CöÑhË®Ø

Oque presciso para montar um grow

Recommended Posts

Ae qria q alguem me ajudasse nissu,

pois ja usei a BUSCA e naum achei NDA...

Bom qria saber oq é presciso pra montar um grow, pq so iniciante no assunto.....

e num sei ABSOLUTAMENTE nda de como montar um grow....

sobre a planta sei de quase td (eu achu)....

e oq falta msmo pra mim começa a plantar é um grow...

Obrigado desde de JAH!!! :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Este post serve pra galera que ta começando a projetar. Primeiro acho legal começar a ler o post do Junior sobre dicas para iniciantes, caso no pau do site tenha ido pro espaco eu coloco alguns links assim que voltar para minha casa e meu micro...

Neste post vc vai achar varias dicas sobre seeds, modos de cultivo, iluminação e tudo mais para o iniciante pois vejo que a galera as xs fica muito perdida com tanta informação de tipos de sementes, sistemas de cultivo, solo ou hidroponia, iluminação, fertilizantes e tal e nem sabe por onde começar...

Bom, então por onde começar?! Se vc quer plantar tem que pensar primeiro em duas condições significantes: se é legal ou não plantar em sua casa e qual o espaco que vc possui. Caso não seja legalize plantar na sua casa vc pode optar por sistema tipo guerrilha ou rachar com algum amigo que tenha uma casa legalize, esta ultima opção da um certo risco pq vc pode ate garantir o seu segredo mas e seu amigo? devemos lembrar que é altamente ilegal essa pratica, infelizmente! Qto a segunda opção do espaço, se for indoor, vc deve ver se dispõe de um armário, um banheiro de empregada ou ate construir um armário totalmente novo.

Qdo vc descobre o espaço que possui pode começar a pesquisar qual sistema de cultivo e oque será necessesario construir ou montar se grow, meça para ter as dimensões exatas para o calculo de iluminação e ventilação.

Como técnicas de cultivo, vc pode ter um grow só para germinar, vegetar (o crescimento em período de 18/6 a 24/0) e florescer (período de 12/12 e qdo formam os camarões) num mesmo espaço ou ter dois grows menores e montar um sistema de cultivo permanente criando algumas mães e fazendo mudinhas para florescer (os ditos clones), neste sistema pode-se usar menores dimensões já que os clones não ficam tão grandes (eles que iram florescer em camaroes unicos) e só as ães, em menor numero, serão maiores. No caso de grows únicas vc possui uma infinidade de sistemas de contenção do crescimento como SCROG (uma tela horizontal) ou FIM (corte do topo aumentando o crescim. lateral) entre outros.

grow02_01.jpg

(SCROG em sistema hidroponico)

Chegamos a hora de projetar o grow e pensar na iluminação e ventilação. Inicialmente começamos com solo e um grow só pois com certeza vc vai ter vários percalços com seu primeiro cultivo pois nosso maior problema é a ansiedade e assim a maioria da galera entope as plantas de fertilizantes (overfert), calcula mal a luz ou a ventilação e queima as bichinhas, fora outros lances.

Então escolhemos 1 grow para florescer e vegetar!!! Nessa hora devemos ver quanta grana vamos investir, não adianta achar que vai plantar maconha de graça pois vc tem mensalmente os custos de energia fora o inicial com equipamentos, fertilizantes, vasos e tal. 

Para um grow só devemos pensar na altura total da planta. No cultivo indoor podemos induzir a floração com a planta bem jovem, ou seja, apartir de 40cm já da pra mudar o ciclo, vc deve pensar que durante o florescimento ela pode duplicar e ate triplicar de tamanho conforme sua iluminação, ou seja em torno de 80-100 pra cima (lembre-se do espaço da copa de uma planta assim pois os camarões precisam de luz), fora isso vc ainda tem o vaso, distancia para o tipo de iluminação, o tamanhos das lâmpadas e se for o caso de refletores e tal, fora espaço para timer e instalação de exaustores e reatores das lâmpadas. Neste caso vc pode utilizar 2 tipos de iluminação, as fluorescentes (tem caçar as mais eficientes) ou lâmpadas de alta pressão como a Metal halide (para vegetar) e a vapor de sódio HPS (para florescer). Esta HPS também serve para vegetar mas como é uma luz mais vermelha é necessário umas fluors para completar a cor azul que é mais absorvida durante o periodo vegetativo. Outra opção para essas duas lâmpadas é ter um reator comum as duas lâmpadas que assim da pra trocar durante a floração. Pra vc ter uma idéia de qual escolher já posso adiantar um detalhe: as fluors são boas para espaços pequenos e baixos pois as plantas podem ficar bem próximo delas mas este sistema não dispensa ventilação, outro detalhe é que as fluors mais eficientes são as PL-L (porem esquentam um pouco) e algumas raras tubulares e necessitam de reator eletrônico (assim dispensa starter); qto as de alta pressão, elas requerem uma distancia maior da planta e um sistema de ventilação mais apropriado, no caso de lâmpadas acima de 250w para armários é necessário a colocação de duto de ventilação para retirar o ar quente diretamente do refletor (só saida que a entrada de ar pode ser por pressão) com um bom micro-ventilador, preferencialmente o e11 da ventisilva ou qualitas similar.

