Chu

Dica - Como preparar um bom solo.

Recommended Posts

em busca da colheita perfeita..

estou começando em meu primeiro plantio,

tenho umas sementes de automáticas, espero ter exito neste plantio.

os vasos nutriplan 7l são sufucientes para o termino

homebox 80S lampadas de hpi/hps de 250W vega e flora. a iluminação de 250w e suficiente?

o solo quero comprar a terra da forth que nao sei se é boa, tem uma outra marca terra boa que tem vermiculita , nao sei se essas terras prontas

são boas mesmo , ou pego terra comum preta , para misturar (50% terra, 50%minhoca), os outros 50%perlita, casca de coco não sei se coloco um pouco.

Eu gostaria de uma terra para o plantio todo, por não saber transplantar ainda e por medo de errar muito no inicio.

Se alguém puder me mandar uns conselhos sobre como fazer um solo que seja bom automáticas.

eu agradeço muito.

dá uma estudada no fórum que tu acha respostas pra essas dúvidas facilmente, mas encurtando teu caminho, um solo basicão é 50% turfa e 50% aerador (acho melhor perlita do que coco pelo fato de coco muitas vezes dar complicações). aí add um fert base pra vega e fert base pra flora, é o mais fácil pra quem não tem muito conhecimento e tem medo de errar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera,

Estou começando minha primeira tentativa de cultivo... Vou tentar outdoor, mas usando lampadas quando necessário dentro de casa. Estou com dúvidas para a minha terra nos primeiros dias e depois de brotar... Comprei um Fertilizante Composto Organico classe A da Beifort ( que diz q é para pré-plantio e cobertura) estava pensando em utilizar juntamente com humus e fibra de coco (comprei com o nome de casca de coco em pó, mas acho q é a mesma coisa !?)...

Iria fazer desde o princípio assim:

40% Desse composto orgânico que é feito de: bagaço, engaço e sementes de uva, cascas de arroz, pinnus e eucalipto fermentados, turfa, carvão vegetal, rocha natural fosfática, estercos de aviários fermentados.

30% humus

30% casca de coco em pó (que acho ser fibra de coco)

Com uma camada de argila expandida no fundo. Uma dúvida q me surgiu foi quanto ao tamanho da argila expandida: Pode ser do tamanho de bolas de gude ou mais parecido com farelo ? Só achei essas maiores aqui na região onde moro...

Essa mistura q postei pode ser desde a germinação ou somente quando começar o vegetativo ?

Acham q esse composto pode ser colocado desde o princípio ou utilizo terra preta normal misturada ?

Um salve a todos !!

Compartilhar este post

Link para o post

sou novato aqui

estou com um substrato em pó com macro e micro nutrientes (com humus e pó de fibra de coco)

uma terra adubada

uma terra vegetal preta

td organico

só faltou a perlita =//

está bom pro periodo vegetativo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde growers!

é mais uma indicação do que duvida.

Seguinte vou começar meu primeiro plantio,Skunk #1(seedsman) e uma aurora indica(seedsman) e sera plantada outdoor!

Qual indicação de um bom solo?

Compartilhar este post

Link para o post

Ae galera . Tenho uns ferts bons em maos entao to querendo criar um substrato de certa maneira inerte , pra que eu possa usar os aditivos e controlar as condicoes do solo sem problemas .

Tava pensando em :

.30% perlita expandida

.30% terra vegetal,ou,composto orgânico.

.20% vermiculita

.20%dibra de côco

Sera que vou conseguir uma boa aeracao , retencao de agua e tudo mais que preciso ?

Fica a consideração des de ja pela galera GR !

Compartilhar este post

Link para o post

galera sou novo aqui.. primeiro post rs.

to com 3 pezinhos de prensado, -- primeiro cultivo ---

plantei na terra normal, sem misturar a NADA, as plantas estão no sol, em um vasinho de 1L.

Moro em ap elas ficam na varanda.

