LearnHow

Tudo Sobre Germinação

Recommended Posts

LearnHow    35

Sei que já esta amostra uma imagem de como plantar uma semente da "queridinha" mais existe também a pre germinação, tao importante quanto a plantação. Já vi pessoas desistirem de plantar por nao saber fazer a semente rachar e abrir.

Uma das soluções mais simples é a da água:

Material:

- Recipiente de vidro (500 ml)

- Água (recomendado que tenha pH 7)

- Procure uma boa formula de germinação (homonios de germinaçao) junto as lojas da sua localidade (Opcional)

Como fazer:

Pegue o recipente, ponha a água já tratada com pH 7, ponha algumas gotas da formula (se você acha-la). Misture bem por alguns minutos (3-5 min) para oxigenar a solução. Ponha suas sementes, geralmente todas irao boiar no inicio, nao se espante é normal, apos 1-3 horas é capaz q algumas sementes venham a afundar. Verifique as sementes em periodos de 3 em 3 horas, ate que você possa ver um pequeno pedaço da raiz. Em seguida retire a semente em germinação com cuidado e ponha em algodão humido ou guardanapo humido ate que esteja pronta para plantar.

"Já falei vou repetir.. Legalize Ganjah" smile.gif

MELHORES RESPOSTAS DO TÓPICO:

Germinaçao em Terra

A germinação de sementes de Cannabis é algo simples... Mas requer alguns cuidados a fim de obter os melhores resultados. Os procedimentos descritos em seguida foram testados centenas de vezes e produzirão excelentes resultados, desde que executados corretamente. Deve-se, no entanto ressalvar o seguinte... Para que tudo resulte, as sementes devem estar em boas condições. Se forem velhas, ou estiverem danificadas por qualquer razão, ninguém pode prever o resultado.

A fim de assegurar sementes em boas condições, as mesmas devem ser mantidas no frigorífico, numa embalagem selada onde não entre ar. Nestas condições, a maioria das sementes conserva-se em excelentes condições durante 2 a 3 anos.

Prossigamos, com uma dica extremamente importante... Ficam desde já prevenidos! Tanto germinar, como vegetar plantas em vasos pequenos dá origem a um número anormal de machos. Para, além disso, condições de "stress" excessivo durante o período vegetativo também dão origem a um incremento no número de machos. Tudo o que adiante será descrito já leva em linha de conta o que acabou de ser referido, tendo em vista originar o maior número de fêmeas possível. O contrário apenas se revela benéfico para que executa processos de seleção a fim encontrar machos para projetos de "breeding" específicos.

Primeiro que tudo vamos falar do material... Vasos... 4 litros funciona na perfeição. Tem suficiente espaço para a planta enraizar durante 3 a 4, ou mesmo 6 semanas, e os níveis de nutrientes na mistura deverão agüentar sensivelmente o mesmo período. O vaso deve ser desinfetado com "álcool", antes de mais nada. Uma vez limpo e seco, está pronto a ser utilizado.

Terminado o assunto do vaso, vamos passar à mistura de germinação. Leve, porque estamos a falar de uma planta muito jovem e incapaz de lidar com níveis altos de nutrientes. Nas grandes superfícies, e nos centros de jardinagem vão seguramente encontrar misturas designadas por "All Purpose", ou seja... Dá para tudo. Os níveis de nutrientes são normalmente preparados para incrementar enraizamento, crescimento e desenvolvimento de caule/ madeira... Não para floração. O N-P-K deverá ser algo como 10-10-10 20-20-20, 20-10-20 15-10-15... Ou semelhante. Serve perfeitamente para o que queremos. O importante é que a saca esteja fechada, seca e o seu conteúdo em boas condições (quando é o caso, o cheiro é fresco e agradável).

Agora que já temos a terra, é preciso "HUMOS". Isto é vital! Em circunstância alguma se devem compor misturas sem ele. È tremendamente rico em "micro" nutrientes e bactérias benéficas à saúde das plantas, particularmente útil durante a germinação devido à delicadeza dos seus efeitos. É aquilo que se pode designar por uma "arma" de cultivo extremamente poderosa, seja qual for à planta que possam considerar. Digamos que "Humos" é a forma mais simples de criarem condições benéficas, quase como na natureza, junto à zona de raízes. O seu efeito nas plantas é rápido, não danifica, incrementa extraordinariamente a sua saúde.

Portanto... Tendo a terra, tendo o humos... Vamos à mistura.

2 partes de terra

1 parte de areia de rio

1 parte de humos

Misturar bem... Está pronto a receber uso. Os nutrientes na terra e "humos" agüentarão a esmagadora maioria das plantas durante 3 a 4 semanas, sem necessidade de incrementos no nível de nutrientes.

