Chu

Dica - Como preparar um bom solo.

Recommended Posts

Um bom solo, quando apertado na mao, forma uma bola que deve se desfazer com um leve toque. Isso mostra que o solo e aerado, porem oferece boa sustentacao.

Algumas opcoes de mistura

Esta eu acho a melhor, e simples e eficiente.

40% substrato

30% humus de minhoca

30% vermiculita expandida

Para plantas que estao em vaso definitivo

50% terra adubada

20% vermiculita

10% humus de minhoca

10% esterco bovino ou de aves

10% po de xaxim

Clones precisam de um meio com muita agua e poucos nutrientes.

100% vermiculita

OU

80% vermiculita

20% humus de minhoca

• Like 30
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

já vi muitas dicas dizendo para colocar areia na terra, que é bom pra escoar a água. o que você acha?

essa vermiculita, pode parecer ignorância mas não sei do que se trata, ela é boa pra que? Vende em qualquer loja de jardinagem?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vermiculita são pequenos pedacinhos não sei do que, que são leves e a utilidade é dita de permitir a oxigenação do solo além de ajudar a armazenar água?!

Compartilhar este post

Link para o post

Vermiculita e um mineral chamado mica. O granito tem tres tipos de minerais, um deles e preteado e brilha, isso e mica. Apos passar por um processo de aquecimento a mica expande formando pequenos flocos. Os flocos sao arejados, por isso retem agua quando tem muita, e ainda aeram a terra. Pode-se comprar em qualquer loja de jardinagem, mas em embalagens pequenas e caras. Procure distribuidores e pague 25 reais um saco gigante (50L). Uma dica e a rua Sao Caetano, em SP. Esta rua tambem e conhecida como "rua das noivas" e fica na Luz. Varias lojas de agricultura, nao jardinagem, estao ali.

Quanto a areia, serve. Porem o solo tera uma tendencia a compactar e escoar muita agua.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

sim area e pedra no fundo.

assim:

no fundo do vaso, ponha algumas pedras e um pouco de areia. A terra na metade do vaso pode ser misturada com umpouco de areia (10 a 20%), isso da uma boa drenagem prar a agua e minerais. a terra da parte superior deve ser pura ou com um médnimo de areia. NÃO ECONOMIZE. utilize terra preta, adubada , a melhor que você encontrar.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Aí DTP, já vi que voce tá dando um rolê no site só pra apavorar, nao é???

Botânica é um ramo da Biologia...

Sim, somos professores...

Sim, de universidade...

Cannabis College!!! HAHAHAHAHAHAHA

• Like 9
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Falando sobre a drenagem do solo, me lembrei que a planta da minha irmã não tem drenagem, ela esqueceu. A alguns dias atras cavamos um buraco no canto do vaso para ver a humidade, um pouco abaixo da metade do vaso o solo se encontrava molhado.

Que providências ela pode tomar, a intenção dela é regar só quando a terra tiver quase toda seca.

O crescimento da planta pode estar sendo prejudicado por isso?

[ ]'s

Compartilhar este post

Link para o post

como o roadster falow ae, sera q eu chego na loja de jardinagem e os caras vao ter todas as paradinhas, e qto sairia uns 3 a 4 vazinhos apenas dessa receita???

"então no oitava dia deus cansado da monotonia das civilizaçoes judaicas, disse: Faça-se a MARIJUANA, e que dela se façam as pessoas mais felizes, e delas é o reino do céu (c é q entenderam haha) e q as pessoas q praguejam sobre estas, sejam jogadas ao inferno" (Julius H. H. Daltoé)

pega essa!

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Misturas de terra bem diferentes do meu modo :

Para vaso Definitivo:

Eu utilizo uma camada de pedras de aquario no fundo do vazo, o solo mistura-se, 40% de humus de minhoca + 10% de torta de mamona(na superficie) e ponho 50% de terra, materia organica e po de xaxim misturados...

O NPK (Nitrogenio, Fosforo e Potacio) é aplicado na area proxima a raiz da planta para favorecer a absorçao!

Sao adcionados, de acordo com a necessidade: A exemplo da floraçao que requer uma maior quantidade de Potacio !! 10 30 10 seria o ideal !

