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Tudo Sobre Germinação

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http://www.growroom.net/board/index.php?act=Search&f=1

palavra-chave = germinação

imagina se todo mundo que tiver uma semente que não germina for abrir um tópico pra isso, vai ficar tudo bagunçado, né?

abraço

se não tivesse esgotado o estudo pelo forum não teria perguntado?

não me ajudou em nada, talvez alguem possa saber sobre essas machas no papel se é algum sinal!

ja uso o forum de cabo a rabo a vários anos, sendo que é a primeira vez que não consigo germinar uma seed.

Obrigado pela inútil ajuda

Yagé

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provavelmente vc enxarcou muito o papel... deve ter perdido as seeds,

tem que umidecer mais não enxarcar, eu ainda troco o papel se em 2 dias não saiu radicula...

:Maria:

Valew thiabo

Foi isso mesmo intaum

mta agua, tem como reverter isso ou ja perdi as sementes?

valew

YAgé

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se não tivesse esgotado o estudo pelo forum não teria perguntado?

não me ajudou em nada, talvez alguem possa saber sobre essas machas no papel se é algum sinal!

ja uso o forum de cabo a rabo a vários anos, sendo que é a primeira vez que não consigo germinar uma seed.

Obrigado pela inútil ajuda

Yagé

os tópicos já existentes não são somente fontes de respostas, mas um espaço para postar mais dúvidas pertinentes ao mesmo assunto.

e se usa o fórum de cabo a rabo há vários anos, o registro do seu login não seria de 29/01/09.

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pô eu também aki to com umas seeds qua não germinam :\ fazem 10 dias já...só que eu prefiro germina direto no vaso mesmo. é que ele ta em um lugar escuro e um quente (abafado) dentro do meu armario. isso pode atrapalhar a germinação ?

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os tópicos já existentes não são somente fontes de respostas, mas um espaço para postar mais dúvidas pertinentes ao mesmo assunto.

e se usa o fórum de cabo a rabo há vários anos, o registro do seu login não seria de 29/01/09.

uhauhauha.... mto eficaz pernola, grande dedução!

como se tevisse apenas 1 login, uhauhauahua...

abraxxx

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eu não tinha pensado nisso

as vezes as pessoas tem um lapso de monguice e simplesmente criam outro login

tenta outra, colega.

uhauhauha.... mto eficaz pernola, grande dedução!

como se tevisse apenas 1 login, uhauhauahua...

abraxxx

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Pô galera, vamos nos esforçar um pouco pra fazer críticas construtivas, vai!

Pra quê estas discussões sem pé nem cabeça? Fora que só polui ainda mais o fórum!

Num tô tentando defender ninguém (primeiro pq num conheço ninguém aqui!) e não adianta...sempre terá post em lugar errado, notavo abrindo tópico pra perguntas básicas, etc!

Aí vai de cada um...eu acredito que se for pra responder a pergunta, faça somente isso! Se tiver P. da vida com as repedidas perguntas básicas, que ignore e aguarde atitude dos moderadores!

Não quero proteger nem responsabilizar ninguém por algumas atitudes, somente procuro que o Growroom.net melhore cada vez mais!

Abraço!

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Pô galera, vamos nos esforçar um pouco pra fazer críticas construtivas, vai!

Pra quê estas discussões sem pé nem cabeça? Fora que só polui ainda mais o fórum!

Num tô tentando defender ninguém (primeiro pq num conheço ninguém aqui!) e não adianta...sempre terá post em lugar errado, notavo abrindo tópico pra perguntas básicas, etc!

Aí vai de cada um...eu acredito que se for pra responder a pergunta, faça somente isso! Se tiver P. da vida com as repedidas perguntas básicas, que ignore e aguarde atitude dos moderadores!

Não quero proteger nem responsabilizar ninguém por algumas atitudes, somente procuro que o Growroom.net melhore cada vez mais!

Abraço!

Concordo.

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Pô galera, vamos nos esforçar um pouco pra fazer críticas construtivas, vai!

Pra quê estas discussões sem pé nem cabeça? Fora que só polui ainda mais o fórum!

Num tô tentando defender ninguém (primeiro pq num conheço ninguém aqui!) e não adianta...sempre terá post em lugar errado, notavo abrindo tópico pra perguntas básicas, etc!

Aí vai de cada um...eu acredito que se for pra responder a pergunta, faça somente isso! Se tiver P. da vida com as repedidas perguntas básicas, que ignore e aguarde atitude dos moderadores!

Não quero proteger nem responsabilizar ninguém por algumas atitudes, somente procuro que o Growroom.net melhore cada vez mais!

Abraço!

Concordo em numero e grau!

