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Tudo Sobre Germinação

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Seleção na Germinação e aqui da para ser ver corretamente a posição q tem que estar na terra pra forçar a seed nascer do modo certo.

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Opa Growlera!

EU uso o método do tappeware, mas como aqui onde estou é frio pra caralho, coloco o tappeware dentro de uma caixinha de remédio da minha muié. Dai coloco em cima do receptor de TV a cabo... Penso q ali dentro deve chegar a uns 26 ou 28 graus, pois fica bem morninho. Semente de prensado leva uns 3 a 4 dias pra germinar, apesar de que a taxa nesses casos é baixa... De cada 15 sementes, 8 ou 9 germinam e dessas 4 ou 5 vão pra frente.

Já de sementes compradas, 100% de germinação. Coloquei 5 Lowryder Diesel e as 5 germinaram... Já coloquei no vaso e penso que umas 4 vão pra frente... Uma tah demorando demais pra abrir os cotiledones.

Mas é isso ai.. A receita é bem simples:

Humidade + Ambiente escuro + 25 a 30 graus...

Abraços Germinados,

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pode ser a taxa de germinação baixa que faz com k algumas não germinem,ou velhas demais... aki dou sorte,germino no copo com água depois passo para papel toalha tanto as gringas quanto as de prensado. esses dias germinei 5 afghaans da nirvana no metodo tradicional e foi que é uma blz de um dia para o outro...

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Eu jamais colocaria uma semente de NYCD em um copo d'´gua , mesmo que ela tivesse morrendo de sede, rsrsrsrs

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Não vejo problema no copo dagua, eu deixo 24 hs no copo, coberto com um plastico preto, para ficar escuro, e ponho em cima da geladeira (lugar quente) só depois que eu passo pro papel toalha levemente umidecido.

Vai na boa desse jeito!

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tava vendo esses dias um filminho do cervantes,que ele entrevista um dono de seedbank ñ lembro qual era o seedbank mas o cara falou justamente isso de colocar em copo com agua deixar umas horas e tirar depois. bom aki tem dado certo!!!!!!

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Putzz galera aqui ta foda.

To com umas 120 sementes de prensado mas não germinam nem com macumba as desgraçada !!

E a aparencia delass estão boas, aperta elas não quebram e tal.....

Ja tentei o metódo do papel toalha, choque térmico, direto na terra, deixar num copo da agua no escuro com agua destilada, ja tentei na agua, no vinagre....... não consegui germinar NENHUMA semente .

não é possivel, devo star fazendo alguma coisa errada ja to até desanimando e começar a juntar dinheiro pra pedir uma de um seedbank....mas a grana ta muitoo curta e ja gastei muito com o grow....

ta foda galera

se alguem puder ajudar ae !

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To com umas 120 sementes de prensado mas não germinam nem com macumba as desgraçada !!

Parece que as sementes de prensado de algumas regiões germinam com mais facilidade, enquanto em outras regiões a taxa é baixíssima.

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a quem interesar perguntei para sandra do hipersemillas como deve ser guardadas as sementes segue a mensagem......

Caro Clietne.

A mlehor maneira de vc conservar suas sementes é na geladeira em temperatura normal, não deixe congelar se não elas morrerão e não pode

pegar humidade também elas devem estar bem embalada de preferência dentro de algum pote de plástico.

Qualquer outra dúvida estamos aqui.

Att Sandra

Hipersemillas

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vou explicar meu método de germinação com 100% de sucesso até agora.

pego a semente de dentro da geladeira e coloco em um pote com água mineral ph neutro em temperatura ambiente e deixo em local escuro por 6 a 7 horas. enquanto isso preparo um pote com papel toalha umedecido com a mesma água e coloco a semente após esse período, nesse ponto ela já afundou na água e está bem hidratada.

mantenho ela no papel toalha com uma folha dobrada po rcima em local escuro e aguardo. entre 24 e 48 horas já trincou a casca e já tem uma perninha.

assim que trinca eu já passo para o vaso, faço um furinho pra enfiar a semente e coloco um pouco de terra por cima e meto na grow. logo já estará crescendo.

abrass

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http://www.greenhouseseeds.nl/shop/index.p...;page_id=growin

não tem como errar com o metodo da GHS... sério... Mas tem que seguir à risca.

Eu gosto tambem de esterelizar qualquer utensilio (pinça, tesoura) e usar luvas quando manuseio as sementes... parece frescura, mas já perdi semente por acido urico na mão, então nunca manuseie as sementes com as mãos suadas... use luva pra previnir.

papel toalha eu não economizo...boto bastante embaixo e em cima...

fora isso...é só dar tempo ao tempo.

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coloquei algumas sementes de prensado em um copo com agua ja faz umas 10 horas e a agua esta com um cheiro estranho....

esse cheiro eh normal ???

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ou só um toque água destilada apenas vai terminar d matar a seed.... água destilada ñ contém sais nem minerais ou seja ao colocar as seeds nessa água ela irá retirar o pouco nos nutrientes q a seed tiver!!!

MUSGO DO PANTANO,

é o esquema é por ai msm. eu cheguei a congelar as minhas por alguns meses e estão ai fmz!!! sipa tive sorte ou existe uma nova técnica ai pra ser desenvolvida e estudada... mas como as seeds são meio escarsas melhor ir seguendo os métodos já utilizados.

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Viu JAH

Vc conseguiu germinar sementes de prensado depois de telas colocado no Congelador????

isso realmente ajuda ???

esses lances de choque termico nao matam a semente não?