Nota: A mistura pode ser executada sem areia de rio, mas deve-se notar que sem ela tende a compactar muito mais, dificultando o processo de enraizamento, e o acesso de O2 à zona de raízes, Não sendo vital, areia é uma ajuda preciosa para as plantas se desenvolverem de uma forma saudável.

Vamos agora passar diretamente para o assunto principal... Sementes. Por mais que vos possam tentar enganar, sementes de qualidade realmente aparentam ser sementes de qualidade. São bem formadas, em tons sobre o escuro, podendo ou não ter riscas. Sementes de qualidade não são geralmente claras, nem esverdeadas... Isso é sinal de sementes imaturas, e previsíveis taxas de germinação mais baixas.

Para evitar fungos ou bactérias maléficas que possam vir agarradas à semente, esta deve ser desinfetada com uma solução de "lexivia" a 5/10% antes da germinação. Com sementes profissionais não deve ser necessário... Mas nunca fiando.

Portanto... O vaso com a mistura está pronto, a semente desinfetada. Agora, está na altura de colocar água na terra; isto deve ser feito antes, e não depois da semente ser lá colocada para germinação... Porque a agua pode levantar a semente e colocá-la de novo à superfície.

Depois da mistura estar bem úmida, é só fazer uma pequena abertura com a ponta de um lápis, 1cm de profundidade... Colocar a semente... E tapar com terra, sem comprimir. O vaso pode ser colocado debaixo de lâmpadas florescentes, HPS/ MH... Ou mesmo perto de uma janela desde que não atinja temperaturas extremas. Dentro de alguns dias (pode variar entre 3 a 10 dias, ou mais), se a semente for boa, o rebento vai saltar fora da terra.

A temperatura ideal para germinação é variável consoante a espécie e o seu habitat de origem... No entanto... Entre 25/30º será excelente para a maioria delas. Para sativas extremas, como "Haze" pura, "Thai" pura, e afins (Africanas, etc)... A temperatura deve ser um pouco mais alta, perto dos 35º.

Geralmente, em vasos de 4 litros, e após a germinação... Não é necessário adicionar agua durante uns dias, pelo menos 4 ou 5. Isto porque a fim de induzir a germinação, criamos um ambiente já por si bastante úmido, o vaso já fica com um certo "excesso" de agua.

As necessidades da planta recém germinada são pequenas... Levará mais ou menos 2 semanas a adaptar-se a um admirável mundo novo, vai primeiro que tudo desenvolver raízes e um pouco de folhagem a fim de poder captar luz eficazmente... E só depois as suas necessidades vão realmente disparar.

Autor: Nutricionista

Germinação em Papel Toalha

Se colocam as sementes sobre um PAPEL TOALHA bem empapado de água que ficara dentro de uma vazilha plastica , com tampa, e num lugar QUENTE E ESCURO, para que mantenha a umidade.

gallery_13308_939_1132332549.jpg

Em poucos dias se abrirão deixando aparecer um ponto branco de raiz:

gallery_13308_939_1132332579.jpg

gallery_13308_939_1132332673.jpg

gallery_13308_939_1132332700.jpg

Com o vaso preparado, neste da foto o mix do solo é o seguinte:

Terra Vegetal

Fibra de Coco

Vermiculita

Humus

Argila Expandida (Fundo do vaso)

gallery_13308_939_1132332739.jpg

Precione o dedo sobre a terra, para fazer um "furo" com aproximadamente de meio a 1cm de profundidade:

gallery_13308_939_1132332767.jpg

gallery_13308_939_1132332816.jpg

Neste momento devemos pôr a semente com a raiz para abaixo em terra meio centímetro de profundidade e tampá-la ligeiramente com terra.

gallery_13308_939_1132332845.jpg

gallery_13308_939_1132332874.jpg

Seguidamente se levantará um longo pescoço com um par de falsas folhas (cotiledones) seguidas do primeiro par real.

gallery_13308_939_1132332905.jpg

gallery_13308_939_1132332928.jpg

O que pode-se dizer sobre essa gravura que se plantando dessa forma a planta por mais esticada que fique, sempre vai poder ser aterrada, consequente fortalecimento das raizes.

plantar_semillas.jpg

e só nao colocar toda a terra dentro do vaso....vai-se pondo aos poucos

conforme a planta cresce.

Autor: phd_thc

Qualquer dúvuda a mais, enviar mp ao moderador da área.

Editado por Mofs
Melhorar o acesso às informações sobre o tema
  • Like 22

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
growroom    84

o Ph7 da agua é realmente necessário para a germinacao da semente??

E esse hormonio para germinacao é fácil de encontrar?? Sabe o nome ou a marca de um desses???

Valeu!!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
LearnHow    35

Cara eu jah botei as sementes em água mineral e elas brotaram eu pus pH 7 pois e o mais indicado mais tambem pode ser agua destilada e quem tem sorte ela germina na terra mesmo!

eu nunca econtrei estes hormonios pois aqui onde eu moro (cidade pequena) nao existe lojas especializadas nisso!

Mais ja usei alguns q amigos trouxeram de fora e realmente agilizam a germinação!

O q eles trouxeram eu nao me recordo o nome.. mais se alguem sober por ai e bom dar o toque

Paz!!

"Já falei vou repetir.. Legalize Ganjah" :)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Raizlo    2

Eu vi lá no ABseeds uma coisa bem legal pra brota-las, nao é um papel, mas parece, queria saber até ao certo exatamente o q é, tipo um PERFEX sabe, onde vc pega um recipiente, bota essa folha desse material, depois bota outra por cima, molhe com agua bem e depois tire todo o excesso, depois deixe numa temperatura de 21 graus, em 48hs estará brotando a criança...

VALEU !!!!

Paz >

Compartilhar este post

Link para o post
ezdrul    1

eu uso essa tecnica (perfex) mas tem que ser dentro de um recipiente fechado (tupperware, embalagem de sorvete...) abra 1 vez por dia pra arejar e ver como ta...

Compartilhar este post

Link para o post
LearnHow    35

EU usei o modo mais simples possivel e consegui.. simplismente pepal toalha em cima da geladeira.. de cada 6 em 6 horas eu molhava um pouco o papel em 48 horas a primeira jah deu o ar da graça e germinou..

só sei de uma coisa esssa plantinha anseia por viver

Valeu!!

Paz!!

I Love Cannabis!! :D

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
LearnHow    35

Hoje felizmente tive aquela sensaçao de felicidade ao ver uma semente germinada! Eu pensava que soh sentiria akilo da 1 mais jah com 3 colheitas e iniciando a 4 plantacao e a mesma emoçao..

Galera e tenho q falar tou super feliz!

se desse eu mandava um pedacinho delsa pra geral mais ai vao querer me prender!

Abraços

I Lova Cannabis!! :D

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post
Raizlo    2

ééééé....

To so esperando essa sensação...

Mas como dizem, e sinto tambem...

Nao pode cantar vitoria antes da hora, entao é regime de silencio... hehehe

VALEU ! PARABENS !

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
LearnHow    35

Ae Raizlo..

ela jah foi pra terra agora..

e amanha jah vai pro local de crescimento!

a razinha da bixinha ta a coisa mais linda hehehhe

eu tou usando uma terra preta (com humus) e um adubo 20%/20%/20%..

ainda nao consegui a Mavica pra postar as fotos mais quando eu descolar de certeza vou postar!

Abracos aee!

Compartilhar este post

Link para o post
LearnHow    35

Raizlo eu prefiro penerar bem a terra deixar ela realmente fofa.. eu sou meio ecologista.. nao curto a ideia de botar isopor na terra leva muito tempo pra se degradar!

Eu geralmente penero umas 3 vezes a terra antes de botar as sementes! a terra fica realmente fofa e alem do mais onde ela fica existe uma brisa constante por ter duas construcoes desviando o vento na direçao dela!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Raizlo    2

Tambem achei meio forçação de barra... mas quis perguntar...

Tambem tento fazer a coisa 100% natural...

Derepente só vou usar mesmo a tecnica de amarrar a criança...

VALEU!PAZ!

Compartilhar este post

Link para o post
ezdrul    1

Na verdade a galera recomenda usar umas paradas que chamam "perlite" ou "vermiculite" pra deixar a terra menos densa... eu uso isopor porque não tenho a mínima idéia de onde arrumar essas outras paradas. Eu sei que são minerais, tipo pedrinhas q vc mistura na terra.

Quando vc rega, a terra tem a tendencia de empelotar. Maconha gosta de terra bem fofa e meio seca....

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
nazareno    6

Não percam tempo com isso, se forem cultivar com solo usem húmus puro de boa qualidade (aqueles vendidos em sacos de 2 kg. em supermercados são perfeitos, mas não confundam com terra vegetal, que apesar de mais barata não é igulamente boa).

Se o húmus não for de boa qualidade e tiver tendência a compactar muito quando molhado (ficar algo, digamos, argiloso), misturem 25% de areia grossa de construção (aquela meio amarela que vem com umas pedrinhas, não a branca fina de rio), isso irá aumentar consideravelmente a aeração e drenagem do solo, evitando inclusive alguns problemas muito comuns como fungos em geral (apodrecem a raiz e deixam o caule mole, a planta começa a murchar, mesmo com o solo muito úmido e no estágio final pode aparecer um bolor branco em volta do caule).