YAGé

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02/08 à 03/09 vc chama de vários anos?

cara...

fica tranquilo.... vc é o cara...

gasta poste com inutilidade não... deve fazer isso pra ficar com mais posts registrados e dizer que é o velhão do growRoom! uhauahuhauha!!!

to aqui pra aprender e não pra ficar de chacota no forum! pra mim o que importa é ajudar e ser ajudado! acho que o forum foi criado pra isso!

e não para usar do anomimato para dar coice igual burro brabo!!! temos que usar de bom senso e respeito uns com ou outro, senão vira bagunça! sacou

sempre fui ajudado pela galera sagaz aqui do forum (sem citar nomes) que faz esse forum crescer maneiro como nossas plantinhas lindas...

coméntário como o seu passo a descartar!

valew

YAGé

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amigo tenho feito o seguinte (100% taxa de germinação) coloco sunshine em meio copo de 200ml descartavel, faço furos embaixo e talz umideço ponho a seed, cubro a seed um pouco e pá e bola. ta feito!!!

so nao ficar toda hora gorando a bichinha, da uns 2 dias pra ela e ve como q ta.,... tb so nao deixar secar secar entende. so nao enxarcar tb.... eh um meio termo.

vai tentando ai q jaja da certo

abraço

meneiro essa técnica maninho... gostei...

pena que não to podendo investir muito ainda e comprar mix mais elaborados.! mas fica a boa dica!

hj to com mais seeds na mão para começar novo plantio... consegui com um brother... elas são originárias de um plantio que tinham AK-47, ice, b-52...

vamos ver no que vai dar!

valew man

YAGé

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se vc quer respeito, é só vc não faltar com respeito com os outros

simples e eficaz.

cara...

fica tranquilo.... vc é o cara...

gasta poste com inutilidade não... deve fazer isso pra ficar com mais posts registrados e dizer que é o velhão do growRoom! uhauahuhauha!!!

to aqui pra aprender e não pra ficar de chacota no forum! pra mim o que importa é ajudar e ser ajudado! acho que o forum foi criado pra isso!

e não para usar do anomimato para dar coice igual burro brabo!!! temos que usar de bom senso e respeito uns com ou outro, senão vira bagunça! sacou

sempre fui ajudado pela galera sagaz aqui do forum (sem citar nomes) que faz esse forum crescer maneiro como nossas plantinhas lindas...

coméntário como o seu passo a descartar!

valew

YAGé

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Saudações (postei essa pergunta a varios dias atras num tópico já existente, mas não tive resposta então abro esse, qq coisa é só deletar)

minha primeira experiência:

coloquei sementes para germinar (5 WW, 5 NL, 5 Sk1 e 2 Sk x Haze) todas nirvanas regulares. O procedimento foi o seguinte, coloquei todas num tuperware em papel toalha umido, em dois dias já apresentavam os rabichos. ficaram mais uns 2 dias no porta malas de meu carro, que ficou no sol. taxa de germinação 100%. Hoje as plantas foram transplantadas para vasos de 14 lts. estão grandes , verdonas , bonitas e sadias, com peters 08.45.14 até o transplante, e agora 30.10.10. (sucesso total na primeira tentativa)

Problema na segunda tentativa:

semana passada, fiz o mesmo procedimento com mais sementes.(5 WW, 5 NL, 5 Sk1 e 2 Sk x Haze)

em 2 dias já mostravam os rabichos brancos, deixei o tuperware no porta malas do carro, e o carro no sol.. fez um sol du carai aqui, muito quente mesmo....muito mais doque a primeira vez..hj fazem 7 dias que coloquei as sementes no vaso e não estão germinando...(no vaso o substrato usado dessa vez foi Rendmax floreira)

joguei tudo fora...pois não nasceu nenhuma planta, apesar de terem mostrado o rabicho branco em 2 dias....

será que o calor abafado do porta malas foi demais e matou as sementes ?

ou o rendmax que não serve pra germinação ?

abrax e bom plantio

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Se a temperatura do interior do carro foi muito alta, as sementes foram assadas.

Que eu saiba rendmax floreira não causa danos as sementes, ao contrário, por tem mais P ela estimula a germinação.

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Saudações

minha primeira experiência:

coloquei 17 sementes para germinar (5 WW, 5 NL, 5 Sk1 e 2 Sk x Haze) todas nirvanas regulares. O procedimento foi o seguinte, coloquei todas num tuperware em papel toalha umido, em dois dias já apresentavam os rabichos. ficaram mais uns 2 dias no porta malas de meu carro, que ficou no sol. taxa de germinação 100%. Hoje as plantas foram transplantadas para vasos de 14 lts. estão verdonas bonitas e sadias, com peters 08.45.14 . (sucesso total na primeira tentativa)

Problema na segunda tentativa:

semana passada, fiz o mesmo procedimento com mais 17 sementes.(5 WW, 5 NL, 5 Sk1 e 2 Sk x Haze)

em 2 dias já mostravam os rabichos brancos, deixei o tuperware no porta malas do carro, e o carro no sol.. fez um sol du carai aqui, muito quente mesmo....muito mais doque a primeira vez..hj fazem 7 dias que coloquei as sementes no vaso e não estão germinando...(no vaso o substrato usado dessa vez foi Redmax floreira)

será que o calor abafado do porta malas foi demais e matou as sementes ?

ou o redmax que não serve pra germinação ?

abrax e bom plantio

arcturus,

bom vc perdeu um bom prato de seeds, pq por no porta malas do carro em baixo d um baita sol vc cabo cozinhando elas.

o solo nesse caso ñ mudo em nada. mas recomendo substrato próprio pra germinação. ou qq uma das técnicas apresentadas aqui.

bom sorte!