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revolt,

a teoria natural das sementes em geral é esse, elas secam algumas por inteiras e outras apenas uma capa externa no casa da cannabis. o pq disse, para resistirem e etapa inicial do ciclo d vida dela. q é germina, crecer, produzir e se reproduzir. depende do tipo d planta existe a variação no tempo dos ciclos, com a cannabis é tudo mto rápido tendo seu ciclo completo naturalmente de 1 ano. ñ tendo mto tempo de espera do fim do inverno pro inicio da primavera, sendo o fim do ciclo e e inicio respectivamente falando. ou seja se a cannabis tem um ciclo de vida com um termino no inverno suas sementes resiste ao frio e dispertam ao surgimento de humidade e calor, q é um efeito natural no inicio da primavera.

o choque térmico aqui sitado é uma técnica avançada, ou seja, tem q fazer tudo com a maior atenção possível e ser bem técnico ao executar as técnicas. eu vejo q tudo é válido desde que vc ñ tenha outra saída. mas como as seeds ñ estão estintas vc ñ precisa passar por esses apuros, agora se vc só quer usar seed de prensado pra tem uma cannabis mais bruta podemos dizer assim então vai fazendo as técnicas e aplicando com alguma difirença por exemplo o local onde deixa as seeds pra germina, como poem encima do monitor então ponha na gaveta, saca? use potes diferentes esterilizes eles antes de usar com água quente. ñ adianta vc quere martela o parafuso! ñ ta dando certo muda.

eu msm dependendo da época do ano q estou germinando, tenho q aplicar uma técnica diferente. agora por exemplo no outono e inverno ñ se germina na terra nem a pau, mas no papel toalha com a temperatura certa vai q é uma beleza. na primavera e verão nem perco tempo no papel vai direto na terra, dai vai do local onde mora tbm.

espero ter ajudado.

abraço

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ou só um toque água destilada apenas vai terminar d matar a seed.... água destilada ñ contém sais nem minerais ou seja ao colocar as seeds nessa água ela irá retirar o pouco nos nutrientes q a seed tiver!!!

MUSGO DO PANTANO,

é o esquema é por ai msm. eu cheguei a congelar as minhas por alguns meses e estão ai fmz!!! sipa tive sorte ou existe uma nova técnica ai pra ser desenvolvida e estudada... mas como as seeds são meio escarsas melhor ir seguendo os métodos já utilizados.

No video do Mr Green ele usa agua destilada:

Voce poderia explicar porque acontece isso da agua destilada matar a semente, como se da esse processo de retirar os nutrientes?

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Pessoal, a 1 semana atrás coloquei as sementes na terra (direto sem esperar germinar em prato etc.) e ate hoje nada. do jeito que sou bolado hoje fui ver como estavam as sementes afinal isso n é normal..

uma ja esta com o rabinho pra fora, peguei e enterrei ele pra baixo, 1 o rabinho esta querendo sair, e outra nada..

quero saber se essas sementes já estao mortas e eu deveria colocar outras, e o que pode ser que esta fazendo elas nao germinarem?

o solo esta em:

40%

substrato rendmax floreira

30% humus

30% fibra de coco

um pouco de calcario..

n coloquei fert agora na germinacao nem nada..

a fibra achei que ficou mto dificil pra misturar com a terra, talvez esse solo n esteje tao bom,

detalhe.

elas estao ficando no sol o maximo e acho que estao conseguindo pegar o sol desde que nasce ate a hora de se por.

isso seria ruim? o objetivo no outdoor e o sol ficar diretamente nelas ou pegar uma luz mas sem o sol estar diretamente nela?

preciso de ajuda essas seeds tem q nascer...

obrigado

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Pessoal, a 1 semana atrás coloquei as sementes na terra (direto sem esperar germinar em prato etc.) e ate hoje nada. do jeito que sou bolado hoje fui ver como estavam as sementes afinal isso n é normal..

uma ja esta com o rabinho pra fora, peguei e enterrei ele pra baixo, 1 o rabinho esta querendo sair, e outra nada..

quero saber se essas sementes já estao mortas e eu deveria colocar outras, e o que pode ser que esta fazendo elas nao germinarem?

o solo esta em:

40%

substrato rendmax floreira

30% humus

30% fibra de coco

um pouco de calcario..

n coloquei fert agora na germinacao nem nada..

a fibra achei que ficou mto dificil pra misturar com a terra, talvez esse solo n esteje tao bom,

detalhe.

elas estao ficando no sol o maximo e acho que estao conseguindo pegar o sol desde que nasce ate a hora de se por.

isso seria ruim? o objetivo no outdoor e o sol ficar diretamente nelas ou pegar uma luz mas sem o sol estar diretamente nela?

preciso de ajuda essas seeds tem q nascer...

obrigado

Entao veio, pelo jeito são sementes de prensado né? prensado é foda, ruim de fumar..ruim pra germinar as sementes dele..rsrs

mas ai, fiquei meses tentando germinar sementes de prensado, e nunca dava sorte... um brother meu que é socio nos cultivos, tem a maior facilidade...joga um punhado nos vasos de flor da vo dele, e brota igual feijao no algodão...

não sei te dizer, se essas suas sementes que estão na terra ainda prestam, provavelmente não...da uma cheirada nelas..devem estar fedendo..se tiver..poe no lixo e começa de novo...

voce disse que esta deixando os vasos no sol direto...eu deixo no escuro (dentro do guarda roupa...armario da cozinha...etc..)

e só ponho no sol qundo os brotos tem uns cinco dias de vida (antes disso vou acostumando eles, com a claridade...tomando sol atraves do vidro da janela....

não se cola fert na germinação mesmo...só apos brotarem, espere alguns dias pra fertilizar...lembre-se.com fert ..menos é muito..

compra fibra de coco em pó..a sua deve ser fibra..é mó treta ficar picando isso ai...deixa ela pra cobrir o solo quando suas plantas tiverem nascido...portege a terra e consequentemente as raizes do sol...

ontem botei 100 sementes de prensado pra germinar....

gallery_15303_2736_148250.jpg

primeiro deixei 15min na agua com vinagre..depois 2 horas na agua com limão;;; e mais 12 horas nesse copo com agua filtrada...agora umas vão pro potinho com guardanapo...e outras pra terra direto...

se germinar umas 15 pra mim ta otimo... vão tudo pra guerrilha....

sorte ai irmão..depois te falo quantas germinam por aki....

