Chu

Dica - Como preparar um bom solo.

Recommended Posts

Solo de maconheiro marinheiro de primeira viajem:

30% Pó de Coco

40% Substrato Vitaplan (Orquideas e Bromélias)

20% Humus de minhoca

10% Torta de Mamona

Lavei o pó de coco com água fervendo, só acho que exagerei na Torta de Mamona, será que consigo levar com um solo assim?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peço uma contribuição dos mais experientes.

Fiz um mix de 50% vermiculita e 50% terra da marca TERRAL.

Das 9 sementes, 4 germinaram e então travadas.

Uma delas está a 15 dias no primeiro par de folhas. As demais a 1 semana tb no primeiro par de folhas.

Triste.

Pergunto.

Será culpa desse meu mix????

Olá terráqueo.. primeiramente, para germinação de sementes e crescimento dos primeiros dias.. aconselho você a pegar uma terra boa ( em qualquer lugar ) não comprada.. pode ser até barro como no meu caso.. terra vermelha, e colocar em um vaso 15 dias antes.. fazendo um flush nela com água da torneira todos os dias.. pra depois você colocar uma semente germinada na mesma.

moral da história.. após a germinação a planta precisa de nutrientes do próprio solo, minerais que o compõem. Solo fofo, aerado, úmido, e de preferência onde tenha contato indireto com luz solar.. essa é a minha dica para germinação..

logo após 20 dias de crescimento eu aconselho a você transplantar para um solo mais planejado..

Espero ter ajudado !! keep growning GuYs!!

boas vibes =)

Segue anexado link do meu cultivo..

http://www.growroom.net/board/topic/54360-diario-do-worm/#entry1130788

Compartilhar este post

Link para o post

Solo de maconheiro marinheiro de primeira viajem:

30% Pó de Coco

40% Substrato Vitaplan (Orquideas e Bromélias)

20% Humus de minhoca

10% Torta de Mamona

Lavei o pó de coco com água fervendo, só acho que exagerei na Torta de Mamona, será que consigo levar com um solo assim?

só acho que você deveria colocar 40% perlita ao invés de um substrato pronto.. e fibra de coco, ao invés de pó... abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um solo com:

50% Sunshine 6#

40% Perlita

10% Humus

O que acham? vou deixar descansando uns 20 dias.

e ai manga, sunshine#6 é bacana, mas ele já é bem aerado.. então não tem tanta nessecidade de colocar 40% perlita.. mas ficou bacana..

tenta fazer outro vaso com 50% sunshine, 20% humus, 20% perlita, 10% fibra de coco! ai vai ficar filé..

depois que a muda estiver um pouco maior, adiciona umas pedrinhas de aquário por cima

abç

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Salve growers! Sou novo no fórum, porém venho acompanhando há algum tempo. Fiz a preparação do solo recentemente com a seguinte composição:

40% terra vegetal

30% fibra de coco

10% adubo orgânico de aves

10% humus de minhoca

05% torta de mamona e

05% farinha de ossos

Será que esse é um bom solo para o período vegetativo?

Abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Tosh e demais do growtoom.

Frequentei por muito tempo esse tópico para, como principiante, saber como preparar um bom solo.

Bem... o aprendizado foi muito útil e retorno agora p apresentar a receita que eu usei e que estão me rendendo bons frutos.

Colaboro dessa forma com os demais q estão começando depois de mim.

Coluna da esquerda é a medida usada em LITROS (uma caixinha de leite).Coluna da direita é % com relação ao total.

Total de 25,6 Litros

6 Perlita 23%

3 Fibra de coco 12%

1 Vermiculita 4%

6 Terra 23%

6 Humus de Minhoca 23%

2 Torta de mamona 8%

0,5 Farinha de ossos 2%

1 Esterco de aves 4%

0,1 Calcário 0% (No meu solo usei 0,5 Litros de Calcário. Acredito que reduzir para 0,1 é melhor)

Essa receita acima me rendeu de 5 a 6 vasos de 7 litros que estou usando para VEGA e FLORA. Recomendo !!!