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I ae NOVATO!!! i ae grower's!!!

essas técnicas aqui apresentadas pelo novato, realmente funcionam! Desde q sejam aplicas da forma correta. Mas particularmente vejo q a seleção natural e humana é fundamental pra uma boa conservação ou mesmo evolução da seu espécie de cultivo e consumo predileto.

A minha técnica é assim:

1° Passo: Pegue a semente com o indicador e polegar com uma leve pressão relo a seed com os dedos como uma pitada de sal, estralando jogo fora, caso ñ faça balarulho.... planto a menina!

2° Passo: 1 pequeno vaso para cada seed (tipo os q vem com as violetas q a vovó compra no mercado), Fibra de coco, substrato para germinação ( basicamente terra preta adubada organicamente) e vermiculita.

3° Passo: Coloque uma almofadinha de fibra no fundo do vaso, depois o substrato até a 1ª borda, q tem dentro do vaso, coloque a seed com o orificio para baixo e com cuidado cubra de vermiculita até a borda superior do vaso. A seed tem q ficar com no máximo 1,5cm de profundidade(recomendo 0,5 a 1cm), sendo q mais fundo mais demorado pra ela sair da terra e caso seja um pouco fraca acaba nem saindo da terra morrendo soterrada.

4° Passo: Humideça o vaso! Não exarque, muito menos lave o vaso. Ñ molhe o centro aonde se encontra a seed, apenas ao redor dela. Isso ajuda a deixar a terra sobre a seed mais leve, mas humida o suficiente pra germina a seed. Em alguns dias já estarão brotando indepedente se ser indica ou sativa de 3 a 7 dias eles ja estarão de fora lindas e fortes. Onde terá dificuldade de fazer qq seleção após a germinação até seu 1° transplante em 10 dias após a germinação.

Esse método tenho 95% de germinação para qq qualidade de seed. Mas tem suas exeções como, dependendo do estado da seed deve ser aplicado anteriormente de ser colocada na terra. Como o Técnica Clean, Extremo e ou Aqua (nesse caso por 24hs antes de ir para a terra)!

OBS.: Temepratura ambiente de 25°C para germinação e sombra nada de sol direto na superficio ou nas laterais dos vasos germinadores!!! Caso queria usar um vaso maior apenas junte ao substrato vermiculita e terra preta. Para uma parte de substrato, 1/2 parte de terra preta e 1/2 parte de vermiculita. A Fibra proporcional ao fundo do vaso, isso facilitará seu transplante reduzindo e até mesmo amenizando a zero o estress da planta no seu transplante.

Depois post aqui o substrato para germinação usado. Existem uns de fundo de quintal e outros de marca. Relatem os resoltados.

Boa Sorte!!!

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Tenho 1 método bem fácil.

Pegue suas sementinhas, boas é cláro, e coloque em um vaso qualquer ou Out e esqueça que ela existe.

Depois vc ve se deu certo, haaha parece engraçado mais a minha primeira plantinha foi assim. Quando vi já estava com 10 cm, toda torta mais estava lá.

Sim, mas demora muito

Coloque num pano perfex umido e naum ensopado, recipiente plastico naum translucido, tampado e coloque sobre lampadas fluorescentes ( quentinho~~ pero no mucho ) em 24/48 horas ela mostra a radicula

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Tenho 1 método bem fácil.

Pegue suas sementinhas, boas é cláro, e coloque em um vaso qualquer ou Out e esqueça que ela existe.

Depois vc ve se deu certo, haaha parece engraçado mais a minha primeira plantinha foi assim. Quando vi já estava com 10 cm, toda torta mais estava lá.

sementes boas nascem d qq maneira até na beira da pia da cozinha... o esquema é consegui q as sementes antigas germinem com mais facilidade, as que ñ germinam nos métodos convencionais. Eu por exemplo tenho mais d 1mil seeds d uma certa espécie se acha q germino isso em 1 ou 2 anos???? está enganado desde q juntei essa quantia ja se passaram anos e ainda tenho de monte delas... umas guardei d um jeito outras d outro enfim, mtas ja mofaram... apliquei as técnicas e germinaram, sendo q ja ouvi dizer q as seeds duram entorno d 3 anos podendo chegar um pouco mais se conservadas no freezer. Atualmente é o modo q utilizo para amarzenagem delas e posso garantir q no freezer passa de 3 anos tranquilo! A vantagem q vejo é q ao tira-la do freezer para o cultivo vc já faz com q ela sofra um choque térmico suave mas suficiente pra ela entender q tem q nascer, pois o tempo de germinação continua o msm.

abraços

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      - Oh yes obrigado xD
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      Guia de Cultivo da Cannabis
       
       
       
       
       
      INTRODUÇÃO:
      Este guia de cultivo é um auxilio e ajuda para quem quer cultivar a cannabis indoor (em estufas) ou outdoor (em campo).
       
