1/5 parte de sal de Epsom - fonte de magnésio, pode ser comprado em farmácias pois tem propriedades medicinais.

Então mano essa receita é o bicho, cria uns montros, bela terra heim.

abraço espero ter ajudado

libertem-na _\|/_

Não tinha todos os ingredientes então fui colocando o que tinha, no caso da perlita expandida eu n tenho mas tenho vermiculita, mas aí a areia da minha gata  n é bem "areia" são pedrinhas aí eu li e se trata de argila esmectita, ela é menor que a perlita então tive de colocar mais, ao meu ver o solo tá bem areado, coloquei o humus, calcário, farinha de osso, vermiculita, argila esmectita, terra preta e vamos ver o que dá =P.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 19/12/2017 at 13:48, GreenRedHead disse:

turfa de sphagnum 50%

Perlita 50%

Mexeu, pronto!

.

Compartilhar este post

Link para o post

Salve, 

alguem me ajuda ?

to com umas auto e vou jogar em um substrato que imaginei montar assim:

45% húmus, 15% vermiculita 30% Perlita, 10% de turfa

adiciono alguma coisa? Retiro? 

Compartilhar este post

Link para o post

Salve salve meus caros Canabistas

Bom, primeiramente a Cannabis gosta de um solo rico em nutrientes e bem areado, para isso eu venho estudando um mix bom e barato. Cheguei a algumas conclusões e o resultado foi esse

Para fase Vegetativa:

30% Fibra de Coco (Pode substituir por, Caroços de Açaí, Perlita)                            30% Terra Preta (Pode substituir por, Terra Vegetal, Adubo Vegetal, Condicionador de Solo)                               20% Húmus de Minhoca

Torta de Mamona e Calcário Dolomitico, 1 Colher de Sopa p/ cada litro de Solo 

O mix para a fase da Floração é o mesmo você só vai substituir a Torta de Mamona por Farinha de Ossos

Compartilhar este post

Link para o post

Salve manos, estou planejando começar um cultivo no meu armário com umas prenseeds e tava com umas duvidas.
Solo vegetal/ semi inerte é pior indoor se comparado a solos inertes com fertilizantes minerais? (tava pendendo mais pro vegetal por que pelo pouco que pesquisei de preço, os fertilizantes orgânicos saem mais em conta normalmente)

e outra, quando falam de 1 colher de sopa de torta de mamona, farinha de ossos e outros fertilizantes assim, como exatamente é aplicado no solo? dissolvendo na agua de rega?

Vlw desde jah ✌️

Compartilhar este post

Link para o post

Fala rapazes,

Vou levar duas plantas em potes de 1,5L e pretendo fazer este substrato no transplante definitivo:

Terra preta pronta (origem aves)

Húmus de minhoca

Vermiculita/perlita/fibra de coco e extrato de neem (saco pronto Green Power)

Farinha de casca de ovos

Torta de mamona

Farinha de sangue

Casca de pinus queimada

O que vocês acham?

Fiz um chá de casca de banana, casca de maçã e casca de batata + açúcar, fiz pra ver como elas vão reagir.

Noiss

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Raaaaaaça! Td na paz?

Seguinte, estou em busca de fazer um cultivo sem o uso de fertilizantes industrializados e com um solo orgânico feito  de compostagem.
Na compostagem usei restos de verduras, legumes e frutas variadas porém nada do tipo cítrico. Usei tbm terra preta, casca de arros, casca de ovos, humos de minhoca, bagaços de cana  e serragem. Fiz a compostagem em um balde único e  não em três fases como geralmente é feito. Na base do tambor coloquei uma torneira para extrair o chorume da compostagem que sera meu único fertilizante.
Triturei num mixer tudo que juntava de restos de verduras legumes e frutas pq quanto menor forem os pedaços dos alimentos mais rápido o adubo ficara pronto, pois isso facilita a ação das minhocas e dos microbióticos que  é conjunto de micro-organismos  que habitam um ecossistema, principalmente bactérias, mas também alguns protozoários, que geralmente têm funções importantes na decomposição da matéria orgânica e, portanto, na reciclagem dos nutrientes. E tbm desfiei os bagaços de cana e deixei secar no sol por uns dias.
Montei minha compostagem em camadas finalizando com bagaço seco de cana e serragem . 45 dias e meu adubo de compostagem ja estava pronto, consegui coletar 9 litros de chorume e por volta de uns 30 kilos de solo de compostagem.
A única coisa q vou mistura neste solo numa proporção de 50/50 vão ser as perlitas para deixar o solo bem aerado. 
Meu objetivo é ter um solo orgânico, cheio de nutrientes e principalmente com com muita vida habitando nele, ou seja, cheio de minhocas e microbióticos. Pelo que andei lendo, um solo cheio de habitantes é capaz de produzir praticamente todos os nutrientes necessários  para as plantas e tbm esses microbióticos ajudam naturalmente num melhor controle do ph do solo em conjunto com um bom desenvolvimento das raízes, ou seja, solo bem aerado.
Já o chorume  é recomendado usar na proporção de 1/10, ou seja, 1L de chorume para 10L de água. E não é indicado regar sempre com ele. Eu pretendo fazer a rega com o chorume uma vez a cada 20 dias e as outras regas só com aguá.
Li tbm sobre um cházão de melaço que se costuma usar. Mas acho q por ja ter colocado bagaços de cana no meio da minha compostagem, acredito q a taxa de glicose ja esteja no limite e não pretendo usar.
Ah e ja ia me esquecendo, o meu cultivo vão ser 4 pés de automáticas em vasos de 20L, uma Hps 400w,  dentro de um box de banheiro.