Faz uns 3 meses que nasceram e tão com 30 cm ainda, com as folhas debaixo amarelando e caindo... Crescendo extremamente devagar. Daqui a pouco a planta vira uma vara rs

Agora que to de ferias resolvi dar mais atenção pra elas, e quero fazer um substrato bem daora pra elas.

Tava pensando em:

40% fibra de coco(lavar com agua fervendo e picar bem)
20% humus
30% terra
10% vermiculita
1 colher calcareo
1 colher torta de mamona
argila expandida no fundo
rega normal, quando precisar
sal de cozinha a cada 15 dias
a cada 5 dias rega com açucar

tá bom ? vai faltar algum nutriente pra ela ? Não quero gastar muito.

Aqui em casa fui procurando e vi que tenho NPK 10-10-10 e 04-14-08 liquidos, torta de mamona e terra preta.

E esse lance do açucar, ajuda mesmo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de zicar meus cultivos com solos problemáticos, final mente fiz uma pesquisa que, compreendesse um solo SIMPLES e FÁCIL, mas claro, com o mínimo necessário para um cultivo orgânico de qualidade:

Nas pesquisas, cheguei à seguintes conclusões:

1 - segundo Cervantes, solo com mais de 30%de PERLITA fica desestruturado.

2 - para boa aeração recomenda-se 50% de solo inerte aerador

Com essas duas afirmações chegamos a Perlita 30% e Fibra de Coco 20%. Agora só falta a parte Nutritiva.

O máximo para usar de torta / farinha seria 10%, cada qual na fase que necessita mais de seu nutriente. (analisando as receitas de solo do Livro de Vidal) Então vamos de 10% de Farinha e 5% de torta na Flora e ao contrário na vega. Usar mais de 20% de Humus pode enlamear demais o solo, então esse é o máximo. O restante pode-se utilizar outras fontes de nutrientes como: estercos

Quanto mais variado forem as fontes nutritivas, melhor será a qualidade do solo. Por exemplo, usar 2 ou 3 tipos de estercos.

Considerando a facilidade de encontrar os produtos que utilizaremos no solo, ficaremos com o esterco de aves. Dessa maneira, receita simples e de qualidade para o solo seria:

VEGA

Perlita 30%

Fibra de coco 20%

Humus 20%

Esterco de aves 15%

Torta de mamona 10%

Farinha de osso 5%

FLORA

Perlita 30%

Fibra de coco 20%

Humus 20%

Esterco de aves 15%

Torta de mamona 5%

Farinha de osso 10%

Colocar, para cada LITRO de solo, 1 colher rasa de calcário dolomítico.

A porcentagem não é POR PESO, mas sim POR VOLUME.

A melhor maneira de fazer a receita é usar a mesma embalagem para medições. Por exemplo: caixa de leite.

Gosto da caixa de leite pois tem exatamente 01 litro. Só recortar o topo dela e usar como medidor.

Dessa maneira, para 10 litros de solo, vc usaria as seguintes medidas:

VEGA

Perlita 3 caixas de leite

Fibra de coco 2 caixas de leite

Humus 2 caixas de leite

Esterco de aves 1,5 caixa de leite

Torta de mamona 1 caixa de leite

Farinha de osso 0,5 caixa de leite

* 10 colheres rasas de calcario dolomitico

FLORA

Perlita 3 caixa de leite

Fibra de coco 2 caixa de leite

Humus 2 caixa de leite

Esterco de aves 1,5 caixa de leite

Torta de mamona 0,5 caixa de leite

Farinha de osso 1 caixa de leite

* 10 colheres rasas de calcario dolomitico

coloquei aqui a receita mais para deixar registrado uma opção

paz

Mr. Grower, desculpe desenterrar seu post de 2011 mas, você descreveu uma composição de solo muito parecida com o que estou planejando fazer.

Por esse motivo venho te perguntar..

- O resultado foi bom ??? Continua usando essa receita ?

- Diga aí as lições aprendidas.

- Durante o cultivo você fertilizava? Como era feito ?

Agradeço a transferencia de conhecimento.

