Chu

Dica - Como preparar um bom solo.

Recommended Posts

Em 05/10/2016 at 21:27, maomeno disse:

@Vesgueta mano ta sendo minha dificultade vou ter que comprar pela net essa perlita to completando meu primeiro mes e meu solo ta sem aerador

pode usar isopo(aquelas bolinhas qnd passa o dedo nos lados) e folha secas amassadas pra dar uma amenizada 
pode por argila expandida caso nao consiga as perlitas

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 04/10/2016 at 07:46, maomeno disse:

@icaro420mg irmão como ta indo seu solo ? eu tbm sou iniciante comecei com terra vegetal + humus mas abandonei, a minha terra tava parecendo argila dava pra fazer  casa de joão de barro com a minha terra antiga, agora mudei pra substrato + humus mas acho que ta ruim pq ta começando a surgir mofo na parte de cima e no fundo do vaso :( 

mais tarde posto fotos de como está. Na minha opniao por so pegar sol na parte da manha as minhas estão muito bem hehehhe...

Jaja tiro umas foto e posto ...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá mestres da GR, estou prestes a dar inicio a meu primeiro cultivo e preciso da ajuda de vocês com o solo. Vi que não existe um padrão e como sou meu ogro kkk, tenho medo de que depois da preparação do solo alguma coisa dê errado, tipo overfelt. Recentemente adquiri esses produtos que pretendo usar no solo: Capturar.PNG

Preciso saber a dosagem de cada, se devo usar a torta de mamona logo no inicio e essas coisas. Obrigado a todos!:Pothead:

Compartilhar este post

Link para o post
56 minutos atrás, BlackMamba disse:

Olá mestres da GR, estou prestes a dar inicio a meu primeiro cultivo e preciso da ajuda de vocês com o solo. Vi que não existe um padrão e como sou meu ogro kkk, tenho medo de que depois da preparação do solo alguma coisa dê errado, tipo overfelt. Recentemente adquiri esses produtos que pretendo usar no solo: Capturar.PNG

Preciso saber a dosagem de cada, se devo usar a torta de mamona logo no inicio e essas coisas. Obrigado a todos!:Pothead:

Mas nesse tópico, desde a primeira página, essa pergunta vem sendo respondida. 

Cada um tem uma receita. ..

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, Terraqueo disse:

Cara, eu preciso de ajuda com a quantidade de cada produto dessa lista. Como eu disse anteriormente, sei que não existe um padrão. E o quanto eu devo usar na vega e flora se tratando dos substratos.

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, BlackMamba disse:

Cara, eu preciso de ajuda com a quantidade de cada produto dessa lista. Como eu disse anteriormente, sei que não existe um padrão. E o quanto eu devo usar na vega e flora se tratando dos substratos.

Eu entendi a pergunta. Foi isso mesmo que falei.

Veja na primeira página desse tópico. .. tem algumas receitas e todas com a qdade.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 10/04/2005 at 21:27, VERDIM disse:

so relembrando:

o xaxim esta em extinção , alem de trazer doenças ao solo

substitua-o por fibra de coco.

[]´s

Bom dia @VERDIM, deixa eu aproveitar e tirar uma duvida: Essa fibra de coco é a em pó ou são aqueles bolos de fibra inteira? Imagino que seja a em pó, pois, como iniciante, vejo as fotos e vídeos de misturar todas homogêneas de solo! Desde já, obrigado por compartilhar o conhecimento!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 21/01/2017 at 14:57, Terraqueo disse:

na vega nem precisa farinha de ossos, deixe pra usar quando for fazer a mistura de solo pra floracao, ou se nao for transplantar deixe pra usar quando estiver em floracao, coloque por cima do solo

Compartilhar este post

Link para o post
Em 31/08/2007 at 15:33, injustiça 01 disse:

olha gente...

eu vejo muitas receitas de solo, mas na verdade é mais uma questão de nutrientes, textura, drenagem do q própriamente o que vc vai usar....

receita é meio complicado, mas em jardinagem tem umas dicas básicas q eu naum vejo quase ninguém comentar por aki, intam eu vou comentar... apesar do autor ter falado de leve isso no inicio do tópico.

um bom solo deve ter essas caracteristicas:

- deve possuir a quantidade de nutrientes nescessária ao pleno desenvolvimento da planta.

- deve ser bem "aerado", ou seja, deve ter uma textura que possibilite a troca de gases nas raizes, dizem que um bom solo chega a ter até 25% de ar ( fico devendo essa fonte... eu li em algum manual de jardinagem...acho um pouco exagerado isso de 25% de ar....enfim, tem q ter ar)

- deve ter uma boa drenagem.

ai vc pode misturar o que vc quizer, a dica é a seguinte, vc deve pegar o substrato umido com a mão e apertar a té formar uma bolinha, essa bola deve se unir quando apertada e se soltar facilmente quando pressionada com o dedo...se ela ficar igual argila, vc precisa fazer ela ficar mais aerada, adicionar uma fibra, ou areia... se ela tiver esfarelando sem formar uma bola, sem ficar junto sabe? naum é grudento naum, mas se naum formar uma bolota é pq tem que colocar mais terra, ou humus, ou argila...qq coisa q faça chegar nessa textura ideal.

isso que eu acho o mais importante, vc tem q balancear o solo pensando em nutrientes, e na textura e drenagem, naum importa ai qual receita vc vai usar.

obs: quanto a drenagem do solo, quando vc rega, a pocinha que se forma deve durar no máximo uns dez segundos, e deve sair escoando fácilmente pelo fundo do vaso....vou falar logo de rega tb.

quando se rega uma planta se faz isso bem devagar ( de preferencia) e pelas bordas do vaso ou da cova onde ela está, em vaso só se rega até a agua sair pelo fundo do vaso e assim jah se sabe que toda a terra do vaso está molhada, depois só se molha novamente quando a terra estiver seca totalmente, enfia o dedo e ve se ela ainda está umida pro fundo ou naum...nada de ficar dando agua aos pouquinhos, e nem regar diretamente jogando agua no talo da planta...regando pelas bordas, vc estimula o crescimente radicular por as raizer crescem a procura de agua, e fazendo isso aos poucos vc melhora a absorção de agua pela terra. a agua entrando na terra, é uma fecundação, a próxima vez que regar sua terra, faça no silencio, rege e escute o barulhinho do regozijo da terra sendo fecundada pela agua, vc vai entender.... faz um farfalhar, da terra se saciando, satisfazendo sua sede de agua... é belo!

Lendo e aprendendo....top!!!!

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

salve família! tenho um mix pronto da GreenPower com: - 30% de Perlita Expandida - 50% de Fibra de Coco - 20% de Vermiculita

esse solo é 100% inerte, confere??? será que já posso começar o cultivo com esse solo ou aguardo até conseguir ($) os fertilizantes?? 

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, gsantos disse:

salve família! tenho um mix pronto da GreenPower com: - 30% de Perlita Expandida - 50% de Fibra de Coco - 20% de Vermiculita

esse solo é 100% inerte, confere??? será que já posso começar o cultivo com esse solo ou aguardo até conseguir ($) os fertilizantes?? 

Tudo bem gsantos?

Apesar da fibra de coco possuir alguns minerais, os 3 ingredientes são inertes.

Com 2 semanas de vida suas plantas vão precisar de fertilizantes. 

Boa sorte na empreitada. Abraço. 

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, Terraqueo disse:

Tudo bem gsantos?

Apesar da fibra de coco possuir alguns minerais, os 3 ingredientes são inertes.

Com 2 semanas de vida suas plantas vão precisar de fertilizantes. 

Boa sorte na empreitada. Abraço. 

obrigado pelo retorno mano!! vou esperar a parte financeira dar uma aliviada para poder começar o cultivo então!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2016-10-7 at 12:10, JackFrost disse:

Oi gente eu tenho uma receita, acho que é para todo o cliclo da planta

Fibra de coco (um saco de 30L)

Perlita ( 30 L )

Farina de osso (uma caixinha) C

inza de lenha ( uma ou duas xícaras)

Torta de mamona (uma caixinha)

Calcário dolomitico (1/4 xícara) [se não achar pode ser cal mesmo)

Humus (30 L )

Composto bom, ou essas terra pronta (30L)

Esterco de galinha ( uma sacola de mercado cheia)

O que vcs acham? Será que isso da para ser no Vega e na Flora eu posso usar um solo feito assim, vou fazer e deixar curando por 30 dias...

Muito carregado. Eu deixaria pra colocar farinha de osso, zinca de lenha e torna de mamona durante a vega ou no inicio da flora, pra dar um gás nos nutrientes, mesmo assim em pouca quantidade.

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, Seck disse:

Posso fazer um solo só com terra vegetal e humus? 50% de cada??

11 horas atrás, Seck disse:

Posso fazer um solo só com terra vegetal e humus? 50% de cada??

Seck, não é recomendável. A planta precisa de aeradores no solo p um bom desenvolvimento. Apenas terra e humus o solo ficará compactado.

Nesse mesmo tópico tem várias receitas de solo, caso deseje fazer um cultivo orgânico. 

Compartilhar este post

Link para o post

Só quero registrar uma coisa : uso terra vegetal e húmus em vasos de 25 e 30 litros, desde 2014, e nunca tive problemas, além de 2 colheitas maravilhosas .

Fertilizando com os melhores produtos, claro . E água de torneira, sem medir Ph . Estamos em 2017 e 2018 promete, com os mesmos vasos de 2014 .

Minhas Marias (atuais) tão lá, florindo maravilhosamente lindas e engordando bem, hein . Tem 1 na 6ª semana que tá parruda . Sativona PODADA ! Linda .

Os caras misturam 1 milhão de coisas no solo, depois tem que fazer 1 milhão de coisas (como medir Ph, por exemplo) e corrigir várias deficiências (que vão aparecendo), enquanto eu uso água de torneira e a receita mais básica das básicas, colhendo quase 350gr, 400gr numa planta . ( parem de complicar pros novatos ) . Pelo amor de Deus ! Ainda falam que é a forma mais TECNOLÓGICA de se extrair o melhor da planta . (mentira também tudo isso) .

Me ferrei várias vezes por seguir o conselho desses ai que tem anos e anos de fórum e mete o Einsten da Cannabis .

Já morri com mais de 400 conto de lâmpadas e demais acessórios, porque me disseram que no Out minhas plantas não cresceriam se plantadas em Fevereiro (mentira) . Então por muito ler porcaria de gente que se diz EXPERT, parei de seguir o conselho desses loko ai que quer copiar a GRINGA e ensinar pra novato da pior forma possível, fazendo ele se submeter a erros e desacertos dentro do cultivo, simplesmente porque empirquita todo o solo e depois tem que ir corrigindo isso e aquilo, conforme as Marias mostram nas folhas . Bahhhhh ! Brasileiro AMA complicar tudo .

Olha a Maria de 2016 ai, levada na Terra Vegetal e Húmus :

001_zpsh7g62pip.jpg

Colhida com 11 semanas de FLORA .

JNO01_zps6vpzcrgc.jpg

Pega a visão ! Essa ai deu quase 400gr colhida, curada não sei, porque perdi a cura dela por cabaçada .

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, WeedMan127 disse:

Me ferrei várias vezes por seguir o conselho desses ai que tem anos e anos de fórum e mete o Einsten da Cannabis .

Isso aí weed, o novato perguntou 2 vezes e agora ele conseguiu a informação que precisava.

Parabéns pelo seu cultivo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2016-8-17 at 17:58, icaro420mg disse:

Eu fiz um solo aqui para umas sementes de prensados assim "não irei colocar % pois eu fiz no olho e sou iniciante ainda nesse ramo, mais porem está desenvolvendo super bem.

Mistura 

Terra vegetal
Vermiculita 

Pedrinhas de aquario  rsrsrs usei pq achava q era a perlita desculpe-me a ignorancia.

Humus de minhoca so coloquei por cima

"Lembrando que minhas meninas estão nem com 1 mes ainda e estão crescendo super bem, 

Estou com uma menina aqui que ja está com 1 mes e meio mais ou menos q deixei ela até 1 mes no fundo de uma garrafa pet q improvisei como vaso dai coloquei ela em um vaso permanente mais com terra vermelhha,  ai eu li sobre o assunto e falaram que terra vermelha não é ideal para canabis, nisso que li fui trocala de vaso so que ja não consegui mais achar o final de sua raiz então decidi deixala  so acrescentando uma camada de humus de minhoca por cima.

OBS: TODAS MINHAS MENINAS ESTÃO FICANDO NA MINHA VARANDA E ESTOU FAZENDO ESSSES TESTES COM SEMENTES DE PRENSADO POIS ESTÁ PARA CHEGAR UMAS SEMENTES DE WHITE WHINDOW, WHITE RUSSIAN E ICE E NÃO QUERO FAZER NADA DE ERRADO COM ELAS.

Foto das pequeninas nem com 3 semanas de vida, e a do caixote é a que está na terra vermelha...

13989612_1104448279634820_130924967_n.jpg

14012111_1104448182968163_885359765_n.jpg

14031067_1109187112494270_1467502032_n.jpg

Estão muito bonitas e saudáveis.  Provavelmente o humus é que está dando vigor à planta e alguma coisa na terra vegetal.

Muito legal.  Continua colocando um pouco de humus em cima da terra e com a rega os nutrientes alcançam as raízes.  Dá para levar assim até a floração.

Aí depois é outro assunto...   a planta começa a precisar de arroz e feijão..., ou seja, uma alimentação mais consistente.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2005-6-23 at 09:13, hidrogrower disse:

Aí cabrobs:

Na semana da troca do fotoperíodo vc procura regar sem muitos nutrientes, como se fosse um "mini flush" para livrar as raízes dos sais acumulados na fertilização do período vegetativo...Então este período de 1 semana será suficiente para a planta mostrar se é uma danada ou um macho sacudo fdp! Só depois de uma semana, quando já se viu o sexo e a terra está sem excesso de nitrogênio é que se deve adubar com um aumento de Phosforo

NPk 30-10-10 vegetativo

NPK 10-40-20 floração

queleabraço...

qual dosagem você utilizava?

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia família! to lendo tanta parada que to em parafuso com umas questões.. eu tenho um solo inerte com (30% perlita expandida, 50% fibra de coco e 20% vermiculita) onde botei as prenseeds germinadas no dia 12/06, falaram que nos primeiros 15 dias não é necessário fertilizar (ainda bem pois ainda não chegaram os fertilizantes) mas a pergunta é: estou para comprar alguns outros substratos organicos como humus de minhoca, terra vegetal e esterco de aves para a mistura... com isso, necessito fertilizar as plantas seguindo as tabelas dos fertilizantes mesmo assim? e com essas opções, posso usar qual porcentagem de cada produto para fazer o transplante para um pote maior assim que as plantas estiverem uns centimetros maiores?

desculpa se for algo "simples" mas como disse, to lendo tanta informação "desencontrada" que pra iniciante fica foda ter certeza de algo

bless

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, gsantos disse:

bom dia família! to lendo tanta parada que to em parafuso com umas questões.. eu tenho um solo inerte com (30% perlita expandida, 50% fibra de coco e 20% vermiculita) 

Existem diversas formas, como se fossem linhas de cultivo.

Ha quem ache que o melhor é hidroponica, outros em solo organico (humus, torta de mamona,  farinha de ossos, etc), outros preferem fazer uma mídia inerte e adicionar os fertilizantes ao longo do cultivo. Há quem faça um misto entre solo organico e fertilizantes.... tem muitas formas de cultivar.

Primeira coisa que precisa decidir eh qual linha vc vai seguir.

Você começou um solo inerte e agora não sabe quais fertilizantes usar e nem se coloca adubo.

Como disse,  cada um tem sua preferência. Eu acho o orgânico melhor pq eh difícil faltar nutriente, pouco provável acontecer um overfert. O negócio eh fazer um bom solo e controlar o PH.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2017-6-5 at 05:33, Terraqueo disse:

Isso aí weed, o novato perguntou 2 vezes e agora ele conseguiu a informação que precisava.

Parabéns pelo seu cultivo.

Passa lá no meu diário do Outdoor . Atualizei ele hoje com fotos . :D 

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Terraqueo disse:

Existem diversas formas, como se fossem linhas de cultivo.

Ha quem ache que o melhor é hidroponica, outros em solo organico (humus, torta de mamona,  farinha de ossos, etc), outros preferem fazer uma mídia inerte e adicionar os fertilizantes ao longo do cultivo. Há quem faça um misto entre solo organico e fertilizantes.... tem muitas formas de cultivar.

Primeira coisa que precisa decidir eh qual linha vc vai seguir.

Você começou um solo inerte e agora não sabe quais fertilizantes usar e nem se coloca adubo.

Como disse,  cada um tem sua preferência. Eu acho o orgânico melhor pq eh difícil faltar nutriente, pouco provável acontecer um overfert. O negócio eh fazer um bom solo e controlar o PH.

salve Terraqueo.. pois é irmão, mas no caso eu poderia misturar um solo inerte (perlita, vermiculita e fibra de coco) com adubo organico (humus de minhoca, torta de mamona e terra vegetal) e fertilizar com quimicos controlando ph da agua e da terra ou não seria aconselhavel?

obrigado pelos toques brother.. como disse, to no primeiro cultivo e é tanto informação que acabo me perdendo em uns assuntos

Compartilhar este post

Link para o post