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    • Por HastaLaVictoria
      Salve galera, estou querendo começar meu primeiro grow e já tô com a maior parte montada, espaço pequeno, mas com boa ventilação dentro de um armário. Para iluminação estou usando um led de 300w e substrato turfa com perlita, e bem pouquinho de vermiculita, farinha de osso e uns nutrientes minerais. Por enquanto só abro o armário algumas vezes ao dia para circular o ar, mas tenho a exaustão pronta para ligar assim que necessário. 
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    • Por YellowGandalf
      fala Gr, plantei minha primeira sativa e usei aquele esquema do papel toalha molhado para germinar e funcionou, mas acho que funcionou até demais kkk 
      hoje cedo quando eu fui plantar a casquinha da semente estava estourada e a radícula estava grudada no papel, consegui desgrudar e coloquei ela na terra, a plantinha estava toda amarela é normal né porque ela não pegou sol não tem como fazer fotossíntese pra pegar uma cor kkk, ela ficou 3 dias germinando e agora to me questionando se deveria ter plantado mais cedo antes da semente se romper por completo, sera que a planta não vai brotar? 

      - Oh yes obrigado xD
    • Por greenside
      Boa tarde galera, a poucos meses decidi entrar para o mundo dos jardineiros e esses dias fui germinar uma seed amnésia, porem ela esta demorando para germinar e sua radicula está saindo com uma mancha preta.. procurei por algo parecido aqui no fórum porem não encontrei!
      É normal? Já viram algo parecido?


    • Por Abnermoraesp
      Fala ae seus growers tudo bem com vocês!? espero que sim! enfim. estou repassando este guia de cultivo completo feito por mim e algumas pesquisas incluídas claro! Espero que vocês tirem o máximo de conhecimento  possível deste guia. Se caso tiver informações erradas ou informações incompletas avisem!!!!
       
       
       
      Guia de Cultivo da Cannabis
       
       
       
       
       
      INTRODUÇÃO:
      Este guia de cultivo é um auxilio e ajuda para quem quer cultivar a cannabis indoor (em estufas) ou outdoor (em campo).
       
       
      INDICE:
      1 - DETALHES E ESPECIFICAÇÕES DA CANNABIS
      2 - TIPOS DE LÂMPADAS
      3- SUBSTRATO E PH
      4 - GERMINAÇÃO
      5- DETALHES IMPORTANTES SOBRE A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES
      6 - QUAL VASO DEVO UTILIZAR PARA O TRANSPLANTE E QUANDO TRANSPLANTAR
      7 - VEGA E FLORA
      8 - INGREDIENTES PARA FAZER FERTILIZANTES ORGÂNICOS
      9- REGANDO E FERTILIZANDO
      10- IDENTIFICANDO O SEXO
      11 -SECAGEM E CURA
       
       
      1 - DETALHES E ESPECIFICAÇÕES DA CANNABIS
       
      CANNABIS SATIVA: A “cannabis sativa” tem um rendimento maior comparado a outrasde sua espécie,por ser uma planta alta.Cresce até 4,5 metros de alturae leva até 12 semanas para florescer, Esta espécie tem uma alta concentração de THC e pouca concentração de CBD. Porémé recomendado cultivar esta espécieao ar livre (outdoor). Pois“ela” cresce muito e pode ser complicado cultiva-la em estufas.
      Detalhe: As folhas desta espécie são longas e densas. Seus buds são macios ao toque e não contém manchas ou marcas. Porémtem bolas coloridas (este detalhe varia se for automatica)
      Seus efeitos psicoativo são: Euforia, Ataque de riso espontâneo e Energético (com mais disponibilidade para fazer demais coisas como esportes físicosou atividadesdiária)
      A “cannabis sativa” é recomendado para uso medicinal e ela é indicada parapessoas com: Depressão, Fadiga, Câncer (Reduzindo dores muscularesenáuseasprovocadas pela quimioterapia) e Doença de Cron.
      Obs: Caso queira cultivar essa espécie recomendo podas regulares.
      CANNABIS INDICA: Tem um rendimento médio. Por ser uma planta média. Cresce de 1 à 2 metros de altura e leva até 6 semanas para florescer. Esta espécie é perfeita para cultivar indoor (em estufas.
      Detalhe: As folhas desta espécie são medias e longas.
      Seus efeitos são: Relaxamento muscular e uma brisa intensa.
      A “cannabis indica” é atualmenteusadopara fins medicinal por conteraltas taxas de CBD e menor taxa de THC. Esta espécie combate:Insônias,Espasmos musculares, Ansiedade, Enxaqueca, Esclerose Múltipla e Mal de Parkinson.
      Obs: Nesta espécie recomendo fazer uma poda apical no estado vegetativo para você grower não correr o risco de ter problemas com espaço pois essa planta é robusta.
       
       
      CANNABIS HÍBRIDA: Você raramente ouviufalar em “cannabisruderalis”, que é uma das variedades primárias e tem uma estatura muito baixa que cresce entre 50 à 63 cm de altura. Semelhante a Indica, esta planta tem uma folhagem muito espessa. Egeralmente é encontrada crescendo nas regiões do norte do mundo (Lugares extremamentegeladosno inverno). Essaespécietem um ciclo de floração extremamente rápida, porque cresce mais ao norte do que qualquer outro variedade de “cannabis”, portanto, não tem o luxo de muito tempo para amadurecer antes do tempo frio atingir. "Ruderalis” é usado para produzir “seedsautoflorescentes”.
      “Uma das razões pelas quais você ouve pouco sobre essa cepa é porque ela não é altamente psicoativa. Ela é usada principalmente como fonte de material genético adicional por criadores e cultivadores. Dessa forma,as “seeds autoflorescentes” produzida por cruzas podem ser criadas, e certas cepas podem ser ajustadas para que elas cresçam em climas originarias do norte.
       