Estou pretendendo fazer o solo com:

= 35% perlita

= 15% fibra de coco

= 50% terra + humus e talvez um pouco tb de turfa

Depois de 15 a 20 dias entro com fertilizantes:

= Pouco de torta de mamona na veg

= Pouco de farinha de ossos na flora

Alguem sugere alguma alteração ou poderia dar uma opinião ?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu eu uso o solo sempre 1/3 Perlita 1/3 Coco 1/3 Humus 1 Pouco de biomix e 1 colher de calcareo, mas eu tenho reparado que as raizer desenvolvem absurdamente e ja tive q transplantar em um espaço menor que 30 dias, agora que a perlita acabo to notando que elas aguentam muito mais tempo no vaso e ta me poupando de varios problemas que ja tive...me da a impressão que o crescimento que a perlita proporciona as vezes não compensa pelo trabalho das raizes enlouquecendo pra todo lado...rs

Macgyver, dá a sua receita aí, por favor...

Diga atualmente como é a composição do seu solo de veg e flora

Qual fertilizante usa e de qto em qto tempo

E com isso, como é que fica a sua receita de transplante?

Compartilhar este post

Link para o post

salvo se for fazer cultivo organico, eu nao aconselho usar terra. Se for usar fertilizantes quimicos (maioria) aconselho ir de inerte.

estou usando apenas 50% sunshine / 50% perlita e fertilizacao com Maxibloom (GH) da pra ver como tao indo os resultados no link da minha assinatura

1 fert / 1 ou 2 regas com agua. e sempre corrigindo ph da agua pra 5.6-6.5

da para aumentar a % de sunshine se quiser uma maior retencao de agua, ou aumentar a perlita pra maior aeracao.

bem simples e muito eficiente, isso aliado a boas geneticas e dedicação é só alegria :D

Paz

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

salvo se for fazer cultivo organico, eu nao aconselho usar terra. Se for usar fertilizantes quimicos (maioria) aconselho ir de inerte.

estou usando apenas 50% sunshine / 50% perlita e fertilizacao com Maxibloom (GH) da pra ver como tao indo os resultados no link da minha assinatura

da para aumentar a % de sunshine se quiser uma maior retencao de agua, ou aumentar a perlita pra maior aeracao.

bem simples e muito eficiente, isso aliado a boas geneticas e dedicação é só alegria :D

Paz

Como você já fez cultivo orgânico.. usou torta de mamona na vega e farinha de osso na vega ?

- o rendimento organico X não organico foi MUITO diferente ?

*Editado: Estou vendo seus cultivos.

Compartilhar este post

Link para o post

Como você já fez cultivo orgânico.. usou torta de mamona na vega e farinha de osso na vega ?

- o rendimento organico X não organico foi MUITO diferente ?

*Editado: Estou vendo seus cultivos.

acho desnecessário torta de mamona na vega,farinha de osso é pro solo de flora irmão.

Na real cultivei em solo orgânico por 4 anos,com chás orgânicos,depois ferts orgânicos e na boa pra indoor não tem pra ninguém é MINERAL NELAS,o rendimento é absurdamente maior no mineral.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Paz

Pois é, é isso que irei fazer no meu se as seeds vingarem

Compartilhar este post

Link para o post

Peço uma contribuição dos mais experientes.

Fiz um mix de 50% vermiculita e 50% terra da marca TERRAL.

Das 9 sementes, 4 germinaram e então travadas.

Uma delas está a 15 dias no primeiro par de folhas. As demais a 1 semana tb no primeiro par de folhas.

Triste.

Pergunto.

Será culpa desse meu mix????

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei isso para meu solo,, queria saber a quantidade que eu coloco para um vaso que fique na flora e vega ? preciso comprar mais alguma coisa ? A PERLITA PODE SER SUBSTITUIDA POR ALGO ? por favor me ajude.

SUBSTRATO ORGANICO COMUN

HUMUS MINHOCA

PO DE COCO

FIBRA DE COO

BRITA

PERLITA

TORTA DE MAMONA

FARINHA DE OSSO

CALCARIO

SALITRE

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, estou no meu primeiro cultivo, e fiz a besteira de preparar o solo sem estudar bem antes...

Estava com 7 sementes muito boas que ganhei de um amigo, elas germinaram em 24h com radículas de uns 2~3 centimetros, preparei a terra com 50% terra adubada e 50% húmus, acrescentei folhas secas quebradas pra dar uma aerada, e achei a terra muito ruim, retém água demais, ficou muito densa, acho que as raízes vão apanhar demais pra se desenvolver. As plantinhas estão em vasos BEM pequenos, minha ideia era fazer transplantes graduais para desenvolver melhor a raiz.

A questão que eu trago é: Será que devo transplantar as meninas (que estão com uns 4cm pra fora da terra) para uma outra terra melhor? Ou espero elas crescerem e transplanto no momento que passaria pro segundo vaso?

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ereima da uma olhada nos tópicos que essa pergunta já foi respondida algumas centenas de vezes,

Aqui não se tem nada mastigado é necessário um pouco de dedicação.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu passei um bom tempo pesquisando, como eu achei a minha pergunta muito específica, e não achei algo parecido, me senti na liberdade de perguntar.
Se você tem ciência de UM tópico dessas centenas que existem, você se importaria em me indicar, por favor???

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu passei um bom tempo pesquisando, como eu achei a minha pergunta muito específica, e não achei algo parecido, me senti na liberdade de perguntar.

Se você tem ciência de UM tópico dessas centenas que existem, você se importaria em me indicar, por favor???

Fera, mais facil do que isso, so 2x isso...

http://www.growroom.net/board/forum/17-solos-e-substratos/

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sinta a especificidade da minha questão, e obrigado por nada.

Não estou pedindo dicas sobre como fazer o solo, isso eu sei que existem milhares de tópicos falando sobre, e já li centenas deles, eu só queria uma opinião sobre o caso das minhas plantas em especifico já que não é comum um transplante entre 1 ou 2 semanas de vida, mas como ninguém se deu o trabalho de comentar algo um pouquinho mais construtivo, resolvi fazer o transplante, se interessar para alguém, as novas medidas são: 5 partes de terra, 6 de vermiculita, 2 de húmus, meia de casca de ovo, e elas passam bem.

É nois.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinta a especificidade da minha questão, e obrigado por nada.

Não estou pedindo dicas sobre como fazer o solo, isso eu sei que existem milhares de tópicos falando sobre, e já li centenas deles, eu só queria uma opinião sobre o caso das minhas plantas em especifico já que não é comum um transplante entre 1 ou 2 semanas de vida, mas como ninguém se deu o trabalho de comentar algo um pouquinho mais construtivo, resolvi fazer o transplante, se interessar para alguém, as novas medidas são: 5 partes de terra, 6 de vermiculita, 2 de húmus, meia de casca de ovo, e elas passam bem.

É nois.

Vc msm ja se respondeu parceiro: "já que não é comum um transplante entre 1 ou 2 semanas de vida"

NAo é aconselhavel, pq ela ta novinha, mas pode-se fazer. O porque esta aki:

Na terceira ou quarta semana do estagio vegetativo tenha certeza que a sua planta estará livre de stress. Não podem ocorrer ataques de pestes nem fungos, sem técnicas de torção ou molde, não desregular o photoperiodo não regar de mais ou fertilizar de mais, não podar, ter um solo adequado como descrito acima, não transplantar nem ter transplantado recentemente e nem mante-la em vazos pequenos. Se você tiver essas condições sobre controle, vera a real força da produção de fêmeas a partir de sementes normais.

Ja aproveitando, leia isso aki tb:

http://www.growroom.net/board/topic/31582-12-horas-de-luz-na-fase-vegetativa/?p=489732

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Nebreiro, acho que fiz o melhor mesmo, se eu mantivesse as plantas naquela terra, acho que ficariam estressadas da mesma forma, agora elas passaram por um estresse, mas estão num lugar muito mais aconchegante, hehe. E vão entrar na 3ª semana agora, serão tratadas como rainhas bem mimadas....

É nois!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post