Preço:

R$ 2.00 1Kg de Humus de Minhoca

R$ 7.00 1Kg de torta de Mamona

R$ 3,00 Saquinho com 300 gramas de NPK de escolha,10,30,10 - 15,15,15 ... ETC...

Tudo isto rende 2 ou 3 vasos permanentes, mantendo aplicaçoes de NPK e tort de mamon constante ate a colheita!!

"Um bom solo, quando apertado na mao, forma uma bola que deve se desfazer com um leve toque."

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

so relembrando:

o xaxim esta em extinção , alem de trazer doenças ao solo

substitua-o por fibra de coco.

[]´s

• Like 14

Compartilhar este post

Link para o post

Q tp de doenças o xaxim dá verdim ? Meus vasos possuem xaxim, soh depois fui saber q era anti-ecologico depois q eu comprei , a samanbaiaçu de onde eh extraido o xaxim tah em estinção, assim a comercialização é clandestina, perdendo a qualidade , mas na loja naum tinha vibra de coco, ate agora naum deu problema, flw !

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

certo, só que a extração clandestina e fora dos padrões

faz com que o xaxim que é tirado da mata altlantica (riquissima em sua biodiversidade) traga consigo parte dessa mesma biodivsdd.

mas se tratarmos o xaxim para que seja esteril, nao vejo problemas em usar, a nao ser a nossa conciência.....

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

:D Ei Wicked... como tu falow ali de aumentar o Phosfato para a floração e tal...

Eu mudo o NPK junto com a mudança do ciclo luminoso ou vou substituindo aos poucos quando bota pra florir??? Posso usar o 15-15-15 pro vegetativo e o 10-30-10 pra floração?? Tem alguma marca recomendada ou eh qualquer uma mesmo e tanto faz?? O que q vc diz... to viajando? Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Aí cabrobs:

Na semana da troca do fotoperíodo vc procura regar sem muitos nutrientes, como se fosse um "mini flush" para livrar as raízes dos sais acumulados na fertilização do período vegetativo...Então este período de 1 semana será suficiente para a planta mostrar se é uma danada ou um macho sacudo fdp! Só depois de uma semana, quando já se viu o sexo e a terra está sem excesso de nitrogênio é que se deve adubar com um aumento de Phosforo

NPk 30-10-10 vegetativo

NPK 10-40-20 floração

queleabraço...

• Like 12

Compartilhar este post

Link para o post

fala cabrobs, seja benvindo ao growroom,

então, existem tópicos falando exclusivamente sobre fertilizantes, e alem disso sempre pode-se usar a busca...esse tópico é sobre receita de solos e portanto vamos deixá-lo para questões sobre esse assunto

Compartilhar este post

Link para o post
fala cabrobs, seja benvindo ao growroom,

então, existem tópicos falando exclusivamente sobre fertilizantes, e alem disso sempre pode-se usar a busca...esse tópico é sobre receita de solos e portanto vamos deixá-lo para questões sobre esse assunto

Olha só! me registrei hoje. Sem mais estou lendo tudo antes de postar algo Substancial e de Fundamento, porem, ao q me permite o intusiasmo:

Estudo Agricultura e no q puder ajudar, tambem grato em pesquisar:

minha dica É:

Um solo ideal deve conter:

5% de Matéria OrgÂnica (o ideal nas condições de nosso país/Brasil)

45% de terra ( a qual deve ser preparada conforme as intenções de cultivo)

25% de ar

25 % de água.

Tudo isto em um concenso geral de "solo ideal". Estamos aí...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

ehh galera... sem xaxim !! o coitado demora meio século pra ficar com 2 metro de altura! e ta em extinção... é proibido no brasil.. mas só alguns estados (sao paulo) tao fazendo algo por enquanto...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma duvida !

a areia eu devo misturar junto com a terra e a vermeculita, fibra de coco e etc ?

ou devo coloca apenas uma camada de areia ?

abraços, espero ajuda ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Putz...

Venho pesquisando por aki faz um tempo já...

E mesmo depois d ler, ler e ler... me confundi toda na hora d comprar os materiais! :D

Tenho aki...

Terra Vegetal

Fibra d Coco

Húmus d minhoca

Argila Expandida...

Será q dá pra fazer um bom trabalho com esse material?

E qual a proporção... assim... mais ou menos?

To começando agora... por enquanto tá só a sementinha ainda!

Tô anciosa pra ver a menininhas crescerem!

B)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora