Chu

Dica - Como preparar um bom solo.

Recommended Posts

bicho, sei nao, 8 partes das 16 citadas sao esterco... seja de boi, miconhca, galinha, morcego..... terra 50% de humus nunca usei nem li nesse topico. o meu medidor de terra DOCTOR PLANT só marca 7 e nem uso mais.... ve a tua agua de saida, faz um flush e analisa essa agua... eucolocaria ao menos fibra e pó de coco ae!!! mas se seguiu bem vai vendo ae. abraço.

Salve!

Pode crer, mutante. Já outdoor só usando terra e fertilizante, nunca me preocupei em estudar muito. Agora é a primeira experiência indoor vejo que as coisas são bastante diferentes, tenho procurado estudar mais.. Também achei que me passei no substrato, havia mentalizado porções diferentes. Porém, está havendo bons resultados. Por alguns motivos pensei em reiniciar o processo, mas acabei dando continuidade pelo ganho da experiência e agora vejo que está saindo tudo bem. Estou sendo bastante cuidadoso.

Percebi que nessa proporção o solo ficou suficientemente aerado e bastante nutritivo, pois as plantas estão com ótima cor. O que tive que fazer foi uns dois flushes para retirar a oleosidade do esterco bovino que estava em excesso, dava pra perceber no fluxo da entrada e saída água (salvo engano é a chamada percolação).

Depois disso resolveu o amarelamento que ameaçou aparecer nas pontas. Normalmente rego dia sim / dia não.

Valeu, prezado. Abraço!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho uma duvida !

a areia eu devo misturar junto com a terra e a vermeculita, fibra de coco e etc ?

ou devo coloca apenas uma camada de areia ?

abraços, espero ajuda wink.gif

voce mistura tudo e deixa por uns 15 + dias quanto mais dias maior a biodiversidade do solo !

30% terra preta

30%substrato de coco

20%humus de minhoca ou turfa se usar a turfa nao precisa da colher de torta de mamona

20%vermiculita ou perlita

1 colher de sopa calcario domilitico

1 colher de sopa torta de mamona (vega) farinha de osso (flora)

da pra segura os primeiros 30 dias sem fert de boa !

Compartilhar este post

Link para o post

eu n entendi c a vermiculita humus e o substrato devem ser todos misturados antes de por no vaso ou posto em camadas.....primeiro cultivo mal as pgta boba !! hehe

voce mistura tudo e deixa por uns 15 + dias quanto mais dias maior a biodiversidade do solo !

30% terra preta

30%substrato de coco

20%humus de minhoca ou turfa se usar a turfa nao precisa da colher de torta de mamona

Compartilhar este post

Link para o post

salve galera !!

intao fikaria mais ou menos assim ?

- pedrinha e areia no fundo do vaso

- vermiculita por cima (30%)

- humus dps (30%)

- e por ultimo a camada de substrato (60%)

ta ai um bom solo ? ou algumas mudanças ai ???

Valeu !!

good vibes

30% terra preta

30%substrato de coco

com a terra feita dese jeito nao precisa das pedrinhas no fundo do vaso !

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso de uns toks em relação ao solo q irei usar nas minhas plantas:

Tenho os seguintes ingredientes:

Terra preta adubada( com esterco de boi)

humus de minhoca

calcario dolomitico

torta de mamona

fibre de coco

vermiculita

farinha de osso

minha duvida é quanto a quantidade de cada ingrediente...alguem pode ajudar?!?

30% terra preta

30%substrato de coco

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal so uma duvida com a medida para solo de vcs

Tem alguns aqui que ao falar as medidas , falam "partes" , como assim ? Cada parte tem quantos em unidade de medida ? Qual o total da medida do qual essas "partes" fazem parte ?

Ex:

3 partes de terra

1/2 parte de fibra de coco

..

Compartilhar este post

Link para o post

Stort, tanto faz o tamanho da 'parte'... Pode ser 1 copo, 1 litro, 1 galão, 10 litros... A 'parte' é só pra dar a noção de proporcionalidade, quanto fica ao gosto do freguês.

Compartilhar este post

Link para o post

Stort, tanto faz o tamanho da 'parte'... Pode ser 1 copo, 1 litro, 1 galão, 10 litros... A 'parte' é só pra dar a noção de proporcionalidade, quanto fica ao gosto do freguês.

s soh saquei , vlw mano james ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Cada ano eu melhoro ou modifico meu solo, uso vaso chamado pote mole, e planto ao sol. out-door. já usei substrato com areia e vermiculita, todas cresceram mas precisei de um pouco mais de fertilizante.

No ano seguinte coloquei mais vermiculita (50%) e terra normal peneirada, no fundo argila expandida. Apos 2 ou 3 meses o solo foi prensando e o vaso que estava bem cheio ficou com aproximadamente 70% do volume, ficou difícil da raiz absorver os nutrientes. esse ano usei fertilizante mineral.