Existem bons posts sobre iluminação (sempre do freeheat :) ) mas vou só colocar os valores que eu julgo mais "poderosos" baseada em alguns autores e minha experiencia:

5.000lm/pé quadrado para um media

7.000-7.500lm/p2 para um excelente rendimento.

Para escolher sua lampada acesse os links especificos (rola outro post meu aqui com eles) e tenha sempre em mente que vc deve ter os valores de temperatura de cor, lummens ou eficiencia (lm/w) e a potencia.

(lembre sempre de usar lumens para calcular sua iluminação pois por watts da muita variação, lâmpadas com eficiência maior que 80lm/w são as melhores, algumas alcançam are 110lm/w)

A ventilacao para qualquer sistema deve ser composto de aberturas no grow, as de entrada de ar sempre em baixo perto do piso e as de exaustão sempre na diagonal oposta próximo do teto para retirar o ar quente na pressão, esta saída sempre é bom ter um micro-ventilador de 12cm com vazão de 45l/s (e11 da ventisilva www.ventisilva.com.br ou similar da Qualitas www.qualitas.com.br) - note que é o mesmo do refletor dutado para lampadas HID), a entrada normalmente funciona na pressão, fora isso é bom ter um desses ventiladores de mesa pquenos circulando o ar de dentro do grow e com a corrente de ar os caules ficam mais fortalecidos. Termômetro e higrômetro são super importantes nessa etapa para poder testar a eficiência da ventilação e o controle da temperatura.

hidrosog.jpg

(SOG em sistema hidroponico)

O grow em si... falamos sobre a iluminação e ventilação mais ainda falta o revestimento... qdo for escolher o seu lembre-se que de tempos em tempos é bom restaurar o revestimento que fica acumulando poeira e tal e assim diminui a reflexão. Eu particularmente prefiro tinta esmalte branca de alto brilho pois é mais fácil de limpar e reaplicar mas muitos usam mylar e papel alumínio, esses elementos possuem uma ótima reflexão mas podem causar hot-spot e queimar alguma área das plantas

growroom.jpg

(Esquema de montagem de um grow)

Outro fato importante é a entrada de luz durante o período de florescimento pois dizem que a cannabis crece ate a luz do luar... uma boa opção seria colocar joelhos de 90 graus para barrar a luz nas saídas e entradas de ar. Tambem da pra usar umas moldurinhas na parte de dentro das portas para não sair a luz, ate pq chama muita atenção uma luz dentro de um armário... lembram do barato de gracie qdo acendem a luz da estufa??? imagina uma versão caseira disso!

Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuu vc já tem seu grow e agora so falta as plantinhas. Uma boa opção é pedir sementes do Nirvana e Kcbrains que são baratinhas e da pra fazer a festa. Acho uma boa plantar de cara a metade do pacote (normalmente vem 10) pois algumas não germinam, uma ou outra pode morrer fora ate descobrir quais serão macho e quais serão as amadas fêmeas mas isso claro que depende de cada um, a grande maioria começa com sementes de prensado mesmo mas eu particularmente acho uma merda, pelo menos os prensados daqui... qdo for pedir fora vai ver que duvida foda é escolher o tipo da planta, tem onda e gosto pra tudo mundo!!! mas isso já é outro post...

umas medidas pra galera:

50 prof. x 80 frente x 80 altura = ideal para fluors, uso de SCROG para reter o crescimento

50 prof. x 80 frente x 60 altura = ideal para fluors com clones e maes

50 prof. x 80 frente x >140 altura = altura mínima para lampadas de alta pressão, os 80 de frente tb são uma media legal para caber refletor e duto de ventilação.

growbox2.jpg

(nem precisa...)

Uns outros detalhes:

-vasos quadrados aproveitam melhor a area......

-cuidado com os fios, coloque-os bem presos na parte superior do grow para não receber umidade e haver risco de incendio.

Le aki tb

http://www.growroom.net/board/index.php?sh...1&st=&p=entry

Compartilhar este post

Link para o post

Coé, CöÑhË®Ø... deixa de ser cara-de-pau, brow... ahauhauhauhauh... tô brincando... mas, essa de não haver nada sobre isso na busca foi braba, hein... hehehe...

Pensa só, irmão... d q uma planta precisa? água, luz, nutrientes, ar... correto? então, tu tem q montar uma estufa que atenda a todas essas necessidades das plantas... tem que dar luz (muita!), água e nutrientes (pode utilizar uma mistura de solo orgânico, partir pra hidroponia ou cultivo em côco... várias opções), fazer um bom sistema de ventilação (pra renovar o ar do grow e manter a temperatura sempre próxima do ideal, ou seja, uns 27°C) e talz...

É mais ou menos como plantar ao ar livre, cara... só q vc terá q fazer o papel do sol e talz... não tem mistério algum...

Então, agora q vc já deve ter se tocado de que nem é algo tão difícil, te aconselho a usar a BUSCA (ihhh... olha ela aí de novo) e ver qual tipo d iluminação é melhor pra vc, qual sistema de ventilação vc terá q utilizar e talz... blz? não rola um "pacote" pré-estabelecido... tu tem q projetar a tua parada, de acordo com a verba q vc tem, o espaço disponível, a expectativa de colheita... mas, é tranquilão...

Falow, ae!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, o zé pesquisa tah dando uma força fera pra nós iniciantes (e burros, pq nós realmente n achamos as coisas na busca).

Vlw ae, isso ai vai me ser de muita ajuda tb....

Compartilhar este post

Link para o post

Que isso, anarkist4... não se chame de burro... hehehe

Não é difícil achar nada na BUSCA... você só tem que procurar palavras-chave adequadas... tipo... pensa assim "se um cara fosse criar um thread sobre determinado assunto, que nome ele botaria no thread?"... ehehe... aí, tu acha fácil...

Ou então vai direto nas FAQ... lá tem quase tudo q um iniciante precisa saber...

Falow!

Compartilhar este post

Link para o post

As faqs são lokas msm, cheio de desenhos e talz.....

Mas eu só dou azar na busca, as palavras-chave que eu procuro sempre retornam coisas nd a ver.

E nessa busca n dah pra usar ADITIVOS como no google tipo:

semente + preço

ou

"preço de sementes"

Sakou?

Compartilhar este post

Link para o post

Vo te fazer um resumo do que vc vai oreceisar que eu saiba entre enquipamentos e ferramentas

Fios de energia, para ligação

Ferro de Solda + estanho

Fita isolante

Alicate

Furadeira

Parafusos

Bocais para as Lampadas

Reatores

Refletores de Lampadas

Papel Aluminio

Cola

Serra de Mareira

Trena

Lapis de Carpinteiro

Timer de energia

Filtro de Linha

Vasos

Coolers, Fans , ou Exaustores

Duto de refrigeração e ventilação dos Refletores

Lampadas

Chave Philips

MDF ou madeirit

Dobradiças para a porta do Grow

Termometro

Kit de medição de Ph de Piscina

Não sei mais o que tb

Compartilhar este post

Link para o post

Parece lona plastica se vc quiser fazer uma sobre encomenda entre em contato com a nautika aquela mesma que faz barracas e coisas para campings, eu sei que ela faz lonas sobre encomenda tb.

Compartilhar este post

Link para o post

legal hein!

gostei do esquema ali...com uma armação e a lona em volta ficou mt interessante.

vou meter nesses moldes ai ó...tipo uma esquadria de aluminio e a lona... é maneiro que deve ser até mais facil de controlar temperatura!

brigado! :)

Compartilhar este post

Link para o post
gostei do esquema ali...com uma armação e a lona em volta ficou mt interessante.

vou meter nesses moldes ai ó...tipo uma esquadria de aluminio e a lona... é maneiro que deve ser até mais facil de controlar temperatura!

Valeu ae Ze Pesquisa, acho q vo usa esse q o cabelo falo....

Bom d qualquer forma MTO OBRIGADO akeles q me deram os toqs ai.... :)

Falow!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui vai um ótimo tópico sobre esse assunto.

http://blog.jardinsurbanos.com.br/cultivo-indoor-tudo-que-voce-precisa-para-comecar/

Mas o que você precisa basicamente é isso:

Homebox
Lâmpadas, reatores e refletores
Temporizadores (timers)
Hangers
Exaustores e dutos de ar
Termohigrômetros
Filtros de carvão
Vasos
Substratos
Fertilizantes
Medidores de PH e EC