Até hoje não houve carência das plantas, PH bastante estável.Receita super boa. Estou com plantas com 2,5 e 3,5 meses e até hoje a terra está nutrindo as plantas.O solo está aerado mas, não está demais. Solo muito aerado demanda um numero maior de irrigações, oscila mais o PH, fica com menos nutrientes...

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Salve salve >!!!!

Então rapa,eu uso um solo bem inerte 50%perlita 50%fibra de coco granulada,mais quero mudar,pq acho que as plantas podem continuar se alimentando,enquanto eu nao fertilizo.!

Então vamos la estou pensando em adicionar, turfa e humus de minhoca.!

Oq vcs indicam,pq o humus de minhoca da uma acidificada no solo correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Salve salve >!!!!

Então rapa,eu uso um solo bem inerte 50%perlita 50%fibra de coco granulada,mais quero mudar,pq acho que as plantas podem continuar se alimentando,enquanto eu nao fertilizo.!

Então vamos la estou pensando em adicionar, turfa e humus de minhoca.!

Oq vcs indicam,pq o humus de minhoca da uma acidificada no solo correto?

E ai maninho, pois entao o humus de minhoca quando adicionado na terra é bom deixar ela descansar por no mínimo uns 15 dias para o solo estabilizar o PH e assim poder começar o cultivo de uma forma mais segura

Compartilhar este post

Link para o post

Galera tenho uma dúvida sobre solo.

Então a mistura

15kg terra preta (peguei num sitio)

3kg areia de rio (sem perlita na city)

2kg humus

1 pct. fibra de coco picada lavada etc..

ai vai a cagada minha creio, coloquei 1 pct. de torta de mamona e 12 colheres rasas de farinha de osso e ali mesmo coloquei minha muda de 3 dias

e ainda tem pequenas raizes, pois peguei essa terra próximo a uma mexeriqueira..

OQUE DEVO FAZER?

VLW

Compartilhar este post

Link para o post

Galera tenho uma dúvida sobre solo.

Então a mistura

15kg terra preta (peguei num sitio)

3kg areia de rio (sem perlita na city)

2kg humus

1 pct. fibra de coco picada lavada etc..

ai vai a cagada minha creio, coloquei 1 pct. de torta de mamona e 12 colheres rasas de farinha de osso e ali mesmo coloquei minha muda de 3 dias

e ainda tem pequenas raizes, pois peguei essa terra próximo a uma mexeriqueira..

OQUE DEVO FAZER?

VLW

Aconteceu alguma coisa com a sua planta ?

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera, to com meu pc grow no jeito ja e 5 sementes de pren germinados.

To precisando fazer o solo e li muito sobre mas tenho algumas dúvidas, se puderem me ajudar eu agradeço

Tenho: terra vegetal, humus de minhoca, farinha de osso e argila expandida (foi o que encontrei na cidade, esta foda aqui para achar outras coisa)

Voces acham que da conta?

pensei em 20% argila expandida 20% terra vegetal 30% humus de minhoca e 30% farinha de osso.

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera, to com meu pc grow no jeito ja e 5 sementes de pren germinados.

To precisando fazer o solo e li muito sobre mas tenho algumas dúvidas, se puderem me ajudar eu agradeço

Tenho: terra vegetal, humus de minhoca, farinha de osso e argila expandida (foi o que encontrei na cidade, esta foda aqui para achar outras coisa)

Voces acham que da conta?

pensei em 20% argila expandida 20% terra vegetal 30% humus de minhoca e 30% farinha de osso.

obrigado

Não bota 30% da farinha de osso não, bem menos, uns 5-10%, talvez ate menos.

A argila expandida ajuda bastante na drenagem do solo, mas precisa de algum agente pra aerar o solo, perlita, vermiculita ou fibra de coco(essencial na minha opiniao)

Compartilhar este post

Link para o post

quanto tempo 50% perlita + 50% sunshine 6 aguenta sem fert num pote de sorvete?

Depende de vários fatores, mas acima de tudo levo no tato, quando a planta começar a demonstrar algum sinal de fome ou caso esteja com desenvolvimento lento.

