Mohammed

[Growshop] Hipersemillas

Recommended Posts

ai vai a história completa....depois de quase 20 dias que as seeds sairam de la eu enviei este email, apos fazer inumeras vezes pesquisa no ite do correio e tudo o que diz la eh q chegou aki dia 8 as 19:31 no rj.........

Olá Sandra, tudo bom?

Infelismente meu pedido ainda não chegou aqui, sei que o hipersemillas não tem nenhuma influência no serviço de correio, mas geralmente costuma chegar mais rápido, ja realizei um pedido anterior e chegou em 7 dias, infelizmente das 10 lowriders que comprei anteriormente só germinaram 3 e se transformaram em machos.... fiquei triste com a genetica mas feliz com o atendimento e a atenção da equipe do Hipersemillas. Por esta razão voltei a comprar com vocês. acredito que foram apreendidas na fiscalização quando chegou aki no brasil dia 8 segundo o rastreamento no site dos correios, faço parte da comunidade Growroom.net e outro membro tambem aguarda seu pedido que chegou no dia 8. Segundo o site dos correios no dia 12 aconteceria uma operação militar na região da central de distribuição dos correios.

Eu gostaria de saber se mais pessoas se encontram na mesma situação que eu pois eu gostaria de realizar um novo pedido e estou com medo de novamente perder meu dinheiro. sei que o envelope é discreto mas o correio brasileiro ja deve conhecer o envelope. bom é issu....

Obrigado pela Ateção.....

ai eles responderam com este.. ateh ai td bem......

Realmente andaram pegando cartas nossas algumas já voltaram para nós e estamos reenviando a nossos clientes, vamos torcer para que a sua volte também.

Parece que a receita federal andou fazendo uma Blitz principalmente no aeroporto do Ri mas acreditamos que é passageiro porque depois disso já andou chegando carta nossas sem problemas.

Espero que a sua eles devolvam tambémse não teremos que fazer uma reclamação oficial e aí poderá tardar muito.

Sinto muito não podemos fazer nada há mais neste caso.

Vamos torcer para que ela chegue e assim posso te mandar de volta com outro endereço.

Att.

Sandra

ai eu mandei este outro email pra eles........

Olá Sandra

Acredito que se vocês tem o conhecimento deste problema, vocês poderiam estar mudar o envelope ou o endereço, hoje em dia as coisas estão mais informatisadas....e poderiam também avisar quem esta comprando, que ai a pessoa pode fazer o pedido em outra data para tentar não acontecer issu.... acho issu falta de ética e profissionalismo e um total descaso com o consumidor, o problema não esta com o meu endereço, pode ser que o endereço de vocês esteje conhecido pela Policia Federal ou pelo orgão que fiscaliza o correio.......Infelizmente não comprarei mais com vocês e também serei obrigado a relatar isso a todos os meus amigos growers que também compram com vocês a também não comprarem com vocês por motivo de segurança.

Se caso o Hipersemillas.com ja esteje conhecido pela Polícia Federal e não quero que eles conheçam meu endereço também.... estou muito muito descepcionado com o descaso de vocês...pois sei de relatos onde a pessoa teve seu pedido extraviado e vocês mandaram outro.....ja perdi as esperanças de minha carta chegar. só espero que mais pessoas não sejam lesadas como eu Obrigado e passar bem....

e ai eles responderam com este......

Olha Cara:

Se nós estávamos conhecido pela polícial federal a receita federal não mandaria de volta simplesmente apreenderia não é o estilo dela eles não sabem quem somos nós.

Já recebi envelope de volta até do ministério da agricultura pela falta de selo de autorização de sementes.

Faça o que vc quiser temos muitos cliente no Brasil e no mundo já estamos no ramo há muitos anos e não temos nada a provar a ninguém e não precisa nos ensinar como temos que mandar nossas trabalhamos até com mercado russo e americano que é muito mais difícil.

cada carta que volta nos dirigimos a o cliente e perguntamos para mudar de endereço e nome pela segurança do cliente... além dos brindes que sempre

mandamos acho que já estamos fazendo muito...

´´Para vc ficar menos ignorante nós enviamos todos os envelopes ao Brasil escrito a mão e registrado que já dá muito trabalho par nós temos muitos outros mercados muito menos problemáticos que o brasil aliás tudo nesse país é probemático...não podemos nos responsabilizar por tudo também.. vcs estão num caos.

A culpa não é nossa se o país de vcs é tão radical... é melhor mesmo vcs não comprarem mais com a gente mesmo,... não tenho todo tempo do mundo para isso.

Boa Sorte com teu bagulho local... não esquece de pedir um brinde a eles também ...``

ai eu fiquei muito puto com eles e respodi

Enfia meus 68 euros no seu cú então seu espanhol desgraçado

................... e ai fico por issu mesmo......... se chega chego se nun chega não tem o que fazer........

axo importante reclama sim.. por mais que eles tenham razão e rnão tem nenhuma responsabilidade com a entrega não pode dexa passa batido..........

eh issu galera abraço a todos.....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano quatroevinte:

Tudo começou civilizado e com educação mas vc logo perdeu o respeito, atacando a competência dos caras e dizendo que iria difamar eles na net, isso depois de vc mesmo ter confirmado a eles que "dia 12 aconteceria uma operação militar na região da central de distribuição dos correios." [aí mano, por favor explica aí o que vc quis dizer com isso e onde ficou sabendo disso]

É vc quem está errado nessa história. O hipersemillas está com a razão em ter respondido do jeito que responderam a você. Não sei se vc percebeu mas a sua briguinha particular com o hiper poderá afetar muito mais gente do que vc imagina. Sem saber vc está ajudando a queimar o filme dos brasileiros.

Quanto às suas lowryders, vc tinha que ter entrado em contato como o breeder e reclamado diretamente com eles, informando o local e data da compra, modo de germinação, descrição do ambiente do grow, equipamentos/nutrientes usados, tudo bem detalhado. Daí sim vc teria obtido uma resposta adequada e talvez até substituição. Se não tivesse o contato do breeder, o próprio hipersemillas teria te ajudado com essa questão.

Calma aí mano, essas coisas acontecem. Mas não adianta culpar sua perda na falta de profissionalismo e ética dos caras. Já leu os termos e condições do hipersemilas (o contrato entre eles e vc)?

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o BC, so bobiar suas seeds ainda vao chegar... esta aparecendo oq na rastreamento... FISCALIZAÇÃO/CUSTONS é normal de aparecer.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre comprei no Hiper e acho que ultimamente ele tem ficado meio sem vergonha sim, me mandaram um pack estragado e não querem trocar, pelos menos estão me dando alguma satisfação, vou levando no bico mas dá vontade de desbaratinar que nem esse mano aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Vcs já imaginaram se eles mandam um e-mail anonimo para a nossa puliça, entregando os dados dos reclamões?

Se liga ae manos!

Vcs estão lidando com uma atividade ilegal e criminosa, cheia de bandidos por aí

Compartilhar este post

Link para o post

po BC, o cara quiz esculachar o Brasil a troco de nada..

esses caras tm é q fumar mais maconha, pelo geito , meu "bagulho local " está melhor q a erva deles...

na moral esses caras querem é se dar bem..

jah ouvi váaarios relatos de semente q naum germina ( velha ) , varios machos...

eu nunca comprei por isso, e estou falando opinião d quem tá vendo d fora...

sem querer botar lenha na fogueira, o cara atacou o profissionalismo deles, e parece q ele acertou em cheio, pq a resposta foi mal educada, e despreziva pra com o nosso país.. como se lá fosse um paraíso.

só por um babaca desses estar mandando os emails e atendendo o publico... jah se ve...

mas fala assim pq é pela internet, queria ver dizer isso na cara d um cliente! ainda é covarde o vacilão...

se é assim eu vou abrir um banco tb...

Compartilhar este post

Link para o post

Existe um lugar onde todas as reclamações são ouvidas internacionalmente e servem para estabelecer o RANK dos SEEDBANKS.

Seed Bank Update

e esse é o e-mail do GREENMAN

[email protected]

Nesse caso específico existem realmente 2 lados como em tudo na vida.

De um lado um consumidor estressado que desembolsou uma quantia X em Euros e não recebeu seu produto, do outro lado o Seed Bank que recebe centenas de pedidos e centenas de reclamações todos os dias.

Como o Hiper é anunciante dentro do Blog, na minha opinião ele deveria estabelecer uma relação estritamente profissional com os growers, e o profissional nesse caso responderia apenas as coisas do ambito consumidor/empresa e não responderia afrontas com outras afrontas.