       
      INDICE:
      1 - DETALHES E ESPECIFICAÇÕES DA CANNABIS
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      1 - DETALHES E ESPECIFICAÇÕES DA CANNABIS
       
      CANNABIS SATIVA: A “cannabis sativa” tem um rendimento maior comparado a outrasde sua espécie,por ser uma planta alta.Cresce até 4,5 metros de alturae leva até 12 semanas para florescer, Esta espécie tem uma alta concentração de THC e pouca concentração de CBD. Porémé recomendado cultivar esta espécieao ar livre (outdoor). Pois“ela” cresce muito e pode ser complicado cultiva-la em estufas.
      Detalhe: As folhas desta espécie são longas e densas. Seus buds são macios ao toque e não contém manchas ou marcas. Porémtem bolas coloridas (este detalhe varia se for automatica)
      Seus efeitos psicoativo são: Euforia, Ataque de riso espontâneo e Energético (com mais disponibilidade para fazer demais coisas como esportes físicosou atividadesdiária)
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      Obs: Caso queira cultivar essa espécie recomendo podas regulares.
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      “Uma das razões pelas quais você ouve pouco sobre essa cepa é porque ela não é altamente psicoativa. Ela é usada principalmente como fonte de material genético adicional por criadores e cultivadores. Dessa forma,as “seeds autoflorescentes” produzida por cruzas podem ser criadas, e certas cepas podem ser ajustadas para que elas cresçam em climas originarias do norte.
       
       
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      2 - TIPOS DE LÂMPADAS:Lâmpada de vapor metálico (MH) é muito utilizado no modo vegetativo.
      Lâmpada de vapor de sódio (HPS) é muito utilizado no modo de floração acompanhado de uma Lâmpada fluorescente ou Led.
      Lâmpada fluorescente são excelentes para o modo vegetativo porém é um pouco fraca comparado ao de vapor metálico. Porém esquentam pouco comparado ao de vapor metálico. 
      Lâmpada de Led também são excelentes para o modo vegetativo é o mais econômico de todas as lâmpadas e geram menos calor comparado a outras lampadas. porém seu preço é bem mais superioraos de qualquer outra lâmpada.
      Detalhe sobre a Lâmpada HPS (Vapor de sódio):As HPS transmitem muita luz. Chegando bem próximo da luz solarporém. Elas esquentam muito em comparado a outraslâmpadas. Portanto cuidado ao utilizar essa lâmpada. É recomendado uma estufa com bastante exaustor para utilização desta lâmpada!
       
       
      3- SUBSTRATO ORGÂNICO E PH:Tipos de substratos.
      “Para facilitar o entendimento, nós resolvemos dividir os substratos para a maconha em três classes, que são:”
       
      Orgânico (Objeto do tema)
      Inerte
      Semi-Inerte
      Substrato Orgânico
       
      Um substrato orgânico é um meio de cultivo que interage com a planta. Ou seja: já possui em sua estrutura elementos que vão fornecer alimento para o desenvolvimento dela. Mas não é só isso. Um substrato orgânico deve ter micronutrientes rico em fungos e bactérias benéficos que vão auxiliar a planta a absorver os nutrientes.
      O meio de cultivo baseado em solo orgânico é o mais utilizado pelos growers para plantar maconha. Isso acontece porque geralmente eles são baratos e fáceis de gerenciar. Mas se seu solo não for adaptado para o crescimento da cannabis propriamente dita, então independentemente do nível avançado ou não de suas habilidades de cultivo, suas plantas de cannabis não alcançarão todo o seu potencial. À medida que você ganha conhecimento e experiência, você começará a entender melhor o que sua planta precisa e a criar um mix de solo perfeito pra elas.
      Porque cultivar maconha orgânica?
       
      O Rendimento.
      Uma das principais preocupações dos growers é a possibilidade de um menor rendimento ao crescer de forma orgânica. Mas isso não é necessariamente o caso e é fato que se todas as condições forem ótimas você vai poder alcançar maiores rendimentos do que utilizando outros métodos.
       
      Melhor riqueza microbiana.
       
      Se o microambiente (ou seja, a fauna de micróbios) não for otimizado, os rendimentos podem ser menores do que com os cultivos não-orgânicos. Uma quantidade substancial de pesquisas sobre “cannabis” e outras plantas demonstraram que o estabelecimento de um solo rico em micróbios têm múltiplos benefícios – permite a fixação de nitrogênio e a retenção de água, estimula o crescimento e ajuda a prevenir doenças nas raízes. Fazer sua própria mistura e deixá-la curtindo por cerca de trinta dias antes do primeiro uso permite o desenvolvimento de uma abundância de fungos e outros microorganismos favoráveis.
       
      Menor impacto ambiental.
       
      A maneira mais ecológica de cultivar maconha é ao ar livre na luz solar natural, já que um dos maiores impactos ambientais do cultivo de “cannabis” é pelo consumo de eletricidade. Mas a legislação desfavorável e persistente no Brasil faz com que a “cannabis” seja cultivada em ambientes fechados, mesmo que o clima local possa suportar o cultivo outdoor perfeitamente.
      Então quem é que ganha a medalha de honra ambiental? O cultivo orgânico ao ar livre é o vencedor, mas se essa não é uma opção viável pra você, existem alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar o geral impacto ambiental em ambientes fechados. Cultivar de forma orgânica é uma maneira eficaz de reduzir esse impacto já que a produção de nutrientes orgânicos geralmente requer menos processamento em comparação aos nutrientes convencionais (que também precisa de uso substancial de energia para produzir, principalmente derivados de combustíveis fósseis). O descarte de substratos usados com fertilizantes químicos também pode aumentar a concentração de metais no solo e aumentar esse impacto.
       