Normalmente no vaso definitivo de sunsinhe + perlita começo a fertilizar após a segunda semana.

Ahh, e sempre começo do menos para o mais, ou seja, começo fertilizando com 1/4 da dose, no caso de peters 10-30-20 flora, até chegar a 2g / Litro, antes das duas ultimas semanas de floração.

Compartilhar este post

Link para o post

To tentando começar meu primeiro grow, se tudo der certo em breve tem mais um diário de guerrilha, peguei umas sementes que tinha guardadas aqui faz tempo e coloquei pra germinar num pote fechado com papel toalha encharcado num lugar do lado do pc que fica quente. Como não tava botando fé, coloquei umas 50 sementes maioria prensado, umas de murruga genérica hahaha pra minha surpresa germinaram muitas, hoje passei pra terra 8 que já estavam com raiz mais desenvolvida, mas ainda devem vir mais umas 15...
Tava querendo usar humus de minhoca com algum substrato aerador pra fase da germinação. mas quando fui no mercado a única coisa que tinha disponível era casca de arvore (não sei se pó de casca de coco serve, me pareceu muito fino) Como eu ia misturar casca de arvore com humus eu comprei Mistura pra Orquídeas, que é exatamente esta mistura, e lembrava de ter lido aqui no GR alguém falando que usava... Mas depois pesquisando só vi contraindicação, devido a acidez.
Logo pretendo passar pra cova com uma mistura melhor, só quero usar esse substrato pra germinação, estou sem pHmetro, não faço idéia do pH da regra ou do solo, será que vai dar certo?

Compartilhar este post

Link para o post

To tentando começar meu primeiro grow, se tudo der certo em breve tem mais um diário de guerrilha, peguei umas sementes que tinha guardadas aqui faz tempo e coloquei pra germinar num pote fechado com papel toalha encharcado num lugar do lado do pc que fica quente. Como não tava botando fé, coloquei umas 50 sementes maioria prensado, umas de murruga genérica hahaha pra minha surpresa germinaram muitas, hoje passei pra terra 8 que já estavam com raiz mais desenvolvida, mas ainda devem vir mais umas 15...

Tava querendo usar humus de minhoca com algum substrato aerador pra fase da germinação. mas quando fui no mercado a única coisa que tinha disponível era casca de arvore (não sei se pó de casca de coco serve, me pareceu muito fino) Como eu ia misturar casca de arvore com humus eu comprei Mistura pra Orquídeas, que é exatamente esta mistura, e lembrava de ter lido aqui no GR alguém falando que usava... Mas depois pesquisando só vi contraindicação, devido a acidez.

Logo pretendo passar pra cova com uma mistura melhor, só quero usar esse substrato pra germinação, estou sem pHmetro, não faço idéia do pH da regra ou do solo, será que vai dar certo?

fala ae, nao entendi se tu vai plantar indoor ou outdoor, digo isso porque sinceramente não sei se tem alguma diferença importante na terra...

minha experiencia com semeste de prensado é que elas até germinam, mas vão morrendo ou dando erros no caminho, nao digo isso pra te desestimular, porque até hoje as uso, digo para que bote um monte mesmo pra germinar....

Então, eu acho que pra germinar o ideal é um meio INERTE mesmo, só com agua (descansada. Já li umas paradas/produtos que "aceleram" ou "estimulam" a germinação, mas sinceramente não sei o que são, acho que rico em potassio ou fosforo... Sei que as soluções "enraizantes" que vendem normalmente tem P e K, de repente tu pode usar uma dessas, mas acho que só depois de transplantada as germinadas para uma terra, e depois de uns dias, e em doses baixissimas.

Acho que se tu for germinar em terra, talvez seja melhor uma terra bem leve mesmo, só de suporte, inerte, muitos minerais nessa hora acho que nao fazem muito bem.

deixo o link de um video na internet que o camarada ensina a fazer uma substancia enraizante organica. parece interessante, mas nunca tentei, alias vi outro dia:

- é uma série, la huertita de toni, muito legal.

abração.