A vermiculita é vendida em qualquer boa loja de jardinagem, se a forem utilizar optem por aquela com grânulos de ao menos 3 mm., quando menores elas tendem a compactar muito o solo, o que sabemos não ser uma boa idéia.

Abraços,

Nazareno.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
ezdrul    1

legal nazareno, vou procurar a vermiculita...

pô, tem uma galera que entende mesmo do assunto por ai hein hehhehehe

eu tava plantando em humus misturado com terra vegetal, acho que vou comecar a usar soh humus....

Compartilhar este post

Link para o post
Ira    12

No RJ onde podemos encontar vermiculita e varios outros artigos "avancados" de jardinagem, é na Pró Quimica e na Bherzog no Centro. A proquimica posso te afirmar que fica na Rua Miguel Couto, bem proximo à Av. Pres. Vargas. Chegando na Pro Quimica vc pode perguntar onde fica a Bherzog q os caras informam!! La tem bastante coisa interessante!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Mr Hash    6

Aí galera, só gostaria de manifestar minha emoção ao ver a minha primeira seed germinada. Acho que todos jah devem ter sentido essa sensação, mas como sou novato essa eh a minha primeira vez e posso dizer que eh muito louco ver a bixinha nascer. Fico por aqui.

Mr. Hash

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Mr Hash    6

Uma dica: A multinacional 3M, tem uma marca de produtos de limpeza, a Scoth-Brite, que tem um perfex muito bom, pois ele conserva a água durante muito tempo. É o PANO MULTIUSO, a embalagem contém cinco e custa por volta de uns R$ 4,50. Eu usei, do mesmo jeito do Ezdrul e funcionou muito bem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

eu usei papel toalha mesmo, mas num tupperware. nem puis mta água, mas antes usei um segredinho: lixei as sementes, levemente, dos dois lados. em 6 horas uma delas já tava aberta

AaAa

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Rafael    0

e ae galera... to com duas sementes de kunk aki , coloquei uma pra germinar ontem e uma hj , ateh agora nenhuma começou a abrir :| eu tava lendo que a temperatura deve ser de 21 graus , mas alguém aí sabe como eu mantenho essa temperatura , ainda mais no frio! to fikando careta aki que elas nao estão nascendo , ateh qto tempo elas podem nascer? coloquei as duas entre dois guardanapos umidos e tapei com uma xicara e um pires ... ta certo??

valeu ae! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por MadWolf
      Mesmo com algumas filhas já tão crescidinhas, a mãe Natureza é sempre uma caixinha de surpresa.
      Hoje ao regar o Baldinho da Germinação, vi essa beleza.
      Diário de Cultivo referente, aqui:
      <3

• Por Digdighempa
      Depois de 24h na agua, vai pro substrato, e olha o q acontece.
    • Por Zé ruela
      salve maconhistas
      me deparei com algumas duvidas durante o inicio do trajeto.
      sem mais delongas, vou explicar meus passos aqui.
      coloquei 3 sementes de prensado no papel toalha umido( como manda qualquer tutorial da internet)
      depois de 3 dias, duas sementes eclodiram o taproot (aquela perninha branca) e dai coloquei uma em cada vaso
      apos colocar as sementes germinadas nos vasinho (sao bem pequenos) eu coloquei em baixo da luz (cerca de uns 25 cm abaixo) e estão la por cerca de umas 16 horas( vou desligar agora  a luz e deixar 8 horas no escuro).
      eu sei que nao faz nem um dia mas eu estou com varias duvidas:
      1- nao sei se estou usando o tipo de terra correto. Comprei no carrefur um pacote de 5kg de terra, na embalagem nao dizia nada sobre nutrientes, apenas que era "substrato" e em todo lugar eu li que o ideal é uma terra sem nutrientes para essa fase inicial da planta. ( a terra tem uns torroes meio densos e ela tem varios tons de cores diferentes)
      2- o que eu fiz de colocar as sementes na terra e ja colocar embaixo da luz por 18 horas foi certo? estou utilizando um painel de LED da marca MarsHydro.
      3- se eu fiz tudo certo, devo esperar que "nasca" alguma coisa em quanto tempo? lembrando que eu envasei as sementes e as coloquei debaixo da luz ontem ( dia 31\10 por volta das 19:00)

acho que são essas as duvidas por enqunto...  tentei procurar algo parecido no forum mais nao achei, 
      tirei varias fotos tbm mas nao consegui upa las aqui no forum
      desde já
      grato =D