      O que devo cuidar na hora de cultivar maconha orgânica?
       
      Quando você usa um meio baseado em solo orgânico, a cannabis desenvolverá longas e sinuosas raízes. Essas raízes buscam pelo solo e absorvem água e nutrientes. O solo também vai passar por períodos mais secos que permitirão a circulação do ar, o que dá às raízes a oportunidade de absorver mais oxigênio.
      Ao usar um meio baseado em solo orgânico, você vai ter que prestar atenção no nível de pH. O pH serve para medir o quão ácido é ou está o substrato, e ele é medido de 1 à 14, sendo 1 muito ácido, 7 neutro e 14 muito alcalino. A “cannabis” precisa de um nível de pH entre 6 e 7 para se desenvolver normalmente.
      Você também vai precisar verificar as proporções de nutrientes dos substratos que farão parte deste mix. Alguns elementos não possuem nenhum tipo de nutriente, outros possuem mais de um e eles geralmente são mostrados como NPK. NPK é a sigla denominada para expressar os 3 macronutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da sua planta: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), e serão exigidos em diferentes quantidades de cada um.
      As misturas de solo prontas geralmente expressarão os índices no formato de 20:20:20. Nesse exemplo a embalagem nos mostra que os solos são compostos por 20% de cada nutriente.
       
      Quais pontos devo levar em conta antes de fazer essa mistura?
       
      Uma boa mistura de substrato deve conter macro e micro nutrientes específicos para cada fase de cultivo. Para uma planta em crescimento vegetativo o solo deve conter elementos que forneçam mais Nitrogênio do que Fósforo e Potássio, pois a planta em fase vegetativa necessita mais desse macro nutriente do que dos outros. Já uma planta em fase de floração irá precisar de mais Fósforo e Potássio do que Nitrogênio;
      Capacidade dos elementos para criar uma boa vida microbiana no substrato;
      Capacidade de retenção de líquido e drenagem.
      Sempre recomendamos o transplante de plantas em transição de estado vegetativo para floração a vasos maiores e com substratos específicos para floração.
      Não retire o substrato antigo na hora do transplante pois pode acabar danificando as raízes e estressando a planta. Raízes danificadas = menor rendimento, não esqueça disso.
       
      Tipos de substrato orgânico.
       
      *Terra do seu jardim
       
      Muito cuidado ao usar o solo do seu jardim, porque ele pode conter insetos, doenças e pragas que podem comprometer o ambiente controlado de um cultivo indoor. Você pode usar solo de jardim para cultivar maconha, mas é altamente provável que você vai precisar misturar ele com outros elementos para incluir todos os nutrientes que a planta precisa.
      É importante verificar a acidez utilizando um medidor de pH de solo, bem como a textura para se certificar que é adequado. O solo tem que ser fofo, o que quer dizer que quando você pega uma porção de solo em sua mão e o aperta e solta ele deve se esfarelar com facilidade. Se você apertar e o substrato ficar com a forma da sua mão é sinal que é denso demais, e um solo assim dificulta a absorção de oxigênio pelas raízes e o desenvolvimento delas.
      Para aumentar a retenção de água no solo é comum adicionar vermiculita ou aumentar a drenagem com perlita. Se o solo é muito ácido a dica é misturar calcário dolomítico ou calcário de conchas, e para o contrário, se ele for muito alcalino, você pode tentar misturar um pouco de pó de café usado.
       
      Húmus de minhoca.
      O húmus é uma substância orgânica feita de matéria vegetal decomposta. Pela natureza do húmus você corre o risco de introduzir um ocasional inseto no seu grow indoor, mesmo que você compre ele em uma loja. A maioria das marcas de húmus afirmam ser livre de erros, mas isso é muito difícil de se alcançar. O húmus de minhoca, por outro lado, possui todos os três macronutrientes que as plantas precisam para se desenvolver, e por esse motivo é muito usado em misturas de solo tanto para crescimento quanto para floração.
      No processo digestivo da minhoca, 40% da matéria orgânica consumida é utilizada para seu desenvolvimento e os 60% restantes são transformados em húmus. Húmus de minhoca nada mais é do que excremento dela.
      O húmus influencia diretamente no crescimento das plantas em virtude da presença de hormônios reguladores do crescimento vegetal e ácido húmico. Além disso, estudos recentes também apontam que a utilização do húmus tem um grande potencial de controle de patógenos associados a doenças de plantas, principalmente as bactérias e os fungos.
      Só para ter uma idéia, a concentração média dos principais nutrientes no húmus fica em torno de 1,5% de N (Nitrogênio), 1,3% de P (Fósforo), 1,7% de K (Potássio), 1,4% de Ca (Cálcio) e 0,5% de Mg (Magnésio).
       
      Guano de morcego.
       
      O guano também é excremento seco de morcego ou pássaro e está disponível tanto em níveis altos de nitrogênio quanto em fórmulas de fósforo alto. Muito guano vai queimar as raízes das plantas, então siga as instruções do fabricante.
       