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal irei florir 10 clones, será meu segundo ciclo, acabo de preparar um solo pra floração que deixarei curtir por 1 mes, fiz 45 litros de substrato sendo,

30% sunshine mix 6 - 12,6 litros

15% humus de minhoca- 6,3 litros

15% farinha de osso - 6,3 litros

5% esterco de gado- 2,1 litros

5% torta de mamona - 2,1 litros

20% perlita - 9 litros

10% pó de coco fervido- 5 litros

vocês acham que coloquei fert demais? a textura do solo nao ficou tao aerada e não tenho mas perlita, devo acrescentar mas pó de coco? pois o substrato ficou com uma textura meio de lama e agora o que fazer??

Espero que algum irmão de luz ajude-me

Que a paz de jah esteja sempre conosco!

Compartilhar este post

Link para o post

Usei
- usei em medidas proporcionais

:
- 5 de esterco de boi

- 5 de terra vegetal

- 3 de vermiculita

- 2 de humus de minhoca

- 1 de esterco de galinha

Acho que axagerei no esterco, embora o PH medido dentro do vaso esteja marcando 7,0, contrariando a probabilidade de solo ácido. oO

Houve uns amarelamentos, mas não pude atribuir a nenhum fator. Depois de deixar secá-la e em seguida fazer um quase flush as coisas melhoraram

Compartilhar este post

Link para o post

Em prol da política fazer bom uso dessa maravilhosa oportunidade,Recolocar... Daltoé!

Agradecer pelo velho tópico e lembrar que várias infos milagrosas rsrs no growroom!

Venho usando 70% substrato com vermiculita e casca de pinus e 20% turfa (10% carvão e humus + chá de banana manjericão hortelã tirica cana e canela + leite cru)

Abraxx e vida longa ao GR!

Compartilhar este post

Link para o post

Usei

- usei em medidas proporcionais

:

- 5 de esterco de boi

- 5 de terra vegetal

- 3 de vermiculita

- 2 de humus de minhoca

- 1 de esterco de galinha

Acho que axagerei no esterco, embora o PH medido dentro do vaso esteja marcando 7,0, contrariando a probabilidade de solo ácido. oO

Houve uns amarelamentos, mas não pude atribuir a nenhum fator. Depois de deixar secá-la e em seguida fazer um quase flush as coisas melhoraram

bicho, sei nao, 8 partes das 16 citadas sao esterco... seja de boi, miconhca, galinha, morcego..... terra 50% de humus nunca usei nem li nesse topico. o meu medidor de terra DOCTOR PLANT só marca 7 e nem uso mais.... ve a tua agua de saida, faz um flush e analisa essa agua... eucolocaria ao menos fibra e pó de coco ae!!! mas se seguiu bem vai vendo ae. abraço.

pessoal irei florir 10 clones, será meu segundo ciclo, acabo de preparar um solo pra floração que deixarei curtir por 1 mes, fiz 45 litros de substrato sendo,

30% sunshine mix 6 - 12,6 litros

15% humus de minhoca- 6,3 litros

15% farinha de osso - 6,3 litros

5% esterco de gado- 2,1 litros

5% torta de mamona - 2,1 litros

20% perlita - 9 litros

10% pó de coco fervido- 5 litros

vocês acham que coloquei fert demais? a textura do solo nao ficou tao aerada e não tenho mas perlita, devo acrescentar mas pó de coco? pois o substrato ficou com uma textura meio de lama e agora o que fazer??

Espero que algum irmão de luz ajude-me

Que a paz de jah esteja sempre conosco!

acho rolou uma mao forte na farinha e na torta.... nao passo de 5% cada um, estourando muito, tento por uns 2,5...

acho que 20% de humus é farto mas nada impraticavel tambem...

se a textura nao ficar manera bota mais coco ja que nao tem perlita....! dissolve pra ficar uns 50% de coco/perlita e 50% o resto... é uma ideia.

com solo carregado assim cuidado com os fertilizantes....! se resolver diluir teu solo em mais coco, até mais que 50%, ae tu pode brincar mais com os fertilizantes, com medidores!

Compartilhar este post

Link para o post