       
      CANNABIS AUTOMÁTICA: O termo "automático" refere-se ao fato de que as “seedsautoflorescentes” não precisarem de mudanças no fotoperíodo para estimular o ciclo de floração e produzir os buds. Em vez disso, as variedades de “seeds autoflorescentes” utilizam a genética da família “cannabis ruderalis".
      A "cannabis ruderalis” pura não é psicoativa, mas tem a capacidade única de se desenvolver da semente até o fim de sua vida adulta em apenas 10 semanas, permitindo também que ela sobreviva a climas inóspitos em locais com pouca oferta de luz no ano, como no norte da Rússia e no norte do Canadá. Fato este que torna as “seeds automáticas” uma ótima opção também para climas mais frios.
      As variedades de “cannabis autoflorescentes” têm sido importantes para muitos growers que cultivam ao ar livre. Normalmente, a cannabis é plantada ao ar livre no hemisfério sul em torno de outubro e colhida em torno de março/abril, um ciclo de vida de 6-7 meses. No entanto, alguns países têm verões que são muito curtos para permitir o cultivo ao ar livre. Os produtores nesses países tiveram que recorrer ao cultivo indoor e às vezes isso nem sempre era conveniente e seguro para o produtor. As “seeds autoflorescentes” mudaram este cenário e hoje até os growers da Escandinávia do Norte conseguem encontrar um período de cultivo ensolarado de 10 semanas para cultivar. E o resultado disso é uma excelente qualidade de cannabis, “nos climas mediterrânico são possíveis até 3 ciclos separados por ano”
       
       
      2 - TIPOS DE LÂMPADAS:Lâmpada de vapor metálico (MH) é muito utilizado no modo vegetativo.
      Lâmpada de vapor de sódio (HPS) é muito utilizado no modo de floração acompanhado de uma Lâmpada fluorescente ou Led.
      Lâmpada fluorescente são excelentes para o modo vegetativo porém é um pouco fraca comparado ao de vapor metálico. Porém esquentam pouco comparado ao de vapor metálico. 
      Lâmpada de Led também são excelentes para o modo vegetativo é o mais econômico de todas as lâmpadas e geram menos calor comparado a outras lampadas. porém seu preço é bem mais superioraos de qualquer outra lâmpada.
      Detalhe sobre a Lâmpada HPS (Vapor de sódio):As HPS transmitem muita luz. Chegando bem próximo da luz solarporém. Elas esquentam muito em comparado a outraslâmpadas. Portanto cuidado ao utilizar essa lâmpada. É recomendado uma estufa com bastante exaustor para utilização desta lâmpada!
       
       
      3- SUBSTRATO ORGÂNICO E PH:Tipos de substratos.
      “Para facilitar o entendimento, nós resolvemos dividir os substratos para a maconha em três classes, que são:”
       
      Orgânico (Objeto do tema)
      Inerte
      Semi-Inerte
      Substrato Orgânico
       
      Um substrato orgânico é um meio de cultivo que interage com a planta. Ou seja: já possui em sua estrutura elementos que vão fornecer alimento para o desenvolvimento dela. Mas não é só isso. Um substrato orgânico deve ter micronutrientes rico em fungos e bactérias benéficos que vão auxiliar a planta a absorver os nutrientes.
      O meio de cultivo baseado em solo orgânico é o mais utilizado pelos growers para plantar maconha. Isso acontece porque geralmente eles são baratos e fáceis de gerenciar. Mas se seu solo não for adaptado para o crescimento da cannabis propriamente dita, então independentemente do nível avançado ou não de suas habilidades de cultivo, suas plantas de cannabis não alcançarão todo o seu potencial. À medida que você ganha conhecimento e experiência, você começará a entender melhor o que sua planta precisa e a criar um mix de solo perfeito pra elas.
      Porque cultivar maconha orgânica?
       
      O Rendimento.
      Uma das principais preocupações dos growers é a possibilidade de um menor rendimento ao crescer de forma orgânica. Mas isso não é necessariamente o caso e é fato que se todas as condições forem ótimas você vai poder alcançar maiores rendimentos do que utilizando outros métodos.
       
      Melhor riqueza microbiana.
       
      Se o microambiente (ou seja, a fauna de micróbios) não for otimizado, os rendimentos podem ser menores do que com os cultivos não-orgânicos. Uma quantidade substancial de pesquisas sobre “cannabis” e outras plantas demonstraram que o estabelecimento de um solo rico em micróbios têm múltiplos benefícios – permite a fixação de nitrogênio e a retenção de água, estimula o crescimento e ajuda a prevenir doenças nas raízes. Fazer sua própria mistura e deixá-la curtindo por cerca de trinta dias antes do primeiro uso permite o desenvolvimento de uma abundância de fungos e outros microorganismos favoráveis.
       
      Menor impacto ambiental.
       
      A maneira mais ecológica de cultivar maconha é ao ar livre na luz solar natural, já que um dos maiores impactos ambientais do cultivo de “cannabis” é pelo consumo de eletricidade. Mas a legislação desfavorável e persistente no Brasil faz com que a “cannabis” seja cultivada em ambientes fechados, mesmo que o clima local possa suportar o cultivo outdoor perfeitamente.
      Então quem é que ganha a medalha de honra ambiental? O cultivo orgânico ao ar livre é o vencedor, mas se essa não é uma opção viável pra você, existem alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar o geral impacto ambiental em ambientes fechados. Cultivar de forma orgânica é uma maneira eficaz de reduzir esse impacto já que a produção de nutrientes orgânicos geralmente requer menos processamento em comparação aos nutrientes convencionais (que também precisa de uso substancial de energia para produzir, principalmente derivados de combustíveis fósseis). O descarte de substratos usados com fertilizantes químicos também pode aumentar a concentração de metais no solo e aumentar esse impacto.
       