      Casca de arroz carbonizada.
       
      A casca de arroz carbonizada é um substrato feito de casca de arroz que passou por um processo de esterilização que é a carbonização. É considerada um excelente substrato por permitir uma ótima aeração nas raízes da planta e ser leve e porosa, estimulando a drenagem. Além disso ela é firme e densa o suficiente para fixar a semente ou a estaca e a sua coloração ajuda a formar sombra. O volume é constante esteja ela seca ou molhada.
       
      Calcário de conchas.
       
      A farinha de conchas ou calcário de conchas, como também é chamado, é um corretivo de acidez do solo, assim como o calcário de rochas. Cal virgem, cal hidratada ou o calcário dolomítico, no entanto, como fornece cálcio e magnésio e é de origem mineral (origem animal) deve ser considerado como fertilizante inorgânico natural. A farinha de conchas é obtida a partir da moagem das pedras fossilizadas de conchas de animais marinhos, possuindo 96% de cálcio (carbonato de cálcio) e 0,3% de magnésio (óxido de magnésio). Tem liberação lenta e efeito duradouro.
       
      Torta de mamona.
       
      A torta de mamona é um adubo orgânico esfarelado muito usado em jardins como fonte do nutriente Nitrogênio, que é o que as plantas precisam em maior quantidade. Ele é um ótimo adubador que fornece muita matéria orgânica (cerca de 85 a 90%)e ajuda a controlar a população de microorganismos ruins.
      Esse adubo é obtido das indústrias que extraem o óleo das sementes da mamona, que hoje é utilizado como biodiesel, e por ser um adubo orgânico ele libera os nutrientes aos poucos para a planta, nutrindo por mais tempo e sem excessos. Ele também melhora a qualidade geral da terra, facilitando a aeração, controlando a umidade, e retendo melhor os nutrientes.
      Existem também outros nutrientes na torta, como o Fósforo, o Potássio e os micronutrientes, mas em quantidades bem menores. Possui 4 a 6% de nitrogênio, 1 a 2% de fósforo e 1,2% de potássio.
       
      Farinha de osso.
       
      A farinha de ossos é composta de ossos de matadouros moídos e é rica em fósforo. Seu pH neutro e seu teor de lima oferecem um amortecedor contra o solo ácido. No entanto, pode atrair pragas para o seu crescimento.
       
      Pó de coco.
       
      O pó de coco é um substrato derivado da fibra de coco e tem se mostrado uma alternativa mais barata e igualmente boa para o cultivo de cannabis. Ele é um bom condicionador orgânico do solo e favorece que as plantas cresçam saudáveis nas raízes, ramos, folhas e flores.
      O pó de coco possui uma taxa lenta de decomposição, condicionando assim a porosidade do solo. Ele promove o desenvolvimento de um nível de pH médio ideal, e por seu índice naturalmente elevado de lignina, uma substância orgânica, incentiva também a formação de micro-organismos favoráveis no solo.
       
      Torta de algodão.
       
      A torta de algodão por sua vez é um fertilizante natural, fonte de nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes. É um adubo orgânico também de lenta liberação e também funciona como condicionador de solo, elevando o nível de matéria orgânica, proporcionando um solo equilibrado para o crescimento das plantas.
      A torta de algodão é um adubo seguro e não queima as plantas por excesso de nitrogênio. Basicamente obtida pelo mesmo processo de produção da torta de mamona, é um adubo magnífico de longa duração, por isso muitas pessoas preferem ela em relação à torta de mamona. Possui cerca de 90% de matéria orgânica, além de 6 a 8% de nitrogênio, 2 a 3% de fósforo, 12% de potássio e mais um tanto em ferro, cobre, manganês, zinco e molibdênio.
       
      Farinha de sangue
       
      A farinha de sangue, igual a de ossos, é um resíduo de abatedouros usado como fertilizante pela ação rápida e a alta concentração de nitrogênio. Farinha de sangue e farinha de ossos são muitas vezes confundidas por jardineiros amadores, mas elas são bem diferentes, pois a farinha de sangue é rica em nitrogênio, enquanto a farinha de ossos é rica em fósforo.
      A farinha é feita por um meio de aquecimento com vapor ou ar quente. Adubar com esse fertilizante é um privilégio, porque além de ser um fertilizante nobre e caro, praticamente toda a produção é destinada à alimentação de peixes e por isso dificilmente se encontra no mercado. Se encontrar nas prateleiras, compre! 
      Possui 8 a 14% de nitrogênio, 0,3 a 1,5% de fósforo e 0,5 a 0,8% de potássio, nutrientes de surpreendente assimilação.
       
      Esterco de gado e aves.
       
      O esterco fresco tem um alto agrupamento de nitrogênio, e por isso se for usado diretamente no solo pode queimar as plantas. Usa-se o esterco curtido, o que nada mais é do que as fezes – de vaca, cavalo, galinha ou coelho – deixadas ao tempo para que o nitrogênio em excesso evapore, o calor afaste a maioria dos patógenos e a chuva desmanchem um pouco da concentração. Depois de algumas semanas exposto ao sol, o esterco já não tem mais cheiro e as moscas somem. Ainda assim, o esterco curtido ainda é forte e deve ser usado em pequenas quantidades para não baixar muito o PH de sua mistura de substrato. 
      “Existem inúmeros tipos de substrato para cultivo indoor e como já mencionamos antes, você deve utilizar vários elementos que juntos compõem um meio de cultivo adequado para a planta escolhida.”
       