Bom esta será minha experiencia desta vez  e um desafio tbm. Não sei se estou certo ou nao. Ainda estou buscando mais algumas informações mas acredito q estou no caminho certo. Então deixo aberto para quem já teve experiencia plantando com este tipo de solos com compostagem e pra quem quiser fortalecer com opiniões, criticas e sugestões. 

Vou deixar dois tópicos que me ajudaram muito na questão de "como construir um solo ótimo" para as Plantas e da importância de um solo populoso e cheio de vidas.

Valeu Raça! Forte abraxxx!

#govegan

Esse tópico é muito foda!

E esse outro é um tópico sobre uma técnica de cultivo chamado NO-TILL. Não vou usar esta técnica de cultivo mas o que achei muito legal e  importante neste tópico foi que ele ja começa falando da importância da construção do solo e a atenção que ele da para esta construção do solo. Vale a pena a leitura tbm.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Olá boa tarde, comprei um substrato que a composição dele é casca de pinus e cinza mais um gel (que parece que é para drenagem) sera que tenho que colocar mais alguma coisa ou so isso ja é suficiente?

Compartilhar este post

Link para o post

Salve, nação! 🙋‍♂️

Primeira postagem no Fórum! Começando meu primeiro cultivo e em fase de construção de um grower. Vamos lá, a minha primeira dúvida: O que seria "NPK 30-10-10 no vegetativo e 10-40-20 na flora"? Sei que tem a ver com alguma proporção de nitrogênio, fósforo e potássio. Mas não entendi, como ler o termo e colocar em prática no solo? 

Já de antemão, obrigado! 

Compartilhar este post

Link para o post

irmao todo fertilizante tem um N(nitrogenio) P(phosporus) K (potassio) que sao basicamente os macronutrientes que as plantas utilizam pra crescer.

no vegetativo a canabis gasta de  muito nitrogenio e pouco fosforo e medio potassio, ja na floracao ela usa pouco nitrogenio medio fosforo e muito potassio! 

e algo proximo disso.

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 01/11/2018 at 17:03, InBrow disse:

Olá boa tarde, comprei um substrato que a composição dele é casca de pinus e cinza mais um gel (que parece que é para drenagem) sera que tenho que colocar mais alguma coisa ou so isso ja é suficiente?

Salve mano, fmz?!
Então lek, isso ainda é pouco, vc precisa montar um solo completo e o substrato ele é só mais um componente que se usa para a construção do solo, manja. Tipo, vc precisa usar outros produtos que forneçam outros nutriente necessários para que a planta se alimente por completa como Terra preta, humos de minhoca, esterco (bovino, de frango, de morcego, e tem ate quem goste de usar de coelho tbm), farinha de osso, farinha de algodão, torta de mamona (não é recomendado o uso para quem tem cachorros ou gatos, pois é toxico e os bixinhos podem comer e morrer). Esses são básicos, ótimos e completos porem não precisar usar todos né. O que sugiro é vc pesquisar sobre esses alimentos que sitei e vem o que melhor se encaixa no tipo de solo que vc quer montar. E vc pode usar esse substrato junto com os outros produtos que vc achar melhor em usar. Sobre esse gel para drenar o solo, não conheço muito bem mas pelo que sei ele serve só para esse tipo de substrato e não para uma mistura com mais produtos no solo. Acho q esse gel não daria conta de drenar um solo completo. O que sugiro para usar na drenagem é Perlita Expandida, eu uso e acho perfeito. Uso numa proporção de 40% de perlita expandida para 60% do solo preparado, misturo bastante os dois num baldão e depois vou enchendo os vasos.
Dos produtos que falei a cima, eu uso alguns mas tbm uso muitos restos e cascas de alimentos (verduras e frutas não acidas)  que seria descartadas no lixo, trituro tudo e misturo no solo já pronto. São nutrientes exceleste para um solo rico, pois alimentam as plantas e o próprio solo como se fosse uma reciclagem de nutrientes pq vc passa a alimentar a vida que habita no seu solo (macrobióticos) e essas vidas vão ajudar a gerar mais nutrientes para as raízes deixando as meninas lindas e nutridas. Se quiser entender melhor e mais detalhado isso, da uma lida num link que publiquei 3 post pra cima. è bem completo e muito interessante. 
Espero ter ajudado!!!
Abraço irmão

👌✌️

Compartilhar este post

Link para o post

@nogueira11 Fiquei curioso em ver sua composteira. Não rola uma foto? Vc ia adicionando os restos aos poucos ou juntou uma quantidade razoável e fez a compostagem? Estou com pensamento de fazer uma no mesmo gênero, sem as tradicionais camadas. 

Compartilhar este post

Link para o post

@nogueira11 Fiquei curioso em ver sua composteira. Não rola uma foto? Vc ia adicionando os restos aos poucos ou juntou uma quantidade razoável e fez a compostagem? Estou com pensamento no mesmo gênero, sem as tradicionais camadas. 

Compartilhar este post

Link para o post