Lembrem-se, no final quem escolhe o seedbank é o consumidor. Muitas vezes o dito barato pode sair caro, muitas vezes alguns Euros a mais podem significar tranquilidade e SEEDS na mão!!!!!!!!!

Eu já comprei seeds em 3 banks diferentes, nunca comprei nem no Hiper nem no Alien e todos chegaram na mãoe m menos de 3 semanas, se alguem quiser depois eu posto aqui os sites.

abrax a todos :pulafuma:

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, Ferrari, compartilha aí esses 3 caminhos das pedras, quero dizer, dos buds B)

Abrs.

Compartilhar este post

Link para o post
Existe um lugar onde todas as reclamações são ouvidas internacionalmente e servem para estabelecer o RANK dos SEEDBANKS.

Seed Bank Update

e esse é o e-mail do GREENMAN

[email protected]

Nesse caso específico existem realmente 2 lados como em tudo na vida.

De um lado um consumidor estressado que desembolsou uma quantia X em Euros e não recebeu seu produto, do outro lado o Seed Bank que recebe centenas de pedidos e centenas de reclamações todos os dias.

Como o Hiper é anunciante dentro do Blog, na minha opinião ele deveria estabelecer uma relação estritamente profissional com os growers, e o profissional nesse caso responderia apenas as coisas do ambito consumidor/empresa e não responderia afrontas com outras afrontas.

Lembrem-se, no final quem escolhe o seedbank é o consumidor. Muitas vezes o dito barato pode sair caro, muitas vezes alguns Euros a mais podem significar tranquilidade e SEEDS na mão!!!!!!!!!

Eu já comprei seeds em 3 banks diferentes, nunca comprei nem no Hiper nem no Alien e todos chegaram na mãoe m menos de 3 semanas, se alguem quiser depois eu posto aqui os sites.

abrax a todos :pulafuma:

Vlw a dica Frank (ferrari) Zappa srsrsr abraços a todos!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

quatroevinte, agora a história muda. vc que atacou o serviço dos caras e ficou de pilantragem de queimar o filme deles com os growers sendo que vc é o errado da história.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, eh foda o kra ver alguem com tanta estima aki no growroom esculachando nosso país. Os caras tem até um link aki. Mas nesse caso acho que aconteceu o seguinte: Quem fala o que quiser escuta o que não quer.

Compartilhar este post

Link para o post

nossa mas tb n precisava tirar onda do Brasil inteiro

agora´´ai eu fiquei muito puto com eles e respodi

Enfia meus 68 euros no seu cú então seu espanhol desgraçado``

foi foda uheuhe

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, que neura heim...

Comprei um tempo atrás no hiper e foi super massa.

Hoje acabei de fazer o vale internacional.... Será que serei prejudicado? Não estava acompanhando esse tópico....

Compartilhar este post

Link para o post

quatroevinte, pessoas como você acabam com a imagem do grower brasileiro. você que ficou nervoso e foi mal educado, a mulher em nennum momento foi mal educada até você ir com o papinho de "falar pros amiguinhos". espero que ainda seja possível comprar com eles.

sem mais.

Compartilhar este post

Link para o post
nossa mas tb n precisava tirar onda do Brasil inteiro

agora´´ai eu fiquei muito puto com eles e respodi

Enfia meus 68 euros no seu cú então seu espanhol desgraçado``

foi foda uheuhe

Ignorância é foda..... Por causa de uns idiotas assim que eles param de enviar pro Brasil

Putz, que neura heim...

Comprei um tempo atrás no hiper e foi super massa.

Hoje acabei de fazer o vale internacional.... Será que serei prejudicado? Não estava acompanhando esse tópico....

Velho, depois do que rolo aí em cima eu ja comprei, já recebi, e minhas plantas estão vegetando super bem.

Fica tranquilo

Compartilhar este post

Link para o post

A galera ta esperando a dica dos sites ae Ferrari, post ae pra gente...

Compartilhar este post

Link para o post

quatroevinte, vacilou cara... nao precisava ter tentado dar apavoro nos caras, só vai piorar sua situação, pois eles tão com sua grana. Humildade nessas horas é primordial e o desespero é uma bosta.

Na boa, eles fizeram mais que o justo em te responder a altura, vc pagou de vacilão.

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal olha soh, alguns detalhes devem ser esclarecidos, minhas experiencias positivas nunca serão nenhuma garantia para os outros, é apenas um relato dos lugares que já comprei e recebi na boa, então deixo a seguir algumas infos.

www.buydutchseeds.com - site holandes , preços medios/altos, representantes oficiais do Breeder Nirvana(podem checar no site oficial do Nirvana), aceita cartão internacional. Embalagem fina e acompanha catalogo em envelope sem remetente.

Elite Genetics Seed Co - catalogo via e-mail, média de 50u$ por pack, compra 2 ganha 1, compra 4 ganha 2. pedido de catalogo para [email protected] .

www.amsterdammarijuanaseeds.com - Site Holandes tb, preços medios/altos , californian Skunk 63 reais pack com 10, não estão mais operando com cartões, apenas dinheiro certo ou o esquema de carbono com grana.

e por fim

www.seeddirect.to - site ingles, não aceita mais cartões****Estão havendo algumas brigas e problemas com os ex donos que foram descredenciados e tal(historia longa que se encontra no post SEEDBOUTIQUE>>>LEIAM DEPOIS), não recomendo no momento a compra nesse site, eu não tive problemas mas isso não significa que seus endereços não possam acabar sendo usados nessa vendeta empresarial.Não comprem nesse site por enquanto, esperem as coisas acalmarem. **SITE NÃO CONFIAVEL**(postei apenas minha experiencia)

Mais uma vez é aquilo, coisas oriundas da holanda costumam passar por uma fiscalização mais intensa, são mais caros tb, mas a qualidade é indiscutivel, alta taxa de germinação e certeza de procedencia das seeds, rolam tb os velhos brindes.

Espero que ajude alguem esse meu relato e que vcs possam passar a se preocupar mais com o grow do que com as seeds, é um hobby caro, tem cunho politico para muitos, mas antes de tudo deve ser uma atividade prazeirosa e não algo que estresse mais ainda a pessoa, calma na hora de pesquisar, comprar e troca de ideias com outros growers sempre serão seus maiores aliados, pelo menos pra mim sempre foi

ABRAX :pulafuma:

Compartilhar este post

Link para o post

pow ae na moral irmão quatroevinte, foi querer apavorar se estrepou, la do outro lado do atlantico brother e dentro de toda essa cultura canabica se procura ter toda uma outra mentalidade jow...

num é querendo da uma de malaco que se consegue as coisas, primeiro q a nosso dispor no atendimento em portugues do hiper quem ta la nos auxiliando é uma menina, a Sandra, mtoo gente fina por sinal, a questão é como ja citaram ae, construir sua relação com o shop, ser educado e ter paciência.

e outra, num considero que ela tenha destratado TODOs os clientes brazucas em geral, só um grupo especifico de noias, que atulham a caixa de correio dela com pura chateação, perguntas inuteis, lamurias...enfim..ai pegou a mina num dia errado (ela podia tá de TPM sei la)...recebeu uma resposta das boas..na medida...IMHO...ela foi arrogante? sim..mais se entenderem o texto dela...verão com facilidade que ela afirma ter bons clientes aqui e isso ja seria suficiente para eles...

cultivar cannabis é coisa pra adulto man, vai por mim..tem q ter paciência, saber das regras, ter humildade... é uma jornada de conhecimento e auto-conhecimento...mais cada um cada um né ?

JAH REINA

Compartilhar este post

Link para o post

Cliente sempre tem razão, a Sandra como profissional não deveria ter respondido da maneira que respondeu, levou pro lado pessoal, deve ser ela e mais uma pessoa na "empresa", era mais fácil ter mandado uma resposta automática, do que ter gasto tempo em escrever aquilo...com gíria na resposta...provavelmente é TPM mesmo...toca mal o negocio, não sabe trabalhar...custava nada ter dito que faria todo o possível (mesmo que fosse apenas papo) e levaria em consideração a ideia do cliente...quatroevinte, numa próxima vez que ocorrer algo semelhante com outro revendedor (autorizado?), tenta maneira no que escrever, acho que será melhor., mas o erro dele, nao justifica o da Sandra (não sei qual cargo que ela ocupa, mas dono esperto não fala assim).

Vai chegar um dia, que estas sementes terão preços justos, quem sabe uma cooperativa quando liberar no Brasil, ae segura a gente!!!

O que eu vejo lá do outro lado são grupos separados, cada qual querendo ser melhor que o outro...oportunistas de montão, com preços salgados, agora comunidade...espero ver um dia realmente nesse meio, tem muito oportunista, isso sim.

Também prefiro comprar de lugares autorizados, ou do próprio breeder, duvido nada que tem muito lugar que troca semente, custa nada colocar 5 sementes caseiras junto das originais, e ir fazendo isso...nào que a Hiper o faça, mas onde moro sei que tem quem faz, duvido nada na Europa acontecer disso...tem embalagem que não tem como abrir sem danificar, mas as do naipe da Nirvana, basta ter scanner e uma boa impressora...

Se eu fosse dono de um seedbank, caso muitas pessoas relatarem problemas digamos com um determinado breeder, eu procuraria averiguar, com meu fornecedor (ou o breeder caso pegue direto), caso o problema continuasse a ocorrer (mesmo pegando direto do breeder), simplesmente eu pararia de trabalhar com tal marca...

Bola pra frente quatroevinte, logo mais somos nós brasileiros no cenário mundial, como dizem o Borg:

"Nós somos o Borg (os brasileiros kkk). Vocês serão assimilados. Sua distinção biológica e tecnológica será adicionada à nossa. Resistir é fútil"

Compartilhar este post

Link para o post

recebido hoje:

" Obrigada pela compreensão de parte de vcs em relação a nós porque estamos também chateados por todo e tudo isso nos dá de uma certa forma muito trabalho e tempo perdido, estamos decidos a todos os cliente que não receberam as cartas no dia 8 se vc encontrar mais algum fazer uma reclamação antecipada e tentar um reembolso para que vcs não fiquem no aguardo tanto tempo esperando e possam pelo menos ter uma parte de seus pedidos reembolsados, estamos estudando a possiblidade com o nossa empresa e o correio espanhol para acelarar-mos tudo isso e ver que podemos fazer por vcs.

Pode ter certeza para gente é muito mais trabalhoso é que queremos continuar trabalhando com o mercado brasileiro e apostamos como sempre nele.

Vamos aguardar mais uns 10 dias, se eles não nos devolverem sua carta vc me escreve de novo e vamos já providenciar uma reclamação para ver se vc seja ressarcido o mais rápido possível.

Qto ao fulaninho, sem comentários nunca havia recebido um e-mail tão malcriado e com tantos palavrões, mais deixa pra lá.

Mais uma vez obrigada, se falar com alguem do forum que tiveram o mesmo problema da chegada do dia 8 que entre em contato com a gente.

Sandra "

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho acompanhado este tópico com muita atenção, pois estou a espera de minhas 10 seeds Haze que comprei no Hipersemillas ....fui bem atendido pela Sandra que me manteve sempre informado sobre o que estava acontecendo na transação, assim como me enviou o n° de registro da correspondência o qual pude rastrar no Crreio espanhol e da mesma forma no brasileiro.

Segue ai um breve histórico da tragetoria "ainda não terminada das minhas seeds".

14/02/2008 visitei o site e escolhi as seeds

15/02 recebi a fatura fui até o correio e paguei via "Dinheiro Certo"

21/02 recebi um e-mail confirmando o envio do meu pedido com o n° de postagem

23/02 Fiz o rastreamento da correspondencia pelos correios da espanha e diziam ter enviado para o Brasil nesta mesma data.

25/02 Fiz o rastreamento no Correio Brasileiro e vi que tinham chegado aqui no brasil com a seguinte mensagem.

CTCI GEDOC/CTCI/RJ-Rio de janeiro Encaminhado

Em trãnsitopara a FISCALIZAÇÃO/CUSTONS/XX

Segue mais um episódeo da viagem das minhas seeds!

27/02 Fiz novamente o rastreamento da correspondência pelo correio e uma novas mensagem:

CTIC GEARA/CTIC/RJ-RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado

Em trãnsito para PRIO/GEDOC/CTIC/SP-SAO PAULO /SP

OBS: O endereço de destino é Rio de Janeiro, a minha pergunta é: Isso ocorre ou ocorreu com vcs tbm? Ir pra Sampa? É normal? : :mellow:

Abraços e obrigado pelo contante apoio e informações!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Tenho acompanhado este tópico com muita atenção, pois estou a espera de minhas 10 seeds Haze que comprei no Hipersemillas ....fui bem atendido pela Sandra que me manteve sempre informado sobre o que estava acontecendo na transação, assim como me enviou o n° de registro da correspondência o qual pude rastrar no Crreio espanhol e da mesma forma no brasileiro.