       
      4 - GERMINAÇÃO: Na germinação existem variosmétodos eficazes e fáceis fazer. porém citarei 3 métodos neste guia. O primeiro métodoé colocar as sementes dentro de um copo com agua filtrada para mais chances de germinação, deixando 48 horas imersiva dentro da agua com inspeção de 12 em 12 horas em local seco, quente e escuro,passado12 horas verifique se as sementes estão debaixo d’águacasoestiver boiando ajude-o empurrando-aspara o fundo do copo. Depois de 48 horas verifique se as sementes brotaram as raízes, caso as raízes estiverem expostas é hora de fazer o transplante na terra, caso contrario deixe-o por mais tempo. Passou de 72 horas e não aconteceu nada faça o transplante na terra com a semente para baixo.
      O segundo método é colocar as sementes dentro de um pote com tampa sobre o papel toalha umedecido, dentro do pote coloque primeiro o papel toalha e borrife-o. tenha cuidado para não encharcar demais. Caso fique encharcado deixe a agua escorrer “Lembrando não encharque o papel pois as raízes podem apodrecer”,agoraé só colocar as sementes com pelo menos 2 cm de distancia para que as raízesnão enrosque uma nas outra, pegue outro pedaço de papel úmido e cubra as sementes. Tampe o recipiente e coloque em um local escuro,úmidoe quente.
      O terceiro método é bem similar ao do papel toalha só que este método substitui o papel toalha pelo algodão. Você vai precisar de um recipiente com tampa, borrifador e as sementes. Umedeça o algodão com agua filtrada e forre o recipiente, feito isso coloque as sementes com espaçamento de 2 cm de distancia e depois umedeça o outro pedaço de algodão cobrindo as sementes, colocar em um local escuro, úmidoe quente.
      Cuidado para não passar o prazo do transplante pois se as sementes ficarem por muito tempo no algodão as raízes irão se enroscar no algodão dificultando o transplante.
       
       
      5- DETALHES IMPORTANTES SOBRE A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES:Sementes de qualquer strainde “cannabis indica” germinam mais rápido, ao contrario das sementes de qualquer strainda “cannabis sativa” que demoram um pouco mais para germinarem.Então não se preocupe se não der as caras nos primeiros 3 dias. pois todas as sementes tem um período de até 15 dias para germinar (dependendo da strain).
       
       
      6 - QUAL VASO DEVO UTILIZAR PARA O TRANSPLANTE E QUANDO TRANSPLANTAR: No período vegetativo deve ser usado um vaso pequeno de pelo menos 400 ml até o próximo transplante. O tempo para vegetação é opcional, pode-se deixar até 4 semanas de vega parao segundo transplante. No segundo transplante pode ser usado variasopções de vasos. Vasos de 5, 10 e até 20 litros. O vaso a ser utilizado pode ser permanente (até a colheita) ou temporário. 
       
       
      7 - VEGA E FLORA: Na vegaémuito importante um período de 18 horas de luz e 6 horas de escuridão total sem exceção, Com a umidade abaixo dos 70% e acima dos 40% e temperaturas variando de 20 graus celsius à 30 graus celsius. Na flora é diferente pois o período é curto tendo 12 horas de luz e 12 horas de escuridão total sem exceção para não estressar a planta, A umidade deve ficar em torno de 30% à 45%. pois se houver muita umidade no local os buds ficarão com morfo. E CALROtemperaturas variando de 14 à 24 graus celsius,
       
       
      8- INGREDIENTES PARA FAZER FERTILIZANTES ORGÂNICOS:
       
      POTÁSSIO: 
      Meia dúzia de casca de bananas.
      1 litro de agua filtrada.
      2 colheres de sopa de açúcar (podes utilizar qualquer tipo de açúcar)
      1 garrafa de 2 litros com tampa
      1 garrafa de 1 litro com tampa
      Modo de preparo:
      Adicione 1 litro de agua no recipiente desejado, as cascas de banana, e para maior absorção do potássio corte todas as cascas. Agora é só levar ao fogão e deixar ferver de3 à 5 minutos, Coar e diluir com mais 2 litros de agua filtrada, colocar em um recipiente com tampa, e para conservar deixar na geladeira por até 2 meses.
      “tenha cuidado na hora da rega pois o fertilizante deverá ser regado em temperatura ambiente. Recomendo um dia antes da rega deixar o fertilizante fora da geladeira”
      {Regar uma vez a cada 15 dias}
       
       
      FÓSFORO:
      100 gramas de cinzas (madeira, carvão ou papel) “lembrando quese quiser fazer cinzas de papel deverás utilizar papel branco virgem (sem rabisco, cola ou tinta)”
      1 garrafa de 2 litros
      2 litros de agua filtrada
      Modo de preparo:
      Coloque as cinzas dentro da garrafa desejada e coloque mais 2 litros de agua, balance bem a garrafa e deixe descansar de 7 à 10 dias, para garantir uma maior absorção do fósforo abra a garrafa todos os dias para oxigenar a agua e tampe novamente balançando a garrafa deixando novamente descansar, depois que completar 10 dias ou 7 dias (opcional) de descanso coe as cinzas e dilua com mais 4 litros de agua filtrada e misture bem. conservar em local seco, escuro e arejado.
      {Regar uma vez a cada 15 dias}
      {Se quiser utilizar a cinza pura deverá colocar 1 colher de cinzas por mês por cima do substrato e regar lentamente}
       
       
      NITROGÊNIO:O nitrogênio por sua vez é encontrado comfacilidade na agua da chuva, na urina (humana ou animal) e nas plantas como exemplo a urtiga, vamos ao passo – a – passo.
       
      URINA: 
      Urina (humana ou animal)
      1 garrafa de 2 litros
      Modo de preparo:
      Diluir uma parte de urina para 10 partes de agua e misturar bem. Conserve em local seco, escuro e arejado. Regar a cada 15 dias
       
      CHORUME DE URTIGA:
      100 gramas ou 1 kg de urtiga
      10 litros de agua filtrada ou da chuva
      1 balde de 20 litros ou um tonel de preferencia escura com tampa
      Modo de preparo:
      Coloque a urtiga (Folhas e galhos) dentro do balde e adicione os 10 litros de agua e tampe o balde. deixe descansar até 10 dias ou até quea agua fiqueum pouco grossa e apresentar espumas brancas. Depois de passar os 10 dias ou assim que o chorume estiver pronto coe o chorume e adicione mais 4 litros de agua e mexa bem. Colocar o chorume em um recipiente com tampa e conservar em local escuro, seco e arejado longe do calor.
      {1 litro de chorume para 10 litros de agua estimula o crescimento de folhas e caules.
      2 litros de chorume para 10 litros de agua estimula o crescimento dasraízes}
      “éopcionalguardar a compostagem para adubação, caso queira, deixar em local seco, arejado e escuro.”
       
       
      9- REGANDO E FERTILIZANDO:No período vegetativo não precisa de muita rega pois o vaso que vai ser utilizado para vegetação da “cannabis” será muito pequeno. Ao contrario de um vaso maior que necessita de mais agua. Nunca regue em excesso sempre com cautela. Pois se fizer várias regas mesmo com o solo úmido/seco poderás causar um overwater (morte por agua em ecesso)e com certeza sua planta morrerá, Para verificar se sua planta necessita de agua faça o teste com um espeto de churrasco ou qualquer objeto que seja fino para colocar no solo. Se o objeto utilizado sair limpo sem resíduos úmidos.é sinal que o solo precisa de agua. caso o objeto que você colocou no solo vier úmido (ou sujo de terra), você não precisará colocar mais agua. 
      No período vegetativo da “cannabis” não se adiciona fertilizante. Só depois de 3 semanas de vida poderás fertilizar começando sempre com pequenasdosagens, aumentando aos poucos. Caso fertilize nas primeiras semanas de vida sua planta ficará doentepor causa da alta dosagem de nutrientesou até mesmo um overfert (morte por fertilizante). caso isso aconteça você deverá fazer um flush (uma rega somente com agua até que elaescorrapor baixo do vaso).
      Neste períodode vidaaplanta necessitará de MAIS NITROGÊNIO, MENOS FÓSFORO e MENOS POTÁSSIO (30 – 10 – 10) “Lembrando que nesse período coloque o fertilizante aos poucos aumentando a dosagem no decorrer do tempo como falei acima.”
      Já no período de floração sua “cannabis” com certeza estará em um vaso maior daí o solo precisará de regas com mais frequência, pois o solo drenaráa agua com mais facilidade em vasos maiores. ao contrario de um vaso pequeno que demora maispara drenar a agua. O mesmo teste de umidade desolo que você fazia em vasos pequenos poderá ser feito em vasos maiores e com muito mais frequência. A fertilização será precisa neste período. Pois, a planta necessitará de menos NITROGÊNIO MAIS FÓSFORO e MAIS POTÁSSIO (10 – 30 – 20) 
       
       
      10– IDENTIFICANDO O SEXO:Na quarta ou na quinta semana do estado vegetativo dá para identificar o sexo da planta. Para identificar uma fêmea a planta terá alguns pelos brancos com 1 cm de altura entre os galhos, já o macho tem bolas (saquinhos) entre os galhos.
      DETALHE: Podemos distinguir o sexo na segunda semana de flora.
       
      11– SECAGEM E CURA:Para secagem dos buds é necessário um local seco, escuro e arejado,deixe os buds secar de 1 à 2 semanas ou até que os galhos fique a ponto de quebrar com facilidade. Para curar é necessário um recipiente de vidro com tampa edentro do recipiente coloque os buds secos e um sachê de gel sílica para evitar morfo. O recipiente deve estar bem vedado sempre abrindo o recipiente 2 vezes na semana para entrar um novo ar até completar 30 dias (tempo recomendadopor vários growers).Se você não quiser esperar tanto podes acelerar o processo abrindoorecipiente de 2 em 2 dias ao invés de ser 2 vezes na semana, colocarem local seco, escuro e arejado.