      O que devo cuidar na hora de cultivar maconha orgânica?
       
      Quando você usa um meio baseado em solo orgânico, a cannabis desenvolverá longas e sinuosas raízes. Essas raízes buscam pelo solo e absorvem água e nutrientes. O solo também vai passar por períodos mais secos que permitirão a circulação do ar, o que dá às raízes a oportunidade de absorver mais oxigênio.
      Ao usar um meio baseado em solo orgânico, você vai ter que prestar atenção no nível de pH. O pH serve para medir o quão ácido é ou está o substrato, e ele é medido de 1 à 14, sendo 1 muito ácido, 7 neutro e 14 muito alcalino. A “cannabis” precisa de um nível de pH entre 6 e 7 para se desenvolver normalmente.
      Você também vai precisar verificar as proporções de nutrientes dos substratos que farão parte deste mix. Alguns elementos não possuem nenhum tipo de nutriente, outros possuem mais de um e eles geralmente são mostrados como NPK. NPK é a sigla denominada para expressar os 3 macronutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da sua planta: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), e serão exigidos em diferentes quantidades de cada um.
      As misturas de solo prontas geralmente expressarão os índices no formato de 20:20:20. Nesse exemplo a embalagem nos mostra que os solos são compostos por 20% de cada nutriente.
       
      Quais pontos devo levar em conta antes de fazer essa mistura?
       
      Uma boa mistura de substrato deve conter macro e micro nutrientes específicos para cada fase de cultivo. Para uma planta em crescimento vegetativo o solo deve conter elementos que forneçam mais Nitrogênio do que Fósforo e Potássio, pois a planta em fase vegetativa necessita mais desse macro nutriente do que dos outros. Já uma planta em fase de floração irá precisar de mais Fósforo e Potássio do que Nitrogênio;
      Capacidade dos elementos para criar uma boa vida microbiana no substrato;
      Capacidade de retenção de líquido e drenagem.
      Sempre recomendamos o transplante de plantas em transição de estado vegetativo para floração a vasos maiores e com substratos específicos para floração.
      Não retire o substrato antigo na hora do transplante pois pode acabar danificando as raízes e estressando a planta. Raízes danificadas = menor rendimento, não esqueça disso.
       
      Tipos de substrato orgânico.
       
      *Terra do seu jardim
       
      Muito cuidado ao usar o solo do seu jardim, porque ele pode conter insetos, doenças e pragas que podem comprometer o ambiente controlado de um cultivo indoor. Você pode usar solo de jardim para cultivar maconha, mas é altamente provável que você vai precisar misturar ele com outros elementos para incluir todos os nutrientes que a planta precisa.
      É importante verificar a acidez utilizando um medidor de pH de solo, bem como a textura para se certificar que é adequado. O solo tem que ser fofo, o que quer dizer que quando você pega uma porção de solo em sua mão e o aperta e solta ele deve se esfarelar com facilidade. Se você apertar e o substrato ficar com a forma da sua mão é sinal que é denso demais, e um solo assim dificulta a absorção de oxigênio pelas raízes e o desenvolvimento delas.
      Para aumentar a retenção de água no solo é comum adicionar vermiculita ou aumentar a drenagem com perlita. Se o solo é muito ácido a dica é misturar calcário dolomítico ou calcário de conchas, e para o contrário, se ele for muito alcalino, você pode tentar misturar um pouco de pó de café usado.
       
      Húmus de minhoca.
      O húmus é uma substância orgânica feita de matéria vegetal decomposta. Pela natureza do húmus você corre o risco de introduzir um ocasional inseto no seu grow indoor, mesmo que você compre ele em uma loja. A maioria das marcas de húmus afirmam ser livre de erros, mas isso é muito difícil de se alcançar. O húmus de minhoca, por outro lado, possui todos os três macronutrientes que as plantas precisam para se desenvolver, e por esse motivo é muito usado em misturas de solo tanto para crescimento quanto para floração.
      No processo digestivo da minhoca, 40% da matéria orgânica consumida é utilizada para seu desenvolvimento e os 60% restantes são transformados em húmus. Húmus de minhoca nada mais é do que excremento dela.
      O húmus influencia diretamente no crescimento das plantas em virtude da presença de hormônios reguladores do crescimento vegetal e ácido húmico. Além disso, estudos recentes também apontam que a utilização do húmus tem um grande potencial de controle de patógenos associados a doenças de plantas, principalmente as bactérias e os fungos.
      Só para ter uma idéia, a concentração média dos principais nutrientes no húmus fica em torno de 1,5% de N (Nitrogênio), 1,3% de P (Fósforo), 1,7% de K (Potássio), 1,4% de Ca (Cálcio) e 0,5% de Mg (Magnésio).
       
      Guano de morcego.
       
      O guano também é excremento seco de morcego ou pássaro e está disponível tanto em níveis altos de nitrogênio quanto em fórmulas de fósforo alto. Muito guano vai queimar as raízes das plantas, então siga as instruções do fabricante.
       
      Casca de arroz carbonizada.
       
      A casca de arroz carbonizada é um substrato feito de casca de arroz que passou por um processo de esterilização que é a carbonização. É considerada um excelente substrato por permitir uma ótima aeração nas raízes da planta e ser leve e porosa, estimulando a drenagem. Além disso ela é firme e densa o suficiente para fixar a semente ou a estaca e a sua coloração ajuda a formar sombra. O volume é constante esteja ela seca ou molhada.
       
      Calcário de conchas.
       
      A farinha de conchas ou calcário de conchas, como também é chamado, é um corretivo de acidez do solo, assim como o calcário de rochas. Cal virgem, cal hidratada ou o calcário dolomítico, no entanto, como fornece cálcio e magnésio e é de origem mineral (origem animal) deve ser considerado como fertilizante inorgânico natural. A farinha de conchas é obtida a partir da moagem das pedras fossilizadas de conchas de animais marinhos, possuindo 96% de cálcio (carbonato de cálcio) e 0,3% de magnésio (óxido de magnésio). Tem liberação lenta e efeito duradouro.
       
      Torta de mamona.
       
      A torta de mamona é um adubo orgânico esfarelado muito usado em jardins como fonte do nutriente Nitrogênio, que é o que as plantas precisam em maior quantidade. Ele é um ótimo adubador que fornece muita matéria orgânica (cerca de 85 a 90%)e ajuda a controlar a população de microorganismos ruins.
      Esse adubo é obtido das indústrias que extraem o óleo das sementes da mamona, que hoje é utilizado como biodiesel, e por ser um adubo orgânico ele libera os nutrientes aos poucos para a planta, nutrindo por mais tempo e sem excessos. Ele também melhora a qualidade geral da terra, facilitando a aeração, controlando a umidade, e retendo melhor os nutrientes.
      Existem também outros nutrientes na torta, como o Fósforo, o Potássio e os micronutrientes, mas em quantidades bem menores. Possui 4 a 6% de nitrogênio, 1 a 2% de fósforo e 1,2% de potássio.
       
      Farinha de osso.
       
      A farinha de ossos é composta de ossos de matadouros moídos e é rica em fósforo. Seu pH neutro e seu teor de lima oferecem um amortecedor contra o solo ácido. No entanto, pode atrair pragas para o seu crescimento.
       
      Pó de coco.
       
      O pó de coco é um substrato derivado da fibra de coco e tem se mostrado uma alternativa mais barata e igualmente boa para o cultivo de cannabis. Ele é um bom condicionador orgânico do solo e favorece que as plantas cresçam saudáveis nas raízes, ramos, folhas e flores.
      O pó de coco possui uma taxa lenta de decomposição, condicionando assim a porosidade do solo. Ele promove o desenvolvimento de um nível de pH médio ideal, e por seu índice naturalmente elevado de lignina, uma substância orgânica, incentiva também a formação de micro-organismos favoráveis no solo.
       
      Torta de algodão.
       
      A torta de algodão por sua vez é um fertilizante natural, fonte de nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes. É um adubo orgânico também de lenta liberação e também funciona como condicionador de solo, elevando o nível de matéria orgânica, proporcionando um solo equilibrado para o crescimento das plantas.
      A torta de algodão é um adubo seguro e não queima as plantas por excesso de nitrogênio. Basicamente obtida pelo mesmo processo de produção da torta de mamona, é um adubo magnífico de longa duração, por isso muitas pessoas preferem ela em relação à torta de mamona. Possui cerca de 90% de matéria orgânica, além de 6 a 8% de nitrogênio, 2 a 3% de fósforo, 12% de potássio e mais um tanto em ferro, cobre, manganês, zinco e molibdênio.
       
      Farinha de sangue
       
      A farinha de sangue, igual a de ossos, é um resíduo de abatedouros usado como fertilizante pela ação rápida e a alta concentração de nitrogênio. Farinha de sangue e farinha de ossos são muitas vezes confundidas por jardineiros amadores, mas elas são bem diferentes, pois a farinha de sangue é rica em nitrogênio, enquanto a farinha de ossos é rica em fósforo.
      A farinha é feita por um meio de aquecimento com vapor ou ar quente. Adubar com esse fertilizante é um privilégio, porque além de ser um fertilizante nobre e caro, praticamente toda a produção é destinada à alimentação de peixes e por isso dificilmente se encontra no mercado. Se encontrar nas prateleiras, compre! 
      Possui 8 a 14% de nitrogênio, 0,3 a 1,5% de fósforo e 0,5 a 0,8% de potássio, nutrientes de surpreendente assimilação.
       
      Esterco de gado e aves.
       
      O esterco fresco tem um alto agrupamento de nitrogênio, e por isso se for usado diretamente no solo pode queimar as plantas. Usa-se o esterco curtido, o que nada mais é do que as fezes – de vaca, cavalo, galinha ou coelho – deixadas ao tempo para que o nitrogênio em excesso evapore, o calor afaste a maioria dos patógenos e a chuva desmanchem um pouco da concentração. Depois de algumas semanas exposto ao sol, o esterco já não tem mais cheiro e as moscas somem. Ainda assim, o esterco curtido ainda é forte e deve ser usado em pequenas quantidades para não baixar muito o PH de sua mistura de substrato. 
      “Existem inúmeros tipos de substrato para cultivo indoor e como já mencionamos antes, você deve utilizar vários elementos que juntos compõem um meio de cultivo adequado para a planta escolhida.”
       
       
      4 - GERMINAÇÃO: Na germinação existem variosmétodos eficazes e fáceis fazer. porém citarei 3 métodos neste guia. O primeiro métodoé colocar as sementes dentro de um copo com agua filtrada para mais chances de germinação, deixando 48 horas imersiva dentro da agua com inspeção de 12 em 12 horas em local seco, quente e escuro,passado12 horas verifique se as sementes estão debaixo d’águacasoestiver boiando ajude-o empurrando-aspara o fundo do copo. Depois de 48 horas verifique se as sementes brotaram as raízes, caso as raízes estiverem expostas é hora de fazer o transplante na terra, caso contrario deixe-o por mais tempo. Passou de 72 horas e não aconteceu nada faça o transplante na terra com a semente para baixo.
      O segundo método é colocar as sementes dentro de um pote com tampa sobre o papel toalha umedecido, dentro do pote coloque primeiro o papel toalha e borrife-o. tenha cuidado para não encharcar demais. Caso fique encharcado deixe a agua escorrer “Lembrando não encharque o papel pois as raízes podem apodrecer”,agoraé só colocar as sementes com pelo menos 2 cm de distancia para que as raízesnão enrosque uma nas outra, pegue outro pedaço de papel úmido e cubra as sementes. Tampe o recipiente e coloque em um local escuro,úmidoe quente.
      O terceiro método é bem similar ao do papel toalha só que este método substitui o papel toalha pelo algodão. Você vai precisar de um recipiente com tampa, borrifador e as sementes. Umedeça o algodão com agua filtrada e forre o recipiente, feito isso coloque as sementes com espaçamento de 2 cm de distancia e depois umedeça o outro pedaço de algodão cobrindo as sementes, colocar em um local escuro, úmidoe quente.
      Cuidado para não passar o prazo do transplante pois se as sementes ficarem por muito tempo no algodão as raízes irão se enroscar no algodão dificultando o transplante.
       
       
      5- DETALHES IMPORTANTES SOBRE A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES:Sementes de qualquer strainde “cannabis indica” germinam mais rápido, ao contrario das sementes de qualquer strainda “cannabis sativa” que demoram um pouco mais para germinarem.Então não se preocupe se não der as caras nos primeiros 3 dias. pois todas as sementes tem um período de até 15 dias para germinar (dependendo da strain).
       
       
      6 - QUAL VASO DEVO UTILIZAR PARA O TRANSPLANTE E QUANDO TRANSPLANTAR: No período vegetativo deve ser usado um vaso pequeno de pelo menos 400 ml até o próximo transplante. O tempo para vegetação é opcional, pode-se deixar até 4 semanas de vega parao segundo transplante. No segundo transplante pode ser usado variasopções de vasos. Vasos de 5, 10 e até 20 litros. O vaso a ser utilizado pode ser permanente (até a colheita) ou temporário. 
       
       
      7 - VEGA E FLORA: Na vegaémuito importante um período de 18 horas de luz e 6 horas de escuridão total sem exceção, Com a umidade abaixo dos 70% e acima dos 40% e temperaturas variando de 20 graus celsius à 30 graus celsius. Na flora é diferente pois o período é curto tendo 12 horas de luz e 12 horas de escuridão total sem exceção para não estressar a planta, A umidade deve ficar em torno de 30% à 45%. pois se houver muita umidade no local os buds ficarão com morfo. E CALROtemperaturas variando de 14 à 24 graus celsius,
       
       
      8- INGREDIENTES PARA FAZER FERTILIZANTES ORGÂNICOS:
       
      POTÁSSIO: 
      Meia dúzia de casca de bananas.
      1 litro de agua filtrada.
      2 colheres de sopa de açúcar (podes utilizar qualquer tipo de açúcar)
      1 garrafa de 2 litros com tampa
      1 garrafa de 1 litro com tampa
      Modo de preparo:
      Adicione 1 litro de agua no recipiente desejado, as cascas de banana, e para maior absorção do potássio corte todas as cascas. Agora é só levar ao fogão e deixar ferver de3 à 5 minutos, Coar e diluir com mais 2 litros de agua filtrada, colocar em um recipiente com tampa, e para conservar deixar na geladeira por até 2 meses.
      “tenha cuidado na hora da rega pois o fertilizante deverá ser regado em temperatura ambiente. Recomendo um dia antes da rega deixar o fertilizante fora da geladeira”
      {Regar uma vez a cada 15 dias}
       
       
      FÓSFORO:
      100 gramas de cinzas (madeira, carvão ou papel) “lembrando quese quiser fazer cinzas de papel deverás utilizar papel branco virgem (sem rabisco, cola ou tinta)”
      1 garrafa de 2 litros
      2 litros de agua filtrada
      Modo de preparo:
      Coloque as cinzas dentro da garrafa desejada e coloque mais 2 litros de agua, balance bem a garrafa e deixe descansar de 7 à 10 dias, para garantir uma maior absorção do fósforo abra a garrafa todos os dias para oxigenar a agua e tampe novamente balançando a garrafa deixando novamente descansar, depois que completar 10 dias ou 7 dias (opcional) de descanso coe as cinzas e dilua com mais 4 litros de agua filtrada e misture bem. conservar em local seco, escuro e arejado.
      {Regar uma vez a cada 15 dias}
      {Se quiser utilizar a cinza pura deverá colocar 1 colher de cinzas por mês por cima do substrato e regar lentamente}
       
       
      NITROGÊNIO:O nitrogênio por sua vez é encontrado comfacilidade na agua da chuva, na urina (humana ou animal) e nas plantas como exemplo a urtiga, vamos ao passo – a – passo.
       
      URINA: 
      Urina (humana ou animal)
      1 garrafa de 2 litros
      Modo de preparo:
      Diluir uma parte de urina para 10 partes de agua e misturar bem. Conserve em local seco, escuro e arejado. Regar a cada 15 dias
       
      CHORUME DE URTIGA:
      100 gramas ou 1 kg de urtiga
      10 litros de agua filtrada ou da chuva
      1 balde de 20 litros ou um tonel de preferencia escura com tampa
      Modo de preparo:
      Coloque a urtiga (Folhas e galhos) dentro do balde e adicione os 10 litros de agua e tampe o balde. deixe descansar até 10 dias ou até quea agua fiqueum pouco grossa e apresentar espumas brancas. Depois de passar os 10 dias ou assim que o chorume estiver pronto coe o chorume e adicione mais 4 litros de agua e mexa bem. Colocar o chorume em um recipiente com tampa e conservar em local escuro, seco e arejado longe do calor.
      {1 litro de chorume para 10 litros de agua estimula o crescimento de folhas e caules.
      2 litros de chorume para 10 litros de agua estimula o crescimento dasraízes}
      “éopcionalguardar a compostagem para adubação, caso queira, deixar em local seco, arejado e escuro.”
       
       
      9- REGANDO E FERTILIZANDO:No período vegetativo não precisa de muita rega pois o vaso que vai ser utilizado para vegetação da “cannabis” será muito pequeno. Ao contrario de um vaso maior que necessita de mais agua. Nunca regue em excesso sempre com cautela. Pois se fizer várias regas mesmo com o solo úmido/seco poderás causar um overwater (morte por agua em ecesso)e com certeza sua planta morrerá, Para verificar se sua planta necessita de agua faça o teste com um espeto de churrasco ou qualquer objeto que seja fino para colocar no solo. Se o objeto utilizado sair limpo sem resíduos úmidos.é sinal que o solo precisa de agua. caso o objeto que você colocou no solo vier úmido (ou sujo de terra), você não precisará colocar mais agua. 
      No período vegetativo da “cannabis” não se adiciona fertilizante. Só depois de 3 semanas de vida poderás fertilizar começando sempre com pequenasdosagens, aumentando aos poucos. Caso fertilize nas primeiras semanas de vida sua planta ficará doentepor causa da alta dosagem de nutrientesou até mesmo um overfert (morte por fertilizante). caso isso aconteça você deverá fazer um flush (uma rega somente com agua até que elaescorrapor baixo do vaso).
      Neste períodode vidaaplanta necessitará de MAIS NITROGÊNIO, MENOS FÓSFORO e MENOS POTÁSSIO (30 – 10 – 10) “Lembrando que nesse período coloque o fertilizante aos poucos aumentando a dosagem no decorrer do tempo como falei acima.”
      Já no período de floração sua “cannabis” com certeza estará em um vaso maior daí o solo precisará de regas com mais frequência, pois o solo drenaráa agua com mais facilidade em vasos maiores. ao contrario de um vaso pequeno que demora maispara drenar a agua. O mesmo teste de umidade desolo que você fazia em vasos pequenos poderá ser feito em vasos maiores e com muito mais frequência. A fertilização será precisa neste período. Pois, a planta necessitará de menos NITROGÊNIO MAIS FÓSFORO e MAIS POTÁSSIO (10 – 30 – 20) 
       
       
      10– IDENTIFICANDO O SEXO:Na quarta ou na quinta semana do estado vegetativo dá para identificar o sexo da planta. Para identificar uma fêmea a planta terá alguns pelos brancos com 1 cm de altura entre os galhos, já o macho tem bolas (saquinhos) entre os galhos.
      DETALHE: Podemos distinguir o sexo na segunda semana de flora.
       
      11– SECAGEM E CURA:Para secagem dos buds é necessário um local seco, escuro e arejado,deixe os buds secar de 1 à 2 semanas ou até que os galhos fique a ponto de quebrar com facilidade. Para curar é necessário um recipiente de vidro com tampa edentro do recipiente coloque os buds secos e um sachê de gel sílica para evitar morfo. O recipiente deve estar bem vedado sempre abrindo o recipiente 2 vezes na semana para entrar um novo ar até completar 30 dias (tempo recomendadopor vários growers).Se você não quiser esperar tanto podes acelerar o processo abrindoorecipiente de 2 em 2 dias ao invés de ser 2 vezes na semana, colocarem local seco, escuro e arejado.
       
       
       
       
       
       
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    • Boa rapaziada, meu primeiro cultivo e está em outdoor,  estou com uma planta mas nao sei o tempo exato que ela está mas ja está florecendo, entre uma semana a duas semanas que começou a flora.  Ontem de noite aconteceu uma parada que roubo minha briza.  Num descuido meus dog entraram na parte onde fica a planta, e eu consegui tirar eles no rapido, mas vi que um deles tinha mordido o caule da planta e deu uma "esfolada" na pele do caule, gostaria de saber se alguém ja vivenciou isso, ou se pelo menos sabe algum método de restaurar isso, se tem chance da planta morrer? , ouvi dizer uma vez que aquela gosma de babosa ajuda o caule a se regenerar, mas não li isso em nenhum lugar. Se alguem puder me ajudar desde ja agradeço. Forte abraço rapaziada, vamos nos unir, muita paz !! 
    • Olá senhores amantes do cultivo! Estou iniciando e tenho algumas dúvidas. Plantei minha semente (na realidade não sei ao certo qual germinou, se foi um skank que comprei pela internet ou um prenseed que minha esposa colocou no vaso). De qualquer forma ela germinou e cresceu forte e saudável por um tempo (3 semanas). Aí apareceram folhas com aparência nada saudável e o crescimento estagnou. Está plantada em uma mistura de turfa com perlita e vermiculita. Não sei ao certo as proporções, pois comprei em um growshop uma mistura que o dono fez. A irrigação eu intercalava água mineral (cerca de 400 ml a cada 4 dias) com bio-grow da biobizz (cerca de 300 ml intercalando com a água). Depois que apareceram as folhas esquisitas, suspendi o fertilizante e estou há 2 dias aguando com água mineral pura, tentando um flush. O volume vaso é de cerca de 6 litros e não sei ao certo se é suficiente para o pleno desenvolvimento do meu bebê. Pude notar que as raízes estavam aparentes, próximo à base do caule, aí completei com mais substrato cobrindo completamente essa parte da raiz. Abaixo estão as fotos com as folhas doentes e meio murchas e depois uma foto do dia seguinte, aguando apenas com água mineral duas vezes por dia. O vaso é todo furadinho para impedir que o substrato fique encharcado. O plantio é feito totalmente outdoor. A planta me parece fêmea, quase certeza. Por favor, aconselhem-me.
    • mano cuida bem q ce colhe mtooo ela ta gigante ja