Segue ai um breve histórico da tragetoria "ainda não terminada das minhas seeds".

14/02/2008 visitei o site e escolhi as seeds

15/02 recebi a fatura fui até o correio e paguei via "Dinheiro Certo"

21/02 recebi um e-mail confirmando o envio do meu pedido com o n° de postagem

23/02 Fiz o rastreamento da correspondencia pelos correios da espanha e diziam ter enviado para o Brasil nesta mesma data.

25/02 Fiz o rastreamento no Correio Brasileiro e vi que tinham chegado aqui no brasil com a seguinte mensagem.

CTCI GEDOC/CTCI/RJ-Rio de janeiro Encaminhado

Em trãnsitopara a FISCALIZAÇÃO/CUSTONS/XX

Segue mais um episódeo da viagem das minhas seeds!

27/02 Fiz novamente o rastreamento da correspondência pelo correio e uma novas mensagem:

CTIC GEARA/CTIC/RJ-RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado

Em trãnsito para PRIO/GEDOC/CTIC/SP-SAO PAULO /SP

OBS: O endereço de destino é Rio de Janeiro, a minha pergunta é: Isso ocorre ou ocorreu com vcs tbm? Ir pra Sampa? É normal? : :mellow:

Abraços e obrigado pelo contante apoio e informações!!!!

Cara meu endereço final era Rio tb....

Nao foi a SP nao, acho q voce deu azar mesmo, mas continua acompanhando que com certeza sua mercadoria vai voltar para espanha.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Concordo com o BC, so bobiar suas seeds ainda vao chegar... esta aparecendo oq na rastreamento... FISCALIZAÇÃO/CUSTONS é normal de aparecer.

Abraços

Conforme o amigo GreeNBlenD havia me dito tbm é normal aparecer FISCALIZAÇÃO/CUSTONS como no meu rastreamento do dia 25/02 mas apareceu no rastreamento outra mensagem hj 27/02 .Vejam e opinem se quiserem por favor!

Data Local Situação

27/02/2008 CTIC GEARA/CTCI/RJ-RIO DE JANEIRO Encaminhado

Em Trãnsito para PRIO/GEDOC/CTIC/SP - SAO PAULO

OBS.o Destino da encomenda é RIO DE JANEIRO isso que deixou um pouco intrigado ,pois ja tinha vindo pro Rio agora indo pra Sampa!!??!!??!!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Tópicos

• Galera, sou novo aqui em questão de postar, eu sempre leio todos os artigos que me convêm, tanto no cultivo, tanto nas leis. Postei esse texto no tópico fixado, porém não obtive resposta, por isso estou criando um tópico novo, então vamos ao assunto. Recentemente germinei 3 sementes de prensado, e pasmem, eu não obtive exito ao tentar germinar no papel toalha, duas sementes depois de 5 dias eu joguei na terra, e apos mais 4 dias saiu o brotinho de 1 cm pra fora da terra, e outra semente eu germinei no algodão, torno de 3 dias ja tinha uma radicula (raiz) de 2 a 3 cm da semente, coloquei no vaso com terra (terra já adubada e com humus de minhoca, e já brotou 3 cm pra fora da terra. A questão é a seguinte, meu cultivo é indoor, mas não em estufa, eu tenho certa liberdade pra plantar na minha casa, em um comodo não utilizado, no momento a planta está tomando luz indireta do sol, isso é legal ? como está no começo, não pretendo por lampadas, mas a minha realidade é que vou ter que por somente led's ou fluorecentes, porém não da pra investir em lampada cara, somente as de 25w, quantas voces me recomendariam ?   Att, 66Magnata.  
    • Tentando entender de forma superficial e simplista, partindo desse cálculo de que 20.000 – 25.000 lux = Min. necessário para uma planta robusta(crescimento rápido) por m²; Um grow de 0,51m de largura x 0,31m de profundidade me dariam 0,16m² certo? Se eu pegar 25.000 x 0,16m² = 4.000 lux, basicamente é isso que um grow nessas medidas precisaria ter?
    • cara, acredito que voce não vá ter problema. hoje já se sabe que essa historia de não mexer em auto é mito... to levando duas Northern Lights auto e ja sofreram defoliação, amarras, poda... vai que vai. pode arrancar as folhas. se quiser acompanhar meu diario para ver o que fiz nas autos, segue: