Ir para conteúdo
Growroom

GreenSpirit

Usuário Growroom
  • Total de itens

    31
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

4 Neutral

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

  1. Eu fui nas maiores floriculturas da cidade aqui, mas nenhuma tinha perlita. Como já vi alguns casos que funcionaram com a vermiculita fui com ela mesmo. Acabei exagerando na quantidade mesmo, mais do que em relação aos casos que vi. Até agora tinha na cabeça de que, apesar de a vermiculita absorver a água ela também proporcionava aeração ao solo. Agora dei uma pesquisada mais intensa sobre essa questão e vi que depois de regar o que acontece é justamente o contrário. Valeu mesmo pelo aviso!
  2. Opa pessoal, estou no meu primeiro cultivo e no momento estou enfrentando um problema. Depois de um outro problema com overwater no início do cultivo, eu comecei a regar corretamente e a planta cresceu "normalmente" sem apresentar nenhum problema. Umas 3 semanas atrás eu também comecei a dar fertilizante para ela. Agora, depois do calor que deu aqui esses dias, a planta murchou e as folhas caíram muito. A planta maior chegou a entortar. Os sintomas foram muito similares com o problema do overwater, só que dessa vez já fazia 2 dias que elas não eram regadas, além de tudo as regas são controladas desde o primeiro problema. Vou passar algumas informações que acredito ser importantes: Composição do solo: 40% vermiculita, 50% terra e 10% húmus; pH: Variando entre 6.5 Temperatura: 23°C a 33°C Iluminação: LED branco frio, 24000 lúmens, ? PPFD. Distância a 25cm das plantas. Quando tem sol elas ficam pegando sol e antes de anoitecer vão para a estufa. Sementes: Prensado Fertilizante: 20-10-20 (1 colher de chá diluída em 2L de água) A última rega foi dia 04/10/2020 com 50mL da solução com fertilizante para cada vaso. Tenho um vaso de salsinha que fica pegando sol próximo a esses vasos e elas também estão todas caídas. Porém eu tenho um vaso experimental com outra Cannabis que também fica no mesmo lugar e nada aconteceu com ela, a única diferença é que o vaso é maior. 06/10/2020 07/10/2020 (dia quente) 09/10/2020
  3. Me referia a temperatura quente apenas para realizar a mistura, para borrifar deve estar a temperatura ambiente.
  4. Parece ser danos causados por spidermites mesmo, da uma olhada por baixo das folhas e nos ramos dos galhos inferiores para ver se você acha alguma evidência. Nos fóruns gringos a galera usa em peso óleo de Neem para resolver esse problema. Geralmente fazem uma receita caseira assim: 1/2 colher de chá óleo de neem; 1 colher de detergente, serve como emulsificante; 1 litro de água quente. Mistura esses ingredientes e coloca em um pulverizador, passa por cima e por baixo das folhas a cada 5 dias durante 2-3 semanas. Como já está na fase de floração é possível que os buds fiquem com um gosto estranho. Referência
  5. Em relação aos LEDs, os tops de hoje em dia são as Quantum Boards com LEDs de qualidade (Samsung, CREE, etc..), porém eu acho bem difícil de você encontrar aqui no Brasil, eu pelo menos não encontrei. Tem uma galera aqui do fórum que pediu no AliExpress e chegou em +-3 meses. Exemplo de modelo que já vem com driver. Entretanto é possível obter algumas luzes de LED bem mais baratas, mas levando em conta que o crescimento e colheita não serão nos mesmos níveis. Você pode dar uma olhada nos diários de cultivo com LED que existe muita gente utilizando refletores (R$100 a R$200). Não se usa mais lúmens para determinar a qualidade da luz. Isso porque lúmens é uma medida relacionada a percepção da luz pelo olho humano, o que é um sensor biológico bem ruim para determinar a quantidade de radiação que existe no ambiente. Atualmente para determinar a qualidade de luz para que seja realizada a fotossíntese de uma planta se utiliza PPFD (photosynthetic photon flux density), porém um medidor para identificar isso é muito caro, então muita gente ainda acaba fazendo algumas relações entre PPFD e lúmens. É possível fazer essa relação utilizando algumas tabelas e identificando o tipo da sua luz, geralmente utilizando o espectro e tipo de geração de luz (LED, Fluor, Halogênio, etc..). Exemplo de conversão 1 e 2. Essa tabela do 2 foi desenvolvida por uma das empresas que fabrica o sensor quântico (mede PPFD). Indico você dar uma olhada nesse vídeo também, que aborda todas essas questões com muito mais detalhes:
  6. Já percebi uma mudança significativa em uma das plantas depois da aplicação da solução de calcário com nutriente. Pela primeira vez em duas semanas ela reergueu as folhas (planta da esquerda): 09-09-2019 Agora de manhã as folhas estão ainda mais erguidas. Acredito ser um bom sinal. A outra planta não teve mudanças significativas, mas acredito que precisa de mais tempo. Vou esperar o solo secar até sábado e vou aplicar uma dose do enraizador de lentilha. Depois seguirei regando com essa solução de calcário e nutriente, verificando o pH em seguida até estabilizar. Em relação a essa folha que está amarelada, é interessante remover ou devo deixar?
  7. Entendi, eu tenho um fertilizante 20-10-20 aqui, posso misturar uma quantidade dele com a solução de calcário na próxima rega, assim já regula o pH e faz a nutrição da planta, o que você acha?
  8. Acho que vou com a opção de esperar mesmo, no momento não tenho tantas sementes, estou levando esse primeiro cultivo mais como uma experiência de aprendizado, já imaginava que aconteceria alguns imprevistos. Eu fiz o teste do palito sim e utilizei também o medidor de umidade que vem junto com o medidor de pH. Utilizo um desse tipo: Essa questão do enraizador é válido nessa etapa? Até hoje não foi adicionado nada na terra, apenas reguei com água desde a germinação.
  9. Não tinha pensando nisso ainda, vou providenciar hoje mesmo pra comprar as lentilhas e fazer. Qual a quantidade desse enraizador que você indica para regar?
  10. Afoguei ali pelo dia 25/08, depois disso só reguei com esses espaçamentos que eu mencionei, a próxima rega é amanhã já com a solução de calcário. Obrigado pela atenção!
  11. Opa pessoal, estou com um problema aqui relacionado com o crescimento da planta. Hoje faz 26 dias desde a plantação da semente germinada no vaso (12-08-2020), porém ao comparar com outras plantas com essa mesma idade percebi que a minha está muito pequena. Pelo que li isso pode ter ocorrido por diversos fatores que só percebi posteriormente. Primeiramente vou passar algumas informações que acredito ser importantes: Composição do solo: 40% vermiculita, 50% terra e 10% húmus; pH: Variando de 4.5 a 5.5 Temperatura: 21°C a 26°C Iluminação: LED branco frio, 24000 lúmens, ? PPFD. Inicialmente a 45cm das plantas, agora a 30cm. Sementes: Prensado Na início da segunda semana eu acabei cometendo o erro de dar muita água, e até então as folhas ficaram meio caídas. Pelo que li isso pode ser um dos motivos para o retardo do crescimento, então deixei o solo secar bem e agora só estou molhando, com uma quantidade bem pequena, de 3 em 3 dias. Outros problemas que percebi é em relação a composição do solo e os níveis de pH. Fiz a composição desse jeito porque vi que já deu certo antes para um outro cultivador e também para eu fazer um teste. Porém o outro cultivador utilizava terra autoclavada e fertilizante, sem húmus. Meu plano era começar a utilizar fertilizante apenas depois de transplantar a planta para um vaso maior, até porque pelo que li nessa fase ela conseguiria utilizar tranquilamente os nutrientes da terra + húmus. O próximo vaso vai ter uma composição de 60% solo, 30% vermiculita e 10% húmus. Só recentemente que consegui obter o medidor de pH, então percebi que a faixa está menor do que o indicado, outro motivo pelo qua o crescimento pode estar lento. Com pH muito baixo a planta não consegue absorver os nutrientes de forma eficiente. Eu tenho calcário aqui e planejo fazer uma solução com água para irrigar nas próximas semanas para tentar estabilizar o pH em 6. Uma das coisas que me preocupam também é o amarelamento nas folhas inferiores de uma das plantas. A minha pergunta é a seguinte, será que é possível salvar essas plantas se eu fizer essas coisas que mencionei? Existe algo que eu deveria fazer que eu não falei aqui? Muito obrigado. Algumas fotos do desenvolvimento (a posição dos vasos muda com o tempo): 19-08-2020 23-08-2020 27-08-2020 01-09-2020 06-09-2020
×
×
  • Criar Novo...