Na outra primavera usei uma mistura mais rica tentando não precisar de fertilizante, usei vermiculita (25%) húmus (25%) pedra de aquário cor bege (25% em volume) Substrato do melhor q achei pra comprar. esse foi o melhor ano só fertilizei no inicio da floração e nada mais.

Agora vi pra comprar na loja especializada em cultivo indoor um substrato de R$8,00 o Kg e perlita no lugar de vermiculita, os colegas conhecem esses produtos? opinião sobre eles?

Compartilhar este post

Link para o post

Cada ano eu melhoro ou modifico meu solo, uso vaso chamado pote mole, e planto ao sol. out-door. já usei substrato com areia e vermiculita, todas cresceram mas precisei de um pouco mais de fertilizante.

No ano seguinte coloquei mais vermiculita (50%) e terra normal peneirada, no fundo argila expandida. Apos 2 ou 3 meses o solo foi prensando e o vaso que estava bem cheio ficou com aproximadamente 70% do volume, ficou difícil da raiz absorver os nutrientes. esse ano usei fertilizante mineral.

Na outra primavera usei uma mistura mais rica tentando não precisar de fertilizante, usei vermiculita (25%) húmus (25%) pedra de aquário cor bege (25% em volume) Substrato do melhor q achei pra comprar. esse foi o melhor ano só fertilizei no inicio da floração e nada mais.

Agora vi pra comprar na loja especializada em cultivo indoor um substrato de R$8,00 o Kg e perlita no lugar de vermiculita, os colegas conhecem esses produtos? opinião sobre eles?

Perlita funciona como aerador, eu particularmente gosto muito, e uso bastante no meu solo que é organico. Perlita é um material inerte. A vermiculita eu utilizo pouco, a função principal de reter água/umidade, mas muitos disseram para tomar cuidado com a vermiculita pois se usada em grandes quantidades pode reter água/umidade em excesso, portanto eu optei por utilizar uma pequena proporção de vermiculita.

Meu solo é basicamente:

10% fibra de coco (inerte)

20% terra preta (N)

20% húmus de minhoca (N)

20% vermiculita (inerte)

30% perlita (inerte)

E sempre misturo no solo porções de torta de mamona, farinha de ossos e calcário dolomítico. Comigo está funcionando bem.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Galera me da um help ai por favor.
Tenho uma grande quantidade de solo que já utilizei (acredito que esteja contaminado, muito fert para Vega e Flora), será que se utilizar o fert Final Phase e fazer alguns flush o solo pode ser reutilizado ou devo fazer uma caixa de compostagem??

Qual a melhor forma para poder reutilizar o solo?

Abraço e desde já agradeço a atenção!!

Compartilhar este post

Link para o post

Flush bem lentamente com 4x o volume em água. Depois estica o substrato em uma lona ou superfície e deixa secar 100% (sol ajuda). Quando tiver completamente seco pode fazer mais um flush pra garantir. Daí faz uma fertilização amena da tua preferência (humus, chás aeróbicos, ferts químicos...) e deixa o solo descansar umas semanas já no vaso, mantendo úmido.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Flush bem lentamente com 4x o volume em água. Depois estica o substrato em uma lona ou superfície e deixa secar 100% (sol ajuda). Quando tiver completamente seco pode fazer mais um flush pra garantir. Daí faz uma fertilização amena da tua preferência (humus, chás aeróbicos, ferts químicos...) e deixa o solo descansar umas semanas já no vaso, mantendo úmido.

Muito obrigado pela dica Plant!!

Farei hj msm!!

Compartilhar este post

Link para o post

EAE GALERA DA GANJA !

To com uma dúvida aqui, minha semente gemino no papel toalha e depois passei para um vasinho com sunshine mix 6 com um pouco de permita e vermiculita.

Queria saber se para o transplante precisaria de mais algum complemento ou se essa combinação está boa, e também saber se é errado colocar ela para crescer inicialmente na sunshine ou se é melhor deixar ela só no húmus e passar para a sunshine somente no transplante ?

Abraço galera, fiquem na paz !

_\|/_

Compartilhar este post

Link para o post

EAE GALERA DA GANJA !

To com uma dúvida aqui, minha semente gemino no papel toalha e depois passei para um vasinho com sunshine mix 6 com um pouco de permita e vermiculita.

Queria saber se para o transplante precisaria de mais algum complemento ou se essa combinação está boa, e também saber se é errado colocar ela para crescer inicialmente na sunshine ou se é melhor deixar ela só no húmus e passar para a sunshine somente no transplante ?

Abraço galera, fiquem na paz !

_\|/_

Humus é muito forte, não tenta nunca usar puro, quanto mais pra semente recém germinada.

Se tu tem uma boa linha de ferts, pode seguir só com esse solo, mas ele é inerte. Se não quiser fertilizar tanto prepara um solo mais panca, com humus, estercos, farinhas... E deixa descansar pelo menos 1 mês, mantendo úmido. Solo inerte não precisa descansar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Humus é muito forte, não tenta nunca usar puro, quanto mais pra semente recém germinada.

Se tu tem uma boa linha de ferts, pode seguir só com esse solo, mas ele é inerte. Se não quiser fertilizar tanto prepara um solo mais panca, com humus, estercos, farinhas... E deixa descansar pelo menos 1 mês, mantendo úmido. Solo inerte não precisa descansar.

Valeu pela ajuda irmão !

Estou no segundo cultivo (o primeiro não vingou) matei minha planta por colocar torta de mamona antes da 3 semana.

Estava em um pc grow, montei tudo certinho mais acho que também pequei um pouco na iluminação !

Depois disso li bastante e adquiri bastante conhecimento que eu não tinha na primeira tentativa, mas fico um pouco com o pé atrás em mexer com os ferts.. Acho o assunto muito confuso e tenho medo de dar um overfert.

Se pro transplante eu misturar mais ou menos 55% sunshine mix, 30% de perlita, 10% de húmus e 5% de torta de mamona quais seriao os ferts necessários e como é de quanto em quanto tempo deverei usá-los.

OBS.: dessa vez será outdoor (laje).

Abraço irmão !

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Tosh e demais do growtoom.

Frequentei por muito tempo esse tópico para, como principiante, saber como preparar um bom solo.

Bem... o aprendizado foi muito útil e retorno agora p apresentar a receita que eu usei e que estão me rendendo bons frutos.

Colaboro dessa forma com os demais q estão começando depois de mim.

Coluna da esquerda é a medida usada em LITROS (uma caixinha de leite).Coluna da direita é % com relação ao total.

Total de 25,6 Litros

6 Perlita 23%

3 Fibra de coco 12%

1 Vermiculita 4%

6 Terra 23%

6 Humus de Minhoca 23%

2 Torta de mamona 8%

0,5 Farinha de ossos 2%

1 Esterco de aves 4%

0,1 Calcário 0% (No meu solo usei 0,5 Litros de Calcário. Acredito que reduzir para 0,1 é melhor)

Essa receita acima me rendeu de 5 a 6 vasos de 7 litros que estou usando para VEGA e FLORA. Recomendo !!!

Até hoje não houve carência das plantas, PH bastante estável.Receita super boa. Estou com plantas com 2,5 e 3,5 meses e até hoje a terra está nutrindo as plantas.O solo está aerado mas, não está demais. Solo muito aerado demanda um numero maior de irrigações, oscila mais o PH, fica com menos nutrientes...

Gostei da sua receita e vou fazer o mesmo. Você faz o uso de fertilizantes na vega e flora? qual? O que mais é feito durante o processo para colher bons frutos? Flush? Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Eaai groweeers, tranquilidadee, entao començando agoraa gostariia de umas dicas ! teria ja como fazer apenas um vaso unico do começo ao fiim , eu usaria :

fibra de coco (inerte)

terra preta (N)

húmus de minhoca (N)

vermiculita (inerte)

perlita (inerte}

mas nao tenho uma noção de qntidade para usar em um vaso de 8llitros, e como faço a mistura ? em um saco plastico ? tenho q deixar a terra descançar ? pf rapaziada da uma força

jah blees

Compartilhar este post

Link para o post

Salve Titichong..

Usando todos componentes no total fica mais ou menos assim:

Terra Preta 40%

Perlita-------40%

vermiculita--5%

Fibra coco--5%

Humus minhoca 10%

Detalhe: Fibra e Perlita tem a mesma função,aerar o solo facilitando o crescimento da raiz, pode dispensar a fibra e jogar a porção 5% para a perlita que fica Ótimo!

Abraço

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

o solo é a base do cultivo, errei a mão dessa vez e fudeu tudo.!

Mas errar a midia faz vc caprichar na sequencia! P'ra quem NÃO tem acesso a perlita, pode compensar com o coco,

NUNCA exagere na vermiculita com terra, no max 10% ! vermiculita é bom é com coco!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu coruja verde ! estarei providenciando os mesmo ! agradeece ! boooooooooooooa buds praaaa GERAAAL !

BASTA NO CRIME ORRGANIZADO ! VAMOOOOS PLANTAR ! AUTOSSUSTENTO É OKE AH !

Compartilhar este post

Link para o post

Galera boa noite

Fiz uma mistura seguinte:

3 partes de terra
2 partes de humus de minhoca
1 parte de perlita
1/2 parte de vermiculita
1/2 parte de farinha de osso
1/2 parte de esterco de gado
1/3 parte de torta de mamona